Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Colocado por: tiagodiafNo ponto 1 encontro uma questão em termos de ponte térmica

E na tradicional não há ponte térmica linear nas platibandas? Como faz a continuidade do xps da lage para a platibanda? Onde remata a impermeabilização da lage com a platibanda?
  2.  # 522

Colocado por: tiagodiafChegou a altura de definir a solução para a cobertura.

1 - cobertura invertida

2 - Cobertura tradicional

Chegou a hora?
    Então e o projecto?
    Que implicações trazem cada opção àquilo que está feito?
  3.  # 523

Colocado por: N Miguel Oliveira

Chegou a hora?
    Então e o projecto?
    Que implicações trazem cada opção àquilo que está feito?
    o projeto tem invertida, mas o projeto não consideraram está questão das pontes térmicas nos locais de descarga a que está solução obriga.
  4.  # 524

Colocado por: tiagodiafquestão das pontes térmicas

Volto a perguntar se com a cobertura tradicional não há quebra do isolamento nas platibandas em todo o perimetro?
  5.  # 525

Colocado por: jpmassena

Volto a perguntar se com a cobertura tradicional não há quebra do isolamento nas platibandas em todo o perimetro?
    a passagem do tubo de descarga na platibanda não o consigo evitar, se alguém tiver sugestão para minimizar isso agradecia
  6.  # 526

E na tradicional não há ponte térmica linear nas platibandas? Como faz a continuidade do xps da lage para a platibanda? Onde remata a impermeabilização da lage com a platibanda?
    se o isolamento que contorna a platibanda arrancar logo no XPS não vejo a ponte térmica, a camada impermeável terá também de subir a platibanda
  7.  # 527

Já temos piscina, o pessoal só deixou uns furitos como drenagem.
      Screenshot_20241006-180153.png
  8.  # 528

Colocado por: tiagodiafse o isolamento que contorna a platibanda arrancar logo no XPS não vejo a ponte térmica, a camada impermeável terá também de subir a platibanda

É possível que me esteja a escapar algum pormenor mas no cenário de lage tradicional:

- Lage
    - XPS
    - Pendentes
    - Telas
    - Proteção

As pendentes não têm de encostar no betão da platibanda? Com as telas por cima a subir a platibanda? o XPS da platibanda tem de parar nesse plano, certo? Logo, no meu entender, não chega ao isolamento horizontal debaixo das pendentes, causando um corte térmico em todo o perimetro da platibanda.

Pelo que leio, uma ponte termica linear tem muito mais impacto que uma ponte termica pontual de poucos cm2..
  9.  # 529

Colocado por: jpmassenaAs pendentes não têm de encostar no betão da platibanda?
    não vejo o porquê de ter mas mesmo a ter, de ir até à platibanda e se levar platibanda, impermeabilização, isolamento, será que a espessura da impermeabilização é assim relevante?
  10.  # 530

Colocado por: jpmassenaPelo que leio, uma ponte termica linear tem muito mais impacto que uma ponte termica pontual de poucos cm2.
    se aquele pormenor acima for mais relevante acho que a invertida seria a melhor escolha portanto
  11.  # 531

Colocado por: tiagodiafnão vejo o porquê de ter mas mesmo a ter, de ir até à platibanda e se levar platibanda, impermeabilização, isolamento, será que a espessura da impermeabilização é assim relevante?

Disse que as telas teriam de subir a platibanda, continuamente. Como as telas andam em cima da pendente, como faria isso sem levar as pendentes encostadas à platibanda?
    O problema nem é tanto a espessura da impermeabilização, mas sim a espessura da camada da pendente que vem a diminuir até ao ponto de descarga, mas terá alguns cm no ponto mais distante.

Colocado por: tiagodiafse aquele pormenor acima for mais relevante

Eu não lhe consigo garantir isso, apenas é o que me leva na direção de escolher a solução invertida para mim. Também gostaria de algum input de um técnico entendido da matéria, e não apenas de um DO curioso como eu.

Sobre a questão da água passar para baixo do isolamento termico, isso poderá ser minimizado colando as placas de xps no seu perimetro, umas às outras, com espuma pu como o user MrR fez.
  12.  # 532

Colocado por: jpmassenaDisse que as telas teriam de subir a platibanda, continuamente. Como as telas andam em cima da pendente, como faria isso sem levar as pendentes encostadas à platibanda?
    não seis e estou a dizer alguma coisa que seja impossível nas se as pendentes ficarem a morrer no isolamento antes da estrutura da platibanda já consigo que o isolamento assente diretamente no isolamento, teria era de dar alguma proteção ao isolamento para depois ser possível a subida da impermeabilização nele (isto vai depender do material)
  13.  # 533

Colocado por: jpmassenaSobre a questão da água passar para baixo do isolamento termico, isso poderá ser minimizado colando as placas de xps no seu perimetro, umas às outras, com espuma pu como o user MrR fez.
    vou procurar ver como ele fez
  14.  # 534

Colocado por: tiagodiafteria era de dar alguma proteção ao isolamento para depois ser possível a subida da impermeabilização nele (isto vai depender do material)

Sim, se usar materiais compativeis nas telas e isolamento termico, este cenário poderá ser viável... Com XPS e tela colada a maçarico, não arriscava (é o material de que falou e que também eu tenho previsto no meu projeto)
  15.  # 535

Sim, se usar materiais compativeis nas telas e isolamento termico, este cenário poderá ser viável... Com XPS e tela colada a maçarico, não arriscava (é o material de que falou e que também eu tenho previsto no meu projeto)
    sim posso ter de usar outro tipo de isolamento tipo por, ou usar outro tipo de impermeabilização, no caso de ser XPS será que um barramento é suficiente para depois colar a tela asfáltica?
  16.  # 536

Colocam PiR ou platibanda feira posterior em cima de foamglass
  17.  # 537

As pendentes não são em betonilha ?
  18.  # 538

Colocado por: DR1982As pendentes não são em betonilha ?
    sim
  19.  # 539

Colocado por: RicardoPortoColocam PiR ou platibanda feira posterior em cima de foamglass
    Já está feita em betão armado
  20.  # 540

Colocado por: tiagodiafsim
    entao coloca o isolamento, e faz as pendentes em betonilha por cima do isolamento assim’ja pode colar a tela

0.1141 seg. NEW