Iniciar sessão ou registar-se
    • carfes
    • 20 janeiro 2022 editado

     # 1

    Boa tarde a todos

    Decidi trazer-vos um topico para debate que sei que todos gostos :-)
    Comprei uma moradia nova de 2 pisos que têm um grande "tunel" como podem ver nas imagens em anexo.

    A ideia inicial (que todas as pessoas fazem) é fechar o tunel depois da porta de entrada e fazer uma garagem nessa zona pois a casa não tem garagem.

    No entanto, visto que a casa "só" tem 3 quartos e ajudava ter um 4º quarto para visitas, ginasio, etc, estive a ponderar fechar essas zona por completo (com paredes, capoto, etc) e fazer essa uma zona multiusos.

    Gostava de ouvir as vossas sugestões sobre como melhor usar essa zona :-)
      Exterior-2-ResP-47.jpg
      Planta RC.jpg
  1.  # 2

    Considerando que isso não está "escondido" no tardoz, põe-se a jeito de passar por aí o fiscal da câmara (ou de algum vizinho o denunciar).

    Tirando isso, siga para bingo, quer dizer ginásio!
  2.  # 3

    Sim, eu sei, mas é pratica comum na zona. Mais de 50% das casas estão assim.
    Algumas há anos e outras recentemente.
  3.  # 4

    Faça como quiser. Já sabe que a obra é ilegal. etará sujeito às consequencias.
    Pode e deve contactar o autor do projecto de arqutiectura da sua moradia e saber o que será possivel ou não fazer de forma a ter uma situação legal e as opções.
    Boa sorte
    • carfes
    • 20 janeiro 2022 editado

     # 5

    Sim, eu estou bem ciente do que pode ou não pode ser feito legalmente.
    Não nos prendemos nesse ponto pois não era esse o meu objectivo para este topico.

    Vamos então alterar a questão. Assumindo que a casa está terminada e irei pedir licenciamento para as obras, têm algumas sugestões?
    Criei este topico mais para debatermos esboços que sei que há muitos participantes aqui do forum que gostam.
  4.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradaso que será possivel ou não fazer de forma a ter uma situação legal e as opções.


    É altamente provável que a construção só tenha sido licenciada na premissa de que esse espaço seria destinado a parqueamento de viatura automóvel. Se o fechar... para além da inerente ilegalidade do novo espaço fechado, também deixa de cumprir com o mínimo de lugares destinados a parqueamento dentro do lote.

    Mas nada é impossível.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 7

    Eu metia um portão de garagem opaco para a frente. e um envidraçado com acesso ao logradouro, para o tardoz.
    Sem fazer qq tipo de paredes, excepto a gola para o portão de garagem. Como o espaço fica confinado, não precisa de andar com isolamentos termicos nenhuns.
    Assim fica comum espaço fechado polivalente e mantém o eventual uso para estacionamento que é obrigatório concerteza.

    a cozinha deverá ficar escura... Mas aquela janela sob o "tunel", também agora não deve fazer nada, nem luz natural deve ter.
  6.  # 8

    O construtor vai deixar 3 caixas de estores nesse tunel. 1 em cada ponta e outro a meio depois da porta já a contar que se queira divir o espaço. Algo que já fez noutras moradias. São mais de 100 lotes todos com projectos parecidos. Há muitos que agarraram e fizeram mesmo parede atras e portão da garagem a meio (depois da porta de entrada) e fizeram uma garagem fechada. Nenhum ainda teve qulquer problema
  7.  # 9

    Em relação á cozinha, acho essa janela absurda de qualquer maneira e estamos até a ponderar fechar de qualquer maneia á posterior pelo interior talvez com um pladur e ceramico ou algo parecido pois não faz grande sentido. A casa tem imensas janelas e a cozinha muito luminosa.
 
0.0121 seg. NEW