Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!

Ganhamos coragem e decidimos avançar com a construção de uma moradia.

Já estamos a aguardar resposta do projeto de licenciamento e estamos muito satisfeitos com o que nos foi apresentado (e que fomos melhorando) até chegar ao que vou mostrar. Queríamos uma moradia térrea, com muita luz natural. Pedimos uma cozinha grande com abertura para a sala, 3 quartos, um escritório, uma espécie de "closet" de família (acessível na zona dos quartos, mas fora) e um espaço de cave (não está na imagem mas será por baixo da garagem, com a mesma área desta). A proposta cumpre todos os nossos requisitos e acréscimos. Há uns ligeiros desníveis (degraus para os quartos e degraus para a zona comum) porque é necessário acompanhar o declive natural do terreno.

Deixo a planta do piso 0 (o -1 é apenas a cave). Quero ir apresentando o processo aqui no forum, já que encontro muitos comentários úteis e sugestões pertinentes em outras discussões semelhantes a esta. Gostava de ouvir a vossa opinião sobre a planta (podem sempre surgir novos pontos de vista válidos nos quais ainda não pensamos).

Em breve iremos reunir com o arquiteto para começar a definir os passos seguintes (gostava que a casa fosse o mais auto-sustentada possível, por exemplo).

Desde já obrigada!
      PISO 0_v1.jpg
  2.  # 2

Colocado por: minervaptHá uns ligeiros desníveis (degraus para os quartos e degraus para a zona comum) porque é necessário acompanhar o declive natural do terreno.

Começa mal, sobretudo sendo térrea.

Se tem cave e tudo... era assumir o desvão ou modelar o terreno...
    Concordam com este comentário: pkasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: minervapt
  3.  # 3

Grande casa
    Quanto à planfa acho que a sala tem pouca largura para o comprimento que tem
  4.  # 4

Tem aí um grande casarão.

Penso que o wc social e a lavandaria deviam ser reorganizados, ficavam mais pequenos, mas sem esse mini recanto.

E aproveitar para colocar janela nos WCs que o permitam (ou clarabóia, ou lantermin).

Com uma área social tão grande, e um super alpendre social... penso que serão de pouco uso os alpendres dos quartos. Repensava ou diminuia-lhes a expressão, para não precisar dos pilares...
  5.  # 5

Demasiados desniveis dentro de casa.... complexa.
    Concordam com este comentário: Djdasa, pkasa
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasDemasiados desniveis dentro de casa.... complexa.
    Concordam com este comentário:Djdasa

Fiquei hiper baralhada também com os niveis marados. Mas isto tbm em planta é uma coisa, secalhar numa casa semelhante já não acharia tão esquisito.

Tem aí uma casa bem grandinha, mas acho que ngm precisa de vos dizer, já o sabem. Mas para além do tamanho tá ai uma estrutura que podia ser mais simples, mas mais uma vez depende tbm do que pediram.
  7.  # 7

Colocado por: minervapt(gostava que a casa fosse o mais auto-sustentada possível, por exemplo).

Então a minha recomendação é mesmo a simplificação da proposta - menos custos de manutenção e de aparecimento de patologias associadas. Essa casa para limpar... e as acessibilidades...
    Ponderem bem.
    Concordam com este comentário: azwsedcrfv
  8.  # 8

Que confusão essa planta, mas está aí um grande casarão.
    Concordam com este comentário: azwsedcrfv
  9.  # 9

a vantagem de construir casa é construir ao nosso gosto. Parece-me que essa planta já é o resultado de varias interações entre vocês e a vossa equipa. Se gostam, então força.

O pessoal do fórum é difícil de contentar, vão sempre apontar o dedo a alguma coisa.

eu pessoalmente aponto o dedo aos desníveis que a casa tem, sendo uma casa térrea é pena existirem esses degraus.

agora espero que tenha consciência que é uma casa com 300m2, com grandes envidraçados e isso não vai ficar barato.
    Concordam com este comentário: minervapt
  10.  # 10

Colocado por: pauloagsantosO pessoal do fórum é difícil de contentar, vão sempre apontar o dedo a alguma coisa.

