Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Joao Dias
    Não vai?? Não esteja assim tão certo disso. A partir do momento que vai para a justiça tanto pode dar para um lado como para o outro.


    Se ele quiser arriscar, é com ele. Se a história for como é aqui apresentada, dificilmente tem hipótese.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, NTORION, mica
  2.  # 22

    Colocado por: Varejote

    À toa? Emite uma fatura ao cliente de 30750€ c/iva, "extras e alterações" e pede pagamento, ao fim de 30 dias, manda o advogado enviar uma carta a solicitar o pagamento, caso contrário avança para tribunal.
    Depois começa a festa, um a provar que deve e o outro a provar que nada tem a pagar.
    Pelo meio, mais umas noites mal dormidas.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Se fosse assim, eu abria uma empresa e começava a passar faturas a torto e a direito... Juízo.

    E já agora, quem entrega o iva ao estado?
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  3.  # 23

    Colocado por: NTORION
    Se fosse assim, eu abria uma empresa e começava a passar faturas a torto e a direito... Juízo.

    E já agora, quem entrega o iva ao estado?


    Quem entrega o iva ao estado será o empreiteiro, não me parece que o DO faça autoliquidação.
    Faturas a torto e a direito? Provavelmente o empreiteiro ainda nem faturou o ultimo pagamento que recebeu, emite a fatura com mais 25k + iva juntando extras e alterações e dá quitação da parte que já recebeu e pede liquidação do restante.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 24

    Colocado por: VarejoteQuem entrega o iva ao estado será o empreiteiro

    Exato, vai entregar dinheiro que não recebeu? (nem vai receber se a história estiver bem contada).

    Em crime está o empreiteiro por ainda n ter passado as faturas em atraso! Por acaso sabe a legislação relativamente a obrigação de passar fatura e entrega do imposto?
  5.  # 25

    Colocado por: NandesantunesSim a tudo exceto as faturas.
    Tinha pedido as faturas depois do pagamento ainda o ano passado, meio de dezembro, e até agora nada exceto esta surpresa.
    Mas tenho o comprovativo dos pagamentos todos conforme o orçamento

    Zero faturas de uma obra inteira...

    Achou q fazia barato e ganhava dinheiro, pq recebe a totalidade do IVA e não o entrega.
  6.  # 26

    E com jeito ainda pediu reembolso do IVA das compras
    Concordam com este comentário: NTORION
  7.  # 27

    Colocado por: RicardoPortoE com jeito ainda pediu reembolso do IVA das compras
    Concordam com este comentário:NTORION


    Sem emitir faturas ao cliente?
  8.  # 28

    Colocado por: RicardoPortoE com jeito ainda pediu reembolso do IVA das compras
    Concordam com este comentário:NTORION


    Isso é certo, deduz o iva do material que comprou, mas convém faturar senão fica com muito material em "stock", compra e não sai nada.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  9.  # 29

    Existiu alguma alteração em obra? Argumentos para alterar o valor são bastantes. Se não quiser as facturas ele deixa cair esses 25k€?
  10.  # 30

    Quase que aposto que o que pagou foi com base no orçamento sem Iva, ou uma boa parte. E o orçamento diz mais iva.
    E agora ele faz-lhe uma fatura de acerto dos valores que nao pagou de iva e que ele também usufruiu.
    Agora se pagou tudo com iva a historia é outra.
  11.  # 31

    Colocado por: Varejote

    Isso é certo, deduz o iva do material que comprou, mas convém faturar senão fica com muito material em "stock", compra e não sai nada.


    Sem emitir faturas?
    • FT87
    • 17 janeiro 2022

     # 32

    Cláusula a colocar nos contratos sempre:

    Todo e qualquer trabalho a mais tem de ser préviamente orçamentado e enviado por escrito e aprovado pela mesma via caso contrário não serão considerados.
    Concordam com este comentário: NTORION, jamaral.57
  12.  # 33

    Colocado por: rjmsilva

    Se ele quiser arriscar, é com ele. Se a história for como é aqui apresentada, dificilmente tem hipótese.
    Concordam com este comentário:RUIOLI,NTORION,mica


    Colocado por: NTORION
    Se fosse assim, eu abria uma empresa e começava a passar faturas a torto e a direito... Juízo.

    E já agora, quem entrega o iva ao estado?
    Concordam com este comentário:RUIOLI


    Concordo com ambos, não invalida o facto de ser uma prática péssima fazer-se qualquer tipo de pagamento sem primeiro receber a fatura.
    Da mesma forma que não invalida que o que eu e o varejote dissemos não seja possível de acontecer. E francamente, nesta altura do campeonato, a não ser que as faturas já estejam no Efatura, pode mesmo muito bem acontecer…

    PS: conheço um caso muito semelhante que arrastou 3 anos em tribunal e no fim o empreiteiro ganhou a causa e recebeu tudo aquilo que pediu e mais qualquer coisa.
  13.  # 34

    Colocado por: Joao Diasonheço um caso muito semelhante que arrastou 3 anos em tribunal e no fim o empreiteiro ganhou a causa e recebeu tudo aquilo que pediu e mais qualquer coisa.


    o DO devia ter um contrato muito fraquinho ou então foi defendido por alguém muito fraquinho ou então existe algo relevante do contexto que não sabemos.

