Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: tiagodiafPreciso de ajuda com uma coisa.

Qual o diâmetro de um estore enrolado para o vão de 3m de largura e 2.2m de altura.

Laminas de 45 ou 55 mm?
    • sito
    • 30 janeiro 2025

# 2

Colocado por: tiagodiafdeve levar alhetas

E qual a finalização da parede em si? Reboco?
  2.  # 3

Colocado por: zedasilvaLaminas de 45 ou 55 mm?
    se as medidas derem, 55 mm será a nossa escolha
  3.  # 4

Colocado por: sitoE qual a finalização da parede em si? Reboco?
    estuque
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
  4.  # 5

Importante também as caixas de estores 30x30 ou 30x28, com réguas 50 mm
  5.  # 6

Colocado por: rpmmsantosImportante também as caixas de estores 30x30 ou 30x28, com réguas 50 mm
    isso é o tamanho ideal, no entanto não tenho espaço para uma caixa dessas, dai a minha necessidade de saber o diametro minimo. eu tenho cerca de 29.4 cm livres desde o pré aro à face exterior do ETICS
  6.  # 7

No meu caso, tinha vãos com esses 3 metros e para caixas inferiores não recomendavam réguas de 50.

vê se na face exterior da caixa de estores consegues reduzir o ETICs da fachada, pois a própria caixa de estores é tb composta do mesmo material.
  7.  # 8

Colocado por: rpmmsantosvê se na face exterior da caixa de estores consegues reduzir o ETICs da fachada
    Não percebi, se reduzir ainda perco mais espaço.

Colocado por: rpmmsantospois a própria caixa de estores é tb composta do mesmo material
    no meu caso é irrelevante se a caixa tem ou não isolamento, ela vai trabalhar fora da linha de isolamento da casa.
  8.  # 9

Colocado por: tiagodiafNão percebi, se reduzir ainda perco mais espaço.

no meu caso é irrelevante se a caixa tem ou não isolamento, ela vai trabalhar fora da linha de isolamento da casa.

Dou o meu exemplo, tenho ETICS na fachada de 6cms, na zona exterior da caixa de estores coloquei ETICs de 3 cms.

Tem de estudar uma solução compatível com os estores que vai instalar. A largura já sabemos, tb é importante a altura por causa do volume que necessita ter na caixa de estores para o enrolamento.
  9.  # 10

Colocado por: rpmmsantos

Dou o meu exemplo, tenho ETICS na fachada de 6cms, na zona exterior da caixa de estores coloquei ETICs de 3 cms.

Tem de estudar uma solução compatível com os estores que vai instalar. A largura já sabemos, tb é importante a altura por causa do volume que necessita ter na caixa de estores para o enrolamento.
    ok, mas eu já estou a considerar que a caixa fica na face exterior do isolamento, não leva lá nada a não ser acabamento
  10.  # 11

Numa das janelas, por causa de uma viga não tinha a altura suficiente para colocar aquelas caixas de estore mais convencionais, coloquei esta que tem mais espaço interior, depois meti XPS.entre a viga e a caixa de estore e na parte interior (alinhada com a janela) meti cortiça.
    https://www.caixiave.pt/produto/monobloco-caixa-de-estore
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf, Rui_Mendes
  11.  # 12

Estava a pensar em algo assim, se conseguir fazer uma "tampa" até fazia isto como negativo e ficava feito, mas não sei como possa fazer para ter acabamento da face exterior
      PXL_20250130_144810669.jpg
  12.  # 13

Esse isolamento de 120 mm entre a viga/parede e caixa de estore não faz grande sentido e é difícil a executar em obra. Pode ser até impossível encaixar a caixa de estore com isso feito assim.

Seria muito mais fácil colar um isolamento extra à caixa de estore antes dela entrar no sitio e depois rematar com o ETICS e acabamento interior.

