Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Vou começar a construir 1 moradia de 3 pisos (cave, RC e 1º) com cerca de 90 m2 por piso. Inicialmente pensava em por Anonimo18072022A Hidraulico (PRH) contudo com a subida dos preços... Se calhar fico-me por Ar Condicionado (AC).
    Tenho imensas dúvidas uma vez que há decisões que têm de ser tomadas agora na fase de projecto mas não sei o impacto no orçamento final. A casa é na zona de Odivelas (pode influenciar a escolha do aquecimento/arrefecimento)

O orçamento será por volta de 300k.

Ficam aqui algumas coisas que gostava que a casa tivesse/dúvidas:
    * Aquecimento da habitação ?
    ** Eu gostava de PRH contudo não sei se compensa para a zona do país e se tenho budget

* Aquecimento de Águas Sanitárias (AQS) ?
    ** Termossifão ?

* Tipo de chão para zonas permeáveis, microcimento ?
    ** É este o nome deste estilo já li algures cimento queimado, é a mesma coisa ? efeito pretendido

* Que tipo de chão recomendam para os quartos flutuante ?
    * Revestimento capoto ? ou parede dupla com isolamento no meio ?

Eu tenho andado a pesquisar e ler tópicos aqui no forum, se souberem de links que ajudem, também agradeço.

Muito obrigado
  2.  # 2

Se está na fase projecto, não vai começar a construção daqui a 6 meses
  3.  # 3

Tem sido frequente aqui no fórum bomba de calor para AQS apoiada por painéis;
    o chão depende do orçamento... vinílicos e cerâmicas deverão ser mais baratos que soalho e que microcimento.
    Tem sido defendido aqui no fórum que capoto é preferível a parede dupla
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandm
  4.  # 4

270m2 brutos em odivelas por 300k?
    300k+ iva?
    Mesmo que seja para mais iva provavelmente nao dará para PRH nem microcimento
    Concordam com este comentário: JotaP
  5.  # 5

Ae quer esse efeito faça o original, betao afagado, que provavelmente fica lhe mais barato que as imitações tipo microcimento.
    Mas va ver ao vivo antes este acabamento porque é daquelas coisas que nao deve decidir por fotos
  6.  # 6

Ficam aqui algumas coisas que gostava que a casa tivesse/dúvidas:
    * Aquecimento da habitação?
    depende do orçamento disponível, a nível de conforto penso que o chão radiante é o melhor, mas com um investimento inicial maior. O PRH se for preparado para isso poderá também realizar arrefecimento.
    Pode também optar por Ar condicionado, mas deverá ter em atenção ao espaço para instalação dos equipametnos exteriores, bem com a distancia entre a maquina exterior e as maquinas interiores.

** Eu gostava de PRH contudo não sei se compensa para a zona do país e se tenho budget

* Aquecimento de Águas Sanitárias (AQS) ?
    ** Termossifão ?
    Bomba de Calor. Se poder ter painéis solares para produção de electricade melhor. Se tiver chão radiante com apoio de bomba de calor, pode ter a mesma maquina para produção de AQS.
    Se o local possuir gás natural poderá ser uma boa opção ter uma caldeira.

* Tipo de chão para zonas permeáveis, microcimento ?
    ** É este o nome deste estilo já li algures cimento queimado, é a mesma coisa ? efeito pretendido
    Se a zona está considerada como permeavel, não poderá estar a impermeabilizar. existem areas minimas de impermeabilização dos solos a cumprir. Pode colocar relva natural (ter em atenção ao custo de manutenção e rega), relva artificial ou enchimento com brita ou outro material permeavel.

* Que tipo de chão recomendam para os quartos flutuante ?
    Se o orçamento o permitir madeira. Senão dentro dos flutuantes existem muitas variedades e modelos. Existem os vinílicos, Laminados, estratificados,... dentro disso tem de ter em atenção à Resistência ao desgaste, tipo de encaixe, com ou sem bisel...

* Revestimento capoto ? ou parede dupla com isolamento no meio ?
    Tendo em conta as limitações de espaço, custo da construção e melhor continuidade do isolamento entre os varios pisos, diria que a melhor solução seria isolamento por ETICS (capoto). Neste caso certifique-se que lhe será usado um sistema de instalação certificado. Poderá escolher utilização entre XPS, EPS, EPS Grafite, Lâ de Rocha...

