Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Trabalho há 5 anos como projetista de especialidades, tendo no fim de outubro fechado o projeto de uma unidade industrial por sensivelmente 12 mil eur + IVA. (todas as especialidades).
    Resumindo, proposta de honorários 50% adjudicação+50% entrega dos projetos.
    O cliente cumpre a primeira parte, e pede máxima urgência no projeto, a uma semana da entrega de todos os projetos, liga a dizer para "cancelar tudo", porque já chegou a conclusão que não vai ter dinheiro para fazer a obra que quer.
    Não vou abdicar dos 50% finais, pois adjudiquei por minha conta algumas especialidades a outros colegas.
    O que posso fazer para garantir que recebo o trabalho já totalmente executado?
    Cps,
  2.  # 2

    As cláusulas do contrato de prestação de servicos prevêm alguma coisa neste tipo de situação?
  3.  # 3

    Colocado por: EngZT50% entrega dos projetos


    Colocado por: EngZTa uma semana da entrega de todos os projetos, liga a dizer para "cancelar tudo"


    A minha interpretação é que nao consegue pedir os 50% pois nunca chegou à fase de "entregar o projecto".
  4.  # 4

    Viva,
    Não, as únicas cláusulas são, que as taxas extras ficam por conta do cliente (ADENE, câmaras etc).
    Enviei o contrato assinado por mim, mas nunca recebi o mesmo devolvido assinado, mas como o cliente fez a primeira transferência, logo no inicio, não pensei que fosse abandonar o "barco" a meio, dada a urgência de licenciar o projeto.
    No entanto, existem mais de 50 mails, trocados entre os diversos intervenientes do projeto, nomeadamente arquiteto, dono de obra e outros projetistas..
  5.  # 5

    Não tendo isso sido acordado no contrato, eu diria que vai ter que negociar com o do
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EngZT
    • EngZT
    • 30 dezembro 2021 editado

     # 6

    Colocado por: Nostradamus



    A minha interpretação é que nao consegue pedir os 50% pois nunca chegou à fase de "entregar o projecto".


    Isso é boa estratégia para não se pagar, mandar parar o projeto 1 semana antes da entrega.
    No entanto não está a agir de boa fé, pois até lhe posso entregar todos os projetos, e o dono de obra, dizer que não recebeu nada, não assinando a folha de receção, ou não os metendo a aprovação do município.
  6.  # 7

    Colocado por: zedasilvaNão tendo isso sido acordado no contrato, eu diria que vai ter que negociar com o do
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EngZT


    Como o valor é inferior a 15 mil eur, há sempre a possibilidade de meter uma injunção ou julgado de paz.
  7.  # 8

    Não tem direito aos 50% finais porque não tem os projetos concluidos nem gastou dinheiro com impressão em papel, terá direito apenas a uma parte.
    Já pediu alguma coisa ao cliente? Ele recusou?
    • EngZT
    • 30 dezembro 2021 editado

     # 9

    Colocado por: PickaxeNão tem direito aos 50% finais porque não tem os projetos concluidos nem gastou dinheiro com impressão em papel, terá direito apenas a uma parte.
    Já pediu alguma coisa ao cliente? Ele recusou?


    Ah, o que interessa é a impressão em papel, o facto de os projetos estarem concluídos em formato digital não interessa, até porque o município em questão aceita-os na plataforma digital, logo não precisam de estar impressos.
    Os projetos estão concluídos, e todo o trabalho feito, a impressão seria para o cliente ficar com uma cópia em papel.
    É o mesmo que encomendar 500 camisas a uma fábrica, e 1 semana antes da entrega cancelar a encomenda, apesar das camisas já estarem nas caixas e prontas para entrega.

    Se fosse ao contrário, o cliente tinha pago metade, e eu dizia que ia abandonar o projeto, por falta de tempo, era o que, burlão ?

