Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: NostradamusEssa casa é um "grande cheia de nada"

Na cozinha tem uma mini ilha, uma casa com 300 m quadrados e nem uma ilha em condições tem para pousar um leitão da bairrada para poder cortar como um rei.

Depois quer uma casa com cozinha aberta para a sala, mas a própria sala tem uma profundidade de 10 metros.
    Pode ter muita luz natural, mas aquele canto final da sala vai ser triste, sombrea e afastado de toda a envolvência da sala/cozinha. O gajo que está na mini ilha tem de gritar para o outro que está a ver o Preço Certo ao fundo dessa sala.

O interesse de um open space é o gajo que esta a cozinhar poder interagir com toda a malta que está na sala. Desde os miudos que estão a jogar monopoly na mesa, aos tios que estão a ver TV. As distancias e proporções desse espaço falham por completo esta envolvência.

Os quartos acho-os com um tamanho super correctos.

A suite precisava de mais área. 3x3 é demasiado claustrofóbico para uma suite. E volto a repetir...300 metros quadrados e depois tem estas falhas. Peça ao arquitecto para por um cama de casal, duas comodas e um cadeirão (opcional) e vai perceber rapidamente que tem pouco espaço libre nessa suite.

Zona 1 e 2, Hall de entrada e área de distribuição. Uma autentica complexidade de quintas contra esquinas e degraus.
    3 portas de entrada a darem para o Hall? Parece aqueles filmes que um gajo chega átrio e tem de escolher entre 3 portas para chegar ao tesouro final.

A garagem tem uma área porreira, pelo que a zona 13 é completamente escusada. Está a comer espaço à uma possível alteração de áreas à zona intima. A torção de 20 graus face à casa é escusada e não trás vantagens nenhumas.

Entre outras coisas. Como já foi dito está um bocado complexa. Bem espremida, estes 300 metros quadrados são menos úteis que certas casas que por ai andam com 200 metros quadrados.

(o trabalho de cotação está super porco e desorganizado. A suite tem 3 cotas para a mesma medida 3.10; 3.10; 2.0+1.10m, etc etc. Um gajo até se perde a ler as dimensões)
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,fmbts,desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:minervapt

Ahahah, muito bom este comentário! Adorei a ilha que não dá para um leitão da bairrada e o centário do Preço Certo!!! XD

Ora bem, então por partes. Sim, eu nem sei se faria uma ilha, mas a parte da ilha é requisito do meu marido que é quem efectivamente gosta de cozinhar. Depois juntando a isso o 1,20m de corredor por causa das acessibilidades, não havia muito mais espaço. Mesmo assim, acho que a cozinha ainda precisa de levar aí uns retoques (havia uma passagem da cozinha para a lavandaria que retiramos, e uma parede também e não foi devidamente rectificada (nem pensamos ainda) na disposição da cozinha.

De qualquer forma nós somos umas família numerosa até é bom não estarmos todos colados XD Por outro lado eu sei que a sala é muito comprida mas não sei bem como resolver (uma vez que gosto dos quartos como estão e não os posso "encolher"). Confesso que não sei bem.

Quanto à questão da suite, aquilo tem quase 20m2 (contando com os armários e o "corredor", eu sei). Será assim tão pequena? Mas sim, preciso de começar a ver os nossos móveis ali para ter maior noção do espaço. Eu já tenho uma réplica feita no floor planner (não sei se há outros do género), mas ainda não comecei a adicionar móveis com as dimensões correctas (ainda não pensei muito neles).

Quanto ao hall, concordo. Há ali portas a mais e não estou totalmente convencida. É mesmo isso que diz... descobrir a porta onde está o tesouro XD

A zona 13 foi um pedido meu. Apesar de haver arrumação nos quartos, a ideia é que aquilo seja um closet de familia. Nós somos 2 adultos e 3 crianças (e ponderamos a possibilidade de um dia ter um 4o filho). Aquela divisão não é para a tralha da garagem, é para a roupa da família (e calçado e casacos e sei lá o que mais). Podia efectivamente, no limite cortar armários nos quartos, mas não tenho "coragem" para tanto.

