Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite pessoal.
    Estou a pensar em ir morar para braga. Queria investir na construção de moradias para alugar e vender , como não sou dai queria saber como està o mercado imobiliário nessa zona.
    Obrigado
  2.  # 2

    Olá.
    Está frenético. Muita população brasileira chegou à cidade nos últimos tempos, sobretudo a partir de 2018. Muitos emigrantes portugueses regressaram também. Muitos jovens que foram adiando casório, saída da casa dos pais, etc, estão finalmente a fazê-lo. Tem três polos importantes que captam gente de fora, a Bosh, a Universidade do Minho e o "novo" hospital de Braga.

    Ainda ontem saiu uma noticia que dizia, salvo erro, que Braga foi onde o desemprego mais desceu. Nota-se uma dinâmica e vontade em trabalhar bem e sustentadamente.

    A nivel urbanistico, desde que se construiu o "novo" estádio, a cidade desenvolveu-se para norte sobretudo, e muito "campo" passou a ser zona urbana, com muitos lotamentos novos.
    Contudo, há ainda bastantes zonas "livres" a nascente e a poente da cidade.

    As casas em banda "típicas" (3 pisos, T3 ou T4), estão a ser vendidas na casa dos 260-320'000€ próximo do centro. Os lotes 200m2 em torno dos 35-55'000€. Apartamentos T3 pelos 200'000€.

    Em breve iniciar-se-ão obras de melhoramento do trânsito na zona de Enfias (que é um problema). E outras estão em curso na zona sul. A cidade para o tamanho que tem, tem pouco trânsito e apresenta boas acessibilidades ainda assim.

    Zonas periféricas (limite do concelho) ficam ainda assim relativamente próximo da "cidade" em si. A 6-7kms, a 15min de carro. Aí tem também muitos terrenos fora de loteamento, maiores (acima dos 500m2), onde pelo mesmo preço (30-40'000€) consegue construir com outra qualidade, moradias isoladas, de 4 frentes, com bons espaços de jardins e vistas panorâmicas (zonas de encosta, há muitos vales e montes).

    Estas zonas limitrofres são particularmente interessantes pois captam a atenção de muitissima gente que vive actualmente nos concelhos vizinhos (Barcelos, Famalicão, Guimarães, Póvoa Lanhoso, Amares, Vila Verde, etc.) mas trabalha em Braga. Tendo uma morada a meio caminho entre familia e emprego ajudaria muito sobretudo por causa dos transportes públicos. Nota-se uma grande diferença das queixas de alguém que mora em Martim (Barcelos) ou Cabreiros (Braga) por exemplo. Apesar de serem duas freguesias vizinhas (ambas limites do seu concelho), uma beneficia duma rede de transportes completamente diferente. Isso torna-se um tema importante na medida em que a população de ambas as freguesias trabalha, estuda e faz compras em Braga sobretudo.
    Concordam com este comentário: Djdasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, IronManSousa
  3.  # 3

    Colocado por: N Miguel OliveiraAinda ontem saiu uma noticia que dizia

    fonte: Diário do Minho
    Concordam com este comentário: Djdasa
      272884534_5249825661715245_7192019352992167266_n.jpg
  4.  # 4

    Boa tarde Obrigado pelo seu feedback.
    Estou a pensar em comprar um terreno em Adaufe pq relativamente fica perto da cidade.
    Eu tenho em mente construir moradias terreas a baixo custo para alugar tipo T2.
    E algumas para vender claro.
    Como não sou dai ( Braga ) nem moro em Portugal sou português résidente no luxemburgo mas està na Hora de regressar ao nosso Portugal, agora a questão è se serà um negócio rentavel investir no imobiliário devido a varios factores se vou conseguir vender por causa da pandemia que afectou um bocado o mercado.
  5.  # 5

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá.
    Está frenético. Muita população brasileira chegou à cidade nos últimos tempos, sobretudo a partir de 2018. Muitos emigrantes portugueses regressaram também. Muitos jovens que foram adiando casório, saída da casa dos pais, etc, estão finalmente a fazê-lo. Tem três polos importantes que captam gente de fora, a Bosh, a Universidade do Minho e o "novo" hospital de Braga.

    Ainda ontem saiu uma noticia que dizia, salvo erro, que Braga foi onde o desemprego mais desceu. Nota-se uma dinâmica e vontade em trabalhar bem e sustentadamente.

    A nivel urbanistico, desde que se construiu o "novo" estádio, a cidade desenvolveu-se para norte sobretudo, e muito "campo" passou a ser zona urbana, com muitos lotamentos novos.
    Contudo, há ainda bastantes zonas "livres" a nascente e a poente da cidade.

