Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.

Antes de mais desde já peço desculpa aos experts de assentamento de pisos de madeira pelo facto de as fotografias que apresentar terem lapsos no que seria verdadeiramente um chão bem assente mas passo a situar.
    Em 2019 trabalhava numa moradia em Lisboa onde foi assente um piso multicamada de 19mm de carvalho escovado. Ora este chão foi assente em sistema flutuante pelo instalador e colado entre juntas. No entanto o serviço foi péssimo e os donos de obra não pretendiam sem ser colado então foi todo arrancado.
    O mesmo esteve depositado em obra, mal acondicionado, sujeito a pós e um bocado de maus tratos. Entretanto com o novo instalador a entrar os donos de obra quiseram tirar aquilo dali o quanto antes e perguntaram-me se conhecia alguém ao que me ofereci prontamente para os ajudar e retirar o piso e assim acabei por ficar com ele.
    Ora este piso que já tinha sofrido ainda sofreu mais um pouco vindo para Aveiro e estando mais cerca de um ano na minha garagem com o espaço disponível.
    Agora sim tenho as minhas obras de ampliação a avançar e sitio para o aplicar e não estando a correr muito mal precisava da ajuda de alguns experts pois devido aos tratos há algumas juntas que não consigo fechar mesmo com cintas de tração conforme podem ser nas fotos.

Agora gostava de rejuntar essas mesmas juntas para depois envernizar e tenho algumas dúvidas que gostaria de colocar.

- Rejuntar antes de despolir ou apenas depois de despolir o piso?
    - Visto que este piso de origem já traz um verniz Bona não é necessário afagar certo? Basta despolir?
    - Depois de rejuntar lixar na zona do rejunte ou apenas quando lixar o piso todo antes do verniz?
    - Que tipo de verniz aplicar para ter um acabamento semelhante ao que tem? Pouco brilho ou quase nenhum conforme podem ver nas fotos. ( não são as melhores mas amanhã tiro mais com a luz natural)

Desde já peço desculpa pelo pó no chão mas já era tarde e estava cansado.

Obrigado desde já.
      1643053603937_.jpg
      1643053603955_.jpg
      1643053603966.jpg
  2.  # 2

Para betumar as juntas deveria de afagar o chão todo.
    Quanto ao verniz, só existe um que pode aplicar para que não exista reação com o verniz UV que a Bona fornece para as linhas de produção.
    Tem de usar o Traffic HD natural e o pavimento deve ser despolido com grão 120 com uma monodisco.
    O soalho agora foi colado ou aplicado em sistema flutuante?

PS: Já percebi que o trabalho de aplicação é “amador”. A estereotomia está fraquinha…
  3.  # 3

Bom dia João.

Obrigado pelas dicas e sim o soalho foi colado.

Quanto á estereotomia sim eu tenho noção disso mas a divisão que aqui mostro é basicamente uns arrumos e aproveito peças que ja vinham cortadas e afins para conseguir ter material para o que pretendo. Mas como é obvio e como referenciei no inicio sou um perfeito amador.
  4.  # 4

Colocado por: sergioemsBom dia João.

Obrigado pelas dicas e sim o soalho foi colado.

Quanto á estereotomia sim eu tenho noção disso mas a divisão que aqui mostro é basicamente uns arrumos e aproveito peças que ja vinham cortadas e afins para conseguir ter material para o que pretendo. Mas como é obvio e como referenciei no inicio sou um perfeito amador.

Já vi bem pior feito por “profissionais”
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Do que percebi este chão tem uma velatura incorporada. A lixa de 120 não vai afectar essa velatura certo? Apenas vai despoluir o verniz certo?
    Desculpe a pergunta mas queria apenas confirmar isso.

Obrigado
  6.  # 6

Colocado por: sergioemsDo que percebi este chão tem uma velatura incorporada. A lixa de 120 não vai afectar essa velatura certo? Apenas vai despoluir o verniz certo?
    Desculpe a pergunta mas queria apenas confirmar isso.

Obrigado

Sim, irá apenas despolir o verniz. Convém no entanto, saber o que está a fazer como é lógico
  7.  # 7

Verniz em stock.
      1643456995870.jpg
  8.  # 8

Colocado por: sergioemsVerniz em stock.
      1643456995870.jpg

Ummmmm, o raw saiu há pouco mais de 15 dias para o mercado.
    Não estou seguro que seja 100% igual ao Natural. Atenção a isso…
  9.  # 9

Vou então ver se faço um ensaio numa peça.
  10.  # 10

Colocado por: sergioemsDo que percebo aqui o RAW é o natural

Até porque a referência é a mesma. WT194846001

https://www.bona.com/en-my/webchannel/professional/coatings/lacquers/mega/bona-traffic-hd-raw-ml1-3x495l/

https://www.bona.com/pt/produtos/profissional/acabamentos/vernizes/pavimentos-madeira/bona-traffic-natural-extra-mate-3x495cl/

Eu sei que vem substituir o natural.
    Mas não estou seguro que seja exactamente o mesmo produto com um nome diferente. Onde comprou?
  11.  # 11

Editei o meu post porque tinha feito confusão com o traffic natural e não estava a ver bem as referências.

