Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Boas
    Colocado por: Luis K. W.18/20mm de ESPESSURAtêm10 ou 12cm DE LARGURA

Tem razão. "My mistake"
    Colocado por: Luis K. W.custa 70,69€/m2+IVA

Não é tão caro. Ver aqui.
    Cumprimentos
  2.  # 22

Colocado por: sergyio
    Colocado por: ParamonteEsqueça isso, pode jogar um pouco c\ a côr, mas a côr original ganha sempre.

Colocar carvalho em zonas húmidas é o caminho do infortúnio...mas é uma madeira bonita

mas quando diz carvalho estamo-nos a referir a madeira mesmo e não tipo chão flutuante em carvalho ou portas simples em carvalho, certo?

O carvalho massiço "mexe" muito, o flutuante c\ 4 mm de carvalho mexe o bastante para ainda ter que ser removido (como eu já vi), se fôr um flutuante c\ "cheirinho a carvalho" é capaz até de não mexer nada.
  3.  # 23

aprendiz2, indique-me um Carvalho que recomende. E digo isto, com a maior das sinceridades, é que os carpinteiros que apanho, nenhum se sente à vontade de meter largas áreas em carvalho...

Coisas da Casa
  4.  # 24

Não sou omnisciente mas já deu para ver muito carvalho lavantado. O ultimo caso foi de uma casa de uma arquitecta em que todo o r/c de carvalho massiço levantou e após várias tentativas de resolver o problema foi substituido por, penso, um cerâmico. O 1º piso não foi afectado. o r/c tinha cota zero

agora se há Carvalhos especiais que "não" mexem não sei, eu não os conheço, mas pode ser que existam!
  5.  # 25

Não, francamente não sei...não é a minha área, o que eu sei é que é o que vejo e que os carpinteiros amigos me dizem...mas já agora ajude lá o AdrianoP
  6.  # 26

Tenho pena de não ir conseguir saber qual é o tal carvalho que o aprendiz2 fala.......

Coisas da Casa
  7.  # 27

era uma arquitecta, era maciço sim. O

Na minha casa o carpinteiro desaconselhou aplicar carvalho maciço no r/c apesar do isolamento (a casa tem caixa de ar), disse ele que tinha tido um "experiências negativas". No primeiro andar, após insisteência nossa colocou soalho flutuante de carvalho (4 mm). Logo no primeiro ano 20% das ripas abaularam por duas vezes mas como a casa estava na garantia foram arrranjadas mas foi preciso criar espaços entre as ripas para elas poderem mexer, o q nem sempre fica bem. Neste momento ainda tenho ripas que dilataram mas por sorte estão debaixo de móveis, não se vêm.
  8.  # 28

mas eu ainda nem sequer falei em nenhum.

Olhe, fez-me lembrar um utilizador que em tempos andou aqui pelo fórum... designava-se de aprendiz, era o nick dele. As respostas eram mesmo como as suas... Não ajudavam os utilizadores, roçavam a arrogância e espelhavam ignorância. Parecia que sabia, mas depois de exprimido, não saía nada, tal laranja velha. Cada coincidência! Mas esquecendo águas passadas, até porque acredito que você não é como o outro utilizador... :)

Voltando ao tópico

Se sabe algum carvalho bom, que não tenha problemas, diga qual é. Eu de carvalho, percebo ainda menos que lagares de azeite, mas sei o suficiente para saber que os construtores evitam ao máximo aplicar esse tipo de material. Se é boato, é capaz, mas eu sei de uma escada de carvalho que tens meia dúzia de meses e já deu problemas. Qual é o Carvalho? não lhe sei dizer, mas é daquele que 18 degraus com espelho custaram 1500€...

Apenas sei que o mercado não está para armazenamento de matérias primas. E o Carvalho é uma excelente madeira quando devidamente seco. Não são os 15 dias que está em estufa que o secam. Já lá vai o tempo em que as chapas de carvalho ficavam um a dois anos em armazém para secarem e só depois eram cortadas e aplicadas. Como a maioria das carpintarias de hoje não sabe se amanhã vendem madeira, ninguém faz stocks. Portanto, o cliente compra, vai encomenda, a madeira é cortada, metida na estufa e no máximo passaram uns dois meses entre o campo e o chão da sala. Este tempo reduzido, não permite à madeira adquirir as características de humidade e dilatação necessárias para uma aplicação fixa.

