Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    que fazem quando um topógrafo teima em não assinar o seu levantamento, nem arranja quem o faça?
    é que eu por princípio não tenho o hábito de assinar os trabalhos dos outros...
  2.  # 2

    Se isso acontecesse com o Puttin ele invadia a casa do topógrafo mas antes mandava bombas pra tirar de lá os nazis ... operação topógrafo teimoso
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 3

    Não pagar o serviço
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasNão pagar o serviço
    não é comigo, estou a compilar a documentação para entregar um processo na CM e falta-me isto. O cliente está numa posição chata à conta do topógrafo (o problema é que ele trabalha na CM onde vai dar entrada o processo)
  5.  # 5

    Os arquitetos ou alguns Eng civil têm por hábito assinar os levantamentos. Até que um dia da m#ed@ e pode ser que aprendam.

    Se o topógrafo trabalha na câmara não pode usar os equipamentos de topografia da câmara para realizar levantamentos a nível particular, a não ser que esteja autorizado a acumular funções . Como ele se recusa a assinar, concreteza que não está autorizado.

    Deduz-se que o arquitecto também não queira assinar o levantamento, como tal, só resta submeter o projecto à câmara sem a peça desenhada levantamento topografico. A peça desenhada implantação sobre levantamento topografico o arquiteto já assina.

    Em bom rigor, mas maioria das câmaras não ligam a isso,mas, tem de entregar o levantamento topografico, e a listagem de pontos . Tem de ser acompanhado por termo de responsabilidade do autor do levantamento, inscrição na ordem e comprovativo de seguro.
    Provavelmente o levantamento foi barato, como já se dizia no tempo do meu pai, "o barato são caro" e " quem vem depois que feche a porta "
    Concordam com este comentário: antonylemos, Pedro Barradas
  6.  # 6

    Colocado por: callinasOs arquitetos ou alguns Eng civil têm por hábito assinar os levantamentos. Até que um dia da m#ed@ e pode ser que aprendam.
    precisamente para evitar problemas não o faço.

    situação chata... vou ter de entregar sem assinar. como é o próprio a analisar o projecto pode ser que nao ligue à falta de assinatura
  7.  # 7

    está escrito no regulamento da camara que o LT tem de ir assinado pelo topografo??
    já me pediram muita coisa mas isso ainda não
    por exemplo já me pediram o numero de profissional do topografo e a sua identificação e contato mas nunca um termo de responsabilidade assim como a assinatura da peça desenhada.
  8.  # 8

    Colocado por: marco1está escrito no regulamento da camara que o LT tem de ir assinado pelo topografo??
    ficheiro DWFx assinado digitalmente

    Colocado por: marco1já me pediram muita coisa mas isso ainda não
    como não?

    termo de responsabilidade nao faz falta. mas o levantamento.. como todos os restantes desenhos têm de ir assinados
  9.  # 9

    Colocado por: marco1está escrito no regulamento da camara
    só uma nota de uma curiosidade. um processo que entreguei recentemente tive até de assinar digitalmente os PDFS das plantas de localização emitidas pela CM porque senão o portal digital não as aceitava..
    •  
      marco1
    • 24 março 2022 editado

     # 10

    estranho

    um DWF ??, quase todas as camaras pedem LT e planta topográfica em DWG, embora tambem siga em DWF
    em todos os meus processos até agora junto na arquitetura a folha do LT e assino o DWF digitalmente
    como disse apenas pdem quanto muito a identificação e contato do topografo e numero de inscrição profissional.
  10.  # 11

    Colocado por: marco1estranho
    normalissimo
      Captura de ecrã 2022-03-24 200539.png
  11.  # 12

    Colocado por: marco1unto na arquitetura a folha do LT e assino o DWF digitalmente
    pois se você assina substitui o topógrafo e assume a responsabilidade pelo levantamento.. mas eu não o faço. não deve, nao foi vc que o fez
  12.  # 13

    Colocado por: antonylemossó uma nota de uma curiosidade. um processo que entreguei recentemente tive até de assinar digitalmente os PDFS das plantas de localização emitidas pela CM porque senão o portal digital não as aceitava..