Essa é a grande vantagem do fórum. Ter visões diferentes da mesma realidade.
    Valem o que valem mas para quem tem apenas uma creio que podem valer muito.
    Agora em relação ao projeto, é um projeto interessante com alguns pormenores de organização dos espaços que talvez pudessem ser melhorados, outros que são interessantes do ponto de vista da arquitetura mas não da mobilidade (desníveis) mas acima de tudo um projeto que requer um orçamento bem acima da média.
    Assim a seco, eu diria que é um projeto para valores bem acima dos 1500€/m2
  11.  # 11

Essa casa é um "grande cheia de nada"

Na cozinha tem uma mini ilha, uma casa com 300 m quadrados e nem uma ilha em condições tem para pousar um leitão da bairrada para poder cortar como um rei.

Depois quer uma casa com cozinha aberta para a sala, mas a própria sala tem uma profundidade de 10 metros.
    Pode ter muita luz natural, mas aquele canto final da sala vai ser triste, sombrea e afastado de toda a envolvência da sala/cozinha. O gajo que está na mini ilha tem de gritar para o outro que está a ver o Preço Certo ao fundo dessa sala.

O interesse de um open space é o gajo que esta a cozinhar poder interagir com toda a malta que está na sala. Desde os miudos que estão a jogar monopoly na mesa, aos tios que estão a ver TV. As distancias e proporções desse espaço falham por completo esta envolvência.

Os quartos acho-os com um tamanho super correctos.

A suite precisava de mais área. 3x3 é demasiado claustrofóbico para uma suite. E volto a repetir...300 metros quadrados e depois tem estas falhas. Peça ao arquitecto para por um cama de casal, duas comodas e um cadeirão (opcional) e vai perceber rapidamente que tem pouco espaço libre nessa suite.

Zona 1 e 2, Hall de entrada e área de distribuição. Uma autentica complexidade de quintas contra esquinas e degraus.
    3 portas de entrada a darem para o Hall? Parece aqueles filmes que um gajo chega átrio e tem de escolher entre 3 portas para chegar ao tesouro final.

A garagem tem uma área porreira, pelo que a zona 13 é completamente escusada. Está a comer espaço à uma possível alteração de áreas à zona intima. A torção de 20 graus face à casa é escusada e não trás vantagens nenhumas.

Entre outras coisas. Como já foi dito está um bocado complexa. Bem espremida, estes 300 metros quadrados são menos úteis que certas casas que por ai andam com 200 metros quadrados.

(o trabalho de cotação está super porco e desorganizado. A suite tem 3 cotas para a mesma medida 3.10; 3.10; 2.0+1.10m, etc etc. Um gajo até se perde a ler as dimensões)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fmbts, desofiapedro
    • DR1982
    • 19 fevereiro 2022 editado

# 12

Suite de 3x3? Eu vejo uma suite de 4.45x3.10m
    Os 3.10 sao justos para quem colocar movel de TV aos pes da cama.
    Os outros quartos, onde se mete uma secretária, encostada ao vidro?

De resto concordo, principalmente sobre o open space.
  12.  # 13

Há muito tempo que não lia a expressão "Quarto de arrumação", que é comumente designado como "arrumos".
  13.  # 14

realmente

Colocado por: NostradamusEssa casa é um "grande cheia de nada"

é um pouco isto, um corredor/ porta com 1.18 para interligar toda a casa parece-me muito constrangido
    "conseguir" chegar á cozinha tambem é algo dificil para quem vem dos quartos e chega a casa
    e ainda a zona social sobretudo o escritório vai levar de chapa o sol de poente pode ser algo complicado
    todo o custo dos porticos esteticos que se vislumbram parece excessivo
    aquela entrada pelo closet /corredor na suite não me parece muito agradável
    lá está, acredito que vá dar uns 3D vistosos mas...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Djdasa, azwsedcrfv, fmbts
  14.  # 15

Colocado por: Pedro BarradasHá muito tempo que não lia a expressão "Quarto de arrumação", que é comumente designado como "arrumos".

Eu uso uma expressão que acho que se adequa melhor "quarto da tralha"
  15.  # 16

Colocado por: ricardo.rodrigues

Começa mal, sobretudo sendo térrea.

Se tem cave e tudo... era assumir o desvão ou modelar o terreno...
    Concordam com este comentário:pkasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:minervapt

A modelação do terreno não é uma opção (não coloquei a planta completa do terreno, mas estamos a usar apenas uma parte de um terreno que é cultivado e pretende-se que continue a ser, interferindo o minimo possível com o que já existe.

E agora... pergunta de quem não percebe nada de termos técnicos: o que prentede dizer com "assumir o desvão"?

Quanto à cave, não fazia parte do plano original, foi um pedido concreto nosso.
  16.  # 17

Colocado por: ricardo.rodriguesTem aí um grande casarão.

