Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: rjmpires
    Nessa equação falta a bomba e a automação, não cheguei a instalar ainda.
    De qualquer das formas se o fosse fazer, teria de comprar um T e uma válvula de retenção ainda, pois o ponto do retorno no meu acumulador é muito em cima, e ao fazer fazia em baixo na admissão de água fria.
    A automação é a tal válvula de controle de temperatura?
  2.  # 882

Colocado por: DR1982A automação é a tal válvula de controle de temperatura?

Um qualquer cronorelogio ou shelly ou qqr coisa dessas, no meu caso seria um shelly 1.
  3.  # 883

Colocado por: LAFerreiraEste controlo poderá ser mais ou menos automatizado, é isso?
    sim
  4.  # 884

Colocado por: rjmpires
    Um qualquer cronorelogio ou shelly ou qqr coisa dessas, no meu caso seria um shelly 1.
    ou um temporizador com acionamento por botão de pressão.
    • DR1982
    • 14 agosto 2022 editado

# 885

O tal retorno apenas no ultimo ponto é isto? (Seta azul)
    É que ainda nao percebi como é ue neste caso teria agua quente em tudo :s
    Ou para funcionar tem de tar tudo em série?
      E49CAC69-D746-43A3-B827-90FED97B849A.jpeg
  5.  # 886

Colocado por: rjmpiresNessa equação falta a bomba e a automação, não cheguei a instalar ainda.

Não tem bomba? Como é que funciona?

Colocado por: DR1982Entao sendo assim o tal
    Retorno não faz muito sentido em termos económicos, mais vale deixar a agua correr então

Não precisa de ter a canalização a 50º, até pq não é essa a temperatura que a usa (se se for para adicionar água fria na misturadora e temperar, o que é um desperdício de energia).

É uma questão de moderação e equilíbrio. Não precisa dos extremos: ou tem retorno em toda as torneiras e com circuito a 50º, ou então não tem nada.

Estando a 30º ou a 35º, por exemplo, já é morna e dá para a utilização típica. Se quiser mais quente, o tempo que demora aquecer mais 10º é diferente do que demora a aquecer mais 35º, caso não tenha retorno.

Em termo económicos, quase de certeza que tem razão.
    Em termos de conforto (e desperdício de água, vá) é muito melhor.
  6.  # 887

E o que será menos propício a chatisses? {Avarias}
    Temporizador?
    Botão de pressão?

Ligar isso à domótica é boa ideia?
  7.  # 888

Colocado por: DR1982O tal retorno apenas no ultimo ponto é isto? (Seta azul)
      E49CAC69-D746-43A3-B827-90FED97B849A.jpeg

Se for para não levar retorno, na minha opinião a canalização a vermelho seria a mais económica e com sentido. Se for para levar retorno e usar o mesmo diariamente, o ideal é a canalização vermelha ser única (sem T - ou seja, série) e depois a bifurcação para cada saída ser a mais pequena possível. Desta forma, quando circular a água, circula a mesma em todo o sistema. Posteriormente sim, o que desenhou a azul seria o retorno para a BC.
  8.  # 889

Colocado por: DR1982Entao sendo assim o tal
    Retorno não faz muito sentido em termos económicos, mais vale deixar a agua correr então

A meu ver:
    O retorno é mais relevante/reconfortante no inverno...
    E tb é no inverno que este perde/dissipa mais energia...

MAS

eu acho que essa energia perdida (Temp da água) é "PRH ganho" - no inverno... É calor que sai dos canos e entra na estrutura da casa! (Se esta for bem isolada)
  9.  # 890

Colocado por: Beto1980

A meu ver:
    O retorno é mais relevante/reconfortante no inverno...
    E tb é no inverno que este perde/dissipa mais energia...

