Iniciar sessão ou registar-se
    • pjovp
    • 7 maio 2022 editado

# 181

Colocado por: DR1982
    No nosso caso estas maquetes vieram a acompanhar as primeiras 3 propostas e foram essenciais, porque gostavamos da planta de uma mas gostavamos mais da posição do terreno da outra ( e isso foi possível perceber graças à maquete), estava complicado decidir e a solução foi uma mistura das duas.
      C4E5BBC6-4A67-48C6-A4B8-813B7A086DE6.jpeg
      AA67F1C3-E063-46C1-BAA0-D3F457DFC54B.png

isso é outro nível!
    Acredito que deve fazer toda a diferença!
    Mas lá está cada profissional é diferente tal e qual o seu MO
    Concordam com este comentário: antonylemos
  1.  # 182

Colocado por: pjovpMas lá está cada profissional é diferente tal e qual o seu MO

Calro... o valor dos honorários idem...
  2.  # 183

Apesar de não achar que a cozinha tenha falta de luz e segunda feira abordo a questão com a arquitecta. Mas imaginando que se mantém o actual layout, é uma boa ideia criar um ponto de luz natural no tecto ao longo do centro da cozinha?
    Será algo exequível e em termos de custos?

Aproveitando a ocasião, oiço falar em lançar a obra a concurso. Como é que isto se processa e onde?
  3.  # 184

A maquete é bem melhor para estudar os volumes do que o 3d, que é muito fácil seduzir com perpectivas enganadoras.

É relativamente simples fazer você mesmo. Compra esferovite fino, projeta a escala para o esferovite ficar com a espessura das paredes, e depois é só régua, esquadro, x-ato e cola:)
  4.  # 185

Colocado por: ricardo.rodriguesA maquete é bem melhor para estudar os volumes do que o 3d, que é muito fácil seduzir com perpectivas enganadoras.

É relativamente simples fazer você mesmo. Compra esferovite fino, projeta a escala para o esferovite ficar com a espessura das paredes, e depois é só régua, esquadro, x-ato e cola:)
    É bem mais facil é preciso imprimir em 3D, principalmente para ter em atenção as cotas de implantação e por ia fora
  5.  # 186

Colocado por: Pedro BarradasZona de refeições e cozinha sem luz natural, muito ao fundo . Isso es´ta algo cru/ espartano. Falta-lhe alguam "sensibilidade", fluidez entre os espaços interiores/ exteriores. Mesmo os exteriores...

Concordo com a observação do N Miguel Oliveira

Sim, isso entre outras coisas. A sala de estar perfurada de janelas que nem sei onde colocar uma TV, um aparador, uma lareira etc... Parece torre de controlo de aeroporto, se a ideia era essa então está bem. A cozinha em "tubo" com uma porta em cada ponta, sem luz... A sala de jantar com a mesa a nadar, podia centrar pela ilha sofás, etc... E sem janelas. O nicho do hall antes do primeiro wc é para meter umas alminhas? :) E pequenos pormenores como as portas dos quartos... Ou aquelas que geram conflito como a do vestibulo cozinha-garagem ou da entrada na suite...
  6.  # 187

Colocado por: DR1982e isso foi possível perceber graças à maquete

A maquete é apenas uma ferramenta.
    É como os talheres para peixe, sobremesa, etc. Para cada situação há ferramentas que resultam melhor que outras. No caso do DR a maquete foi-nos importante sim. Noutros casos não faz sentido.
  7.  # 188

Colocado por: pjovparquitecta

Sim, fale com a Arquitecta. Deixe os Engenheiros de lado, não estão a ajudar nesta fase.
  8.  # 189

Colocado por: DR1982É bem mais facil é preciso imprimir em 3D, principalmente para ter em atenção as cotas de implantação e por ia fora

Confesso que no caso do DR, a impressão 3D serviu mais para explicar/apresentar aquilo que constatamos com as velhinhas maquetes de trabalho em cortiça... Essas têm outro encanto... Todas sujas e "esfrangalhadas"... Não foi uma máquina a fazê-las. :)
    Concordam com este comentário: DR1982
  9.  # 190

Colocado por: DR1982para ter em atenção as cotas de implantação e por ia fora

Sim, foi o tema principal a par da forma a implantar. Nas primeiras versões tinhamos uma com a cota de soleira 3,50m abaixo daquilo que o DR imaginava (519/522,5), terminamos 1,40 abaixo (521,1). Foi importante este jogo de sobe e desce. E isso influenciou e muito a planta.
  10.  # 191

Colocado por: N Miguel Oliveira

Sim, foi o tema principal a par da forma a implantar. Nas primeiras versões tinhamos uma com a cota de soleira 3,50m abaixo daquilo que o DR imaginava (519/522,5), terminamos 1,40 abaixo (521,1). Foi importante este jogo de sobe e desce. E isso influenciou e muito a planta.
    Eu diria que sobretudo foi importante para eu ter a certeza que tem de ser assim, que a cota a que está é o melhor compromisso para conseguir tudo o que queria, sem as maquetes provavelmente ainda estava a pensar que a 522.5 é que a coisa ficava espetacular.

