Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Os bancos são obrigados a entregarem as avaliações dos imóveis a empresas independentes, com cobertura nacional.
    Independentemente do valor que pague ao banco, ao perito avaliador que efectivamente se desloca ao local e faz a avaliação não cabem mais de 50 euros, brutos, às vezes menos... 36 euros brutos e se responder em tempo record.

    Normalmente, o proponente antes de constituir o processo hipotecário, fala com o banco e tem uma ideia do valor que lhe poderá ser concedido como empréstimo - o que vai ajudar a balizar a escolha da casa.
    Há sempre o risco de a avaliação ser inferior ao que é desejado, claro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunobar
  2.  # 22

    Colocado por: ADROatelierOs bancos são obrigados a entregarem as avaliações dos imóveis a empresas independentes, com cobertura nacional.
    Independentemente do valor que pague ao banco, ao perito avaliador que efectivamente se desloca ao local e faz a avaliação não cabem mais de 50 euros, brutos, às vezes menos... 36 euros brutos e se responder em tempo record.

    Normalmente, o proponente antes de constituir o processo hipotecário, fala com o banco e tem uma ideia do valor que lhe poderá ser concedido como empréstimo - o que vai ajudar a balizar a escolha da casa.
    Há sempre o risco de a avaliação ser inferior ao que é desejado, claro.


    O proponente é o comprador, correto? Como se pode ter uma ideia do valor que nos poderá ser emprestado?
  3.  # 23

    Sim, o proponente e a pessoa que vai ao banco e pede "um empréstimo".
    O valor depende dos seus rendimentos, das garantias que dê ao banco, da sua idade...
    Espere um pouco, devem aparecer por aqui pessoas que o podem ajudar melhor que eu.

    Colocado por: nunobar
    O proponente é o comprador, correto? Como se pode ter uma ideia do valor que nos poderá ser emprestado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunobar
  4.  # 24

    Colocado por: nunobarOlá, boa tarde.

    Gostaria de tirar as seguintes dúvidas, se for possível:

    1- Qual é o custo médio de uma avaliação bancária?

    2- Cada vez que eu pedir a avaliação de um imóvel, tenho que pagar? Imaginem que eu peço 3 avaliações de casas diferentes e todas são insuficientes, tenho que pagar as 3 na mesma?


    3- Quem contrata a empresa de avaliação? É o banco ou o comprador? Seja num caso ou noutro, como se garante a idoneidade?

    Obrigado pela ajuda que me possam disponibilizar.


    1 - Normalmente o valor é um pouco abaixo dos 250 €.Creio que é valor tabelado igual em todos os bancos...

    2 - Sim, paga todas as que solicitar. Mas é melhor perder 250 eur para ter uma opinião imparcial (ou o mais possível) do que comprar uma casa milhares de euros acima do valor, por algo em que não se reparou;

    3 - Não sei se apresentando ao banco um relatório de um avaliador credenciado, se o mesmo não será obrigado a aceitar. Pela lógica deveria, mas normalmente o próprio banco trata da contratação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunobar
  5.  # 25

    nunobar, a malta pode ajudar, mas faça o trabalho de casa. Basta ir ao site dos bancos e no rodapé costumam ter um link para o preçário. A comissão de avaliação ronda os 230€ + IS em vários bancos.

    Se a avaliação for insuficiente, pode pedir uma revisão da mesma. Isto é, o mesmo avaliador faz uma reapreciação do processo. Não tem custos e muito frequentemente sobem uns pózinhos.
    Caso ainda assim seja insuficiente (quão insuficiente?), pode solicitar uma reavaliação, isto é, uma avaliação feita por outra entidade. Paga nova comissão e ainda pode ficar com um valor pior. Atenção que é sempre a última avaliação que conta e não a de valor mais alto.
    Quando isto é necessário e o banco deixa ir até aqui, provavelmente a casa está demasiado cara. Não é muito frequente que uma reavaliação consiga salvar o dia, especialmente se for preciso um valor muito mais alto.

    Garantir a idoneidade do avaliador? Ora, a avaliação é para o banco, não é para si.
    O banco quer fazer negócio (conceder crédito) mas precisa de saber o valor da garantia. Se achar que não cobre o risco, não concede crédito e perde esse negócio.

    Imagine se alguém lhe pedir dinheiro emprestado, provavelmente só emprestará se assim o entender, de acordo unicamente com as suas próprias regras, certo? O banco tb não é obrigado a emprestar.

