Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

estou a remodelar um espaço comercial cuja galeria tem cerca de 130m^2. O tecto que estava instalado era uma camada de pladur suspenso de perfis de zinco (foto 1), e tinha esponja muito densa de 4cm de espessura colada ao tecto original; esta esponja já estava caída quando retirei o pladur (já se tinha deslocado ou arrancado a pintura do tecto) (foto 2). A altura entre o pladur e a esponja era cerca de 45cm. O tecto original parece ter uma camada de gesso de cerca de 1cm.

Retirei o pladur com intenção de o trocar por placas de aglomerado de cortiça expandida (ICB) de espessura 4cm suspensas da estrutura existente (foto 3 - teste com algumas placas). O objectivo desta troca é reduzir os ecos na galeria, e talvez criar melhor isolamento acústico para o andar de cima, fazendo uma espécie de "caixa de abafamento" entre a cortiça e a esponja.

O espaço vai ser utilizado como galeria de arte para mostrar trabalhos em vídeo e áudio, e é por isso que quero uma barreira acústica entre o meu espaço e o piso de cima. Tentei suspender as esponjas, em vez de voltar a colá-las, mas não ficam bem encostadas ao tecto (foto 4).

Entretanto, uma pessoa que viu o espaço disse-me que talvez fosse mais simples desmontar tudo e deixar só o tecto original, e que provavelmente o som não vai passar muito para cima. Pelo que consigo ver, a espessura entre os dois pisos não deve ser mais de 40cm.

Tenho duas perguntas:

1) Ter as esponjas mal encostadas ao tecto reduz a eficácia do isolamento?

2) Este sistema de isolamento acústico é eficaz e vale a pena instalar?

Obrigado pelas ajudas.
  2.  # 2

Foto 1
      14.jpg
  3.  # 3

Foto 2
      24.jpg
  4.  # 4

Foto 3
      32.jpg
  5.  # 5

Foto 4
      4.jpg
  6.  # 6

Colocado por: descalabroTenho duas perguntas:

1) Ter as esponjas mal encostadas ao tecto reduz a eficácia do isolamento?

2) Este sistema de isolamento acústico é eficaz e vale a pena instalar?

1- Sim. MAs esse tipo de solução não cumpre os requisitos de reacção ao fogo para um estabelecimento comercial. Era melhor aplicar um SONODANplus de 40mm.

2- Depende do que realmente necessita atenuar. REverberação, consegue, se o aglomerado negro de cortiça expandida (ICB) ficar exposto, como tecto falso.
    Quanto aos ruídos aéreos, pode não ser suficiente. Qual é a actividade ruidosa que irá ter no est. comercial?

NOTA: o ICB, também não cumpre com a classe dereacção ao fogo para revestimento de tecto falso em estabelecimento comercial
  7.  # 7

Obrigado pela resposta.

1 - As esponjas já estavam no estabelecimento, só que havia o pladur mais abaixo, que resiste bem ao fogo. Posso encostá-las melhor ao tecto se furá-lo e aplicar buchas. No lugar do pladur agora vai estar a cortiça expandida, que na ficha técnica indica ser classe E de reacção ao fogo; eu tinha ideia de que com classe E ainda cumpria os requisitos. Pode dizer-me onde encontro uma regulamentação que faça referência às Euroclasses de Reacção ao fogo para tectos falsos?

2 - O espaço vai ser utilizado para mostrar trabalhos em vídeo e/ou áudio, como acontece por vezes em exposições de museu. Ou seja, o som de uma aparelhagem stereo de sala de estar, um sub-woofer ocasionalmente.

Nota: é um espaço comercial mas vai ser usado como espaço cultural.

0.0109 seg. NEW