Colocado por: rjmpiresA automação é a tal válvula de controle de temperatura?
Nessa equação falta a bomba e a automação, não cheguei a instalar ainda.
De qualquer das formas se o fosse fazer, teria de comprar um T e uma válvula de retenção ainda, pois o ponto do retorno no meu acumulador é muito em cima, e ao fazer fazia em baixo na admissão de água fria.
Colocado por: DR1982A automação é a tal válvula de controle de temperatura?
Colocado por: LAFerreiraEste controlo poderá ser mais ou menos automatizado, é isso?sim
Colocado por: rjmpiresou um temporizador com acionamento por botão de pressão.
Um qualquer cronorelogio ou shelly ou qqr coisa dessas, no meu caso seria um shelly 1.
Colocado por: rjmpiresNessa equação falta a bomba e a automação, não cheguei a instalar ainda.
Colocado por: DR1982Entao sendo assim o tal
Retorno não faz muito sentido em termos económicos, mais vale deixar a agua correr então
Colocado por: DR1982O tal retorno apenas no ultimo ponto é isto? (Seta azul)
É que ainda nao percebi como é ue neste caso teria agua quente em tudo :s
Ou para funcionar tem de tar tudo em série?
Colocado por: DR1982Entao sendo assim o tal
Retorno não faz muito sentido em termos económicos, mais vale deixar a agua correr então
Colocado por: Beto1980De verão é AC perdido entao:)
A meu ver:
O retorno é mais relevante/reconfortante no inverno...
E tb é no inverno que este perde/dissipa mais energia...
MAS
eu acho que essa energia perdida (Temp da água) é "PRH ganho" - no inverno... É calor que sai dos canos e entra na estrutura da casa! (Se esta for bem isolada)
Colocado por: LAFerreiraEu nao consigo entender é como é que dessa forma se vai aquecer a agua para as bifurcações, na minha cabeça a agua que vai para as bifurcações nao vem para trás 😂
Se for para não levar retorno, na minha opinião a canalização a vermelho seria a mais económica e com sentido. Se for para levar retorno e usar o mesmo diariamente, o ideal é a canalização vermelha ser única (sem T - ou seja, série) e depois a bifurcação para cada saída ser a mais pequena possível. Desta forma, quando circular a água, circula a mesma em todo o sistema. Posteriormente sim, o que desenhou a azul seria o retorno para a BC.
Colocado por: DR1982De verão é AC perdido entao:)
Eu nao consigo entender é como é que dessa forma se vai aquecer a agua para as bifurcações, na minha cabeça a agua que vai para as bifurcações nao vem para trás 😂
Colocado por: Beto1980Eujj no por acaso lavo sempre as bentas de agua fria, mesmo de inverno mas a mulher ja gosta menos😂
Pois! Poderá ser!
Mas de verão tb não se torna tão chato lavar a cara de manhã com água fresca! Até sabe bem!
No inverno pode ser desconfortável lavar as ventas com água gelada (para não ter de desperdíçar água e toda a energia para encher o cano de água quente desde a fonte de calor até ao WC)
Podes desligar nos meses mais quentes!
Colocado por: LAFerreiraSim, tenho curiosidade de saber ao certo o que acontece nas bifurcações:s
Por isso disse para a bifurcação ser o mais pequena possível.
Ou seja, imagine um circuito fechado ligado à BC. Tudo isto circula. Depois as bifurcações são o menor possíveis a ligar às wc, banca, etc.
Nestas pequenas bifurcações a água contida nelas vai desperdiçar ou então, até se mistura com a outra mais quente e sai morna....
Colocado por: pguilherme(e desperdício de água, vá)
Colocado por: pguilhermeaplica-se tambem a sistemas aqs
Isto aplica-se a radiadores e outros circuitos fechados.
O caso do retorno para manter a canalização quente é diferente.
Vou pensar melhor no assunto.
Colocado por: DR1982O tal retorno apenas no ultimo ponto é isto? (Seta azul)
É que ainda nao percebi como é ue neste caso teria agua quente em tudo :s
Ou para funcionar tem de tar tudo em série?
Colocado por: pguilhermeNão tem bomba? Como é que funciona?