    Sim pacífico.
    A planta de localização é da câmara, mas é você que assinala o ponto de localização .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle
  13.  # 14

    Colocado por: callinasSim pacífico.
    totalmente, mas é uma curiosidade até as fotocópias documentos têm de levar assinatura digital.. mas a questão do Levantamento é que é um trabalho feito por outro profissional. assinar isso é assumir esse trabalho como nosso.
  14.  # 15

    antony

    o antony estabelece para si proprio interpretações que podem não condizer com casos de outros
    eu ao assinar a peça desenhada do LT que se junta ao processo estou a assinar mais um elemento do processo do qual sou coordenador
    como já referi tive camaras que apenas me pediram a identificação do topografo não pediram nenhuma declaração do mesmo
    mas atenção eu pessoalmente nas minhas propostas sempre mas sempre frisei bem aos clientes que o LT é como que um documento do terreno tal como por exemplo a certidão do registo predial e como tal deve ser o cliente a contratar o topografo e o levantamento constituir-se como que um documento que é fornecido ao projetista para executar o projeto, posso é indicar topografos e dar apoio ao mesmo mas nunca me irei responsabilizar pela indicação das extremas, isso é o cliente e o topografo que tem essa responsabilidade. faço depois é tecnicamente uma avaliação se o LT se coaduna com a realidade e os documentos oficiais e chamo a atenção sobre as incidências que possa ter no projeto e sua instrução legal.
  15.  # 16

    Colocado por: antonylemostotalmente, mas é uma curiosidade até as fotocópias documentos têm de levar assinatura digital.. mas a questão do Levantamento é que é um trabalho feito por outro profissional. assinar isso é assumir esse trabalho como nosso.


    está a interpretar, acho que não é isso
  16.  # 17

    ..é ir com a maré...
    Concordam com este comentário: marco1
  17.  # 18

    E o que o Marco ou o Pedro fazem, quando a contrução da obra se inicia, o vizinho vem reclamar sobre os limites do terreno (que afinal tem razão ) e o Arquitecto é chamado , pois a casa pelo levantamento está a 5 metros da extrema, mas pelo limite correcto, que estava mal identificado em projecto passou a estar a 50 cm?
    Que fazem quando há uma linha de média tensão que não pode ser alterada, e a mesma interfere com a contrução em altura da casa?
    Que fazem quando as infraestrutura da rua não estão vertidas no levantamento topografico, e tal interfere com as especialidades?
    Que fazem quando a contenção periferia foi feita admitindo um talude de 3 metros e na realidade tem 5?
    Que fazem quando já existe um muro do vizinho com 1,5 metros e o muro não foi representado no levantamento e tal interfere com a fundação do novo muro?
    Que fazem quando o levantamento deveria estar no sistema de coordenadas etrs89, e sofreu algum rotação? E a casa é implantada no meio do loteamento, ainda sem vizinho, e entretanto vem o vizinho construir, e verifica que a casa do outro está no sítio errado ?
  18.  # 19

    Colocado por: callinasE o que o Marco ou o Pedro fazem, quando a contrução da obra se inicia, o vizinho vem reclamar sobre os limites do terreno (que afinal tem razão ) e o Arquitecto é chamado , pois a casa pelo levantamento está a 5 metros da extrema, mas pelo limite correcto, que estava mal identificado em projecto passou a estar a 50 cm?


    callinas, eu não me meto em "apertos" desses.. tão apertados ;) Mas admito que me tenho metido a jeito. No fundo as coisas têm de andar.

    eu nunca assinei nenhum LT. Mas muitas vezes, altero/ actualizo polígonos de extrema, tudo com a complacência do técnico autor do Lt.
  19.  # 20

    calinas

    não leu bem o que eu disse
    mas o que faço? ai está, não é da minha responsabilidade, mas como frisei tenho obrigação de iniciar o projeto conferindo o LT que me foi fornecido e verificar incompatibilidades e omissões que possam criar problemas e por os intervenientes e resolver comigo essas questões, portanto não se inicia um projeto com tanta possivel asneirada.
    já tive alguns casos em que a meu pedido o topografo voltou ao local para fazer o levantamento de mais pontos.
    de qualquer forma o topografo ao aceitar o serviço sabe qual os requisitos de cada camara e eu só tenho de verificar se vem de acordo.
 
0.0215 seg. NEW