    O valor máximo são ~85% do valor da avaliação (LTV) e até 90% do valor do investimento. O que for mais baixo.
    Este valor pode ficar limitado pela sua taxa de esforço actual ou stressada (na altura da reforma), pois valores acima de 35% começam a apertar (o total de todos os créditos em vosso nome, não deve ultrapassar 35% dos vosso rendimento líquido).

    Não, o banco não é obrigado a aceitar relatórios externos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, nunobar
  6.  # 26

    Colocado por: nunobar

    O proponente é o comprador, correto? Como se pode ter uma ideia do valor que nos poderá ser emprestado?


    Um resumo muito simplificado de algumas "regras" de análise de risco:
    - As despesas do agregado familiar, incluindo todos os créditos que já têm contratados e o futuro crédito habitação, não podem ultrapassar os 35-40% dos rendimentos líquidos mensais (há outras fórmulas que prevêem uma percentagem maior, mas também incluem uma estimativa de mais despesas de acordo com a tipologia do agregado - alimentação, despesas gerais, etc);
    - O prazo máximo do empréstimo é de 30 anos, ou até aos 74 anos de idade do proponente mais velho;
    - O montante máximo do empréstimo corresponde a 85% do valor de avaliação do imóvel, ou 90% do valor da escritura, o mais baixo dos dois (estas percentagens/regras podem variar de banco para banco);
    - A existência de outros créditos no mapa de responsabilidades do Banco de Portugal, e o estado dos mesmos;
    - Outras que certamente me escapam...

    Uma visita ao seu banco pode dar-lhe uma melhor ideia do "panorama"...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunobar
  7.  # 27

    Colocado por: LissaInfelizmente o que pede não é possível. A avaliação vem como vem e se discordar da mesma, pode reclamar junto do banco (foi o que fiz, e não tem custos nenhuns). No meu caso a diferença não era muito grande entre a avaliação e o que eu precisava, eu reclamei junto do meu banco, também tinha pré aprovação de crédito noutro banco e quando disse que ia mudar e pedir o crédito no outro banco, o meu banco mexeu se logo e rectificou a avaliação.


    O que entende por "rectificar a avaliação"? A avaliação não é feita por uma entidade externa? Como poderá o banco rectificar uma avaliação?
  8.  # 28

    Oh nunobar, nem lê o que a malta escreve??

    Colocado por: pguilhermeSe a avaliação for insuficiente, pode pedir uma revisão da mesma. Isto é, o mesmo avaliador faz uma reapreciação do processo. Não tem custos e muito frequentemente sobem uns pózinhos.


    O banco por si não rectifica nada. Mas julgar que o banco não tem peso no resultado...
  9.  # 29

    Colocado por: pguilhermeOh nunobar, nem lê o que a malta escreve??

    O banco por si não rectifica nada. Mas julgar que o banco não tem peso no resultado...


    Como assim? Eu li e até agradeci. Muito obrigado a todos pelas vossas respostas.
  10.  # 30

    Colocado por: pguilhermeOh nunobar, nem lê o que a malta escreve??



    O banco por si não rectifica nada. Mas julgar que o banco não tem peso no resultado...


    Eu só gostava de perceber que peso é esse que o banco tem no resultado. Tem uma relação parcial com os avaliadores? Se assim for, lá se vai a ideia da idoneidade.
  11.  # 31

    Colocado por: nunobarComo assim? Eu li e até agradeci. Muito obrigado a todos pelas vossas respostas.

    Perguntou algo o qual já tinha respondido e vou colocar aqui pela terceira vez:

    Colocado por: pguilhermeSe a avaliação for insuficiente, pode pedir uma revisão da mesma. Isto é, o mesmo avaliador faz uma reapreciação do processo. Não tem custos e muito frequentemente sobem uns pózinhos.

    Percebeu agora o que é entendido por "rectificar a avaliação"?

    No fim, liberte-se e faça paz com essa questão da idoneidade.
    Em termos simplistas (porque na realidade não é bem assim, mas é mais fácil perceber): o banco é que tem o dinheiro e empresta a quem quiser, com as condições que bem entender. O cliente não poderá forçar o banco a conceder empréstimo.

