Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Foi o que eu disse atrás, tem de ser por medida.
  2.  # 2

Vá a uma carpintaria. Se estiverem com boa vontade, cortam-lhe isso e não lhe levam nenhum balúrdio
  3.  # 3

é comprar uma folha de porta lisa de 75x200cm, cortar no topo, remover favo. Meter reforço em madeira, orlar de novo. barato não fica.
    ou um tampo de secretaria, maior e fazer exactamente o mesmo.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  4.  # 4

Bom dia. Eu tive o mesmo problema. O Ikea já teve essa medida, mas descontinuou-a. A alternativa foi arranjar um tampo usado no OLX...Não era a solução que queria, mas foi a solução possível... Mantenho a esperança de que um dia o Ikea volte a disponibilizar esse tampo, e nessa altura compro um novo.

Além disso, tem a alternativa do tampo Trotten: https://www.ikea.com/pt/pt/p/trotten-tampo-branco-70474750/, mas não é bem a medida que quer, só há 160x80 cm. Se couber, é uma boa opção.
  5.  # 5

Boas,

desenterrando este tópico, acabei por comprar dois tampos do IKEA já descontinuados a um óptimo preço que serviu para perceber a cor que quero para as secretárias definitivas e obviamente, ter secretárias para já. No entanto, como têm 150cm por 75cm, e sendo do IKEA, obviamente que já estão a sofrer do peso e começam a curvar. Mais cedo ou mais tarde vão partir.

Dito isto, a solução ideal é mesmo fazer por medida. Tenho vários sítios onde posso mandar fazer mas tenho uma dúvida.

Num dos sítios tenho a opção de tampos com 3cm de espessura em Melamina. Sendo que o tampo vai ter na mesma 150cm de comprimento, não vai na mesma começar a dar de si? Eu sei que posso colocar umas travessas ao longo mas essa não é uma opção para mim pois eu quero fazer uma adaptação para colocar um teclado por baixo da secretária (piano).

A minha questão, para os entendidos é: Melamina? Outro material mais resistente? Qual?

Muito obrigado.
  6.  # 6

7.  # 7

Tem de ser branco, independentemente da "base". Pegando na sua sugestão, se pudesse ficar com acabamento em branco, não pintado mas idêntico às do IKEA. Peço desculpa mas esta é uma área que não domino.

De qualquer forma, essa madeira maciça é mais resistente do que a Melamina, correcto?
  8.  # 8

Colocado por: Roberto JesusTem de ser branco, independentemente da "base"

Pinta de branco

Quer um móvel lacado é isso?
  9.  # 9

Colocado por: rjmpires
    Pinta de branco

Mas eu não quero pintado. Posso pedir para revestir eventualmente? Acho que fica mais caro do que comprar numa carpintaria.

Mas a questão essencial nem é essa. A questão é sobre a resistência.
  10.  # 10

Colocado por: rjmpires
    Pinta de branco

Quer um móvel lacado é isso?

Exacto.
  11.  # 11

Colocado por: Roberto JesusMas a questão essencial nem é essa. A questão é sobre a resistência.

Um tampo de madeira de 1.50m com 3cm não acredito que empene facilmente, ainda por cima para secretária.

Colocado por: Roberto JesusPosso pedir para revestir eventualmente?

Pode pedir para lacar sim, não estou é dentro de preços.
  12.  # 12

Colocado por: Roberto JesusDe qualquer forma, essa madeira maciça é mais resistente do que a Melamina, correcto?

amigo.. a melamina é o revestimento de acabamento. o tampo será de certeza executado em outra coisa...:
    Placa de aglomerado
    composto de aglomerado e favo cartão
    MDF
    Composto de MDF e favo de cartão
    Composto em madeira, MDS e favo...
    etc...

Um vão de 1,50m, vai sempre vergar, dependendo das cargas que lhe meta. inclusive em madeira maciça lamelada com 28mm.

eu aconselho que meta uma travessa ao todo o comprimento do plano de trabalho. Concerteza que consegue inserir uma nervura, atras do espaço ocupado pelo teclado.

Tinha um tampo de estirador com 150x100cm, era em Aglomerado 15mm folheado a melamina branco. Tinha 1.00m de distancia entre apoios e ainda uma travessa em chapa de aço quinada em L. Aguentou muita coisa...