Como vejo que o pjovp esta com praticamente os mesmos “problemas” que eu tinha Acredito que neste caso uma maquete tambem fosse de grande utilidade.
    • pjovp
    • 8 maio 2022 editado

# 192

Sim, isso entre outras coisas. A sala de estar perfurada de janelas que nem sei onde colocar uma TV, um aparador, uma lareira etc... Parece torre de controlo de aeroporto, se a ideia era essa então está bem. A cozinha em "tubo" com uma porta em cada ponta, sem luz... A sala de jantar com a mesa a nadar, podia centrar pela ilha sofás, etc... E sem janelas. O nicho do hall antes do primeiro wc é para meter umas alminhas? :) E pequenos pormenores como as portas dos quartos... Ou aquelas que geram conflito como a do vestibulo cozinha-garagem ou da entrada na suite...

Agora vendo bem todas as propostas, reparo que em todas elas, a arquitecta prevê uma entrada de luz no terraço da sala:
    https://ibb.co/16vgfjS

Onde colocar a TV é muito importante. Não será só a TV mas sim o conjunto Home cinema. Não haver janelas seria ainda melhor, só que não havendo uma divisão dedicada, temos que nos adaptar. Mas, sim, tenho que pensar a sala em torno disto e foi algo que nunca mencionei à arquitecta. Conseguir extrair fruto da critica, não é fácil....

O nicho do hall, é para corrigir, obviamente, assim como as portas.
    Esta 5ª proposta apareceu de surpresa, no dia seguinte a eu ir ao gabinete e questionar a opção de trocarmos de arquitecto.
    Foi do género, é isto que querem? Está claramente muito rudimentar e tem ainda que ser afinada.

Agora, os meu amigos em vez de estarem sempre a dizer o que está mal, porque vai haver sempre mais coisas mal do que bem, podiam eventualmente ajudar com algumas sugestões que eu depois pudesse discutir com a arquitecta por forma a chegarmos a um bom porto.
    Julgo que um debate saudável de ideias que resultem em progresso, é o intuito de qualquer fórum erudito, como é o caso deste.
    Até faz lembrar aquela passagem "falem agora ou calem-se para sempre" :) :) :)

Sim, fale com a Arquitecta. Deixe os Engenheiros de lado, não estão a ajudar nesta fase.

Ahhhh aquela eterna guerra Engenheiros vs Arquitectos.
  11.  # 193

Colocado por: pjovpAgora vendo bem todas as propostas, reparo que em todas elas, a arquitecta prevê uma entrada de luz no terraço da sala:

Dá uma luz boa para as refeições. Nesse caso está resolvida a questão.
  12.  # 194

Colocado por: pjovpOnde colocar a TV é muito importante. Não será só a TV mas sim o conjunto Home cinema. Não haver janelas seria ainda melhor, só que não havendo uma divisão dedicada, temos que nos adaptar. Mas, sim, tenho que pensar a sala em torno disto e foi algo que nunca mencionei à arquitecta. Conseguir extrair fruto da critica, não é fácil....

Nunca ponderou trocar as salas?
    Não digo que fosse uma solução mas aí teria paredes para a TV... Isso ou fechar alguma das janelas... Mas aí as vistas também têm uma palavra a dizer... Não é igual orientar um sofá assim ou assado.
  13.  # 195

Colocado por: pjovpno dia seguinte a eu ir ao gabinete e questionar a opção de trocarmos de arquitecto.
    Foi do género, é isto que querem?

Espero que não entrem por essa via... De simplesmente passar a limpo o que pede o cliente sem uma atitude crítica.

Acho que está-se a perder alguma informação ("lost on translation") por estar a lidar com outra pessoa que não o autor do projecto de Arq.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 196

Colocado por: pjovpos meu amigos em vez de estarem sempre a dizer o que está mal,

Você é que sabe o que está bem ou mal. A sí compete-lhe apontar o que não gosta. Ao técnico compete dar resposta a isso. A nós não nos compete nada. Não tem porque levar sugestões à reunião. Ainda assim já muitas teve aqui. Reformular as salas, a entrada, abrir mais a cozinha, estudar melhor a topografia, hierarquizar as prioridades, etc.
  15.  # 197

Colocado por: pjovpAhhhh aquela eterna guerra Engenheiros vs Arquitectos.

"Guerra" no bom sentido. Se acha que faz bem discutir a Arquitectura com um Engenheiro, tudo bem. Há algo que não bate certo nesses desenhos, mas pelo que disse, talvez tenham sido das pressas. O que até não seria surpreendente pela apresentação da planta...

Se puder peça umas secções (cortes) do projecto, ou algum 3D, maquete, etc... O seu é mais um projecto de ser visto de lado, e não tanto de cima...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 198

Colocado por: DR1982maquete tambem fosse de grande utilidade

Sim, ou meia dúzia de estacas no terreno a simular a posição da casa na realidade. Qualquer coisa além da planta, no fundo.
    • pjovp
    • 8 maio 2022 editado

# 199

Não está nada fácil. E esta mania das casas em L, que a mulher tb quis, não parece ajudar.

Este processo deveria ser um momento de sonho nas nossas vidas e está a ser um pesadelo e uma autêntica frustração.

Amanhã vou sugerir solicitarmos uma abordagem a mais um ou dois arquitectos.
    Assim poderia comparar e escolher qual faria o projecto.
    Pode ser que seja um investimento que justifique.
    • Men
    • 8 maio 2022

# 200

Mais um tópico cheio de spam devido ao Dr e as suas dúvidas existenciais.
    Dr use o seu tópico e não polua o dos outros.

0.0507 seg. NEW