Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      CMartin
    • 8 janeiro 2010 editado

     # 1

    Esta planta é da minha casa centenária. Casa que, por sinal, adoro.
    Simples, rudimentar, frugal, como só ela.
    Era, até eu decorar e mobilá-la..deixou de ser simples.

    A divisão que não me sai da cabeça é a sala comum, aquele espaço com 30m2.
      planta tiago-1.jpg
  1.  # 2

    Pois é este o espaço. Então lembrei-me de fazer este quebra-cabeças, para quem quiser participar, agradeço as vossas opiniões.

    Onde colocaria a mobília nesta sala-comum?

    Como disse a casa está mobilada, direi como está no final do quebra-cabeças depois de receber a vossa preciosa ajuda e colaboração!
    Conto tirar dessas opiniões umas boas ideias!

    Obrigada.
      salamaniqueplanta.JPG
  2.  # 3

    Posso estar enganado mas, não há janelas? :-)
    •  
      CMartin
    • 8 janeiro 2010 editado

     # 4

    Obrigada pela demonstração de interesse.

    Vou explicar a planta (muito rudimentar, feita por alguém à mão há anos atrás), e que é a única que existe.
    A casa sofreu obras, feitas por mim.

    A janela do lado esqº quem está olhar para o monitor, passou a ser porta de correr e abrangeu toda a parede do lado esqº (quem olha para o monitor do pc), até ao corredor que dá para o quarto. Para facilitar a explicação: a parte do desenho que está aos "quadrados" é o pátio exterior e então a porta de correr dá acesso ao pátio exterior e apanha toda a parede. Se eu abrir a porta de correr, tenho o prolongamento da sala para o pátio.

    Ao fundo da sala a meio da parede vê-se uma lareira. Antiga. Muito bonita.

    A parede do lado direito não tem uma única janela. Verdade (virado para uma estrada encostada à casa portanto até acho óptimo não ver os carros nem eles a mim - é um rés-do-chão..) mas tem aquela "coisita" que vê, uma porta que antigamente dava para a rua mas agora se tranformou num nicho/louceiro.

    Obrigada.
  3.  # 5

    Boas

    Sou um zero à esquerda em decoração, mas cá vai:

    uma vez que a sala tem bem definida a zona de circulação - a zona junto à parede da esq.ª na imagem - eu colocaria a zona de jantar junto à janela e a zona de estar junto à lareira, mas para falar a verdade nem sequer estou a ver outra hipótese.

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 6

    Seria possivel indicar as dimensões, mesmo que aproximadas?
  5.  # 7

    Eu fazia assim...
    Um corredor unico de circulação e dividia os dois espaços com duas bergeres ou cadeirões para fazer a transição dos dois espaços sem ficar muito pesado.
    Colocava um movel de tv baixo, simples, no comprimento da sala de estar.
    No espaço de jantar, se tiver espaço, colocaria tb um aparador de arrumação.
    •  
      CMartin
    • 8 janeiro 2010 editado

     # 8

    José Cardoso, obrigada..nem eu vejo outra hipótese por isso é precisamente como tenho! A sala de jantar deste lado e a de estar ao pé da lareira. Mas sinceramente há algo na sala que me cansa, neste disposição, não me convence. Preciso de ideias..lufadas de ar fresco. Eu esgotei as minhas.

    mafgod,
    Dimensões talvez deixe lá ver.. uns 4,5 de largura e 7 comprimento. Digo eu. Nesta planta muito rudimentar diz que a sala tem 30m2, quando a apresentação da casa (cadernito da imobiliária) diz 36m2. A mim parece-me de facto os 30m2.
  6.  # 9

    Concordo com a bhp, salvaguardando entretanto, a dimensão dos moveis.Como não temos dimensões da sala, a disposição das peças de mobiliário pode não resultar igual.
    Mas com 30m2........
  7.  # 10

    Obrigada bhp.
    Basicamente é o mesmo que diz o José Cardoso. Eu que eu digo. É isso que tenho neste momento, com duas diferenças:
    A sala de jantar está ao comprido porque a mesa é demasiado comprida (gosto de mesas grandes) para estar na posição que coloca.
    O sofá está nessa precisa posição, só que é muito grande e em "L", ocupa mais espaço e tenho dois cadeirões portugueses lindos, um de cada canto da lareira.

    CarlosMSilva, o que tem ter 30m2?

    Obrigada a todos.
  8.  # 11

    Colocado por: Carlos M SilvaConcordo com a bhp, salvaguardando entretanto, a dimensão dos moveis.Como não temos dimensões da sala, a disposição das peças de mobiliário pode não resultar igual.
    Mas com 30m2........


