Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos! O meu nome é Bernardo e inicio este tópico de forma a tentar recolher opiniões e informações e eventualmente estabelecer contatos! =)

Estou na reta final de aquisição de uma moradia térrea no distrito de Lisboa e deverei celebrar a escritura no próximo mês. A moradia teve que ser legalizada por falta de licença de habitação, processo esse que se encontra praticamente concluído.

A minha questão é sobre as possibilidades de alterações ao que está atualmente construído de forma a conseguir tirar proveito parcial ou total do sótão e conseguir fazer dois quartos no rés do chão.

A minha ideia seria:

- Transferir a cozinha para a Sala dada a sua dimensão;
    - Fazer nova estrutura de telhado, elevando eventualmente ligeiramente a cota do mesmo de forma a ganhar mais pé direito;
    - Avançar a zona direita (até telheiro)
    - Avançar a zona frontal da sala (vestíbulo) e eliminar as paredes internas da sala

Seguem fotos:
  2.  # 2

Essas fotos valem pouco. A única coisa interessante é mesmo a bananeira com fruto e em flor. E ainda se queixam do aquecimento global?

Se conseguir, coloque a planta da casa, é sempre mais ajuda-lo.

Mas assim de repente, eu evitaria fazer obras de fundo como refazer a estrutura do telhado para ganhar mais pé direito.

Manter ao máximo possível toda a volumetria exterior da casa sem partir paredes ou telhados.

Se for para estar a partir paredes e refazer tudo isso, obviamente vai precisar de licenciamento, uma equipa de trolhas à maneira, e todos os encargos associados à aventura - na zona de Lisboa....boa sorte.

Mantenha-se simples e aceite a casa como ela é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bwsernas
  3.  # 3

Colocado por: bwsernasA moradia teve que ser legalizada por falta de licença de habitação, processo esse que se encontra praticamente concluído.

O meu conselho. Contacte o arquitecto que tomou conta desse processo de legalizaçãoe veja o que é passivel de ser feito.
    Boa sorte.
  4.  # 4

Obrigado pelo vosso input. Aceitar a casa como ela não é uma opção até esgotar as alternativas. Pretendo formar família e com apenas um quarto é pouco viável. Como é uma casa de acrescentos tem várias aguas, queria fazer a nova estrutura de telhado por motivos estéticos e de aproveitamento do sótão.

Segue abaixo planta.

Existe um desnível da zona da sala para a zona da cozinha/quarto, ou seja a placa dessa mesma zona está mais abaixo que a placa da zona da sala.
  5.  # 5

aumentar o pé direito do telhado e aumentar a área da casa, além de serem obras que carecem de projeto são obras que podem não ser possíveis se a área de construção máxima já tiver sido atingida.

do ponto de visa técnico faz-se quase tudo se houver dinheiro, mas parece-me sensato analisar se do ponto de vista legal é possível ou não.

Siga a sugestão de Pedro e fale com quem tratou da legalização. Pelo menos esse terá um conhecimento profundo da casa.
  6.  # 6

Colocado por: bwsernasObrigado pelo vosso input. Aceitar a casa como ela não é uma opção até esgotar as alternativas. Pretendo formar família e com apenas um quarto é pouco viável. Como é uma casa de acrescentos tem várias aguas, queria fazer a nova estrutura de telhado por motivos estéticos e de aproveitamento do sótão.

então já colocou a carroça à frente dos bois.

Imagine que o aumento de área que pretende não é possível. Segundo o PDM os terrenos tem índices máximos de construção, de implantação, do nº de pisos, etc.
  7.  # 7

Colocado por: pauloagsantos

então já colocou a carroça à frente dos bois.

Imagine que o aumento de área que pretende não é possível. Segundo o PDM os terrenos tem índices máximos de construção, de implantação, do nº de pisos, etc.

edit: estava a pensar que já tinha comprado, se não comprou ainda não colocou a carroça à frente dos bois.
  8.  # 8

Obrigado, a questão do índice não será problema. O terreno tem aproximadamente 600m2 e o PDM permite implantar quase o dobro do que se encontra atualmente construído.

