Iniciar sessão ou registar-se
    • Zecter
    • 2 janeiro 2022 editado

     # 1

    Boa tarde. Precisava de esclarecer com quem tenha um equipamento igual/similar umas duvidas quanto a um termostato tc110-24a-32

    Deixo aqui foto

    As ligações estao bem feitas creio eu, tenho a alimentacao no sitio correto, depois coloquei a bomba da aqs no p1 e a bomba do aquecimento central no p2, as sondas em s1 e s2, para a ida do fogao e para o deposito respetivamente.

    - Segundo o manual se pressionar no botao k4 (menu) durante alguns segundos deveria aparecer a temperatura lida em s2, pois que acho que quase ja abrinum buraco no painel de tanta força e nada de me apresentar a temperatura de s2. Quem tem um igual/similar consegue? A tecla menu fuciona porque eu consigo entrar para escolher as temperaturas.

    - A ideia é utilizar o termostato a funcionar com as duas bombas em separado, ou seja apartir dos x graus de s1 arranca a bomba p1 para as aqs, e quando s2 estiver a y graus arranca a p2 para o aquecimento e desliga a p1, sendo que depois será sempre em ciclo se a temperatura de s2 baixar. O manual tem imensos esquemas mas ainda nao consegui penceber como comfigurar as definições para que tal funcione.

    Obrigado desde já
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zzzspecial
  1.  # 2

    Tem que configurar o termostato em função do esquema e das temperaturas de serviço.
    http://www.tiemmeelettronica.com › ...
    Thermoregulator TC110 for Fireplaces - Tiemme elettronica
    Concordam com este comentário: SrR
  2.  # 3

    Eu tenho esse manual, mas nem por isso cheguei lá
    • SrR
    • 2 janeiro 2022

     # 4

  3.  # 5

    Colocado por: SrRhttps://www.pimacon.com/fotos/documentos/2023TC11023A07_MU.pdf&ved=2ahUKEwizrrmJ1pP1AhVyyoUKHXBNCCcQFnoECAkQAQ&usg=AOvVaw2Hrjcw2fVkgG6C7S_BRQSq" rel="nofollow" >https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.pimacon.com/fotos/documentos/2023TC11023A07_MU.pdf&ved=2ahUKEwizrrmJ1pP1AhVyyoUKHXBNCCcQFnoECAkQAQ&usg=AOvVaw2Hrjcw2fVkgG6C7S_BRQSqse for para produzir aqs têm k activar o parâmetro (H) de0para1
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zecter

    Então será isso

    Mas ja agora explique-me uma coisa

    Queria que a bomba da aqs arranca-se aos 50 da s1 e a bomba do aquecimento aos 60 do s2.

    Tenho que definir o p1 para 50 decerteza e o p2 para 60, ou tenho que ir ao menu do instalador alterar o h31 para 10??

    Porque motivo nao consigo ver a temperatura do s2? Será so depois de ativar o parâmetro H que ja deixa?
    Cumprimentos
    • SrR
    • 2 janeiro 2022

     # 6

    Tem que verificar qual ao certo o modelo do controlador para definir ao certo o esquema a utilizar, se for 2 bombas entao sim é como diz , se for com valvula de 3 vias entao o funcionamento é diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
  4.  # 7

    Colocado por: SrRTem que verificar qual ao certo o modelo do controlador para definir ao certo o esquema a utilizar, se for 2 bombas entao sim é como diz , se for com valvula de 3 vias entao o funcionamento é diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zecter


    O controlador é um tc 110-24a-32 https://potermic.com/app/uploads/2020/03/TC-110-204001-PAGINA-399.pdf&ved=2ahUKEwjtmfWskJT1AhUdiv0HHeBbCGUQFnoECDEQAQ&usg=AOvVaw2KdFh6B-gkRyeBvCoDs4hd" >

    Agora percebo a tabela de descrições e dos esquemas




    Pareceme que se enquadra no h2b

    Quando definindo temperatura de arranque de p1 para 50 e de p2 para 60 sendo que tenho que definir o A31 para 10 graus
    • SrR
    • 3 janeiro 2022

     # 8

    O a31 é o diferencial entre a sonda1 (recuperador) e sonda2 (deposito) so quando esse diferencial for atingido é que as bombas arrancam, sendo que vai dar sempre prioridade as aqs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
  5.  # 9

    Finalmente acho que consegui. Tanto posso utilizar o h2b como o h3.

