Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bons dias,

Em Julho do ano passado houve fiscalização por parte da companhia das águas, dizendo que deveria haver reparações à prumada do prédio pois estava a sair águas residuais pela rede de águas pluviais do prédio.

Vivi lá muitos anos e nunca me dei conta, mas de facto por vezes há água escorrida pela frente do prédio.

Após alguma pesquisa, cheguei à conclusão que seria de uma condómina do RC que tem uma máquina de lavar roupa num anexo (provavelmente ilegal) que terá colocado a escoar para a rede de águas do terraço (e que portanto serviria para as chuvas).

Resumindo e baralhando, a arrendatária não quer ter nada a ver com isso e a proprietária não paga quotas, não comparece às reuniões de condomínio e tenho a companhia das águas à perna com multas elevadíssimas. A senhora que aluga, muito simpática mas que não quer ter nada que ver com isso, diz que a máquina lhe parece bem ligada nos tubos, só não sabe os caminhos que seguem pelas paredes - se para rede de esgotos ou pluvial.

Posto isto, chegar à fala com a proprietária é difícil, é um daqueles ascos que ninguém quer ter num condomínio.

A sugestão do departamento jurídico do fornecedor é realizar assembleia extraordinária e apresentar oficialmente a situação aos condóminos (oficiosamente já todos sabem) para se proceder ao envio de carta registada com AR à proprietária para resolução. Deram-nos 3 meses para resolver o problema.

Se não resultar, o condomínio terá de agir judicialmente contra a proprietária por escoamento ilegal de águas.

Têm outra sugestão? Outra coisa que possa provocar isto? É claro que não ponho de parte que possa haver outra situação com o prédio, afinal tem mais de 50 anos de construção.

O fiscalizador quando lá foi referiu que havia molas da roupa a escorrer junto com a água, o que me deixou confuso como raio estavam lá molas. E a água que sai é água com sabão basicamente, da escorrência da máquina da roupa.

Isto está a tirar-me o sono pois sou administrador e as multas são muitíssimo avultadas e não fui eu que provoquei a situação nem o condomínio dispõe de fundos para contratar um advogado. A câmara pode ajudar?

Obrigado
  2.  # 2

Uma vez que

Colocado por: BanhocaPTPosto isto, chegar à fala com a proprietária é difícil, é um daqueles ascos que ninguém quer ter num condomínio.

Eu iria diretamente para

Colocado por: BanhocaPTSe não resultar, o condomínio terá de agir judicialmente contra a proprietária por escoamento ilegal de águas.

Depois de:

Colocado por: BanhocaPTA sugestão do departamento jurídico do fornecedor é realizar assembleia extraordinária e apresentar oficialmente a situação aos condóminos (oficiosamente já todos sabem) para se proceder ao envio de carta registada com AR à proprietária para resolução.
  3.  # 3

Pois é esse o plano.

Já contactei um canalizador para meter um corante no tubo de escoamento da dita casa.

A arrendatária aceita a visita - espero que a proprietária não levante ondas. Julgo que a mulher que lá vive tem autoridade para permitir a entrada dum canalizador a pedido do condomínio. Se fosse a proprietária certamente iria recusar
  4.  # 4

Diz no seu post que as aguas escorrem pelo terraço... onde provavelmente se juntam as molas...
    A "céu aberto", ou por tubagem?

Como a empresa das águas fez a detecção? É algo que se veja a olho nu?

Colocado por: BanhocaPTApós alguma pesquisa, cheguei à conclusão que seria de uma condómina do RC que tem uma máquina de lavar roupa num anexo (provavelmente ilegal) que terá colocado a escoar para a rede de águas do terraço (e que portanto serviria para as chuvas).
  5.  # 5

Tem um ralo no centro do terraço e tem uma grelha, junto da porta do mesmo anexo, que julgo que comunique com o dito ralo.

Foi denúncia de uma senhora do prédio do lado e sim é visível quando a mulher usa a máquina da roupa porque sai água com espuma e cheiro a detergente.
  6.  # 6

A agua saponácea transborda pelo ralo, ou vai escorrendo pelo pavimento do terraço?
    De qualquer dos modos, é preciso ter a rede pluvial e de esgoto separada, claro.
    É preciso corrigir.

A multa, a existir, vai caber a todos os condóminos, não? Sendo elevadas, ainda pior. Já se fez uma reunião a informar as pessoas?

Colocado por: BanhocaPTTem um ralo no centro do terraço e tem uma grelha, junto da porta do mesmo anexo, que julgo que comunique com o dito ralo.

Foi denúncia de uma senhora do prédio do lado e sim é visível quando a mulher usa a máquina da roupa porque sai água com espuma e cheiro a detergente.
  7.  # 7

Nunca se chega a ver a água no terraço. De alguma forma a ligação existe à rede pluvial ainda dentro de casa, julgo eu, na dita grelha onde repousa a porta que dá para o anexo, que presumimos ilegalmente construído,e que daí dá acesso ao resto da casa.

Basicamente fechou parte do terraço.

A arrendatária refere que a máquina está ligada a um cano na parede, pelo que a descarga tem que ir pelas paredes até à dita grelha e daí escoa por baixo do prédio até lá à frente, na porta de entrada.

É uma situação que provavelmente já se arrasta há anos. Honestamente nunca reparei nisso, nem ninguém. Só agora houve queixa ao fornecedor.

Todos os vizinhos sabem de forma oficiosa e vamos agendar reunião para o início de Março para tornar oficial. Falta me fazer as convocatórias e enviar. Para a dita senhora com entrega em mão

Estou no telemóvel, não consigo descrever bem.

A multa é exercida sobre o condomínio, mas nem estou a pensar nisso agora. O meu objectivo agora é isentar o condomínio de responsabilidades.
  8.  # 8

.
  9.  # 9

Documentar o máximo possível e seguir para um advogado, amanhã. Atrase isso muito tempo e arrisca-se a gastar bastante mais do que a despesa numas reuniões e cartas ameaçadoras.

Se já chegou à fiscalização não ande com paninhos quentes para trás e para a frente. É chato entrar em conflito com outro proprietário? Sim. Mas é mais chato levar com multas, interrompimentos de fornecimento ou obras coercivas. Pare de engonhar, peça dinheiro ao condomínio se for preciso e vá para um advogado. Não resolver à bruta é correr um bom risco.

Se precisar de um advogado onde ir diga que eu recomendo um ou dois (na área de Lisboa).
  10.  # 10

Consulte o processo camarário e veja o que está licenciado.

Colocado por: BanhocaPT

(...) Basicamente fechou parte do terraço. (...)
    (...) e daí escoa por baixo do prédio até lá à frente, na porta de entrada.(...)
    (...) É uma situação que provavelmente já se arrasta há anos. Só agora houve queixa ao fornecedor.(...)
    (...) O meu objectivo agora é isentar o condomínio de responsabilidades.(...)

0.0153 seg. NEW