Penso que o wc social e a lavandaria deviam ser reorganizados, ficavam mais pequenos, mas sem esse mini recanto.

E aproveitar para colocar janela nos WCs que o permitam (ou clarabóia, ou lantermin).

Com uma área social tão grande, e um super alpendre social... penso que serão de pouco uso os alpendres dos quartos. Repensava ou diminuia-lhes a expressão, para não precisar dos pilares...

Quanto à localização do WC social, a ideia é que possa ser acessivel quase sem entrar em casa (daí existir ali uma porta também). O terreno em redor é cultivado pelos meus pais e a ideia é que possam utilizar aquele WC quase sem entrar na casa.

Todos os WCs têm claraboia (em cima dos lavatórios), o corredor e hall também, assim como a cozinha e até o alpendre. Vou anexar o detalhe da planta da cobertura para explicar melhor.

Quanto aos alpendres dos quartos, também acho que serão muito pouco utilizados, principalmente estando a nascente... e é efectivamente um coisa que pode não fazer sentido. Obrigada!
      COBERTURA_page-0001.jpg
  17.  # 18

Colocado por: desofiapedro

Fiquei hiper baralhada também com os niveis marados. Mas isto tbm em planta é uma coisa, secalhar numa casa semelhante já não acharia tão esquisito.

Tem aí uma casa bem grandinha, mas acho que ngm precisa de vos dizer, já o sabem. Mas para além do tamanho tá ai uma estrutura que podia ser mais simples, mas mais uma vez depende tbm do que pediram.

Foi uma solução encontrada efectivamente conforme os nossos pedidos. É mais simples do que parece à primeira vista (experiência propria :)). Os quartos e WCs privados estão a um nível, (2 degraus), a entrada, WC social e lavandaria a outro nível, e a sala, cozinha e escritório um degrau a baixo destes. Isto tem uma solução que eu gosto (mas que também trará outros problemas): um pé direito alto na zona social.

A questão da estrutura simples, seria por exemplo naqueles alpendres frontais? Como refere o Ricardo?
  18.  # 19

Colocado por: minervapt

Foi uma solução encontrada efectivamente conforme os nossos pedidos. É mais simples do que parece à primeira vista (experiência propria :)). Os quartos e WCs privados estão a um nível, (2 degraus), a entrada, WC social e lavandaria a outro nível, e a sala, cozinha e escritório um degrau a baixo destes. Isto tem uma solução que eu gosto (mas que também trará outros problemas): um pé direito alto na zona social.

A questão da estrutura simples, seria por exemplo naqueles alpendres frontais? Como refere o Ricardo?

Penso que sim, pra mim para além dos desníveis mas esquecendo-os pq é a vosso pedido, há muitos cortes e recortes na parte central da planta, paredes que podiam estar alinhas e afins, são coisas que depois permitem poupar alguns custos em obra. Os desniveis é como disse, só presencialmente conseguiria perceber e secalhar até ia gostar do efeito, não sei :) de resto os restantes participantes podem ajudar melhor que é a área deles :P

O pé direito alto é magnifico, pelo menos eu gosto. O unico problema que vejo nisso é mesmo a questão do aquecimento/arrefecimento, pq de resto o efeito é fantástico, aliás se um dia puder construir uma casa de raíz vou querer partes da zona social assim :)
  19.  # 20

Colocado por: pauloagsantosa vantagem de construir casa é construir ao nosso gosto. Parece-me que essa planta já é o resultado de varias interações entre vocês e a vossa equipa. Se gostam, então força.

O pessoal do fórum é difícil de contentar, vão sempre apontar o dedo a alguma coisa.

eu pessoalmente aponto o dedo aos desníveis que a casa tem, sendo uma casa térrea é pena existirem esses degraus.

agora espero que tenha consciência que é uma casa com 300m2, com grandes envidraçados e isso não vai ficar barato.
    Concordam com este comentário:minervapt

Sim, eu sei, faz parte! Há sempre opiniões variadas em qualquer forum de especialidade mas acho que no final o saldo é positivo, portanto decidi cá vir :)

Sim,a área acabou por ser bem maior do que planeamos inicialmente, a área dos quartos, sala, halls e WC anda nos 200m2 mas depois há todos os outros espaços que também custam €€€ a construir claro. Tenho noção do custo acrescido dos vidros (e gostava que pelo menos estes custos estabilizassem para os poder começar a "planear"!).

0.0230 seg. NEW