    Caso contrário a construção civil era uma atividade de crime organizado legalizada.

    Até as maiores empresas de construção de PT, aquelas com mais advogados que engenheiros, sabem que têm de ter a aprovação formal dos trabalhos a mais e trabalhos não previstos, pelo DO ou seu representante, senão ficam a chuchar no dedo... qq diretor de obra adjunto estagiário, é das primeiras coisas que aprende...
    Concordam com este comentário: jamaral.57
  14.  # 35

    Colocado por: RUIOLI

    o DO devia ter um contrato muito fraquinho ou então foi defendido por alguém muito fraquinho ou então existe algo relevante do contexto que não sabemos.

    Caso contrário a construção civil era uma atividade de crime organizado legalizada.

    Até as maiores empresas de construção de PT, aquelas com mais advogados que engenheiros, sabem que têm de ter a aprovação formal dos trabalhos a mais e trabalhos não previstos, pelo DO ou seu representante, senão ficam a chuchar no dedo... qq diretor de obra adjunto estagiário, é das primeiras coisas que aprende...
    Concordam com este comentário:jamaral.57


    A minha situação é muito simples.
    Não houve trabalhos a mais porque eu não queria que o valor saísse do orçamentado.
    Paguei na integra os valores e com IVA incluído. Mais explicito não podia ser.
    Mas faz algum sentido, sem ter havido revisão de preços, valores ou o que quer que seja e agora ainda vir cobrar valores so porque sim?
    Nem foi falado mas se fosse esse o caso tínhamos alterado e acertado. Agora depois de tudo feito vir pedir-me dinheiro a mim cheira-me que não quer passar exactamente porque não quis pagar o IVA.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 36

    Colocado por: NandesantunesMas faz algum sentido, sem ter havido revisão de preços, valores ou o que quer que seja e agora ainda vir cobrar valores so porque sim?

    Não será que ele esteja com intenção de transformar os pagamentos que fez em pagamentos por conta e emitir a fatura final incluindo o Iva?
  16.  # 37

    Colocado por: NandesantunesA minha situação é muito simples.
    Não houve trabalhos a mais porque eu não queria que o valor saísse do orçamentado.
    Paguei na integra os valores e com IVA incluído. Mais explicito não podia ser.
    Mas faz algum sentido, sem ter havido revisão de preços, valores ou o que quer que seja e agora ainda vir cobrar valores so porque sim?
    Nem foi falado mas se fosse esse o caso tínhamos alterado e acertado. Agora depois de tudo feito vir pedir-me dinheiro a mim cheira-me que não quer passar exactamente porque não quis pagar o IVA.


    Sim, pode ser essa a jogada, mas não vale tudo...

    Peça as faturas e se não as receber, já lhe disseram atrás como proceder junto da AT.

    Se o empreiteiro meter uma ação em tribunal, pelo contexto que relata, não me parece que seja difícil de se defender de forma eficaz... e se ganhar a ação, ainda lhe pode ir sacar algum, mas isso os advogados sabem explicar melhor que eu...
  17.  # 38

    Colocado por: RUIOLI

    o DO devia ter um contrato muito fraquinho ou então foi defendido por alguém muito fraquinho ou então existe algo relevante do contexto que não sabemos.

    Caso contrário a construção civil era uma atividade de crime organizado legalizada.

    Até as maiores empresas de construção de PT, aquelas com mais advogados que engenheiros, sabem que têm de ter a aprovação formal dos trabalhos a mais e trabalhos não previstos, pelo DO ou seu representante, senão ficam a chuchar no dedo... qq diretor de obra adjunto estagiário, é das primeiras coisas que aprende...
    Concordam com este comentário:jamaral.57

    Não havia contrato nenhum. Havia um orçamento sobre o qual os pagamentos iam sendo feitos. No fim, foi apresentado um valor para pagamento de trabalhos extra solicitados pelo DO e acertos de aumento de valores de alguns materiais.
    O Do não concordou, o empreiteiro faturou os trabalhos extra, pagou o iva do bolso dele, foi para a justiça e mais tarde ganhou o processo e para além do valor faturado a mais, ainda recebeu uma indemnização compensatória não sei do quê. Na altura explicaram-me mas não me lembro.
  18.  # 39

    Colocado por: Nandesantunes

    A minha situação é muito simples.
    Não houve trabalhos a mais porque eu não queria que o valor saísse do orçamentado.
    Paguei na integra os valores e com IVA incluído. Mais explicito não podia ser.
    Mas faz algum sentido, sem ter havido revisão de preços, valores ou o que quer que seja e agora ainda vir cobrar valores so porque sim?
    Nem foi falado mas se fosse esse o caso tínhamos alterado e acertado. Agora depois de tudo feito vir pedir-me dinheiro a mim cheira-me que não quer passar exactamente porque não quis pagar o IVA.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Pode ser essa a jogada sim. Infelizmente, há malta para tudo.
    De um lado e de outro.
  19.  # 40

    Colocado por: Joao Diastrabalhos extra solicitados pelo DO


    Pois, se solicitou... mas o user disse que não solicitou nada!
 
0.0194 seg. NEW