MAS

eu acho que essa energia perdida (Temp da água) é "PRH ganho" - no inverno... É calor que sai dos canos e entra na estrutura da casa! (Se esta for bem isolada)
    De verão é AC perdido entao:)
  10.  # 891

Colocado por: LAFerreira

Se for para não levar retorno, na minha opinião a canalização a vermelho seria a mais económica e com sentido. Se for para levar retorno e usar o mesmo diariamente, o ideal é a canalização vermelha ser única (sem T - ou seja, série) e depois a bifurcação para cada saída ser a mais pequena possível. Desta forma, quando circular a água, circula a mesma em todo o sistema. Posteriormente sim, o que desenhou a azul seria o retorno para a BC.
    Eu nao consigo entender é como é que dessa forma se vai aquecer a agua para as bifurcações, na minha cabeça a agua que vai para as bifurcações nao vem para trás 😂
  11.  # 892

Colocado por: DR1982De verão é AC perdido entao:)

Pois! Poderá ser!
    Mas de verão tb não se torna tão chato lavar a cara de manhã com água fresca! Até sabe bem!
    No inverno pode ser desconfortável lavar as ventas com água gelada (para não ter de desperdíçar água e toda a energia para encher o cano de água quente desde a fonte de calor até ao WC)

Podes desligar nos meses mais quentes!
  12.  # 893

Eu nao consigo entender é como é que dessa forma se vai aquecer a agua para as bifurcações, na minha cabeça a agua que vai para as bifurcações nao vem para trás 😂

Por isso disse para a bifurcação ser o mais pequena possível.
    Ou seja, imagine um circuito fechado ligado à BC. Tudo isto circula. Depois as bifurcações são o menor possíveis a ligar às wc, banca, etc.
    Nestas pequenas bifurcações a água contida nelas vai desperdiçar ou então, até se mistura com a outra mais quente e sai morna....
  13.  # 894

Colocado por: Beto1980
    Pois! Poderá ser!
    Mas de verão tb não se torna tão chato lavar a cara de manhã com água fresca! Até sabe bem!
    No inverno pode ser desconfortável lavar as ventas com água gelada (para não ter de desperdíçar água e toda a energia para encher o cano de água quente desde a fonte de calor até ao WC)

Podes desligar nos meses mais quentes!
    Eujj no por acaso lavo sempre as bentas de agua fria, mesmo de inverno mas a mulher ja gosta menos😂
    Vou ter de ver sobre a complexidade da coisa, custos envolvidos e tal para ver o que se faz
    Concordam com este comentário: Beto1980
  14.  # 895

Colocado por: LAFerreira

Por isso disse para a bifurcação ser o mais pequena possível.
    Ou seja, imagine um circuito fechado ligado à BC. Tudo isto circula. Depois as bifurcações são o menor possíveis a ligar às wc, banca, etc.
    Nestas pequenas bifurcações a água contida nelas vai desperdiçar ou então, até se mistura com a outra mais quente e sai morna....
    Sim, tenho curiosidade de saber ao certo o que acontece nas bifurcações:s
  15.  # 896

Colocado por: pguilherme(e desperdício de água, vá)

Na regulamentação atual, já é obrigatório o circuito de recirculação se a distância da fonte de calor ao último ponto de água quente for superior a 15m de tubo.

Mas o mais importante é mesmo a economia de água potável, não é o conforto, nem a energia propriamente.
    Concordam com este comentário: Beto1980
    • SrR
    • 14 agosto 2022

# 897

Colocado por: pguilherme
    Isto aplica-se a radiadores e outros circuitos fechados.
    O caso do retorno para manter a canalização quente é diferente.
    Vou pensar melhor no assunto.
    aplica-se tambem a sistemas aqs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  16.  # 898

Colocado por: DR1982O tal retorno apenas no ultimo ponto é isto? (Seta azul)

Essa casa não precisa de tubagem de retorno, a distância do local de consumo ao local de produção de AQS é tão curto, que não se justifica o investimento, não complique.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  17.  # 899

Colocado por: pguilhermeNão tem bomba? Como é que funciona?

Não funciona, apenas instalei a linha de retorno, o sistema não está completo.
  18.  # 900

Atrás disseram que a escolha do local correto para os coletores do prh é importante e que sendo uma zona Central seria melhor.
    Questão:
    - pode a BC estar distante dos coletores? Se sim, quais as desvantagens?

0.2423 seg. NEW