Colocado por: pfoveu além do botão quero que seja automático ou com as luzes/sensor de presença, seja horário com base nos hábitos logo vejo, para já está previsto colocar atuador para as bombas
eu coloquei uma tomada inteligente para ligar o recirculador à corrente. Depois coloquei um botão de pressão em cada uma das casas de banho e automatizei dessa forma - liga durante 15min e depois desliga - (também consigo fazer isso com o telemóvel ou definir horarios para ligar/desligar)
Colocado por: tiagodiafeu além do botão quero que seja automático ou com as luzes/sensor de presença, seja horário com base nos hábitos logo vejo, para já está previsto colocar atuador para as bombas
Colocado por: tiagodiafSim optei por separar para não ficar demasiado grande a rede de retorno e normalmente quando é preciso no WC não é preciso na cozinha
Colocado por: tiagodiafA minha ideia é a bomba de recirculação da água quente ser automatizada usando KNX, Node-RED e uma base de dados. O objetivo é otimizar o acionamento para reduzir consumos desnecessários e garantir água quente apenas quando necessário.
Funcionamento:
1. A bomba será controlada pelo KNX e ativada automaticamente.
2. O acionamento terá lógica baseada em sensores de presença nos WC, evitando ligações desnecessárias.
3. Um sensor de temperatura na tubagem será utilizado para evitar acionamentos desnecessários caso a água já esteja quente.
4. Os dados de ativação serão armazenados numa base de dados para análise e otimização contínua.
5. Um botão nos interruptores KNX permitirá ativação manual quando necessário.
6. Com o tempo, o sistema ajustará os tempos de funcionamento com base nos padrões de utilização da casa.
7. Existe a possibilidade de integrar machine learning para prever necessidades futuras e tornar a gestão ainda mais eficiente.
A integração será feita no Node-RED, com visualização no Grafana e controlo adicional pelo Home Assistant.
Isto foi o que já andei a estudar e a delinear para executar
Colocado por: SrRSim mas as rotinas podem não ser sempre as mesmas e a bomba não lê a mente do pessoal 😁
Colocado por: paulosA ideia era controlar com a domotica e ter uma bomba o mais simples possível mais barata. Pode indicar-me o modelo da bomba em questão?A Grundfos tem uma bomba que aprende as nossas rotinas e acho que faz o que descreve em cima, sem grandes complicações.
Colocado por: SrRSim mas as rotinas podem não ser sempre as mesmas e a bomba não lê a mente do pessoal 😁Dai o machine learning para tentar ser o mais assertiva possível.
Por isso que eu vou colocar a bomba mais simples que houver com uma tomada shelly e depois um botão nos wc. Assim posso colocar horários que sejam sempre o mesmo e fora disso é só carregar no botão e está feito.
Colocado por: HideCodeMas nem precisa dos botões, se vai usar shelly pode ativar pela app, seja a da shelly ou Home assistance, etc..
Colocado por: tiagodiafPode indicar-me o modelo da bomba em questão?da grundfos é a Comfort autoadapt
Colocado por: tiagodiafmachine learning para tentar ser o mais assertiva possíveisso a bomba pode fazer porque vai registando os consumos de água quente, mas não adivinha necessidades espontâneas, eu sou apologista do keep it Simple , a bomba com autoadapt ou bomba com botão dedicado e sem mais pingarelhos
Colocado por: tiagodiafA ideia era controlar com a domotica e ter uma bomba o mais simples possível mais barata. Pode indicar-me o modelo da bomba em questão?
Colocado por: HideCodeMas nem precisa dos botões, se vai usar shelly pode ativar pela app, seja a da shelly ou Home assistance, etc...
Colocado por: SrRisso a bomba pode fazer porque vai registando os consumos de água quente, mas não adivinha necessidades espontâneas, eu sou apologista do keep it Simple , a bomba com autoadapt ou bomba com botão dedicado e sem mais pingarelhos
Colocado por: powerPTEstão a esquecer de referir um detalhe. Os tijolos deverão ser travados contra os pilares quando criam este espaço com o eps, xps ou espuma
Colocado por: marco1tiagodiafa ilha a 1.2m não vai ficar muito de frente com a porta da despensa, como deve ser a passagem mais utilizada achei por bem desafogar ali aquela parte porque se não saio da despensa e bato de frente com a ilha, mas vou fazer mais uns testes com os 1.2m, a entrada quase dá essa vontade sim mas agora já está feito.
essa estrutura mata um pouco a coisa, quase que apetece acabar com o alpendre da entrada e fazer um hall com um biombo a privar a zona dos sofás. Fora isso pouco há a fazer a não ser deslocar a ilha para os 1.2 em relação á bancada, sempre dava um pouco mais de respiro á zona de comer.
Colocado por: paulosAcho que as casas não deveriam ter copas, principalmente com sofás!mas eu também não tenho copas, até se retirou a parede que fechava a cozinha.
Conheço quem tenha uma casa com 700m2 uteis e uma cozinha com copa de 35m2.
Têm lá uma mesa, sofá e tv.
Resumindo, fazem a vida entre cozinha/copa e quartos por ser mais pratico.
A sala (100m2!) é para o Natal.
Para mim não faz absolutamente qualquer tipo de sentido isso. Não tendo copa, passamos a usar a sala.