Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Estou a remodelar a casa e no que diz respeito à iluminação estou com receio de existir falta de luz nos espaços.
    No espaço aberto estou a pensar em GU10 com abertura de 60º, será suficiente?
    Nos quartos disseram-me que como está a luz não irá ser suficiente. Nas casas de banho inicialmente tinha apenas dois focos, como dissera também que não era suficiente acrescentei mais um.

Temperatura da luz na cozinha/sala será de 4000k. Casas de banho 6000/6500k. Quartos 3000/3500k.

Podem dar-me um ajuda/opinião? Luzes a mais ou luzes a menos?

Obrigado
      luzes.PNG
  2.  # 2

Colocado por: diogobitoqueCasas de banho 6000/6500k.

Não faça isso. parece uma garagem/ fabrica com luz amorfa e azul. meta também 4000k.

Eu acho que tem pontos a mais nas zonas sociais. isso é alguma loja?
    '
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogobitoque
  3.  # 3

Tem aí luz mais que suficiente.

Meta focos de 120o e 10W de uma marca boa, Philips ou OSRAM.

Não faça salgalhada de cores, meta tudo a 3000k ou 4000k conforme o gosto
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Palmix
  4.  # 4

Colocado por: Pedro Barradas
    Não faça isso. parece uma garagem/ fabrica com luz amorfa e azul. meta também 4000k.

Eu acho que tem pontos a mais nas zonas sociais. isso é alguma loja?
    '
    Estas pessoas agradeceram este comentário:diogobitoque

É uma casa mesmo. Devo reduzir na parte da sala ou cozinha? Na casa de banho 2 focos sendo assim deve ser suficiente mais a luz de esplho?
  5.  # 5

Colocado por: RicardoPortoTem aí luz mais que suficiente.

Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Palmix

Disseram-me que as de 120º criavam muito reflexo/espelhavam, isso acontece, ou apenas tem mais alcance em relação às de 60º?
  6.  # 6

Colocado por: diogobitoqueÉ uma casa mesmo.

Eu sei, por isso mesmo não meta aquelas temperaturas de cor de 5000 e 6500k...
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradas
    Eu sei, por isso mesmo não meta aquelas temperaturas de cor de 5000 e 6500k...

Vou ficar pelas de 4000k. Acha que na sala os 6 focos são exagero ou é suficiente ?
  8.  # 8

Acho que assim seria melhor. a verificar com as luminarias e lampadas escolhidas. na sala, meter 2 circuitos.4 cantos + outras duas.
      luzes.1jpg.jpg
  9.  # 9

Colocado por: diogobitoque

Disseram-me que as de 120º criavam muito reflexo/espelhavam, isso acontece, ou apenas tem mais alcance em relação às de 60º?

Abrem mais a luz e faz menos locais de sombra
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  10.  # 10

Colocado por: RicardoPortoTem aí luz mais que suficiente.

Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Palmix

Meta 4000k, 3000 vai achar muito quente
  11.  # 11

Colocado por: Pedro BarradasAcho que assim seria melhor. a verificar com as luminarias e lampadas escolhidas. na sala, meter 2 circuitos.4 cantos + outras duas.
      luzes.1jpg.jpg

Obrigado pelo exemplo. No caso, será válido para abertura de 120º?
  12.  # 12

Aproveito para esclarecer uma dúvida, vale apenas investir em lâmpadas COB?
  13.  # 13

Colocado por: diogobitoqueNo caso, será válido para abertura de 120º?

Dependendo do efeito desejado, dos espaços das distâncias das potencias, uso de 35 e 60, nunca usei de 120º... É boa pratica também complementar os espaços com iluminação extra tecto. por exemplo candeeiros de pé ou de mesa.
    Eu gosto de jogos de claro / escuro. de criar atmosferas repousantes nos locais de repouso e de estar. Nada de iluminação " vibrante", entende?

PS: não aconselho a instalar focos de 120º...
  14.  # 14

Será preferivel lâmpadas substituiveis... das boas. com bom CRI e duráveis e com rendimento decente.
  15.  # 15

Colocado por: RicardoPortoAbrem mais a luz e faz menos locais de sombra

E pelo conseguinte o fluxo luminoso será inferior, ou seja, menos lux/cm2 para uma mesma potencia em Lúmens.
    Imagine um circulo de 100cm diametro, lampadas identicas ( mesmos W, mesma tem cor, mesmo fabricante, mas com angulo de abertura diferenciado. A com maior abertura, concentrará menos lux no centro desse mesmo circulo.

EDIT: esta imagem não está correcta graficamente ( mas ilustra bem o que descrevi), pois os focos representados, parecem ser equivalentes a 36º e 90º
    Concordam com este comentário: diogobitoque
      Imag-LUX.jpg
  16.  # 16

Eu percebo Pedro mas em zona de corredor aconselho um feixe mais fechado em zonas amplas um feixe mais em leque.

É questão de gosto.
    Concordam com este comentário: Palmix
  17.  # 17

Ricardo, o esquema não era para ti.
    Era para ilustrar o efeito que descreves e ao mesmo tempo mostrar as outras diferenças.
  18.  # 18

Boas.

Agradecia uma orientação.

Num quarto com cerca de 12m2, 4 pontos de luz com 6w cada downlights, é muito, pouco ou está bom?

Cumprimentos
  19.  # 19

Quais são os focos? bolachas que não dá para mudar lâmpada? (não aconselho)
    Os Watt não dizem nada, importante são os lumens (lm)... há lâmpadas de 5W, mais potentes que de 7W...

PS: em principio chegam os 4 focos, com lâmpadas GU10 (depois logo escolhe a potencia e o angulo de incidência)... é o setup que costumo meter para iluminação geral ( um foco em cada canto do compartimento rectangular a cerca de 30-40cm das paredes). Depois complementada com a iluminação de cabeceira e/ou de algum posto de trabalho que vá ter.
    • JAndCC
    • 5 novembro 2025 editado

# 20

Colocado por: Pedro BarradasQuais são os focos? bolachas que não dá para mudar lâmpada? (não aconselho)
    Os Watt não dizem nada, importante são os lumens (lm)... há lâmpadas de 5W, mais potentes que de 7W...

PS: em principio chegam os 4 focos, com lâmpadas GU10 (depois logo escolhe a potencia e o angulo de incidência)... é o setup que costumo meter para iluminação geral ( um foco em cada canto do compartimento rectangular a cerca de 30-40cm das paredes). Depois complementada com a iluminação de cabeceira e/ou de algum posto de trabalho que vá ter.

Obrigado desde já.

Estava a pensar nestes: https://www.efectoled.com/pt/comprar-downlight-led-philips/80465-downlight-led-6w-philips-slim-meson-corte-o-80-mm.html?id_c=162215

Se tiver outra sugestão, mesmo que mais cara, agradeço.

0.0234 seg. NEW