Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Se a ideia for num futuro aumentar a potência, optava por um cabo com maior secção a partir do quadro de entrada da fração.

Fora isso terá de garantir, que.
    - a queda de tensão inferior a 5%
    - sistema de corte de energia automático, conforme prévisto na legislação para este tipo de instalação.
    - quadro e respectivas proteções a instalar no lugar de estacionamento.

Terá ainda de garantir que a canalização eléctrica seja desenvolvida nos espaços comuns, não sendo permitida a utilização das colunas montantes.
    • Iko
    • 3 novembro 2024

# 42

O que tenho no quadro principal é o disjuntor C20 que abastece a arrecadação com cabo de 4mm (80% de certeza que é o que lá está), e por sua vez na cave é o interruptor de 32A que que alimenta um disjuntor de 16A e um de 10A.
    Pretendo apenas passar um cabo de 4mm do quadro da arrecadação até ao lugar de estacionamento (os tais 25mt). Não deverei trocar cabo do quadro principal até à arrecadação pois imagino que não será fácil.

Não necessito de grandes potências de carregamento, mas no futuro gostava de colocar deixar preparado para uma Wallbox / carregador que me permitisse configurar para carregar só a noite por exemplo.

- Basta colocar um novo disjuntor de 16A, passar o cabo de 4mm e ligar a uma tomada CEE? É suficiente?

Colocado por: BigmouseSe a ideia for num futuro aumentar a potência, optava por um cabo com maior secção a partir do quadro de entrada da fração.

Fora isso terá de garantir, que.
    - a queda de tensão inferior a 5%
    - sistema de corte de energia automático, conforme prévisto na legislação para este tipo de instalação.
    - quadro e respectivas proteções a instalar no lugar de estacionamento.

Terá ainda de garantir que a canalização eléctrica seja desenvolvida nos espaços comuns, não sendo permitida a utilização das colunas montantes.
  2.  # 43

Precisa de um técnico para verificar o existente, dimensionar e conciliar com a instalação da garagem. Não invente e não queira poupar uns trocos com a segurança do seu bem como dos seus restantes vizinhos.
  3.  # 44

O melhor que tem a fazer, com já referiram, é solicitar ajuda a um técnico de forma a definir todas as condições de alimentação necessárias, para que todos os instaladores a quem solicitar cotação sigam a mesma solução.

Não deixe os instaladores definiram as soluções.
      Captura de ecrã 2024-11-04 095601.png
  4.  # 45

Colocado por: BigmouseO melhor que tem a fazer, com já referiram, é solicitar ajuda a um técnico de forma a definir todas as condições de alimentação necessárias, para que todos os instaladores a quem solicitar cotação sigam a mesma solução.

Não deixe os instaladores definiram as soluções.
      Captura de ecrã 2024-11-04 095601.png

Eu no meu caso tenho um cabo de 10mm (livre de halogênios) que vem do meu QE da habitação para o lugar de garagem, onde depois tenho um QE mais pequeno com 1 diferencial e 1 disjuntor, ligado ao QE tenho uma tomada Efapel (16A) para carregar veículos elétricos.
    Vou ter de fazer alguma alteração no futuro?
  5.  # 46

o lugar de estacionamento é aberto? ou é do tipo Box?

Colocado por: andrereis93

Eu no meu caso tenho um cabo de 10mm (livre de halogênios) que vem do meu QE da habitação para o lugar de garagem, onde depois tenho um QE mais pequeno com 1 diferencial e 1 disjuntor, ligado ao QE tenho uma tomada Efapel (16A) para carregar veículos elétricos.
    Vou ter de fazer alguma alteração no futuro?
  6.  # 47

Colocado por: Bigmouseo lugar de estacionamento é aberto? ou é do tipo Box?

O Lugar é aberto.
  7.  # 48

então devia possuir um sistema de deslastre automático, que permitisse desligar a alimentação do circuito proveniente da sua habitação quando fosse efetuado o corte de energia ao piso onde se encontra o seu lugar de estacionamento.

Colocado por: andrereis93

O Lugar é aberto.
  8.  # 49

Colocado por: Bigmouseentão devia possuir um sistema de deslastre automático, que permitisse desligar a alimentação do circuito proveniente da sua habitação quando fosse efetuado o corte de energia ao piso onde se encontra o seu lugar de estacionamento.

E isso materializa-se como? Contactor atuado pela alimentação do piso de garagens?
  9.  # 50

Colocado por: Bigmouseentão devia possuir um sistema de deslastre automático, que permitisse desligar a alimentação do circuito proveniente da sua habitação quando fosse efetuado o corte de energia ao piso onde se encontra o seu lugar de estacionamento.

