Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de saber se alguém poderá esclarecer-me sobre a seguinte situação: a minha mãe paga uma renda de casa de 9€ e em comunicação escrita o senhorio informou-a do aumento da renda para 10€, em 2010. Pelo que sei, o coeficiente de actualização para este ano é de 1,000, o que significa que 9€ x 1,000= 9€. Estarei certa ou errada? Como calcularão, a tentativa de esclarecimento desta questão prende-se com a atitude, com princípios, e não com um 1€..... Mas sou apologista de que a verdade deve prevalecer sobre tudo!!!!
    Muito agradeço a quem puder ajudar a esclarecer esta questão.
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2010

     # 2

    Colocado por: nataliaferreiraEstarei certa ou errada?

    A não ser que exista um processo de actualização de rendas antigas em curso, está correcta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nataliaferreira
  2.  # 3

    Este ano não houve aumento. O senhorio da sua mãe enganou-se, como muitos outros.
    Infelizmente, a lei está do lado daqueles que não têm razão, pois o Estado paga reformas de miséria e prefere que sejam os senhorios a arcar com as responsabilidades, que eles deveriam ter.
    O seu senhorio não devia de lhe ter cobrado 1 euro, mas a sua mensagem ainda é mais indecente.
    Peço desculpa pelos termos que utilizo, mas você tem a “lata” de reclamar um euro por uma renda de 9 euros. Quanto paga por um café? Quanto lhe custa um “rolo de papel higiénico”? Quanto lhe pedem quando tem que utilizar as casas de banho públicas?
    Porque não será você a ajudar a sua mãe, para que ela possa pagar uma renda de casa decente e não explorar aqueles que investiram capital numa casa, que afinal de contas, os beneficiários são quem nada fez?
    Tenha vergonha na cara e respeito por quem utiliza este fórum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nataliaferreira
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2010

     # 4

    Colocado por: Dianemas você tem a “lata” de reclamar um euro por uma renda de 9 euros. Quanto paga por um café? Quanto lhe custa um “rolo de papel higiénico”?

    Eu entendo que isto não é mesmo por 1€.
    É que estas relações "quase legalmente obrigatórias" senhorio-arrendatário de décadas estão quase todas inquinadas - como noutras relações, as feridas aparecem e cicatrizam, mas estão lá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nataliaferreira
  3.  # 5

    Sra. D. Diane, a melhor resposta que poderei dar-lhe.... é não lhe responder.....
  4.  # 6

    A senhora não devia de responder. Aliás, nem devia ter colocado este post ridículo.
    No caso da sua mãe nem existe relação inquilino/senhorio, porque a dona da casa da sua mãe nem sequer se pode considerar senhoria, tendo em conta a renda que a sua mãe lhe paga. Existe, sim, uma relação explorador/explorado, situação que nem a senhora nem a sua mãe se queixam e que ninguém faz para melhorar.
  5.  # 7

    Cara Diane, boa tarde. Acha mesmo que a responsabilidade da renda ser "tão baixa" é da arrendatária? Cumptos [email protected]
  6.  # 8

    Claramente não é da arrendatária, mas do Estado que faz dos senhorios a Santa Casa da Misericórdia da habitação, a começar pelo que se paga em IRS pelas rendas, um valor absolutamnete irrealista (alto) dado o valor das rendas...
  7.  # 9

    Boas

    Diane disse:

    ... Infelizmente, a lei está do lado daqueles que não têm razão, pois o Estado paga reformas de miséria e prefere que sejam os senhorios a arcar com as responsabilidades, que eles deveriam ter.
    O seu senhorio não devia de lhe ter cobrado 1 euro, mas a sua mensagem ainda é mais indecente...
    ... Porque não será você a ajudar a sua mãe, para que ela possa pagar uma renda de casa decente e não explorar aqueles que investiram capital numa casa, que afinal de contas, os beneficiários são quem nada fez?
    Tenha vergonha na cara e respeito por quem utiliza este fórum.


