Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Sou inquilino ha cerca de 7 anos mas apenas tenho um contrato verbal
    sempre paguei a renda (transferencia bancaria)
    A agua e luz sempre tiveram no nome do senhorio mas a Tvcabo en meu nome

O senhorio falou cmg e disse me q precisava de ir viver para a casa (ele tem 10 ou 11 apartamentos ... )
    e disse que tenho 1 mês para sair

Agradeço informações de pessoas com conhecimento minimo logicamente

Isto é legal ?

Que devo fazer , uma vez que embora tencione sair não o quero fazer apressadamente o que ira causar me alguns transtornos

Muito Obrigado
    •  
      FD
    • 11 janeiro 2010

# 2

Colocado por: gustafssonIsto é legal ?

Não.

Se fez um contrato verbal, fez um contrato de duração indeterminada.
    Para este tipo de contratos, o pré-aviso do senhorio tem que ser no mínimo de 5 anos (e não um mês).

Se não quer sair da casa, contacte um advogado ou informe o senhorio dessa condição.
  2.  # 3

Obrigado

mas existe alguma instituiçao judicial a que possa recorrer tambem ? ou so atraves de um advogado ?

O que me preocupa é que ele a qualquer momento pode cortar a agua e luz portanto penso que terei que denunciar a situaçao logicamente. Alem de ter ameaçado que deitava a porta abaixo . Pergunto se posso denunciar ja a situaçao de forma a evitar problemas

Muito Obrigado
  3.  # 4

Ele pode cortar a agua e a luz, deitar a porta abaixo e contratar uns capangas para lhe darem um enxerto de porrada mas depois processa o senhorio e alem de voltar para o apartamento recebe uma boa indemnização do senhorio
  4.  # 5

gustafsson

Você tem toda a legislação e arredores do seu lado.
    Se conseguisse ter testemunhas e gravação dessas ameaças, era a cereja no topo do bolo.
    Se o seu senhorio lhe cortar a água e luz, ainda se enterra mais.

Para «fazer ver» ao seu senhorio quem tem razão, aconselho:
    1. não ceder;
    2. mandá-lo falar com o seu advogado (com quem você terá de ter uma reunião primeiro);
    3. encarar a hipótese de apresentar queixa por ele ameaçar arrebentar porta ou cortar água/luz (consulte o advogado).

Boa sorte!
  5.  # 6

Obrigado

mas existe alguma instituiçao judicial a que possa recorrer tambem ? ou so atraves de um advogado ?

Gostava de referir um aspecto , eu sub aluguei quartos (com o conhecimento previo dele , e sem nenhuma objeccao da sua parte) este aspecto prejudica me de alguma forma ?

de notar que eu fiz um acordo com ele e apenas eu lhe pagava atraves de transferencias bancarias , e tenho outros documentos q provam que resido ali a anos

Obrigado
  6.  # 7

Colocado por: gustafssonObrigado

Pode ser que ajude: http://www.conselhodosjulgadosdepaz.com.pt/index.asp?id=Informacao
    Mas seria importante o aconselhamento dum advogado...

Boa sorte

PMatos
  7.  # 8

Colocado por: gustafssonObrigado

Gostava de referir um aspecto , eu sub aluguei quartos

Desconfio que agora o senhorio ja o pode por na rua
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2010

# 9

Colocado por: gustafssonmas existe alguma instituiçao judicial a que possa recorrer tambem ? ou so atraves de um advogado ?

E pergunta isso porque...
    a) não tem dinheiro para pagar
    b) outra razão

Se for por causa de a) tem que ir à Segurança Social e pedir apoio jurídico. Normalmente, não quer dizer que seja obrigação, a Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal podem ter um advogado que dá consultas gratuitas a munícipes.
    Se for por causa de b) e imaginando que é porque não quer gastar dinheiro, não, não existe ninguém além dos acima indicados que o possa ajudar a título gratuito.

Colocado por: arq.MarcoCarriçoDesconfio que agora o senhorio ja o pode por na rua

Se foi com o consentimento daquele, não.

O melhor a fazer, na minha opinião e se quer sair, é dizer ao senhorio que precisa de mais tempo para sair. Se ele compreender, espectacular, se não, puxe dos galões e diga-lhe que o que ele lhe está a exigir é ilegal mas que não quer entrar por esses caminhos.
  8.  # 10

Obrigado

volto a frisar , sub aluguei quartos com o conhecimento total do senhorio... alias quando ,la cheguei era o senhorio

que alugava os quartos ...e de forma a ele nao ter o trabalho com as deslocaçoes (cada vez que saia alguem tinha que fazer 150 km para alugar o quarto) ele verbalmente fez o contrato comigo e tinha total conhecimento da situaçao e nunca se opos de nenhuma forma (note bem que ja passaram 7 anos .... )

Tenho dinheiro para pagar mas a pergunta é esta , ele neste momento não fez nada excepto ameaças
    eu tenho que esperar que ele concretize alguma dessas para lhe colocar o processo ?
    ou posso por exemplo atraves de um advogado pedir ja para passarem a luz e agua para meu nome ?