A única coisa que tenho é o QE junto à tomada e o QE na habitação.
  10.  # 51

Por exemplo um contactor normalmente aberto, em que a tensão da bobine do contactor é alimentada pela tensão do barramento do quadro de piso da garagem. Para mim a tensão de alimentação a bobine deverá ser a 48V ou 24V.

Colocado por: ClioII

E isso materializa-se como? Contactor atuado pela alimentação do piso de garagens?
  11.  # 52

Colocado por: BigmousePor exemplo um contactor normalmente aberto, em que a tensão da bobine do contactor é alimentada pela tensão do barramento do quadro de piso da garagem. Para mim a tensão de alimentação a bobine deverá ser a 48V ou 24V.

Porque não um contactor com bobina direta aos 230Vac? Assim obriga a ter uma fonte (ou pelo menos um transformador) pelo meio.
    É para ter maior isolamento entre as instalações?
  12.  # 53

Boa tarde
    Vou adquirir um Citroën C4 com bateria de 50 kW. Vai carregar em garagem fechada, numa tomada com ligação direta ao quadro elétrico com um interruptor próprio.
    Fazendo viagens entre 30 a 150 Km por dia,e considerando que é aceitável um carregamento até 80% em 10 horas qual será a melhor opção custo/benefício/segurança.

Pelo muito que li e pelo pouco que entendi cheguei às seguintes conclusões que gostariam que fossem ou não confirmadas:

Posso carregar a viatura numa tomada normal mas o tempo de carregamento seria muito demorado e com risco sobre aquecimento de instalação elétrica.

Para mitigar estes problemas posso instalar uma tomada CEE 16, e sem mais fazer a ligação viatura/tomada através do cabo elétrico do carro.

Investindo um pouco mais posso adquirir um carregador portátil que me permite um tempo de carregamento menor e uma maior segurança.

Estou correto?
    • hangas
    • 2 fevereiro 2025 editado

# 54

Colocado por: nuno11Para mitigar estes problemas posso instalar uma tomada CEE 16, e sem mais fazer a ligação viatura/tomada através do cabo elétrico do carro

Uma tomada CEE16 não lhe permite ligar o cabo que vem com o carro. Vai sempre precisar de um carregador (que lhe permita usar os 16A, muitos ficam pelos 8 ou 10A)

Mas se tem uma ligação directa ao quadro, uma tomada CEE16 (as azuis) e um carregador portátil de 16A com esse tipo de ficha, permite-lhe carregar a 3.7Kw, em 10horas permite-lhe carregar uns 35Kwh sem problemas.

Se o carro nao tem o extra para 11kw, os 3.7 serão mesmo o máximo em AC. Pelo menos no eC3 era um extra que pedimos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno11
  13.  # 55

Acima por lapso disse que o carregamento AC base está limitado a 3.7. Mas não, o limite base é 7.4kw (32A mono) o extra é para ter carregador trifasico até 11Kw
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno11
  14.  # 56

Para meter uma tomada CEE16 num quadro parcial, que também recebe o FV, o disjuntor para a tomada precisa de ser de 2polos?
  15.  # 57

Também tenho curiosidade quanto ao aumento da potência de carregamento do(s) VE. O Leaf só carrega a 10A, culpa do EVSE... estou a pensar em adquirir um regulável até pelo menos 20A (limite actual que tenho na garagem), que já duplicaria a velocidade de carga. Mesmo 16A seria 60% mais rápido
  16.  # 58

Colocado por: pcspinheiroTambém tenho curiosidade quanto ao aumento da potência de carregamento do(s) VE. O Leaf só carrega a 10A, culpa do EVSE... estou a pensar em adquirir um regulável até pelo menos 20A (limite actual que tenho na garagem), que já duplicaria a velocidade de carga. Mesmo 16A seria 60% mais rápido

O carregador móvel da Tesla, não sei se o teu traz, carrega até 32A mas acho que recomendam 16A para carregamentos em casa.
  17.  # 59

Não comprei extras nenhuns (e abdicaria de algumas amenidades de série de bom grado em troca de maior desconto). Acho que não traz carregador. De qualquer modo, não carregaria a mais de 20A sem modificar a instalação. Acho que 16A contínuo é tranquilo já que tenho 6.9 kVA e disjuntor de 25A nos cabos que descem à garagem. Na garagem o disjuntor é de 20A, mas preciso de instalar uma tomada para o EVSE se usar 16A+
  18.  # 60

O carregador da Tesla, sem adaptador, carrega a 13A. Para mim com o SR chega e sobra. No dia a dia carrego a 5A.

0.0245 seg. NEW