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  1.  # 1

    Boa noite Senhores,

    Estou a remodelar um apartamento que comprei e deparei-me com uma situação de que não estava à espera.

    Ao pensar substituir o quadro elétrico, procurei um corte a montante, mas sem sucesso. Ao substituírem o contador antigo por um digital também tiraram o diferencial DCP da EDP.

    Como me parecia uma situação facilmente resolvida contactando a E-Redes, visto bem eles até conseguem fazê-lo remotamente caso eu falhe com o pagamento, foi isso que fiz.

    Dizem não terem esse procedimento. A única coisa que têm é o processo de desselagem, que não é o que necessito. Não pretendo mexer no contador, nem no quadro de coluna, nem sequer nos condutores que passam a escada. Apenas pretendia que me cortassem o fornecimento por um curto período de tempo, para que pudesse passar a caixa do quadro e ligar o disjuntor de corte geral.

    Pergunto então se alguém sabe como proceder face a isto. Acho uma grande falha de segurança até porque que muita gente pode arriscar-se a trabalhar em tensão.
  2.  # 2

    Na coluna montante deve lá ter um fusível para a sua instalação.
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  3.  # 3

    Creio que nao entendi bem o caso, uma vez que toda remodelacao ou alteracao eletrica nao deveria ter que, emprincipio, realizar nada junto ao contador.

    Dito isto sei de uma maneira de "cortar o fornecimento" pois aconteceu comigo algumas vezes em uma outra moradia: basta usar mais energia do que a potencia contratada que o contador inteligente ira cortar automaticamente, desativando a energia por completo do contador para dentro.
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  4.  # 4

    Colocado por: ExodusCreio que nao entendi bem o caso, uma vez que toda remodelacao ou alteracao eletrica nao deveria ter que, emprincipio, realizar nada junto ao contador.

    Dito isto sei de uma maneira de "cortar o fornecimento" pois aconteceu comigo algumas vezes em uma outra moradia: basta usar mais energia do que a potencia contratada que o contador inteligente ira cortar automaticamente, desativando a energia por completo do contador para dentro.


    Sim. Concordo consigo, não deveria ter de fazer nada junto ao contador.

    Quanto à questão de tentar mandar abaixo o contador ao exceder a potencia contratada, já me ocorreu. O problema é que desligando e ligando o geral do quadro, ele iria rearmar. E receio que possa simular esse rearme ao instalar o quadro.
  5.  # 5

    Colocado por: Exodus
    Dito isto sei de uma maneira de "cortar o fornecimento" pois aconteceu comigo algumas vezes em uma outra moradia: basta usar mais energia do que a potencia contratada que o contador inteligente ira cortar automaticamente, desativando a energia por completo do contador para dentro.


    Sim, mas ainda assim deve considerar que está sempre em tensão.
    Isto porque o contador tem um re-arme automatico quando detecta que o circuito está aberto a jusante por uns (3) segundos.

    Ou seja, se tiver que por exemplo desligar esses cabos do corte geral - ou desligar o corte geral - o contador vai iniciar o auto-rearme, e nessa altura não convem estar com os cabos na mão!
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  6.  # 6

    Colocado por: radmarquesQuanto à questão de tentar mandar abaixo o contador ao exceder a potencia contratada, já me ocorreu. O problema é que desligando e ligando o geral do quadro, ele iria rearmar. E receio que possa simular esse rearme ao instalar o quadro.


    Exacto. É justamente isto que vai acontecer.
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    • hangas
    • 28 janeiro 2022 editado

     # 7

    Como alguém que ainda há umas semanas pediu justamente para me removerem o DCP para fazer um quadro novo, posso dizer a "dica" que o técnico me deu quando lhe fiz essa pergunta.

    Ele disse-me que a e-redes (edp distribuição na altura) fazia isso pelo telefone. Da mesma forma que se pede uma desselagem, era possível o cliente ou um eletricista registado e mandatado por este pedir o corte remoto e ligar de novo outra vez para re-armar, mas deixaram de fazer isso (alegadamente deu problemas).