    Sendo que no h2b as bombas ficam trocadas, ou seja a p1 fica para o aquecimento e a p2 fica para a aqs, mas tenho a vantagem de se o sistema passar acima da temperatura limite o controlador ativa as 2 bombas.

    No h3 o p1 e p2 fica "direito", mas perco a funcionalidade de segurança.

    Estou a interpretar bem as coisas acho.
    Confirmam?
    • SrR
    • 3 janeiro 2022

     # 10

    Simples certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
  6.  # 11

    Colocado por: SrRSimples certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zecter


    Sim é simples, mas como nao tinha percebido o conceito do H, nunca mais la chegava. No manual nao diz em lado nenhum que aquele H deve ser alterado.

    Eu até já tinha percebido os esquemas, mas a parte de ir alterar o H, nao me estava a deixar chegar ao resultado final.

    So nao gosto do p1 e do p2 ficarem ao contrario no fundo. Preferia que ficasse o p1 para a bomba da aqs, mas tambem gosto da parte da segurança de arrancar as duas bombas, portanto mal por mal fica no h2.


    Ja agora sabe o que significa os parametros i? Ja percebinque fica associado as definições do do p1 do p2 e por ai fora
    • SrR
    • 3 janeiro 2022 editado

     # 12

    O k fica ao contrário? O H3 n é para aqs é sistema com deposito de inércia/ permutador/ separador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
  7.  # 13

    Colocado por: SrRO k fica ao contrário? O H3 n é para aqs é sistema com deposito de inércia/ permutador/ separador
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zecter


    Fica o p1 para a bomba do aquecimento e o p2 para a bomba das aqs.
    • SrR
    • 4 janeiro 2022

     # 14

    Colocado por: Zecter

    Fica o p1 para a bomba do aquecimento e o p2 para a bomba das aqs.
    ele depois define a prioridade
  8.  # 15

    Colocado por: SrRele depois define a prioridade
    pois. Num pequeno teste que fiz enquanto a s2 nao chegasse a temperatura definida em p2 ele ativava a saida do rele p2, quando a so da s2 ultrepassava a temperatura do p2 o controlador alternava para a bomba p1. Certamente assim trabalha igual, é so que faz mas sentido p1 para as aqs e p2 para o aquecimento
  9.  # 16

    Boas pessoal ,
    Como é que alteram o H ?
  10.  # 17

    Tenho a mesma Centralina , mas potermic tc 110, ainda não entendi o conceito H
  11.  # 18

    Pois, enquanto so estamos a ver o manual, nao vamos lá (as traduções do meu sao uma miséria). Portanto o H é para ensinar ao controlador como ele vai trabalhar. Acho que ja me cruzei com o seu tópico algures e que tem bomba com valvula de 3 vias certo? Nesse caso tem que definir o H2.

    Para alterar o H tem que entrar no menu de instaldor, que no meu é carregar no botao menu e no off ao mesmo tempo (confirme no seu manual, porque eu acho que as referências dos controladores eram ligeiramente diferentes), depois navega no menu com o + e -, quando chegar ao H carrega no menu, e depoi para alterar o valor tem que segurar no menu e no + ou - ao mesmo tempo.
  12.  # 19

    Exacto , o manual vem em espanhol , vou tentar colocar o H2 no meu caso , tenho uma dúvida em ligar a valula de 3 vias , no manual no esquema h2
    na ligação da válvula tem 2 fios e a válvula tem 3 fios , podem me ajudar .
  13.  # 20

    Colocado por: mnsmoucoExacto , o manual vem em espanhol , vou tentar colocar o H2 no meu caso , tenho uma dúvida em ligar a valula de 3 vias , no manual no esquema h2
    na ligação da válvula tem 2 fios e a válvula tem 3 fios , podem me ajudar .
    veja no outro tópico que ja lhe respondi a isso.
 
0.0269 seg. NEW