Também tenho dúvidas na zona de refeições da cozinha. Mas depois percebo que a casa "perdesse" aquela forma (que faz sentido)...
  2.  # 22

Colocado por: zedasilva
    Essa é a grande vantagem do fórum. Ter visões diferentes da mesma realidade.
    Valem o que valem mas para quem tem apenas uma creio que podem valer muito.
    Agora em relação ao projeto, é um projeto interessante com alguns pormenores de organização dos espaços que talvez pudessem ser melhorados, outros que são interessantes do ponto de vista da arquitetura mas não da mobilidade (desníveis) mas acima de tudo um projeto que requer um orçamento bem acima da média.
    Assim a seco, eu diria que é um projeto para valores bem acima dos 1500€/m2

Sim, eu concordo. Depois posso não "concordar" com a visão, mas e bom ter outras ideias!

Os desníveis foram uma consequência de outras opções e terei que "viver" com eles.

Quanto ao custo de construção /m2, porque refere esse valor? Janelas/vidros a mais, por exemplo?
  3.  # 23

Colocado por: minervaptA zona 13 foi um pedido meu. Apesar de haver arrumação nos quartos, a ideia é que aquilo seja um closet de familia. Nós somos 2 adultos e 3 crianças (e ponderamos a possibilidade de um dia ter um 4o filho). Aquela divisão não é para a tralha da garagem, é para a roupa da família (e calçado e casacos e sei lá o que mais). Podia efectivamente, no limite cortar armários nos quartos, mas não tenho "coragem" para tanto.

Armarios em todo o comprimento do corredor poder ser uma alternativa.
  4.  # 24

Colocado por: DR1982Suite de 3x3? Eu vejo uma suite de 4.45x3.10m
    Os 3.10 sao justos para quem colocar movel de TV aos pes da cama.
    Os outros quartos, onde se mete uma secretária, encostada ao vidro?

De resto concordo, principalmente sobre o open space.
    Concordam com este comentário:minervapt

Os móveis de TV não são um problema. Vamos colocar ligações mas não é importante para nós ter televisão nos quartos sequer (temos televisão na nossa casa apenas na sala). As secretárias são um ponto pertinente e tenho efectivamente que estudar melhor a disposição do mobiliário nos quartos para perceber se responde ao que necessitamos.
  5.  # 25

Colocado por: Pedro BarradasHá muito tempo que não lia a expressão "Quarto de arrumação", que é comumente designado como "arrumos".
    Concordam com este comentário:minervapt

Este foi mesmo um requisito meu. Podemos chamar-lhe "closet" de uma familia numerosa. A ideia é que uma boa parte da roupa, principalmente dos miudos, fique ali. Casacos, calçados e sei lá. Eu sei que podia ter um armário no corredor, mas prefiro um espaço aberto. Pode não ser uma solução recorrente, mas faz sentido na nossa família. Ainda pensei em ser radical, ter uma divisão maior e retirar armários de todo, mas ficava uma casa demasiado adaptada a nós.
  6.  # 26

Colocado por: marco1realmente

é um pouco isto, um corredor/ porta com 1.18 para interligar toda a casa parece-me muito constrangido
    "conseguir" chegar á cozinha tambem é algo dificil para quem vem dos quartos e chega a casa
    e ainda a zona social sobretudo o escritório vai levar de chapa o sol de poente pode ser algo complicado
    todo o custo dos porticos esteticos que se vislumbram parece excessivo
    aquela entrada pelo closet /corredor na suite não me parece muito agradável
    lá está, acredito que vá dar uns 3D vistosos mas...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Djdasa,azwsedcrfv,fmbts

É pertinente a questão do hall estar potencialmente atrofiado. Tenho que ver melhor se queremos ceder noutro requisito.

A parte do escritório ser a poente, não me faz muita confusão. Neste momento, o da casa onde estamos é virado a sul... pior que este não deve ficar XD. Ainda por cima é mais baixo, mais perto do mar, e com mais árvores à volta, pelo que estou confiante que vai ser um bom lugar para trabalhar.

A questão do custo dos pórticos frontais é muito pertinente. Aquilo foi uma ideia do arquitecto e já não estava muito convencida. Levantando o factor "isto não é barato" (coisa que eu não fazia ideia, confesso) fico a achar que vamos mexer ali.
  7.  # 27

Colocado por: Djdasa
    Eu uso uma expressão que acho que se adequa melhor "quarto da tralha"

Para uma família numerosa "tralha" (mesmo que seja roupa e afins) é coisa que nunca falta ;)

0.0235 seg. NEW