    Pedi sim, disse que era "pessoa séria", vamos ver se é.
    • FT87
    • 30 dezembro 2021

     # 10

    Colocado por: EngZTBom dia,
    Trabalho há 5 anos como projetista de especialidades, tendo no fim de outubro fechado o projeto de uma unidade industrial por sensivelmente 12 mil eur + IVA. (todas as especialidades).
    Resumindo, proposta de honorários 50% adjudicação+50% entrega dos projetos.
    O cliente cumpre a primeira parte, e pede máxima urgência no projeto, a uma semana da entrega de todos os projetos, liga a dizer para "cancelar tudo", porque já chegou a conclusão que não vai ter dinheiro para fazer a obra que quer.
    Não vou abdicar dos 50% finais, pois adjudiquei por minha conta algumas especialidades a outros colegas.
    O que posso fazer para garantir que recebo o trabalho já totalmente executado?
    Cps,


    Caro Engzt

    Independentemente do cliente ter cancelado a obra pois tem todo o direito de o fazer o seu trabalho está concluído.
    Basta ter email do cliente com adjudicação do respectivo trabalho não precisa de ter contrato.
    Faça o seguinte envie lhe todo o processo por email (fica com prova) e envie também por correio com aviso de recepção e envie lhe também a factura.
    Caso não queira pagar segue os trâmites normais contrate advogado e o resto já se sabe.
    Se não quiser entrar por aí pois demora e perde tempo negoceie com o cliente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EngZT
  8.  # 11

    1o tem que responder ao mail a informar que os projetos estão concluídos e enviar os mesmos juntamente com a fatura.

    Depois paga irs porque faturou e depois advogado.

    Tire a fatura só em janeiro..
  9.  # 12

    Colocado por: EngZTIsso é boa estratégia para não se pagar, mandar parar o projeto 1 semana antes da entrega.
    No entanto não está a agir de boa fé,


    Mas foi voce que definiu os termos de pagar 50 antes e 50 no fim. A vida correu mal ao cliente e ele infelizmente nao pode avançar com o projecto dele até ao fim.

    Esta a ver a coisa da mesma maneira que alguém vê um cliente que recebeu o projecto final e nao pagou.

    Vivemos em sociedade onde as acçoes e reacçoes das pessoas estao todas interligadas. As vezes o meu mal afeta directamente o meu vizinho e ou vice versa. Voce é apenas um dano coleteral de um projecto que nao viu a luz do dia.

    ps: nao me interprete mal. Nos aqui também temos todos os anos situações similares e da parte de empresas cotadas na bolsa cheias de €. E no nosso caso é "apenas" 20 a 30% na adjudicação dos projectos (industria).

    Negoceie com o cliente, no final pode sempre leva-lo ao tribunal se assim o entender.

    Colocado por: EngZTÉ o mesmo que encomendar 500 camisas a uma fábrica, e 1 semana antes da entrega cancelar a encomenda, apesar das camisas já estarem nas caixas e prontas para entrega.


    Voce nem imagina a quantidade de vezes que a malta fica a arder com coisas desse género. Entao agora com o covid e os atrasos de entrega de certos materiais, isto é o verdadeiro prato do dia.
  10.  # 13

    Colocado por: Nostradamus

    Mas foi voce que definiu os termos de pagar 50 antes e 50 no fim. A vida correu mal ao cliente e ele infelizmente nao pode avançar com o projecto dele até ao fim.

    Esta a ver a coisa da mesma maneira que alguém vê um cliente que recebeu o projecto final e nao pagou.

    Vivemos em sociedade onde as acçoes e reacçoes das pessoas estao todas interligadas. As vezes o meu mal afeta directamente o meu vizinho e ou vice versa. Voce é apenas um dano coleteral de um projecto que nao viu a luz do dia.

    ps: nao me interprete mal. Nos aqui também temos todos os anos situações similares e da parte de empresas cotadas na bolsa cheias de €. E no nosso caso é "apenas" 20 a 30% na adjudicação dos projectos (industria).

    Negoceie com o cliente, no final pode sempre leva-lo ao tribunal se assim o entender.



    Voce nem imagina a quantidade de vezes que a malta fica a arder com coisas desse género. Entao agora com o covid e os atrasos de entrega de certos materiais, isto é o verdadeiro prato do dia.


    A vida não correu mal ao cliente, pois ele tem perto de 1 milhão de euros para fazer a obra, mas não estava a espera que fosse 1,7 milhões.
    Que culpa tenho eu?
    O cliente tem dinheiro, não é por falta de, está visto.

    Caro Nostradamus, a vida também me correu mal a mim, sendo assim também não pago aos projetistas de AVAC/Térmica/SCIE e ITED/Eletricidade?
    Estou no meu direito também, ou não?
  11.  # 14

    Meta-o em tribunal. Se acha que tem razao, força.