    Ou seja, como não está de acordo com a lei culpa a inquilina? Claro, é mais fácil "bater" nos mais fracos que nos verdadeiros responsáveis. Por mim considero que a intervenção de nataliaferreira não desrespeita ninguém. Quanto à vergonha na cara: na minha opinião vergonhosa é a sua intervenção: "bate" nos fracos que nos fortes não pode.

    Paramonte disse:

    ... do Estado que faz dos senhorios a Santa Casa da Misericórdia da habitação, a começar pelo que se paga em IRS pelas rendas, um valor absolutamente irrealista (alto) dado o valor das rendas..
    .

    Gostava que me elucidassem: o IRS a pagar pelo senhorio depende apenas do valor da renda ou de todos os rendimentos que aufere? Será que este senhorio recebe de renda 9 € e paga 10 € de IRS?

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 10

    Não me admirava que recebesse 9 e pagasse 10, mas não deve ser assim.

    Experimente fazer uma simulação no IRS com uma renda e sem ela.

    Se depois juntarmos as obras de conservação fica um lucro que dá para uns cafés. Por isso alguns preferem manter as casas fechadas.
  9.  # 11

    Colocado por: j cardoso
    Gostava que me elucidassem: o IRS a pagar pelo senhorio depende apenas do valor da renda ou de todos os rendimentos que aufere? Será que este senhorio recebe de renda 9 € e paga 10 € de IRS?


    Se por hipótese delirante o senhorio tivesse apenas este rendimento, estaria isento de IRS. Não se livraria no entanto de uma série de outros encargos.

    Por outro lado, admitindo outra hipótese improvável: o senhorio com 50000 euros de rendimento, provenientes de rendas, 5000 de uma pensão, e 50000 de despesas com os imóveis arrendados, mesmo assim pagaria IRS ... e pela medida grande, para não ser guloso..
  10.  # 12

    Para não ser guloso e para pagar menos IRS, quem possui casas, dá-as a arrendar de graça, ou por outra, não dá, é obrigado a dar. Cada qual interpreta o que se lê, como melhor lhe convém e até a reclamam um engano de 1 euro num aumento duma renda de 9 euros. Vergonha de mentalidade.
  11.  # 13

    Quem paga ao dono da casa uma renda de 9 euros e em muitos casos com parte da casa arrendada por 500 ou 600, é preciso muita falta de carácter para vir reclamar e ainda por cima alegar princípios. Como é apologista de que a verdade deve prevalecer acima de tudo, a resposta que a Diane lhe deu foi muitíssimo correcta.
    Quem paga uma renda de 9 euros, que não quer deixar a casa quando o senhorio lhe pede aumento, como se fossem eles os verdadeiros dos das casas o que precisa é de estar muito calada. O governo tem culpa, mas os verdadeiros culpados, são aqueles que se aproveitam duma situação vergonhosa para explorarem os donos das casas.
  12.  # 14

    Vejam só o delírio: Alguém tem uma casa arrendada por 9 ou 10 euros. Pede ao inquilino que me pague mais, recusa, pede-lhe que saia, recusa, porque as rendas estão muito caras. De quem é a culpa? Apenas do governo? Não há oportunismo por parte do "arrendatário"? Valha-nos Deus.
  13.  # 15

    Boas

    e até a reclamam um engano de 1 euro num aumento duma renda de 9 euros. Vergonha de mentalidade.

    Se reclamar de um aumento ilegal de 1 € é vergonhoso como qualifica a exigência ilegal de aumento de 1 €?

    Quem paga ao dono da casa uma renda de 9 euros e em muitos casos com parte da casa arrendada por 500 ou 600

    Sabe se neste caso é isso que se passa? Ou não sabe e está a atirar ao acaso?

    Quem paga uma renda de 9 euros, que não quer deixar a casa quando o senhorio lhe pede aumento, como se fossem eles os verdadeiros dos das casas o que precisa é de estar muito calada.

