Colocado por: jamaral.57Dentro de que orcamento? Do que tinham antes de comecar a construir ou do que o empreiteiro deu chave na mão?
Fácil não é mas já aqui vieram vários foristas testemunhar como é possível fazer uma moradia em 9 meses dentro do orçamento
Colocado por: jamaral.57
Fácil não é mas já aqui vieram vários foristas testemunhar como é possível fazer uma moradia em 9 meses dentro do orçamento
Colocado por: jamaral.57Isto neste momento, na minha opinião esta mais ou menos assim, se adjudica a um empreiteiro chave na mao sem cláusulas tem de Estar preparado para pagar bem, muito, os tais valores estapafurdios que por aqui se vai falando...
Estávamos a falar do orçamento da obra e das alterações ao mesmo.
Colocado por: DR1982Da forma como os preços estão nao é fácil conseguir uma obra controlada nem com os melhores projetos do mundo, da forma que os preços estao instaveis, com orcamentos com validade cada vez mais curta e clausulas para tudo e mais alguma coisa, sera bastante normal que o DO tenha de dazer muitas alterações ou ajustes durante a obra para a conseguir terminar
Colocado por: marcocarO decidi por exemplo optar por um gabinete de arquitetura e engenharia, tudo no mesmo sitio ( pai engenheiro e filho arquiteto) e fazem todas a especialidades.
Colocado por: jamaral.57
Colocado por: N Miguel OliveiraErra? Ou omite? Quem erra é quem começa um serviço sem saber o que vai fazer primeiro...
Colocado por: marcocarO decidi por exemplo optar por um gabinete de arquitetura e engenharia, tudo no mesmo sitioIsso quer dizer muito pouco, sei de casos de gabinetes em que é tudo feito no mesmo escritório, o engenheiro e o arquiteto trabalham um ao lado do outro e é projetos chapa 5, entra porco sai chouriço.
Colocado por: pguilherme
Por diversas vezes ouvi esta ideia.
Julgo que se for um "projecto de gaveta" ou "a despachar", esta situação até pode ser pior, pois há cumplicidade.
Se houver brio no trabalho, poderá haver um maior à vontade na comunicação para a integração de todos os aspectos, mas sinceramente, nunca foi uma dificuldade que senti.
Pelo contrário, dei valor ao facto de ter tido pontos de vista diferentes dos diferentes profissionais ;)
Colocado por: rjmsilvaQuem falou nos erros e omissões do projecto foi o seu colega Pedro Barradas.
Colocado por: marcocarSem denegrir o trabalho de ninguem, arquiteto é um trabalho mais artistico, vender sonho,
Colocado por: DR1982sem cláusulas
Colocado por: rjmsilva
Acho que nem um, quanto mais "vários".
Colocado por: jamaral.57Para mim não obrigado, mas cada um que faca como quiser.
Mas porquê sem cláusulas equilibradas para as duas partes?
Colocado por: pguilhermeNão sei se por ter um engº a trabalhar no mesmo gabinete tem grande impacto nesse aspecto, mas é sem dúvida uma questão interessante.
Colocado por: DR1982Mas talm como eu disse, Neste momento nao é facil saber ao início quanto a casa vai ficar, so consegue se adjudicar chave na mao sem cláusulas.
Colocado por: jamaral.57A questão não é estarem a trabalhar no mesmo gabinete é ter alguém a gerir deve ser o coordenador de projeto. Existem interfaces que é necessário acautelar.Quando altera uma especialidade por qualquer razão tem de fazer incidir essa alteração nas outras senão só na obra é que se "resolve".
Colocado por: jamaral.57Para mim isso não é processo. Comprar uma casa sem saber quanto custa? Não obrigado.
Colocado por: jamaral.57Entao mas como é que consegue saber quanto custa com um contrato chave na mao com cláusulas?
Para mim isso não é processo. Comprar uma casa sem saber quanto custa? Não obrigado.
Colocado por: pguilhermeEsta certeza tem um custo.