Pelo exposto, face as espessuras que indica não aconselho que tenha vãos superiores a 1.00m ( em aglomerado) e 1.20m em madeira maciça. sem ter travessa de reforço.

O mais simples e economico, é comprar um tampo já feito e proceder ao seu reforço, como indiquei.
  13.  # 13

Colocado por: Pedro Barradas
    amigo.. a melamina é o revestimento de acabamento. o tampo será de certeza executado em outra coisa...:
    Placa de aglomerado
    composto de aglomerado e favo cartão
    MDF
    Composto de MDF e favo de cartão
    Composto em madeira, MDS e favo...
    etc...

Um vão de 1,50m, vai sempre vergar, dependendo das cargas que lhe meta. inclusive em madeira maciça lamelada com 28mm.

eu aconselho que meta uma travessa ao todo o comprimento do plano de trabalho. Concerteza que consegue inserir uma nervura, atras do espaço ocupado pelo teclado.

Tinha um tampo de estirador com 150x100cm, era em Aglomerado 15mm folheado a melamina branco. Tinha 1.00m de distancia entre apoios e ainda uma travessa em chapa de aço quinada em L. Aguentou muita coisa...

Pelo exposto, face as espessuras que indica não aconselho que tenha vãos superiores a 1.00m ( em aglomerado) e 1.20m em madeira maciça. sem ter travessa de reforço.

O mais simples e economico, é comprar um tampo já feito e proceder ao seu reforço, como indiquei.

Obrigado Pedro, pela resposta tão detalhada.

Só por curiosidade, uma das secretárias tem um monitor mas suspenso num braço cujo suporte é a uns 30cm da lateral e depois tem duas colunas que não apresentam um peso significativo. Tirando isso tem um teclado + rato e leva com um portátil de vez em quando.
    Já a segunda, tem dois monitores com pés, centrados na secretária mas neste caso a pessoa acaba por fazer alguma pressão na secretária com os cotovelos.

A largura tem mesmo de ser 150cm mas penso que com 28 ou 30mm de espessura e em madeira maciça não terei problemas. E sim, posso sempre colocar um reforço nem que seja na parte posterior da secretária (isto por causa do sistema para o piano) e pelo que percebi da sua sugestão da nervura, o que está a dizer é por algo que fique à face da parte de baixo da secretária, certo?

Em relação à melamina, sim, é o acabamento, eu sei, daí ter questionado o que é que seria melhor como materia para o tampo em si. Favos está fora de questão pois é fraco. Tenho de questionar na carpintaria o que será mais resistente.

Mais uma vez muito obrigado a todos pela ajuda e sugestões.
  14.  # 14

Lembrei-me agora que contraplacada marítimo é capaz de ser também uma boa solução. Pelo que sei tem uma resistência muito boa.
  15.  # 15

Boa tarde,

Aproveito o tópico para perguntar se conhecem alguma empresa que faça tampos de secretária à medida. Queria um tampo em madeira maciça que tivesse 224cm x 80cm x 3cm, para fazer novo escritório em casa, na zona de lisboa (ou Cascais mais concretamente).

Obrigado!
  16.  # 16

Colocado por: RodrigoCorreiaBoa tarde,

Aproveito o tópico para perguntar se conhecem alguma empresa que faça tampos de secretária à medida. Queria um tampo em madeira maciça que tivesse 224cm x 80cm x 3cm, para fazer novo escritório em casa, na zona de lisboa (ou Cascais mais concretamente).

Obrigado!
    Corticlasse (Loures) ou OrleCorte (Camarate). O negócio dele é o corte a retalho e como o grosso do trabalho sao cozinhas, roupeiros, etc, trabalham mais é mesmo com melaminas. Com madeira maciça, sendo só para um tampo, o mais provável é que digam que não fazem o trabalho.
  17.  # 17

Colocado por: tigoncalCorticlasse (Loures) ou OrleCorte (Camarate). O negócio dele é o corte a retalho e como o grosso do trabalho sao cozinhas, roupeiros, etc, trabalham mais é mesmo com melaminas. Com madeira maciça, sendo só para um tampo, o mais provável é que digam que não fazem o trabalho.

Obrigado pelo feedback, em todo o caso vou contactar, pode ser que me consigam indicar outra empresa. Obrigado!

0.0214 seg. NEW