Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: AlexRibeiroO que à partida não faz sentido é um apartamento ter trifásico.

Situação comum nas instalações em prédios dos anos 70's...
  2.  # 42

O que não falta são apartamentos dos anos 70 em Lisboa, com 20.70kva.
  3.  # 43

Colocado por: VarejoteO que não falta são apartamentos dos anos 70 em Lisboa, com 20.70kva.

Isso dava para um laboratório de meta...
  4.  # 44

Colocado por: taunus

Isso dava para um laboratório de meta...

Tinham circuitos só para aquecimento com radiadores elétricos em cada divisão, por isso faziam instalação para 20.70kva.
  5.  # 45

Então para mudar o quadro para monofásico basta pedir a EDP ou e-redes e eles mudam? Não precisamos de mudar nada nos (um Electrecista claro) no quadro?
  6.  # 46

Tem de ser um eletricista credenciado, a fazer a alteração do quadro elétrico.
  7.  # 47

E depois disso é que pedimos a e-redes?Tenho que pensar nisso. Não consigo ver vantagem em termos o quadro trifasico, não conseguimos dois electrodomésticos ligados ao mesmo tempo com 6.9 de potência.
  8.  # 48

Colocado por: Pedro Barradas
    Situação comum nas instalações em prédios dos anos 70's...

O nosso apartamento que compramos foi construídos em 2003, mas o projeto é dos anos 90, tinha colunas de som em todas as divisórias, radiador e aspiração central.
    verifiquei na fatura que a potência é de 6.9 Kva, isso não é muito baixo?
    Assim devo solicitar para alterar para monofásico e aumentar a potência, é isso?
  9.  # 49

Colocado por: ana1710Assim devo solicitar para alterar para monofásico e aumentar a potência, é isso?

Fica com outra flexibilidade, a questão aí é se a instalação está certificada para mais de 6.9 kVA... Mas só a mudança para monofásico já lhe vai dar outra liberdade em termos dos equipamentos que consegue ligar em simultaneo.
  10.  # 50

A instalação trifásica até pode ter PMA de 20.70kva e apenas conseguir colocar 6.9kva em monofásico.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, tiagodiaf
  11.  # 51

Colocado por: AlexRibeiro
    Fica com outra flexibilidade, a questão aí é se a instalação está certificada para mais de 6.9 kVA... Mas só a mudança para monofásico já lhe vai dar outra liberdade em termos dos equipamentos que consegue ligar em simultaneo.

Neste caso irei falar com o empreiteiro.
    obrigada pela ajuda.

Agora tenho uma outra questao, no apartamento dos meus pais antes, nos antigamente conseguíamos ter forno e um aquecedor ligado ao mesmo tempo, após o comercial terem trocado o contador, sempre que ligamos o forno e um aquecedor, o quadro vai abaixo. Alguém sabe me dizer a razão de isso a acontecer?
    •  
      larkhe
    • 3 março 2026 editado

# 52

Colocado por: ana1710

Neste caso irei falar com o empreiteiro.
    obrigada pela ajuda.

Agora tenho uma outra questao, no apartamento dos meus pais antes, nos antigamente conseguíamos ter forno e um aquecedor ligado ao mesmo tempo, após o comercial terem trocado o contador, sempre que ligamos o forno e um aquecedor, o quadro vai abaixo. Alguém sabe me dizer a razão de isso a acontecer?

O que é o quadro ir abaixo ?

Coloque uma foto do aparelho que desarma para percebermos se é um disjuntor , um diferencial ou o contador.....
    qual a potencia contratada?

Já corrigi, não era nenhuma arma e o quadro não cai
  12.  # 53

Colocado por: larkhe

O que é o quadro ir abaixo ? cai no chão ??????

Coloque uma foto do aparelho que dispara para percebermos se é um disjuntor , um diferencial ou o contador.....
    qual a potencia contratada?

Quando o carro vai abaixo, cai no chão? 😏
  13.  # 54

Colocado por: VarejoteQuando o carro vai abaixo, cai no chão? 😏

Claro. Na verdade, o carro nunca deve sair do chão.
  14.  # 55

Colocado por: ana1710Agora tenho uma outra questao, no apartamento dos meus pais antes, nos antigamente conseguíamos ter forno e um aquecedor ligado ao mesmo tempo, após o comercial terem trocado o contador, sempre que ligamos o forno e um aquecedor, o quadro vai abaixo. Alguém sabe me dizer a razão de isso a acontecer?

Os contadores novos têm limitador de potencia e disparam se a potência for excedida, será que os seus pais também têm instalação trifásica?

Veja aqui: https://forumdacasa.com/discussion/85614/novo-contador-de-electricidade-dispara-sem-razao-aparente/

0.0209 seg. NEW