Para alem disso outro ponto bastante importante será a impermeabilização das zonas enterradas e da cobertura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ForcePT, mandm
  7.  # 7

Alguém sabe o preço +/- por m2 PRH ? Para além de ser caro, tenho medo de tentar fazer 1 esforço de meter e depois ir lá 1 sapateiro e ficar mal montado
  8.  # 8

Isso vocês consegue controlar, pedindo opiniões de outros DO e vendo trabalhos executados.

Colocado por: mandmsapateiro e ficar mal montado

O preço estará dependente do instalador que escolher e normalmente é sinônimo qualidade de execução e dos materiais utilizados.

Colocado por: mandmAlguém sabe o preço +/- por m2 PRH
  9.  # 9

Colocado por: Bigmousepedindo opiniões de outros DO
    E como se faz isso?
  10.  # 10

Sai de carro, vê obras, consulta o empreiteiro e pergunta lhe as obras que tenha terminado recentemente vai as ditas e questiona os proprietários.

Pelo menos foi o que fiz, e os que não fiz e vi fui mal servido
  11.  # 11

Nao é bem pra todos ir bater assim de porta a porta, mas é uma solução
    • RCF
    • 23 dezembro 2021

# 12

Colocado por: mandm* Aquecimento da habitação ?

PRH é bom. Para essa zona do país, a necessidade é relativa. É mais um luxo que, se puder ter, ótimo. Se não puder, não é crítico.

Colocado por: mandm* Aquecimento de Águas Sanitárias (AQS) ?
    ** Termossifão ?

Sim, é aconselhável.

Colocado por: mandm* Tipo de chão para zonas permeáveis, microcimento ?
    ** É este o nome deste estilo já li algures cimento queimado, é a mesma coisa ?efeito pretendido

O mais simples e com melhores garantias de ser bem aplicado, é cerâmica.

Colocado por: mandm* Que tipo de chão recomendam para os quartos flutuante ?

Depende de quanto quiser gastar. Se quiser gastar menos, sim, o flutuante laminado é adequado. Se quiser gastar um pouco mais, pode colocar vinílico. Se puder gastar mais ainda, pode colocar madeira maciça.

Colocado por: mandm* Revestimento capoto ? ou parede dupla com isolamento no meio ?

Capoto. É mais fácil aplicar e isolar bem do que com parede dupla.
  12.  # 13

É verdade. Mas se do outro lado houver do outro lado vontade de ajudar e explicar o que de bom e mau se passou irá ajudar o futuro DO a ficar alerta.

No meu caso já vieram algumas pessoas ver a construção, alguns deles até foi o construtor que me pediu.

Fui sempre o mais isento possível e expliquei o que o construtor tinha de bom e menos bom.

Colocado por: DR1982Nao é bem pra todos ir bater assim de porta a porta, mas é uma solução
  13.  # 14

Colocado por: mandmAlguém sabe o preço +/- por m2 PRH ?
    preços de mercado ronda entre os 25€\m2 e os 45€\m2+IVA, aos quais terá que adicionar o custo da fonte termica.
    Concordam com este comentário: ana1991
  14.  # 15

Colocado por: mandm* Aquecimento de Águas Sanitárias (AQS) ?
    ** Termossifão ?
    bomba de calor monobloco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiana
  15.  # 16

Colocado por: mandmAlguém sabe o preço +/- por m2 PRH ?
    Recebi uma estimativa estes dias para PRH solius, e numeros redondos disseram me para contar com cerca de 30€m2 +iva
  16.  # 17

Se conseguir virar a casa a SUl e ter poucas aberturas nos restantes quadrantes, não precisa de aquecimento além de uma salamandra ou recuperador para ligar duas semanas no ano.
  17.  # 18

Colocado por: jorgealvespreços de mercado ronda entre os 25€\m2 e os 45€\m2+IVA, aos quais terá que adicionar o custo da fonte termica.

Jorge Alves esses preços de 45€/m2 aplica-se ao sistema que instala? Pergunto porque aqui no algarve um instalador do mesmo sistema que o Jorge instala a 50km da minha obra pediu-me 100€+iva/m2.
  18.  # 19

Colocado por: Cvera100€+iva/m2.
    Ja com Bomba de calor certo?
  19.  # 20

Colocado por: DR1982Ja com Bomba de calor certo?

Não. So é mesmo a instalação do piso. A bomba seria mais 7300€+iva.

Outras 2 marcas de piso radiante orçamentaram nos 45€+iva por isso não entendi a diferença.

0.0249 seg. NEW