    Que quer que lhe diga?

    Voce nao veio perguntar aqui o que é justo, injusto ou ético ou nao.

    Apresentou dados sobre as condições de pagamento acordadas entre ambas as partes. Eu dei a minha opinião - que até pode ser errada.

    Se nao esta contente da forma como eu analisei as coisas, para a próxima vez nao venha para um fórum/tasca pedir opiniao que possam ir contra aquilo que esperava ler/ouvir. Va directamente a um advogado.

    E eu digo-lhe com toda a empatia possível. Nao é nenhum ataque ou algo parecido. Sei bem que é uma situação chata.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EngZT
  12.  # 15

    Colocado por: NostradamusMeta-o em tribunal. Se acha que tem razao, força.

    Que quer que lhe diga?

    Voce nao veio perguntar aqui o que é justo, injusto ou ético ou nao.

    Apresentou dados sobre as condições de pagamento acordadas entre ambas as partes. Eu dei a minha opinião - que até pode ser errada.

    Se nao esta contente da forma como eu analisei as coisas, para a próxima vez nao venha para um fórum/tasca pedir opiniao que possam ir contra aquilo que esperava ler/ouvir. Va directamente a um advogado.

    E eu digo-lhe com toda a empatia possível. Nao é nenhum ataque ou algo parecido. Sei bem que é uma situação chata.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EngZT


    Caro Nostradamus, não interprete mal o meu ultimo post, pois não é contra si nem contra ninguém, eu agi sempre de boa fé, como esperava que agissem comigo.
    Sim, em ultimo caso será essa a solução, adovgado ou julgado de paz.
    Não considero este fórum uma tasca...
    Cps,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus, lpetinga
  13.  # 16

    Colocado por: EngZTjulgado de paz.
    fica mais barato.

    Mas o melhor era entrar em acordo.
    Pois mesmo em julgado de paz, vai precisar de advogado e tempo e chatice.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EngZT
  14.  # 17

    Primeiro tente falar com o do e explique a situação, para quem vai gastar 1 milhão não é mais 5 ou 6k que lhe fazem comichão se ele for pessoa séria.

    Se não obtiver acordo obtava pela justiça, sendo que o melhor seria o julgado de paz caso haja.

    Em termos de lei não sei quem tem razão, mas sei que se fosse colocar um carro meu numa oficina pra mudar suspensões, correia, óleo, etc...não tinha coragem nem vergonha para dizer ao mecânico uns dias antes que já não queria o carro arranjado e que por isso não ia pagar! Mas isto não é lei, é honestidade e bom senso.
  15.  # 18

    Desde que entregue o trabalho, segundo as normas do acordo, tem direito a ser ressarcido na totalidade...
    O que raio tem a ver construção da obra a ver com a projeção da obra...
  16.  # 19

    Colocado por: ricardo.rodriguesfica mais barato.

    Mas o melhor era entrar em acordo.
    Pois mesmo em julgado de paz, vai precisar de advogado e tempo e chatice.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EngZT


    Nos Julgado de Paz não necessita de apoio jurídico, pelo que se pode apresentar sozinho, se entender.
    • RCF
    • 30 dezembro 2021

     # 20

    Colocado por: EngZT
    Isso é boa estratégia para não se pagar, mandar parar o projeto 1 semana antes da entrega.
    No entanto não está a agir de boa fé,

    Não me parece que haja má fé da parte do cliente.
    Ele só pagou metade do valor mas, em troca recebeu o quê? Recebeu 0 (zero), pois presumo que não lhe entregou nada. Estaria de má fé se desistisse depois de receber o trabalho... Portanto, o cliente ficou a perder, já que pagou 50% e recebeu 0%. O que não quer dizer que você também não tenha ficado a perder. Ficou.
    Se quiser esgrimir argumentos judicialmente, pode ser que lhe venha a ser dada alguma razão. Contudo, eu, no seu lugar, tentava encontrar um final a bem de ambas as partes com o cliente. Sem chatices, tempo e dinheiro gasto em Tribunal, tentaria que, pelo menos, o cliente pagasse o suficiente para poder não ter prejuízo.
 
0.0233 seg. NEW