O tema do dinheiro claro que poderá ser ou não um problema. Temos uma verba disponível para obras, mas como em tudo poderá não ser viável caso os orçamentos sejam demasiado elevados para a nossa carteira.

Por alguns motivos não queria dar seguimento a este projeto no gabinete que tratou da legalização.
  9.  # 9

Colocado por: pauloagsantosse não comprou ainda não colocou a carroça à frente dos bois.

Colocado por: bwsernasdeverei celebrar a escritura no próximo mês

Em princípios já há acordos feitos
  10.  # 10

Do ponto de vista legal não existem impedimentos ao que pretendo fazer, as minhas duvidas são do ponto de vista da construção.
  11.  # 11

Colocado por: bwsernasObrigado, a questão do índice não será problema. O terreno tem aproximadamente 600m2 e o PDM permite implantar quase o dobro do que se encontra atualmente construído.

então essa parte está resolvida.

Colocado por: bwsernas
    O tema do dinheiro claro que poderá ser ou não um problema. Temos uma verba disponível para obras, mas como em tudo poderá não ser viável caso os orçamentos sejam demasiado elevados para a nossa carteira.

subir o telhado, aumentar a casa, mudar a cozinha de sitio. isso já é quase meia casa. ou a casa tem uma localização excepcional, ou tem um preço muito bom. Para o volume de obras que pretende fazer eu diria que compensava mais comprar outra casa mais do vosso agrado.
  12.  # 12

Para a estrutura do telhado pelo que tenho visto o custo ronda os 15.000€+iva. Para a cozinha já tive um empreiteiro a ver a diz que fazendo puxada de agua e esgoto diretamente do jardim para a sala os custos são relativamente baixos, ou seja não existe necessidade de puxar da atual cozinha para a futura localização. A localização é para mim ideal e o preço é bom dentro da realidade atual do mercado na localização em questão.
  13.  # 13

Seguem fotos do que pretendo realizar:
      Entrada Casa.jpeg
      casa 3I4.jpeg
      Casa Frente.jpeg
  14.  # 14

Continuação:
      Wc.jpeg
      Corredor Quartos.jpeg
      SalaICozinha.jpeg
  15.  # 15

Continuação:
      Wc Suite.jpeg
      Corredor Suite.jpeg
      Quarto Hospedes.jpeg
  16.  # 16

Continuação:
      Suite Cama.jpeg
      Closet Suite.jpeg
  17.  # 17

Isso vai lhe sair quase uma casa nova como o user referiu não tem as alterações que pretende fazer em planta?
  18.  # 18

Segue planta/esboço:
      PLANTA NOVA.jpg
  19.  # 19

Como alguém que não tem muitos conhecimentos de obras, mas já fez duas remodelações integrais, sem mexer nas estruturas exteriores, e se prepara para uma próxima, sugiro que pense bem se é essa a casa que pretende.

Do que leio acho que lhe vai ficar quase ao preço de uma casa nova, com todas as chatices que uma remodelação implica e com a desvantagem de não ter experiência no assunto.

Já pensou quanto tempo está disposto a esperar entre a legalização na câmara e a obra em si?

Sugiro que antes de comprar a casa tente perceber os valores envolvidos dessa empreitada para ter a certeza que o dinheiro chega.

Boa sorte.
  20.  # 20

No limite não sendo viável o aumento até ao limite do telheiro continuo a ter espaço para os dois quartos, mas nesse caso apenas com uma casa de banho e sem closet. Portanto de uma maneira ou outra o T2. O processo de legalização está concluído, o tempo das obras não é problema, gosto do sitio onde vivo atualmente e se tiver que esperar uns meses ou eventualmente até ao final do ano não tem problema.

0.0203 seg. NEW