Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: jamaral.57
    Fácil não é mas já aqui vieram vários foristas testemunhar como é possível fazer uma moradia em 9 meses dentro do orçamento
    Dentro de que orcamento? Do que tinham antes de comecar a construir ou do que o empreiteiro deu chave na mão?
  2.  # 42

Fácil não é mas já aqui vieram vários foristas testemunhar como é possível fazer uma moradia em 9 meses dentro do orçamento

Estávamos a falar do orçamento da obra e das alterações ao mesmo.
    Concordam com este comentário: ana1991
  3.  # 43

Estávamos a falar do orçamento da obra e das alterações ao mesmo.
    Isto neste momento, na minha opinião esta mais ou menos assim, se adjudica a um empreiteiro chave na mao sem cláusulas tem de Estar preparado para pagar bem, muito, os tais valores estapafurdios que por aqui se vai falando...
    Se quer tentar fazer a coisa por um valor melhorzito, por adjudicação direta so na hora que adjudica é que sabe quanto cada especialidade lhe vai custar, por isso nao consegue de início saber quanto lhe custará a obra.
  4.  # 44

Colocado por: DR1982Da forma como os preços estão nao é fácil conseguir uma obra controlada nem com os melhores projetos do mundo, da forma que os preços estao instaveis, com orcamentos com validade cada vez mais curta e clausulas para tudo e mais alguma coisa, sera bastante normal que o DO tenha de dazer muitas alterações ou ajustes durante a obra para a conseguir terminar
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Atualmente até pode dar se a desculpa do aumento disto e daquilo, mas os erros de planeamento e organizaçao nao começaram a aparecer ha um ano para ca!
    Vem de desde sempre...
    O decidi por exemplo optar por um gabinete de arquitetura e engenharia, tudo no mesmo sitio ( pai engenheiro e filho arquiteto) e fazem todas a especialidades.
    Pedi lhes que quero a arquitetura e estabilidades pensadas ao mesmo tempo e para alvenarias estruturais,
    O tamanho de portas e janelas serao decididos logo na arquitetura, e encomendados logo que a arquitetura seja aceite, cabera ao empreiteiro ( talvez seja eu) deixar todos os vaos na medida certa. O maximo de evacuaçoes, chegadas de agua, passagem de cabos electricos serao feitos antes do ensoleiramento, etc etc
    Isso tudo bem planeadinho poupa se muito dinheiro e tempo sobretudo, nao me consigo imaginar a espera 2 anos a entrega de uma casa, esperar que esta assente como dizem muitos por aqui. Existe tanto material, tanta maneira diferente de fazer e que nao custa mais caro,
    Basta simplesmente aceitar todos de sair da nossa zona de conforto e querermos evoluir...
    Concordam com este comentário: jamaral.57
  5.  # 45

Colocado por: marcocarO decidi por exemplo optar por um gabinete de arquitetura e engenharia, tudo no mesmo sitio ( pai engenheiro e filho arquiteto) e fazem todas a especialidades.

Por diversas vezes ouvi esta ideia.
    Julgo que se for um "projecto de gaveta" ou "a despachar", esta situação até pode ser pior, pois há cumplicidade.
    Se houver brio no trabalho, poderá haver um maior à vontade na comunicação para a integração de todos os aspectos, mas sinceramente, nunca foi uma dificuldade que senti.
    Pelo contrário, dei valor ao facto de ter tido pontos de vista diferentes dos diferentes profissionais ;)
    Concordam com este comentário: jamaral.57
  6.  # 46

Acho que nem um, quanto mais "vários".
  7.  # 47

Colocado por: N Miguel OliveiraErra? Ou omite? Quem erra é quem começa um serviço sem saber o que vai fazer primeiro...

Quem falou nos erros e omissões do projecto foi o seu colega Pedro Barradas.
  8.  # 48

Colocado por: marcocarO decidi por exemplo optar por um gabinete de arquitetura e engenharia, tudo no mesmo sitio
    Isso quer dizer muito pouco, sei de casos de gabinetes em que é tudo feito no mesmo escritório, o engenheiro e o arquiteto trabalham um ao lado do outro e é projetos chapa 5, entra porco sai chouriço.
  9.  # 49

Colocado por: pguilherme
    Por diversas vezes ouvi esta ideia.
    Julgo que se for um "projecto de gaveta" ou "a despachar", esta situação até pode ser pior, pois há cumplicidade.
    Se houver brio no trabalho, poderá haver um maior à vontade na comunicação para a integração de todos os aspectos, mas sinceramente, nunca foi uma dificuldade que senti.
    Pelo contrário, dei valor ao facto de ter tido pontos de vista diferentes dos diferentes profissionais ;)

O meu terreno é tao particular que nuca conseguiriao com um projeto de gaveta.
    Eu pessoalmente preferi assim porque sei o que quero.
    Infelizmente muitas pessoas nao sabem o querem e dao open bar ao arquiteto, estes vai lhes vender sonhos, com coisas 'fora do normal' e depois o engenheiro tem de seguir... E quando chegam ao momento de orçamentos la se vai 1/3 do orçamento nas partes de sonho que lhe foram vendido no papel.
    Sem denegrir o trabalho de ninguem, arquiteto é um trabalho mais artistico, vender sonho,
    O engenheiro ja esta mais com os pés na terra e talvez nas realidades construtivas e depois os sonhos tornam se em pesadelos ao chegar aos empreiteiros e verem os orçamentos! Lol
  10.  # 50

Colocado por: rjmsilvaQuem falou nos erros e omissões do projecto foi o seu colega Pedro Barradas.