    As casas em banda "típicas" (3 pisos, T3 ou T4), estão a ser vendidas na casa dos 260-320'000€ próximo do centro. Os lotes 200m2 em torno dos 35-55'000€. Apartamentos T3 pelos 200'000€.

    Em breve iniciar-se-ão obras de melhoramento do trânsito na zona de Enfias (que é um problema). E outras estão em curso na zona sul. A cidade para o tamanho que tem, tem pouco trânsito e apresenta boas acessibilidades ainda assim.

    Zonas periféricas (limite do concelho) ficam ainda assim relativamente próximo da "cidade" em si. A 6-7kms, a 15min de carro. Aí tem também muitos terrenos fora de loteamento, maiores (acima dos 500m2), onde pelo mesmo preço (30-40'000€) consegue construir com outra qualidade, moradias isoladas, de 4 frentes, com bons espaços de jardins e vistas panorâmicas (zonas de encosta, há muitos vales e montes).

    Estas zonas limitrofres são particularmente interessantes pois captam a atenção de muitissima gente que vive actualmente nos concelhos vizinhos (Barcelos, Famalicão, Guimarães, Póvoa Lanhoso, Amares, Vila Verde, etc.) mas trabalha em Braga. Tendo uma morada a meio caminho entre familia e emprego ajudaria muito sobretudo por causa dos transportes públicos. Nota-se uma grande diferença das queixas de alguém que mora em Martim (Barcelos) ou Cabreiros (Braga) por exemplo. Apesar de serem duas freguesias vizinhas (ambas limites do seu concelho), uma beneficia duma rede de transportes completamente diferente. Isso torna-se um tema importante na medida em que a população de ambas as freguesias trabalha, estuda e faz compras em Braga sobretudo.

    Acrescentando a isso tudo o crescimento também de cidades e vilas periféricas na envolvente de Braga! Dou o exemplo de Barcelos que nos últimos anos teve um verdadeiro BOOM tanto residencial como comercial! Mas em que os preços em termos imobialiario acompanham o este ritmo de crescimento...terrenos 300/400 m2 entre 5 a 10 km do centro de Barcelos com preços superiores a 40/45000!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dlopes56
  6.  # 6

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá.
    Está frenético. Muita população brasileira chegou à cidade nos últimos tempos, sobretudo a partir de 2018. Muitos emigrantes portugueses regressaram também. Muitos jovens que foram adiando casório, saída da casa dos pais, etc, estão finalmente a fazê-lo. Tem três polos importantes que captam gente de fora, a Bosh, a Universidade do Minho e o "novo" hospital de Braga.

    Ainda ontem saiu uma noticia que dizia, salvo erro, que Braga foi onde o desemprego mais desceu. Nota-se uma dinâmica e vontade em trabalhar bem e sustentadamente.

    A nivel urbanistico, desde que se construiu o "novo" estádio, a cidade desenvolveu-se para norte sobretudo, e muito "campo" passou a ser zona urbana, com muitos lotamentos novos.
    Contudo, há ainda bastantes zonas "livres" a nascente e a poente da cidade.

    As casas em banda "típicas" (3 pisos, T3 ou T4), estão a ser vendidas na casa dos 260-320'000€ próximo do centro. Os lotes 200m2 em torno dos 35-55'000€. Apartamentos T3 pelos 200'000€.

    Em breve iniciar-se-ão obras de melhoramento do trânsito na zona de Enfias (que é um problema). E outras estão em curso na zona sul. A cidade para o tamanho que tem, tem pouco trânsito e apresenta boas acessibilidades ainda assim.

    Zonas periféricas (limite do concelho) ficam ainda assim relativamente próximo da "cidade" em si. A 6-7kms, a 15min de carro. Aí tem também muitos terrenos fora de loteamento, maiores (acima dos 500m2), onde pelo mesmo preço (30-40'000€) consegue construir com outra qualidade, moradias isoladas, de 4 frentes, com bons espaços de jardins e vistas panorâmicas (zonas de encosta, há muitos vales e montes).

    Estas zonas limitrofres são particularmente interessantes pois captam a atenção de muitissima gente que vive actualmente nos concelhos vizinhos (Barcelos, Famalicão, Guimarães, Póvoa Lanhoso, Amares, Vila Verde, etc.) mas trabalha em Braga. Tendo uma morada a meio caminho entre familia e emprego ajudaria muito sobretudo por causa dos transportes públicos. Nota-se uma grande diferença das queixas de alguém que mora em Martim (Barcelos) ou Cabreiros (Braga) por exemplo. Apesar de serem duas freguesias vizinhas (ambas limites do seu concelho), uma beneficia duma rede de transportes completamente diferente. Isso torna-se um tema importante na medida em que a população de ambas as freguesias trabalha, estuda e faz compras em Braga sobretudo.
    Concordam com este comentário:Djdasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vítor Magalhães,IronManSousa