    Obviamente que nem desenhei à escala... é só para ter uma dimensão de espaço e disposição do mobiliário :)
    •  
      CMartin
    • 8 janeiro 2010 editado

     # 12

    José Cardoso, Mas sinceramente acho que realmente em termos de dispoição da sala de jantar e de estar não me parece que haja volta a dar. Tem que ser assim, como disse..e como eu tenho.

    Será que, como está decidido, parece unânimamente pelas opiniões de todos, que a sala de estar seja do lado da lareira e a de jantar seja deste lado da janela..consigo algo que me agrade em termos de disposição de móveis? (Diferente da que tenho?).
  9.  # 13

    O que eu queria dizer, é que 30m2 podem ser suficientes para a disposição dos moveis, desenhada por bhp.
  10.  # 14

    Coloco umas imagens antes de eu a comprar (e decorar e mobilar!)
  11.  # 15

    •  
      CMartin
    • 8 janeiro 2010 editado

     # 16

    Desculpem colocar uma a uma (não sei colocar todas de uma vez!) Acho que estas imagens podem talvez ajudar a perceber melhor o "espírito" da casa.
  12.  # 17

    Bem me parecia que as fotos foram antes da compra... :)

    Pelas imagens, o meu desenho deve estar sem duvida algo como... fora de escala! Porem penso que consegue fazer algo do gênero com o moiliário que já tem, mesmo com o sofá com chaise-long.
    A sua mesa é assim tão grande que não vá de encontro ao esquema que fiz? é que seria prático e mais "clean" termos a mesa junto à cozinha e naquela posição... que tal uma extensivél?
  13.  # 18

    Boas

    consigo algo que me agrade em termos de disposição de móveis? (Diferente da que tenho?).

    Para mim é difícil dizer algo: sou do género de sair de casa com peúgas ou sapatos diferentes (a minha mulher sofre) e à muito que prefiro o de preto por absoluta incapacidade de perceber que cores combinam. Apesar disso acho que as imagens dão ideia da uma sala incaracterística. Pelo que CMartin tem aqui mostrado tenho a certeza que actualmente está muito melhor. Falta dizer que, em relação à disposição dos móveis junto à lareira (estar) prefiro a disposição aqui mostrada por bhp.

    cumps
    José Cardoso
  14.  # 19

    Não tendo as dimensões é um pouco difícil. Correndo o risco dos móveis estarem sub ou sobre dimensionados, aqui vão 2 sugestões...
    1
    2
    •  
      CMartin
    • 11 janeiro 2010 editado

     # 20

    Obrigada, agradeço as vossas respostas.
    JCardoso, em decoração, eu acredito que não precisamos de saber dizer algo numa perspectiva de „especialista“, eu encaro a decoração e conjugação de cores como algo puramente sentimental, o que nos fazem sentir os espaços, o que nos fazem sentir as cores...Ao entrar numa casa sentimo-nos confortáveis ou pelo contrário, apetece-nos fugir ?
    Não se preocupem muito com o sobredimensionamento dos móveis, a.m.escada e bhp, parece-me, aliás, que acertaram em cheio no sobredimensionamento (!) e aí está parte do meu problema..os móveis são bastante grandes. Isto deve-se ao facto de eu ter tendência de optar sempre por peças grandes, não tendo em conta a área em que os vou colocar.
    Em termos de mobiliário grandes peças tenho na sala comum:
    - Uma mesa de jantar de 1,90 por 90
    - Seis cadeiras jantar
    - Um aparador de 2,40cm por cerca de 70
    - Um sofá em „L“ com cerca de 2,50
    - Um baú a fazer de mesa de centro (talvez 1,10 por 60)
    - Dois cadeirões reproduções Sec. XIX Portugueses..digo isto porque gosto mesmo muito de "velharias"!
    - Uma consola (pequena e estreita de prender na parede) que uso para fazer uma espécie de hall, já que a casa não o tem.

    Os exageros de tamanho levam a que depois constate que não posso colocar tantas peças como gostaria..pois outro defeito é gostar de ver a minha casa cheia de objectos ou de efeitos decorativos por onde perder o olhar!
    Esta „táctica“ funcionou relativamente bem nos outros espaços da casa mas na sala comum acabou por resultar num atafulhamento, aliás, como podem ver nas imagens que coloco (e já coloquei aqui pela forum mas por outras razões). Esta é a sala depois da minha "brilhante" mão bem cheia de peças e móveis grandes..!
      salacomummanique4.JPG
 
0.0177 seg. NEW