Peço desculpa. Eu quando encomendei encomendei exactamente aquilo que me indicou traffic HD natural e sinceramente quando fui levantar o verniz o RAW em tradução pareceu me certo.
    Eu não imagina que estava a haver substituição.

Encomendei através de uma firma de um amigo que usa grandes quantidades de Bona mas por UV.

Cada pote já com endurecedor custou-me 130 euros e aos preços que vi na NET acho que foi muito bom negócio.
  12.  # 12

Colocado por: sergioemsEditei o meu post porque tinha feito confusão com o traffic natural e não estava a ver bem as referências.

Peço desculpa. Eu quando encomendei encomendei exactamente aquilo que me indicou traffic HD natural e sinceramente quando fui levantar o verniz o RAW em tradução pareceu me certo.
    Eu não imagina que estava a haver substituição.

Encomendei através de uma firma de um amigo que usa grandes quantidades de Bona mas por UV.

Cada pote já com endurecedor custou-me 130 euros e aos preços que vi na NET acho que foi muito bom negócio.

Comprou através da firma de um amigo que compra Bona UV? Em grandes quantidades? Então esse amigo é produtor de soalho e tem uma linha de acabamento. Só pode…
    Voltando ao ponto inicial. Repito, não estou seguro que tenha produtos iguais e francamente, ainda não houve formação para o Raw pelo que não sei se o acabamento será idêntico. Estou desconfiado que não…
    Entretanto aproveite para confirmar se o Natural está dentro do prazo de validade. Tem no máximo um ano de “Shelf life”…
    Quanto ao preço, deduzo que seja sem Iva e mesmo assim é barato.
  13.  # 13

Já agora, comprou também o rolo adequado?
    É que esses vernizes são autonivelantes e carecem de uma gramagem de pêlo especifica para que não se espalhe no acabamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
  14.  # 14

João mas eu não tenho nada de natural para confirmar a data de validade. Os únicos que efectivamente tenho são mesmo só estes dois potes.

O que ia experimentar era ter uma peça original ou seja o soalho conforme.esta e noutra despolir e dar este RAW que tenho.

Quanto ao IVA ficou do lado da empresa para descontar:) os 130 foi o que entreguei e nem olhei duas vezes.
  15.  # 15

Colocado por: Joao DiasJá agora, comprou também o rolo adequado?
    É que esses vernizes são autonivelantes e carecem de uma gramagem de pêlo especifica para que não se espalhe no acabamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergioems

Pedi lhe o rolo mas ele não me arranjou..Disse que não tinha.

Já.andei a tentar encontrar.na NET mas está difícil.

Equivalente não há nada certo?
  16.  # 16

Do que percebi este verniz ele tinha em stock até porque pedi na quarta ao telefone e nesse mesmo dia disse-me para lá passar na sexta que ia estar pela fábrica a levantar.
  17.  # 17

Colocado por: sergioemsJoão mas eu não tenho nada de natural para confirmar a data de validade. Os únicos que efectivamente tenho são mesmo só estes dois potes.

O que ia experimentar era ter uma peça original ou seja o soalho conforme.esta e noutra despolir e dar este RAW que tenho.

Quanto ao IVA ficou do lado da empresa para descontar:) os 130 foi o que entreguei e nem olhei duas vezes.

Ohhh Homem de Deus, então mas na imagem que você mostrou tem dois garrafões diferentes. Um é o Traffic Raw que está de certeza dentro do prazo pois como já lhe disse só saiu para o mercado há muito pouco tempo.
    O outro é o Traffic Natural. É esse que lhe estou a dizer para confirmar a validade.

Colocado por: sergioemsDo que percebi este verniz ele tinha em stock até porque pedi na quarta ao telefone e nesse mesmo dia disse-me para lá passar na sexta que ia estar pela fábrica a levantar.

Pois, esse é que é o meu receio. Tinha em stock há quanto tempo?
    E já agora, o seu amigo é que o tinha em stock? Para que raio é que ele precisa de traffic HD se usa UV em linha?
  18.  # 18

Peço desculpa. Nem me apercebi disso.

Só agora que olhei novamente e que vi que são produtos diferentes.

Peço desculpa mais uma.vez sinceramente.

Do que percebi eles usam para casos em que há problemas em obras. Pelo menos foi o que percebi do discurso.
  19.  # 19

No entanto amanhã já.lhe confirmo a.data de ambos.
  20.  # 20

Colocado por: sergioemsPeço desculpa. Nem me apercebi disso.

Só agora que olhei novamente e que vi que são produtos diferentes.

Peço desculpa mais uma.vez sinceramente.

Do que percebi eles usam para casos em que há problemas em obras. Pelo menos foi o que percebi do discurso.

Pergunta entupida… não leve a mal… mas se tem um amigo que tem uma linha de produção e acabamento, e você está justamente a tentar fazer um acabamento num Multicamadas com acabamento Bona UV, que é basicamente o que o seu amigo usa todos os dias, porque é que ele não lhe dá a ajuda técnica que você precisa??

0.0241 seg. NEW