    Há estudos de mercado com menos valor a custar umas centenas de euros.
  7.  # 7

    Colocado por: Jose86Boa tarde Obrigado pelo seu feedback.
    Estou a pensar em comprar um terreno em Adaufe pq relativamente fica perto da cidade.
    Eu tenho em mente construir moradias terreas a baixo custo para alugar tipo T2.
    E algumas para vender claro.
    Como não sou dai ( Braga ) nem moro em Portugal sou português résidente no luxemburgo mas està na Hora de regressar ao nosso Portugal, agora a questão è se serà um negócio rentavel investir no imobiliário devido a varios factores se vou conseguir vender por causa da pandemia que afectou um bocado o mercado.


    Acho que faz bem.
    Enquanto Arquitecto tenho feito projectos para os loteamentos maiores de Real e Frossos.
    Loteamentos com 150 casas cada e parecem cogumelos, cada vez que lá passo há mais uma ou outra obra a começar.
    Há muita procura. Em Adaúfe certamente terá a mesma facilidade em vender, um pouco como em Merelim.

    Acho que aposta bem em casas térreas, há pouca oferta nesse segmento.
    O problema é que necessita de terrenos maiores. Ou apostar em casas em que o "jardim" ou "terraço" ficam na cobertura.
    O que acho que faz "menos bem" é apostar em T2 apenas. Fazer um quarto a mais custa-lhe pouco quando comparado à valorização duma venda ou dum aluguer dum T3. Acho que devia sempre considerar uma Tipologia com 3 quartos como mínimo. Se o objetivo é conter os custos, pode sempre considerar não fazer garagem (mas sim um coberto apenas)... e por 110-125m2 já faz um T3 bastante razoável. Ou 100m2 por um T2...

    O mínimo legal para um T2 são 72m2, e 91m2 de área bruta para um T3.
  8.  # 8

    Colocado por: TicMicHá estudos de mercado


    :)
    O melhor estudo de mercado é sair de casa, dar uma volta pelas zonas interessantes e averiguar "no terreno" as condições de cada zona, a horas diferentes e em épocas do ano diferentes. Braga tem várias nuances e micro-climas (meteorológicos e demográficos).
    Braga só não tem mar, de resto tem quase tudo :)
    Concordam com este comentário: Djdasa, brunoa, TicMic
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jose86
    • Djdasa
    • 2 fevereiro 2022 editado

     # 9

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    :)
    O melhor estudo de mercado é sair de casa, dar uma volta pelas zonas interessantes e averiguar "no terreno" as condições de cada zona, a horas diferentes e em épocas do ano diferentes. Braga tem várias nuances e micro-climas (meteorológicos e demográficos).
    Braga só não tem mar, de resto tem quase tudo :)
    Concordam com este comentário:Djdasa

    Até tem uma famosa estrada que criava a ilusão de ótica de carros a subir numa descida!
    https://webraga.pt/blog/estrada-magica-bom-jesus-monte/
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • zeto
    • 2 fevereiro 2022

     # 10

    Braga está por demais, coloquei um apartamento num anúncio a renda, pois acreditem não acreditem tenho 119 interessados no apartamento e agora que faço, quem me dera ter meia dúzia deles
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • zeto
    • 2 fevereiro 2022

     # 11

    Se conseguisse arranjar um bom negócio, comprava outro apartamento para arrendar
  9.  # 12

    Miguel Oliveira o senhor como arquitecto o que me diz em relação à construção em LSF jà à algum tempo que ando a pesquisar em relação à construção LSF e acho intéressante relativamente ao tempo que se ganhar em relação à construção tradicional e nós custos também.
  10.  # 13

    Se quiserem um T3 ao pé da estação...
    Será bom para tirar rentabilidade, pelo - quem vai para a U.M.
    Estou a pensar comprar um em frossos ou na Vila de Prado. Mas estou com a impressão, que os preços aqui em Braga já estão na curva descendente...
  11.  # 14

    Colocado por: Jose86em relação à construção em LSF


    Sinceramente, acho bastante prático para obras no centro da cidade, em ruas pedonais ou com dificuldades de acesso, etc... Numa casa isolada ou em banda, acho que perde força essa opção. É tudo muito bonito, mas ainda temos mão de obra muito à antiga... Fora do centro, acho mais fácil seguir com estructura em betão e bloco/tijolo térmico, mas cada caso é um caso.
  12.  # 15

    Colocado por: Jose86Queria investir na construção de moradias para alugar e vender

    Faz muito bem, não se esqueça é que essa atividade está restrita a empresas inscritas no impic. Quando começar a tratar dos papeis desiste do negócio.
 
0.0168 seg. NEW