Ou seja, uma caixa de estore 28x28 com 2 cm extra transforma-se numa caixa de estore de 30x30.
  13.  # 14

Colocado por: NostradamusEsse isolamento de 120 mm entre a viga/parede e caixa de estore não faz grande sentido e é difícil a executar em obra.
    A ideia era manter a quantidade de isolamento, a caixa pode ser fixa na torça, tem de ter é fixadores compridos e também pode ser fixa no pré-aro que evita os movimentos laterais. Não sei se estou a dizer alguma barbaridade

Colocado por: NostradamusPode ser até impossível encaixar a caixa de estore com isso feito assim.
    Como assim encaixar? a caixa é encostada no sitio depois do ETICS e antes do acabamento do ETICS

Colocado por: NostradamusSeria muito mais fácil colar um isolamento extra à caixa de estore antes dela entrar no sitio e depois rematar com o ETICS e acabamento interior.
    Não percebi muito bem a solução, mas reparei agora que os 12 cm tiram 1/3 da altura que tenho disponivel para a alatura da caixa, o estore não cabe em 18 cm, devo ter de escolher outro material isolante mais fino e com capacidades semelhantes

Colocado por: Nostradamus
    1. Ou seja, uma caixa de estore 28x28 com 2 cm extra transforma-se numa caixa de estore de 30x30.
    onde consigo os 2 cm extra?
  14.  # 15

Colocado por: tiagodiafA ideia era manter a quantidade de isolamento

Percebo. Mas esses vãos gigantescos são mais nefastos que abdicar da tal continuidade de 12 cm. Você quer andar a 50 Km/h num ferrari para poupar combustível. No final, poupa combustível, mas continua a consumir como um ferrari. O problema não vai estar na velocidade do carro, mas no tipo de carro.

Colocado por: tiagodiafa caixa é encostada no sitio depois do ETICS e antes do acabamento do ETICS

Esse desenho, dessa maneira, parece que a caixa de estore é só colocada após o ETICS, caso contrario não percebo como alguém consegue colar 12 cm ali por cima da caixa, uma vez a caixa de estore no sitio... olhe imagine o gajo a meter ali aquela fatia de 12 cm..

Colocado por: tiagodiafonde consigo os 2 cm extra?

Faz em casa.

Compra uma caixa de estores de 28x28, isola no topo superior e na face interior com tiras de 2 cm de XPS, e fica com uma caixa de 30x30. Quem diz 2cm, diz 3 ou 4 cm. Faz a montagem com os valores que lhe convém.
  15.  # 16

E ter cuidado que por exemplo as caixas de 30*30 só tem tem 25cm de espaço em largura disponível e 28cm em altura ao centro dela porque muitas tem os bordos superiores enviesados
  16.  # 17

Conhecem alguma caixa mais elegante? que tenha pouca espessura? além da sugestão do RUIOLI que não me pareceu descabida.

Se cortar uma caixa e aplicar só a parte de fora acho que é uma possível solução?
  17.  # 18

Colocado por: tiagodiafque tenha pouca espessura?

Eu acho que você esta a complicar o que é simples.

Esta a fazer uma tempestade porque acha que só tem 29.4 cm disponíveis (250+120-74). Mas uma vez a caixa de estore no sitio, mesmo com uma sobre-espessura na zona interior de 2,3,4,5 cm, o caixilho vai sempre rematar em L no canto dessa caixa de estore, assim como nos cantos das paredes. Pouco importa aquela espessura por cima do caixilho.

Não se esqueça que nas laterais, onde se fixa a janela, quem manda é o bloco. Não é a espessura da caixa de estore. E no entanto você não tenciona desbastar o bloco de 25 para o meter a mesma espessura da caixa de estore, pois não?
  18.  # 19

Colocado por: Nostradamusporque acha que só tem 29.4 cm disponíveis (250+120-74)
    eu não acho, é matemática, a caixa de estore fica fora do pré aro logo só tenho essa medida disponível

Colocado por: NostradamusNão se esqueça que nas laterais, onde se fixa a janela, quem manda é o bloco. Não é a espessura da caixa de estore. E no entanto você não tenciona desbastar o bloco de 25 para o meter a mesma espessura da caixa de estore, pois não?
    Não entendi a questão do desbastar.
  19.  # 20

Porque é que diz só tem essa medida disponivel?

Qual é o mal do pré aro avançar 2 ou 3 cm para o interior da caixa do estore?

Também não avança nas paredes laterais? Não vai desbastar as paredes laterais pois não? Esse pré aro não esta em toda o caixilho, nas laterais também?

Eu percebi que quer as janelas à face interior, mas juro que não entendo o problema. Isto não é precisão mecânica em que todos os elementos tem de corresponder exactamente às medidas dos aros.
    Concordam com este comentário: RUIOLI

0.1855 seg. NEW