Obrigado

Gustafsson
  9.  # 11

Desculpem mais uma questão

durante todos estes anos (sempre por transferencia bancaria portanto é facil provar) paguei milhares de contos
    e ele não passou nenhum recibo e logicamente nao declarou o dinheiro.
    Posso denunciar a situaçao nalgum organismo (finanças , camara ) etc ?
    Eu sabendo que ele não passava e nao tendo pedido poderei ser prejudicado ?

Obrigado
    •  
      FD
    • 15 janeiro 2010

# 12

Colocado por: gustafssoneu tenho que esperar que ele concretize alguma dessas para lhe colocar o processo ?

Sim.

Colocado por: gustafssonPosso denunciar a situaçao nalgum organismo (finanças , camara ) etc ?

E vai fazer isso para quê? Para se vingar?
  10.  # 13

Existem pessoas que são pouco sérias e pouco correctas

E apenas recuam se quem tentam pisar lhes faz frente.

Logicamente ele sabendo os problemas que poderá vir a ter , pode recuar na decisão de cortar a agua e luz etc

Está esclarecido ? caso afirmativo agradeço uma opinião de quem domina minimamente estes factos

Cmtps
  11.  # 14

Você tem um senhorio muito amigo. Arrenda-lhe um imóvel, mas em troca abdica de uma fonte de receita. Até custa a crer que uma relação dessas se tenha deteriorado.

Mas veja a coisa desta forma: o tipo não declarou as rendas que recebeu, mas você declarou o subarrendamento, por isso no fundo não deve haver grande chatice, não lhe parece ?
  12.  # 15

Luis

o que voce esta a dizer não tem logica nenhuma , por acaso leu os posts com atenção ?

que quer dizer com "Você tem um senhorio muito amigo. Arrenda-lhe um imóvel, mas em troca abdica de uma fonte de receita" ?

O que diz abaixo é completamente irracional pois se ler com atençao todos os posts é capaz de chegar a outra conclusao , mas quer comparar o senhorio com o sub arrendamento que ele proprio efectuava e era do seu total conhecimento ?? as pessoas nunca me pediram recibos pois felizmente dao se todas muito bem comigo talvez por nunca as ter ameaçado quem sabe...mas se pedirem so tenho mesmo é que os passar CERTO ???

Agradeço respostas e não comentarios sem sentido senão isto acaba por ser uma perda de tempo

durante todos estes anos (sempre por transferencia bancaria portanto é facil provar) paguei milhares de contos

Obrigado
  13.  # 16

gustafsson

Esta é só para lhe dizer que estou tão perplexo quanto o meu homónimo luisvv deve estar.

Se você não quer comparar o seu senhorio consigo, que subarrenda a terceiros, faço-o eu.
    Na maioria dos casos (admito que possa não ser o seu), o subarrendamento é uma vergonha, em que os inquilinos se aproveitam do património de outros para enriquecer.

A questão não é você «passar» ou «não passar» recibos. É se você declara esses rendimentos às Finanças. E isto é que ainda não ficou claro.

Não vou responder directamente à sua questão, mas deixo-lhe um conselho:
    «Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao ar».
  14.  # 17

Parece me que não leram os posts com atençao. E os vossos comentarios reflectem isso

Outra coisa é que parece me que não estao minimamente preocupados em ajudar mas sim em complicar .

Porque será ??

Vou explicar novamente .

O senhorio tem uma casa e aluga quartos.Eu estou la e moro num quarto.
    O senhorio chateia se e diz , entrego lhe a casa voce faz o q quiser mas eu quero X
    Eu moro na casa num quarto e alugo os outros
    Nao ganho nada pois pago EXACTAMENTE O QUE PAGAVA . e moro nessa casa
    Nao ganho um centimo a unica vantagem que tive foi que durante 6 anos nao aumentou a renda MAS EU nao aumentei os quartos.

Nao compare alguem que recebe Milhares de contos por ano que tem a casa paga e que enriquece
    com alguem que mora num quarto e nao esta a ganhar nada pois apesar de passar de 125 para 115 tive que perder tempo , colocar anuncios nos jornais , etc.
    Porque aceitei ? porque gosto da casa e da zona.
    Porque o senhorio tava longe e na altura nao incomodava.

Esse seu conselho diga o ao meu senhorio pois ele

ESTA A TENTAR QUEBRAR O ACORDO
    AMEAÇOU CORTAR AGUA E LUZ
    NAO DECLAROU RENDIMENTOS

eu nao ganhei NADA .Alias o senhorio concordou sempre com esta situaçao pois mora a 150 km da casa
    e enquanto que nos outros apartamentos cada vez que saia alguem tinha que por um anuncio no jornal e deslocar se
    etc etc , limpar a casa , perder tempo
    No meu apart. teve sempre tudo ocupado e no fim do ano ganhava mais 1000 a 1500 e do que nos outros apartamentos que possui

Obrigado
  15.  # 18

Colocado por: gustafsson
    durante todos estes anos ......................... paguei milhares de contos e ele não passou nenhum recibo e logicamente nao declarou o dinheiro.

O facto de o senhorio não passar recibo nao impede de nao ter declarado o recebimento.

