Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.

    Esta é a minha primeira publicação, apesar de consultar o fórum com muita frequência, principalmente durante o último ano e meio pois estou a estudar a possibilidade de avançar para a construção de uma moradia na margem sul.
    Aliás, é esse o motivo desta discussão.

    Pretendo construir moradia na margem sul e tenho estudado várias possibilidades:

    Desde sistema LSF, Modiko e construção "tradicional".
    Considerando toda a pesquisa que tenho feito, seria a construção tradicional em alvenaria o método preferencial.
    Excluí as soluções chave na mão pois, a meu ver e com base noutras discussões aqui no fórum, são mais os contras que os prós.

    Passando à moradia, a ideia seria a construção de Moradia com 2 pisos: r/c + 1° andar com uma área total de sensivelmente 130m2.

    Importa referir que não tenho terreno e é aí que reside o meu primeiro problema:
    - consigo comprar um terreno com +- 300m2 com capitais próprios mas teria capacidade financeira para suportar a construção recorrendo a crédito?

    Sei que talvez devesse começar pelo terreno mas se depois não tiver capacidade para a construção, estou a fazer um mau investimento.

    Ora, neste momento estou num "beco sem saída"... Se não tenho terreno, não tenho projeto. Se não tenho projeto, não consigo orçamentar.
    Se não consigo orçamentar, também não sei se tenho capacidade financeira para a construção e consequentemente não avanço para nenhum terreno.

    Daí a minha questão é se, por experiência ou conhecimento, é possível, aos dias de hoje e na zona referida, construir moradia com as características acima descritas por cerca de 170k€ (custo total de construção) ou se é uma utopia aos dias de hoje.

    Desde já agradeço o feedback.
  2.  # 2

    Pelo que tenho visto por aqui (também me juntei há pouco), creio que com esse orçamento será difícil.

    Relativamente ao início do projecto, convém ir à CM do local para ver a possibilidade de construção, antes da aquisição do terreno.
    Com terreno comprado, os bancos já emprestam (por tranches) com o projecto, início das obras, etc...

    Vamos ver se mais alguém dá uma achega (ou corrige algo do que aqui coloquei).
  3.  # 3

    Possível acho que é, mas depende de vários factores. Comece por comprar um terreno (se tiver ajuda de um arquitecto não é má ideia) e depois faça um projecto para o seu orçamento. Tem de ter em conta que fora o valor de construção tem de pagar projecto, taxas, licenças, taxinhas, comissões no banco, etc... Veja também com os bancos, nem todos libertam a primeira tranche antes de ter alguma coisa feita pelo que tem de ter capitais próprios para arrancar com a obra.
  4.  # 4

    1° perceber se o terreno em causa tem viabilidade para a construção na c.municipal
    2° existem bancos que financiam a compra do terreno tambem
    3° 170k... Nao me parece
  5.  # 5

    Bom dia.
    A esses 170k tens de tirar cerca de 15-20k para topografia, projetos, câmara municipal, e_redes,ramal água, taxas/taxinhas, caução...

    Com 150k restantes acho que é possível, mas não é canja!
    Vai depender muito dos fatores que não controlas (inflação, preços materiais, disponibilidade empreiteiros),
    Mas
    Tb há fatores que podes controlar com a equipa de arq/eng: linhas mais pragmáticas, menos varandas/palas, vãos nao-tao-grandes, laje sem-ser-maciça, revestimentos gama média/económicos... Etc...
    Onde acho que não deves poupar: estrutura, impermeabilizações, instalações técnicas.
    Há quem faça a casa com telhado painel sandwich, mas aqui diz-se que é numa solução que gera problemas a médio prazo...

    Boas decisões e boa sorte 😉
  6.  # 6

    Colocado por: Beto1980Com 150k restantes acho que é possível,


    O que é que é possível?

    Que dimensão, e cómodos pretende para a casa?

