Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

Colocado por: pfov

eu coloquei uma tomada inteligente para ligar o recirculador à corrente. Depois coloquei um botão de pressão em cada uma das casas de banho e automatizei dessa forma - liga durante 15min e depois desliga - (também consigo fazer isso com o telemóvel ou definir horarios para ligar/desligar)
    eu além do botão quero que seja automático ou com as luzes/sensor de presença, seja horário com base nos hábitos logo vejo, para já está previsto colocar atuador para as bombas
  2.  # 862

Colocado por: tiagodiafeu além do botão quero que seja automático ou com as luzes/sensor de presença, seja horário com base nos hábitos logo vejo, para já está previsto colocar atuador para as bombas

Eu tenho com botao de pressao em cada wc. Na cozinha nao foi necessario pois esta perto da BC. Mais tarde adicionei um pequeno shelly num dos botoes de pressao. E defini alguns horários onde a agua circula, tipo de manha e assim. O que uso muito é a integração do shelly no google home e por voz ativo a circulação de agua quente. Passado 1 minuto ja ta a agua quente na torneira por exemplo para banhos. Com um sensor tambem seria interessante e talvez no futuro integre um. Porém tambem se vai muitas vezes ao wc e nao se requer agua quente e dessa forma estamos a desperdicar. Outra nota. Estando alguem a tomar banho e a agua quente recircular, Nota-se uma pequena quebra na temperatura da agua. Portanto se for automatizado com sensor e ocorrer uma situação dessas ja nao é agradável ahah
  3.  # 863

A minha ideia é a bomba de recirculação da água quente ser automatizada usando KNX, Node-RED e uma base de dados. O objetivo é otimizar o acionamento para reduzir consumos desnecessários e garantir água quente apenas quando necessário.

Funcionamento:

1. A bomba será controlada pelo KNX e ativada automaticamente.

2. O acionamento terá lógica baseada em sensores de presença nos WC, evitando ligações desnecessárias.

3. Um sensor de temperatura na tubagem será utilizado para evitar acionamentos desnecessários caso a água já esteja quente.

4. Os dados de ativação serão armazenados numa base de dados para análise e otimização contínua.

5. Um botão nos interruptores KNX permitirá ativação manual quando necessário.

6. Com o tempo, o sistema ajustará os tempos de funcionamento com base nos padrões de utilização da casa.

7. Existe a possibilidade de integrar machine learning para prever necessidades futuras e tornar a gestão ainda mais eficiente.

A integração será feita no Node-RED, com visualização no Grafana e controlo adicional pelo Home Assistant.

Isto foi o que já andei a estudar e a delinear para executar
  4.  # 864

Neste caso serão dois circuitos diferentes ou apenas um? É um circuito muito longo...
  5.  # 865

Colocado por: tiagodiafSim optei por separar para não ficar demasiado grande a rede de retorno e normalmente quando é preciso no WC não é preciso na cozinha

Ok, tinha-me escapado este comment...
  6.  # 866

Colocado por: tiagodiafA minha ideia é a bomba de recirculação da água quente ser automatizada usando KNX, Node-RED e uma base de dados. O objetivo é otimizar o acionamento para reduzir consumos desnecessários e garantir água quente apenas quando necessário.

Funcionamento:

1. A bomba será controlada pelo KNX e ativada automaticamente.

2. O acionamento terá lógica baseada em sensores de presença nos WC, evitando ligações desnecessárias.

3. Um sensor de temperatura na tubagem será utilizado para evitar acionamentos desnecessários caso a água já esteja quente.

4. Os dados de ativação serão armazenados numa base de dados para análise e otimização contínua.

5. Um botão nos interruptores KNX permitirá ativação manual quando necessário.

6. Com o tempo, o sistema ajustará os tempos de funcionamento com base nos padrões de utilização da casa.

7. Existe a possibilidade de integrar machine learning para prever necessidades futuras e tornar a gestão ainda mais eficiente.

A integração será feita no Node-RED, com visualização no Grafana e controlo adicional pelo Home Assistant.

Isto foi o que já andei a estudar e a delinear para executar

A Grundfos tem uma bomba que aprende as nossas rotinas e acho que faz o que descreve em cima, sem grandes complicações.
    • SrR
    • 24 fevereiro 2025

# 867

Sim mas as rotinas podem não ser sempre as mesmas e a bomba não lê a mente do pessoal 😁
  7.  # 868

Colocado por: SrRSim mas as rotinas podem não ser sempre as mesmas e a bomba não lê a mente do pessoal 😁

Isso não.

Por isso que eu vou colocar a bomba mais simples que houver com uma tomada shelly e depois um botão nos wc. Assim posso colocar horários que sejam sempre o mesmo e fora disso é só carregar no botão e está feito.
  8.  # 869

Colocado por: paulos
    A Grundfos tem uma bomba que aprende as nossas rotinas e acho que faz o que descreve em cima, sem grandes complicações.
      A ideia era controlar com a domotica e ter uma bomba o mais simples possível mais barata. Pode indicar-me o modelo da bomba em questão?