Pode denunciar nas finanças, nada o impede .
    Mas atenção ao que eu escrevi anteriormente, voce pode supor que o senhorio nao declarou, para ter a certesa terá de ter acesso às declaraçoes de IRS do proprio.

Só as finanças poderá dizer.
    No entanto se contar esta mesma historia que aqui foi contada, tambem leva por tabela.
    Isto é, voce recebeu e nao declarou, logo fez o mesmo que o seu senhorio supostamente fez.

Eu moro na casa num quarto e alugo os outros
    Nao ganho nada pois pago EXACTAMENTE O QUE PAGAVA . e moro nessa casa
    Nao ganho um centimo a unica vantagem que tive foi que durante 6 anos nao aumentou a renda MAS EU nao aumentei os quartos.

Azar, tivesse ganho para pagar no minimo uma pequena parte da sua renda.

Nao compare alguem que recebe Milhares de contos por ano que tem a casa paga e que enriquece com alguem que mora num quarto e nao esta a ganhar nada pois apesar de passar de 125 para 115 tive que perder tempo , colocar anuncios nos jornais , etc.

Desculpa dizer, mas aqui ja denota uma ponta de inveja. Se ganha muito e enriquece ainda mais é problema dele.
    So com exemplo eu com 30 anos ja tinha uma casa paga, no entanto para isso fiz muitos esforços e abdiquei de muitas saidas com amigos.

Esse seu conselho diga o ao meu senhorio pois ele

ESTA A TENTAR QUEBRAR O ACORDO
    AMEAÇOU CORTAR AGUA E LUZ
    NAO DECLAROU RENDIMENTOS

Voce é quem tem de falar com o seu senhorio, não são os utilizadores do forum.
    Isto aqui é um forum e cada pessoa diz a sua opinião, algumas fundamentadas outras não.
    O que me parece é que voce veio à procura de uma opiniao que fosse de encontro com o seu pensamento.
  16.  # 19

"Isto é, voce recebeu e nao declarou, logo fez o mesmo que o seu senhorio supostamente fez."

Eu recebi o quê ? ? quem recebeu foi o senhorio e tudo foi feito com a sua concordancia e conhecimento.

"Desculpa dizer, mas aqui ja denota uma ponta de inveja. Se ganha muito e enriquece ainda mais é problema dele.
    So com exemplo eu com 30 anos ja tinha uma casa paga, no entanto para isso fiz muitos esforços e abdiquei de muitas saidas com amigos."

Nao podia esta mais errado , denota inveja ?? Essa é uma interpretaçao muito engraçada
    A observação foi feita em resposta a um comentario sem sentido e nada tem a ver com inveja.
    Por favor LEIA COM ATENÇAO O POST e tenho a certeza que ira perceber porque fiz esse comentario
    e entenderá que nada tem a ver com inveja.
    Alem disso quantas vezes é preciso explicar que o problema de fundo é que ele esta a tentar quebrar o acordo
    50 , 1000 100000 vezes ???

"Isto aqui é um forum e cada pessoa diz a sua opinião, algumas fundamentadas outras não.
    O que me parece é que voce veio à procura de uma opiniao que fosse de encontro com o seu pensamento."

Não de nenhuma forma , o que eu não esperava era opiniões sem nexo , desligadas do post
    e que não têm nenhum objectivo que não seja o de complicar pois distraem quem lê do essencial

De qualquer forma agradeço a sua resposta pois apesar de ter feito comentarios que considero sem nexo
    respondeu as questões.
  17.  # 20

Colocado por: gustafssonLuis o que voce esta a dizer não tem logica nenhuma , por acaso leu os posts com atenção ? que quer dizer com "Você tem um senhorio muito amigo. Arrenda-lhe um imóvel, mas em troca abdica de uma fonte de receita" ? O que diz abaixo é completamente irracional pois se ler com atençao todos os posts é capaz de chegar a outra conclusao , mas quer comparar o senhorio com o sub arrendamento que ele proprio efectuava e era do seu total conhecimento ?? as pessoas nunca me pediram recibos pois felizmente dao se todas muito bem comigo talvez por nunca as ter ameaçado quem sabe...mas se pedirem so tenho mesmo é que os passar CERTO ???

Irracional? Parece-lhe ? Ponha-se de fora da questão e pense bem...
    Acho saudável a sua indignação por não lhe terem passado recibos de milhares de contos ao longo destes anos, bem como a sua preocupação com a aparente fuga ao fisco por parte do seu senhorio.
    Claro que já acho menos saudável a sua pouca preocupação com o facto de você próprio não ter passado recibos de milhares de contos ao longo destes anos, e o seu aparente desinteresse no que respeita à sua própria fuga ao fisco.
    Mas compreendo, claro, que estas coisas são difíceis de analisar.

durante todos estes anos (sempre por transferencia bancaria portanto é facil provar) paguei milhares de contos e ele não passou nenhum recibo e logicamente nao declarou o dinheiro. Posso denunciar a situaçao nalgum organismo (finanças , camara ) etc ? Eu sabendo que ele não passava e nao tendo pedido poderei ser prejudicado ?

0.0246 seg. NEW