    O terreno é "bom", ou precisa de fundações especiais?
  7.  # 7

    130m2 brutos em dois pisos?
    Esta preparado para aceitar o que se consegue com essa area?
  8.  # 8

    Colocado por: ricardo.rodriguesQue dimensão

    130m2 (65x2?...)
    Acho que estava explícito no início do tópico
  9.  # 9

    Colocado por: ricardo.rodriguesterreno é "bom", ou precisa de fundações especiais?


    Eh pah, se o homem ainda não comprou terreno!!! Porque não comprar um que não precise de "fundações especiais"???

    Procura um lote onde houver já casas adjacentes e questiona os donos dessas casas!
  10.  # 10

    Colocado por: DR1982130m2 brutos em dois pisos?
    Esta preparado para aceitar o que se consegue com essa area?

    Realmente parece curto... Seria bem melhor 130m2 num só piso...
    Mas isso o autor do tópico lá saberá
  11.  # 11

    150.000 - 34.500 IVA = 115.500
    Para 130m2 na margem sul, só mesmo com qualidade construtiva muito baixa e materiais a condizer.
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilvaPara 130m2

    Quase que aposto que o autor estava a pensar em 130m2 por piso, ou 130m2 de área útil.
  13.  # 13

    Colocado por: Beto1980Com 150k restantes acho que é possível


    Margem Sul anda uma loucura. Pelo menos Concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra e Setúbal que é a realidade que tenho visto.

    E cuidado com os empreiteiros disponíveis, muito pato bravo. Houve um que me queria justificar as moradias dele terem certificado energético B porque os estores eram pretos e absorviam mais calor...


    Colocado por: zedasilva150.000 - 34.500 IVA = 115.500


    Também há quem execute sem fatura, o que eu não recomendo.
  14.  # 14

    Colocado por: Zé MeirinhoTambém há quem execute sem fatura, o que eu não recomendo.

    Com a caça aos imposto que temos, é uma situação que pode colocar o DO em muito maus lençóis.
    Daqui a 3 ou 4 anos o DO ter uma divida às finanças de 30K ou 40K não deve ser uma situação nada agradável.
  15.  # 15

    Colocado por: zedasilva
    Com a caça aos imposto que temos, é uma situação que pode colocar o DO em muito maus lençóis.
    Daqui a 3 ou 4 anos o DO ter uma divida às finanças de 30K ou 40K não deve ser uma situação nada agradável.

    pelo menos já construiu a casa... :)
  16.  # 16

    É algo que não recomendo. Mas se usar capitais próprios nas adjudicações (pe: numa ou outra), isso não acontece.
  17.  # 17

    Colocado por: Zé MeirinhoMas se usar capitais próprios nas adjudicações (pe: numa ou outra), isso não acontece.

    Convém ter sempre alguma coisa faturado, nem que seja 25 tostões.


    Colocado por: IronManSousapelo menos já construiu a casa... :)

    Verdade, corre é o risco de a pagar 2 vezes.
    As empresas são fáceis de desaparecer, os DO vão permanecer e a finanças sabem onde ir buscar o dinheiro para pagar as dividas
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilvafinanças sabem onde ir buscar o dinheiro para pagar as dividas


    Se formos pobres, sabem :(

    Se formos muito pobres, não sabem (o outro da Madeira só tem uma garagem).
  19.  # 19

    Colocado por: Zé MeirinhoSe formos pobres, sabem :(

    Esse é o grande mal, a grande maioria de nós é pobre.
    Os muito pobres não têm este tipo de preocupações
  20.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Verdade, corre é o risco de a pagar 2 vezes.
    As empresas são fáceis de desaparecer, os DO vão permanecer e a finanças sabem onde ir buscar o dinheiro para pagar as dividas


    Isso não é bem como estão aqui a pintar.

    A responsabilidade de liquidar o Iva e entregar ao estado é exclusivamente da empresa.
    Concordam com este comentário: PR10
 
0.0216 seg. NEW