Colocado por: SrRSim mas as rotinas podem não ser sempre as mesmas e a bomba não lê a mente do pessoal 😁
      Dai o machine learning para tentar ser o mais assertiva possível.
    •  # 870

Por isso que eu vou colocar a bomba mais simples que houver com uma tomada shelly e depois um botão nos wc. Assim posso colocar horários que sejam sempre o mesmo e fora disso é só carregar no botão e está feito.

Mas nem precisa dos botões, se vai usar shelly pode ativar pela app, seja a da shelly ou Home assistance, etc...
    •  # 871

Colocado por: HideCodeMas nem precisa dos botões, se vai usar shelly pode ativar pela app, seja a da shelly ou Home assistance, etc..

Deve ser mais pratico ter um SHELLY BUTTON 1 na Int. Sanitária.
      Concordam com este comentário: Peper87
      • SrR
      • 24 fevereiro 2025

# 872

Colocado por: tiagodiafPode indicar-me o modelo da bomba em questão?
      da grundfos é a Comfort autoadapt

Colocado por: tiagodiafmachine learning para tentar ser o mais assertiva possíve
      isso a bomba pode fazer porque vai registando os consumos de água quente, mas não adivinha necessidades espontâneas, eu sou apologista do keep it Simple , a bomba com autoadapt ou bomba com botão dedicado e sem mais pingarelhos
    •  # 873

Colocado por: tiagodiafA ideia era controlar com a domotica e ter uma bomba o mais simples possível mais barata. Pode indicar-me o modelo da bomba em questão?

Ainda não andei a explorar isso, mas a ideia seria colocar a bomba da grundfos mais barata.

Colocado por: HideCodeMas nem precisa dos botões, se vai usar shelly pode ativar pela app, seja a da shelly ou Home assistance, etc...

Um Shelly button no wc é mais pratico que andar a pegar no telemóvel.

Colocado por: SrRisso a bomba pode fazer porque vai registando os consumos de água quente, mas não adivinha necessidades espontâneas, eu sou apologista do keep it Simple , a bomba com autoadapt ou bomba com botão dedicado e sem mais pingarelhos

Também concordo, mais simples é sempre melhor, menos dores de cabeça no futuro.
      Concordam com este comentário: tiagodiaf
    •  # 874

O que melhoravam na localização do mobiliário da sala, a mesa e o aparador já existem o resto não. A cozinha a ilha pode movimentar-se mais para a frente ou trás (está a 1.5m dos móveis da parede).
        Captura de ecrã 2025-02-27 160203.png
      • ammv
      • 28 fevereiro 2025

# 875

Colocado por: powerPTEstão a esquecer de referir um detalhe. Os tijolos deverão ser travados contra os pilares quando criam este espaço com o eps, xps ou espuma
      Concordam com este comentário:tiagodiaf

E nas paredes interiores que não têm pilares nos extremos, também se pode deixar este espaço na parte superior da parede?
    •  # 876

tiagodiaf

essa estrutura mata um pouco a coisa, quase que apetece acabar com o alpendre da entrada e fazer um hall com um biombo a privar a zona dos sofás. Fora isso pouco há a fazer a não ser deslocar a ilha para os 1.2 em relação á bancada, sempre dava um pouco mais de respiro á zona de comer.
    •  # 877

Colocado por: marco1tiagodiaf

essa estrutura mata um pouco a coisa, quase que apetece acabar com o alpendre da entrada e fazer um hall com um biombo a privar a zona dos sofás. Fora isso pouco há a fazer a não ser deslocar a ilha para os 1.2 em relação á bancada, sempre dava um pouco mais de respiro á zona de comer.
      a ilha a 1.2m não vai ficar muito de frente com a porta da despensa, como deve ser a passagem mais utilizada achei por bem desafogar ali aquela parte porque se não saio da despensa e bato de frente com a ilha, mas vou fazer mais uns testes com os 1.2m, a entrada quase dá essa vontade sim mas agora já está feito.
      • paulos
      • 28 fevereiro 2025 editado

# 878

Acho que as casas não deveriam ter copas, principalmente com sofás!

Conheço quem tenha uma casa com 700m2 uteis e uma cozinha com copa de 35m2.

Têm lá uma mesa, sofá e tv.

Resumindo, fazem a vida entre cozinha/copa e quartos por ser mais pratico.

A sala (100m2!) é para o Natal.

Para mim não faz absolutamente qualquer tipo de sentido isso. Não tendo copa, passamos a usar a sala.
    •  # 879

Colocado por: paulosAcho que as casas não deveriam ter copas, principalmente com sofás!

Conheço quem tenha uma casa com 700m2 uteis e uma cozinha com copa de 35m2.

Têm lá uma mesa, sofá e tv.

Resumindo, fazem a vida entre cozinha/copa e quartos por ser mais pratico.

A sala (100m2!) é para o Natal.

Para mim não faz absolutamente qualquer tipo de sentido isso. Não tendo copa, passamos a usar a sala.
      mas eu também não tenho copas, até se retirou a parede que fechava a cozinha.
    •  # 880

Preciso de empresas fornecedoras de EPDM da rollgum, alguma sugestão?

0.2195 seg. NEW