    A alternativa agora é pedir uma desselagem/selagem (que tem um custo de 14 Eur) e quando o técnico lá chegar dizer-lhe que não é bem por causa do selo, mas só para interromper o serviço. Tem que é ser possivel ligar no tempo que eles têm para o serviço, porque ele não pode lá ficar à espera. Nesso caso tem que ser agendado um novo serviço.

    Mas ele também me disse que os eletricistas, raramente pedem o corte e trabalham em tensão. Ele proprio, removeu o DCP e instalou-me um novo corte geral temporario no mesmo sitio, em tensão. E ele podia ter feito o corte porque ele esteve lá com o tablet a mexer no contador.
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  7.  # 8

    Pois, faz todo sentido o que os colegas alertaram e a falta de conhecimento nao me fez enxergar...

    Quanto ao trabalhar em tensao, justamente o que me causa espanto o fato do eletricista por mim contratado disse-me que somente poderia iniciar os trabalhos quando a moradia tive energia ligada, ou seja contrariamente o que se busca neste topico.
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  8.  # 9

    Obrigado a todos pelas respostas.

    Continuo sem saber como resolver a questão. Indicam-me sempre o caminho da desselagem e com isso a documentação e o pedido do cartão de registo da DGEG.

    Nada contra haver certificações profissionais. Não se pode partir do princípio que toda a gente sabe o que está a fazer. Sou Chico esperto dentro do que sei, tenho os meus limites. O que é certo é que por este andar vamos todos precisar de um "engenheiro" pra trocar por exemplo um diferencial à entrada do quadro.

    Isto se o proprietário ou o eletricista não se arriscar e trabalhar sobre tensão. O que pra mim é 100x mais grave.

    Posto isto começo a equacionar pedir o cancelamento do contrato e depois dos trabalhos no quadro voltar a pedir a ligação. Já sei que vao ser uns bons dias de espera mas alguém sabe os custos de ativação?
  9.  # 10

    Não paga nada.
    Mas pode acontecer rescindir o contrato e eles não desligarem a luz .
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  10.  # 11

    Colocado por: sognimMas pode acontecer rescindir o contrato e eles não desligarem a luz .


    deixe de pagar as faturas que eles cortam logo
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    • hangas
    • 29 janeiro 2022 editado

     # 12

    Não é preciso rescindir contrato, pode pedir a suspensão temporária do fornecimento ao seu comercializador.
    Não tem qualquer custo.
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  11.  # 13

    Colocado por: hangasNão é preciso rescindir contrato, pode pedir a suspensão temporária do fornecimento ao seu comercializador.
    Não tem qualquer custo.
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    Obrigado pela resposta. É o que tenho estado a tentar desde o início. A princípio com a Iberdrola disseram-me que não tinha essa opção. Pra me dirigir à E-redes. Esses encaminham-me sempre pra desselagem, que já terá de meter uma empresa com alguém certificado ao barulho. E que a meu ver não seria necessário se não tirassem o diferencial DCP ou se usassem os contadores inteligentes também em benefício do cliente.
  12.  # 14

    Boa noite . Vao efetuar a alteração ao meu contador, para passar a ser “inteligente”. . Meu contador está no exterior, sabem me dizer que vêem efetuar alguma alteração no quadro elétrico ? Dentro de casa ? Alguem ja "sofreu" está alteração ! ?
    Obrigado
  13.  # 15

    Não vai dentro de casa fazer nada. Eu já vou no segundo este ano.
  14.  # 16

    2o? Como assim ? Disseram me que tinham que alterar no quadro elétrico o "lillmitador" potência . Pois agora e efetuada no novo contador .
    Só estou a dizer o que me disseram, pois não faço a mínima de e verdade ou não
  15.  # 17

    Vou no segundo porque no início do ano foi mudado tendo eu quadro trifásico. Mudei há duas semanas para monofásico, logo novo contador.
    Não me informaram de alterar nada no quadro embora eu tenha feito uma revisão por iniciativa própria (electricista privado).
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  16.  # 18

    E possível que precisem de aceder ao interior para remover o DCP. O disjuntor limitador de potência que tem o selo.

    Eles retiram e levam isso.
    Convém assegurar que o quadro tem outro dispositivo de corte geral.
  17.  # 19

    Ok. Muito obrigado .
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  18.  # 20

    Era essa a minha dúvida . Se tem que ter acesso ao interior para remover o limitador
 
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