    Se a avaliação vier muito abaixo, provavelmente é porque o vendedor está a pedir demasiado. O banco ao proteger-se, também o está a proteger a si de um mau negócio.
    Se não concorda com a análise do banco, pode sempre avançar com o capital necessário para colmatar a diferença da avaliação.
  12.  # 32

    Colocado por: nunobarOlá, boa tarde.

    Gostaria de tirar as seguintes dúvidas, se for possível:

    1- Qual é o custo médio de uma avaliação bancária?

    2- Cada vez que eu pedir a avaliação de um imóvel, tenho que pagar? Imaginem que eu peço 3 avaliações de casas diferentes e todas são insuficientes, tenho que pagar as 3 na mesma?


    3- Quem contrata a empresa de avaliação? É o banco ou o comprador? Seja num caso ou noutro, como se garante a idoneidade?

    Obrigado pela ajuda que me possam disponibilizar.


    1.Costuma ser cerca de 250-300€
    2.Tem que pagar cada avaliação que pede
    3.É o banco que pede a avaliação às empresas externas. Olhe e depende do avaliador, já vi caso que um avaliador fez uma avaliação de 160.000€ e outro de 190.000€ da mesma casa..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunobar
  13.  # 33

    Olá...

    Eu passei por isso, o valor do apartamento era de 170mil
    Tinha um credito pre-aprovado, pagando 20%.
    Assinei o CPCV.
    O banco mandou um engenheiro lá e a avaliação dele foi de 130mil!!!!
    Fiz reclamação, dizendo que existiam outros apartamentos sendo vendidos mais carow na região.
    Apos 2 dias, o banco disse que o engenheiro reviu e que valia sim 170mil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunobar
    • Mena
    • 21 março 2022

     # 34

    Olá ,
    Eu antes de comprar este apartamento que tenho atualmente , perdi a avaliação de um outro imóvel, ainda Foram 300 e tal mocas. Eu ia fazer empréstimo de aquisição+ obras e para avançar, Ou o proprietário baixava mais o valor da casa para eu conseguir ter o financiamento, ou teria de meter dinheiro do meu bolso para aumentar a casa e a valorizar mais para depois pedir nova avaliação. Decidi desistir e não avançar.
    Entretanto apareceu um outro negócio, e como já sabia quanto é que o banco me podia emprestar e tinha ideia dos valores que os apartamentos na zona estavam a ter , avancei. Foi avaliado com uma diferença brutal ( muito mais acima ) para o valor de compra . Soube depois que já tinha sido feita uma outra avaliação para a mesma casa num outro banco e o valor era muito inferior a este.
    Eu acho que é muito uma questão de sorte, apesar de terem de se regular por diversos fatores para chegar ao valor da avaliação, como se e explica tanta discrepância entre avaliações?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunobar
  14.  # 35

    Muitas avaliações é trabalho chapa 5.
    O avaliador é um e quem lá vai é outro. Aconteceu no meu caso.

    Basicamente tudo estava mal. A apreciação da zona, dos transportes, acessos, mercado imobiliário do mesmo tipo de imóvel...

    Fiz um documento com umas 20 páginas a refutar aquilo ponto por ponto com factos.

    Passado uns dias já estava retificado para o valor que precisava.
  15.  # 36

    Infelizmente, e apesar dos bancos dizerem que é um serviço externo executado por entidade independente, a realidade não é bem assim. Se o banco tiver interesse/o balcão precisar cumprir cota / 'a cor dos seus olhos' o banco arranja forma que a avaliação chegue.

    Às vezes reclamar de pouco serve, outras sim, por isso o 1 passo é exegir o relatório da avaliação (já que o pagou) e partir dai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunobar
  16.  # 37

    Movimento de avaliadores de imóveis suspende avaliações para bancos até 3 de abril

    https://expresso.pt/economia/2022-03-21-Movimento-de-avaliadores-de-imoveis-suspende-avaliacoes-para-bancos-ate-3-de-abril-bc64c12f#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16479469511600


    Suspensão das avaliações deve-se a protesto contra algumas práticas, como a possibilidade de os relatórios serem alterados sem conhecimento do avaliador. Movimento dos Peritos Avaliadores de Imóveis reclama melhores remunerações e mais tempo para executar os processos.

    O Movimento dos Peritos Avaliadores de Imóveis (MPAI) está a promover a suspensão das avaliações para bancos até 3 de abril, em protesto contra algumas práticas e reclamando melhor remuneração e mais tempo para execução dos processos de crédito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
 
0.0231 seg. NEW