    Tenho uma novidade para si: já há muito tempo que ninguém tem o poder de mandar calar quem pensa de maneira diferente e actua de acordo com a lei, por muito desgosto que isso possa causar a quem ainda ache que as leis só deviam ser válidas quando servem os próprios interesses.

    cumps
    José Cardoso
  14.  # 16

    Boas a todos
    O problema em Portugal...nao é dos arrendatarios nem dos proprietarios
    Mas desta casta de politicos que dirigem o pais, desde decadas:
    eu tenho un piso em Setubal, que vem de uma herdança de meu pai,o tipo ja la esta a 30anos, superficie du piso 90m2 ordenado mensal do casal sem filhos:
    à volta de 1500euros sem filhos e paga uma renda de 91euros!
    O mesmo alugado em frente do dele paga 300euros!
    E por cima quer que faça obras no piso!
    nao tem de haver un justo valor ;
    ao seja para o inquilino, e tambem para o proprietario
    quando eu vejo que pour 1euro as discussoes que alimenta ; até se me arrepiao os cabelos! Boas a todos
  15.  # 17

    Colocado por: de jesus mendesO problema em Portugal...nao é dos arrendatarios nem dos proprietarios Mas desta casta de politicos que dirigem o pais, desde decadas:


    Desculpe, mas a casta de políticos não é propriamente um bando de alienigenas caidos de outro planeta. São iguaizinhos a mim e a si, com as mesmas qualidades e defeitos - e o que fazem não desagrada especialmente aos cidadãos. Este caso específico das rendas é uma das melhores provas disso - apesar das evidentes consequências desastrosas das diversas etapas do congelamento das rendas, não houve nunca uma consciência generalizada da gravidade da situação. Os efeitos catastróficos e anti-sociais foram secundarizados e ignorados, em favor de pretensas razões de solidariedade social.
  16.  # 18

    "Tenho uma novidade para si: já há muito tempo que ninguém tem o poder de mandar calar quem pensa de maneira diferente e actua de acordo com a lei, por muito desgosto que isso possa causar a quem ainda ache que as leis só deviam ser válidas quando servem os próprios interesses."

    É esse o mal. As pessoas falam para não estar caladas e o que dizem, desvia-se do problema de que se está a discutir e o argumentam não tem pés nem cabeça.
  17.  # 19

    As pessoas antes de responderem deviam de procurar entender aquilo que se escreve e ter discursos coerentes.
    Obviamente que ninguém sabe se a pessoa em questão alugou parte da casa, nem sequer sabemos se esse caso é verídico, ou se o post foi colocado para ver a reacção dos internautas, mas todos sabemos que isso acontece, que principalmente em Lisboa, pessoas de idade com rendas muitíssimo baratas, têm quartos alugados a duas e até às vezes mais pessoas, principalmente a jovens, para arredondar o fim do mês. Todos sabemos que isso acontece.
    É óbvio que os políticos não são nenhuns alienados, pura e simplesmente, não sabem como resolver o problema que já vem de longe e não se importam em deixar que sejam os senhorios a pagar as consequências, e quem se aproveita da situação são pessoas como a mãe da pessoa que colocou o post.
    • naar
    • 6 janeiro 2010

     # 20

    Colocado por: j cardosoBoas

    Quem paga uma renda de 9 euros, que não quer deixar a casa quando o senhorio lhe pede aumento, como se fossem eles os verdadeiros dos das casaso que precisa é de estar muito calada.


    Tenho uma novidade para si: já há muito tempo que ninguém tem o poder de mandar calar quem pensa de maneira diferente e actua de acordo com a lei, por muito desgosto que isso possa causar a quem ainda ache que as leis só deviam ser válidas quando servem os próprios interesses.

    cumps
    José Cardoso


    Na mouche! 10 pontos.
 
0.0221 seg. NEW