Olhando para a pergunta, gosto do Ipê, do sucupira, do pau rosa, da nogueira, carvalho.... se calhar cada uma para uma aplicação diferente.... :)

Coisas da Casa
  9.  # 29

numa estufa estão muitas vezes várias qualidades (madeiras) ao mesmo tempo e não devia.

Mas qual é a qualidade de carvalho que deveria estar?

um dos maiores problemas é com a aplicação (execução)...(técnicas)...(e condições)

E em quê que nós, como "pagadores" do serviço, devemos ter em atenção para perceber se a aplicação é bem executada?

Coisas da Casa
  10.  # 30

oops
  11.  # 31

Apliquei uns milhares de m2 de lamparquet de carvalho francês e, passados mais de 10 anos, não levantou nem uma pecinha. Vou ver se descubro uma fotografia para colocar aqui.

Entretanto, coloco aqui uma com vários tipos de madeira (já a coloquei noutro tópico). NOTA: as cores poderão estar distorcidas.

GOSTO dos aglomerados folheados a AFIZÉLIA (paineis, portas de roupeiros, etc.).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas, scazevedo
      090415 madeira_1.jpg
  12.  # 32

para mim, Afizélia Doussié ou Afizélia pachiloba com verniz aquoso que fica muito mais ao tom da madeira. esta madeira fica num rosa palido muito bonito. tem também o cumaru que também aplicado verniz aquoso fica num tom dourado.assim como a sucupira e o ipê também sao madeiras muito bonitas mas escuras. relativo a estabilidade sao as tres 5* desde que bem executado o trabalho.
    PS. madeiras com verniz poliuterano oxidam um pouco devido ao verniz.
    PS2 . o meu comentario fala só para pavimentos de madeira maciça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scazevedo
  13.  # 33

E recomendações do carvalho bom, nada? Nem das boas técnicas de aplicação?

Coisas da Casa
  14.  # 34

E ja agora, alguém recomenda alguma carpintaria/estância que ofereça algummas garantias? E o problema da falta de stocks/secagem aplica-se também àas madeiras exoticas?
  15.  # 35

Tenho a minha casa em carvalho francês.
    Depois de muito insistir com o carpinteiro e de garantir que assumia as mexidelas este foi o que ele aconselhou depois de me tentar impinzir todo o tipo de madeira menos o tuary ou tauri pois segundo ele é uma madeira muito dura que lhe ia derreter as ferramentas todas.
    Apenas tenho madeira macissa na escada rodapés apainelados e pouco mais.
    Mas que mexe mexe em especial a zona da escada.
  16.  # 36

Bom dia,

Na sequência do tópico, e como não percebemos muito do assunto, devemos ou não optar por chão em madeira maciça?
    Isto porque a arq e o eng deram a ideia de colocar chão de madeira (pinho), e um de nós concorda e outro não.
    O que concorda defende que a nível de isolamento é melhor, e como o andar tem caixa de ar e piso de madeira, seria só reparar algumas divisões (porque os anteriores donos coloram mosaicos por cima da madeira).
    O que não concorda defende que é um custo elevado, e que a nível de manutenção dá muito trabalho.

Quais as vossas experiências e opiniões?

Muito obrigada,
    S & B
  17.  # 37

S & B,
    Comecei esta semana a remodelação de um apartamento MUITO parecido com o vosso, igualmente um r/c alto, e da mesma época.

Naquele caso, vão MANTER o pavimento em madeira existente, remendando onde for necessário (onde houver demolições de paredes, e onde estiver estragado).
    Já se sabe que haverá alguns locais em que se poderá notar as diferenças de «idade» dos materiais.

Em compensação ficará mais barato que colocar um novo.
    O pavimento será afagado e envernizado, o que exige MUITO POUCA manutenção.

No vosso caso, DEPENDE de como está o pavimento em madeira debaixo desses mosaicos, e de que áreas estamos a falar...
  18.  # 38

A área de madeira é de +/- 70m2.
    A que tem mosaico por cima é de +/- 22m mas como colaram os mosaicos directamente na madeira, essa não dá para recuperar, temos que mudar a madeira...
  19.  # 39

Colocado por: susana&brunocolaram os mosaicos directamente na madeira

Por curiosidade, como estão esses cerâmicos?
  20.  # 40

A minha preferida e que tenho em casa é a Câmbala ou kambala. Até ver esta-se a portar muito bem.

0.0238 seg. NEW