... que indicou que visitas/telefonemas nesse âmbito já deverão estar incluídas nos honorários, no serviço que se fez. Pois o projectista tem obrigação de prestar esclarecimentos ou explicações daquilo que projectou caso subsistam dúvidas.

Mas você rapidamente se apressou a atirar uma pedra, dando a entender que essa visita é um custo extra para o Dono de Obra, quando não o é.
    Ao mesmo tempo que aponta logo a azelhice a quem desenhou, desconsiderando que metade da malta nas obras nem para o projecto olha.
  11.  # 51

Colocado por: marcocarSem denegrir o trabalho de ninguem, arquiteto é um trabalho mais artistico, vender sonho,

Não sou arquitecto, mas acho que tem uma ideia distorcida das valências e competências destes profissionais.

Quanto ao resto, sim, um arquitecto, tal como qualquer colaborador do seu empreendimento, tem de ser gerido. Não sei se por ter um engº a trabalhar no mesmo gabinete tem grande impacto nesse aspecto, mas é sem dúvida uma questão interessante.
    Concordam com este comentário: ana1991, antonylemos
  12.  # 52

Colocado por: DR1982sem cláusulas

Mas porquê sem cláusulas equilibradas para as duas partes?
  13.  # 53

Colocado por: rjmsilva

Acho que nem um, quanto mais "vários".

Sim vários está desatento
  14.  # 54

Mas porquê sem cláusulas equilibradas para as duas partes?
    Para mim não obrigado, mas cada um que faca como quiser.
    Se é para adjudicar sem saber exatamente o que vou pagar no final fico eu com o risco e adjudico diretamente.

Mas talm como eu disse, Neste momento nao é facil saber ao início quanto a casa vai ficar, so consegue se adjudicar chave na mao sem cláusulas.
  15.  # 55

Colocado por: pguilhermeNão sei se por ter um engº a trabalhar no mesmo gabinete tem grande impacto nesse aspecto, mas é sem dúvida uma questão interessante.

A questão não é estarem a trabalhar no mesmo gabinete é ter alguém a gerir deve ser o coordenador de projeto. Existem interfaces que é necessário acautelar.Quando altera uma especialidade por qualquer razão tem de fazer incidir essa alteração nas outras senão só na obra é que se "resolve".
  16.  # 56

Colocado por: DR1982Mas talm como eu disse, Neste momento nao é facil saber ao início quanto a casa vai ficar, so consegue se adjudicar chave na mao sem cláusulas.

Para mim isso não é processo. Comprar uma casa sem saber quanto custa? Não obrigado.
  17.  # 57

Colocado por: jamaral.57A questão não é estarem a trabalhar no mesmo gabinete é ter alguém a gerir deve ser o coordenador de projeto. Existem interfaces que é necessário acautelar.Quando altera uma especialidade por qualquer razão tem de fazer incidir essa alteração nas outras senão só na obra é que se "resolve".

Precisamente. O coordenador de projecto tem justamente essa responsabilidade de coordenar :)
    Claro que este ónus fica mais aligeirado, quando os diversos engenheiros trabalham em conjunto, pois compatibilizam logo as especialidades entre si.

Estava era a questionar a vantagem do arq. trabalhar na mesma empresa dos engenheiros.

Mesmo alguns desafios não triviais na compatibilização entre a arquitectura e as diversas especialidades, foram resolvidos com grande sucesso, com a colaboração positiva e construtiva de todos. Na minha pouca experiência, foi um não-problema e, como mencionei, tive a vantagem de ouvir diversos pontos de vista.

Já a mecânica e os tramites do processo e logística da construção é outra conversa, que sai do âmbito dos projectistas, muito particularmente, consultoria e/ou procurement.
  18.  # 58

Colocado por: jamaral.57Para mim isso não é processo. Comprar uma casa sem saber quanto custa? Não obrigado.

Esta certeza tem um custo. Para si pode não ser a opção ideal, mas cada um terá o seu ponto de vista.

É como ter um seguro: se algo correr mal, está protegido contra o risco e não tem prejuizos. Mas se correr bem, desperdiçou o dinheiro do seguro.
    Aqui, o risco será não conhecer à partida o custo final da obra. No entanto, esta pode até acabar por ser significativamente inferior ao de um "chave na mão, sem clausulas".

O risco do aumento de custos da construção é algo que só o DO pode determinar, com base na sua experiência, objectivos, carteira, plano contigência, etc.
  19.  # 59

Para mim isso não é processo. Comprar uma casa sem saber quanto custa? Não obrigado.
    Entao mas como é que consegue saber quanto custa com um contrato chave na mao com cláusulas?
  20.  # 60

Colocado por: pguilhermeEsta certeza tem um custo.

Claro o risco paga-se. Como os valores em causa são normalmente muito elevados, já para não falar de que para muitos é o investimento de uma vida com recurso a créditos eu acho muito arriscado sobretudo para quem não tem apoio no processo.

0.0231 seg. NEW