Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Sala 60 metros
    Suite 20 metros, veja bem se precisa de tanto mas é mais pessoal.
    Única coisa que não gosto é ter que andar tanto da suite até á sala mas se diminuir/alargar a mesma ficava perfeita para mim.
    Quase o meu sonho de casa😇
  2.  # 22

Colocado por: marco1wc em frente á entrada e a suite não me parecem bem

podia ser algo assim, bem mais simples
    Concordam com este comentário:rjmpires
      Scan_0001.jpg

Engraçado: está próximo das bonecadas que eu fiz nos tempos mortos.

Apesar do WC da suite ser mais pequena do que imaginava, não vejo problemas com a que foi apresentada.
    Mas para isso mesmo me venho aconselhar convosco: sabem melhor que eu o que funcionaria melhor 😊

O que mudaria no WC da suite em si?

Quanto à WC em frente da entrada da casa, irei mencionar isso.
      IMG_20220322_1726502.jpg
  3.  # 23

Chris

para esboço não mudaria nada, bem talvez ajeitasse a dimensão dos quartos e mudasse um pouco a disposição das camas, assim como na suite punha a cama na parede da janela e a janela onde está agora a cama, na wc estudava melhor a localização das janelas
    e talvez nesse retângulo fazia-o um pouco menos comprido e mais largo pois iria facilitar muita coisa. por exemplo nos quartos não precisa de tanta largura mas mais profundidade ( sentido da porta para a janela) assim como a sequencia ilha / mesa/ estar iria ficar mais desafogada.
    Concordam com este comentário: Iko
  4.  # 24

Como disse acima gosto do projeto, mas isso deve ter acima de 300m2 brutos nao?
  5.  # 25

Colocado por: DR1982Como disse acima gosto do projeto, mas isso deve ter acima de 300m2 brutos nao?

Deveria ser cerca de 150m2
    Já pedi confirmação, porque se somar todas as áreas, dariam 143m2.
  6.  # 26

Colocado por: marco1Chris

para esboço não mudaria nada, bem talvez ajeitasse a dimensão dos quartos e mudasse um pouco a disposição das camas, assim como na suite punha a cama na parede da janela e a janela onde está agora a cama, na wc estudava melhor a localização das janelas
    e talvez nesse retângulo fazia-o um pouco menos comprido e mais largo pois iria facilitar muita coisa. por exemplo nos quartos não precisa de tanta largura mas mais profundidade ( sentido da porta para a janela) assim como a sequencia ilha / mesa/ estar iria ficar mais desafogada.

Obrigada mas essa última imagem não passa de um passatempo parvo meu (tentar visualizar como seria a vivência numa casa térrea - nunca morei numa).

Ignorem a última imagem (que, já agora DR, também tinha cerca de 150m2)

Já coloquei todos os apontamentos ao arquitecto.

Assim que tiver algo mais concreto continuo a thread.

Obrigada a todos 😊
  7.  # 27

Colocado por: Chris_F

Deveria ser cerca de 150m2
    Já pedi confirmação, porque se somar todas as áreas, dariam 143m2.
    143 uteis, certo?
  8.  # 28

Colocado por: DR1982143 uteis, certo?

No meu desenhito eram 148m2 brutos.

O desenho do arquitecto menciona cerca 145m2 de área de construção. Mas pedi confirmação para ter certeza.
  9.  # 29

Colocado por: Chris_F

No meu desenhito eram 148m2 brutos.

O desenho do arquitecto menciona cerca 145m2 de área de construção. Mas pedi confirmação para ter certeza.
    Esses 145m2 devem ser uteis, deve ser as somas das areas uteis. Com varandas e companhia passará facilmente dos 200m2
  10.  # 30

Confirmado: cerca de 145m2 brutos.
    Pode mudar ligeiramente aquando da passagem a desenho rigoroso.

E agora caiu-me a ficha... 12m2 brutos num quarto (mesmo que de criança) não será demasiado pequeno?

O quarto de canto ficaria com algo como 3,55 x 2,55... Largura está OK, cumprimento pode ser pequeno, não?
  11.  # 31

As tubagens do WC não provocam barulho na parede do quarto?
  12.  # 32

Colocado por: carlota74As tubagens do WC não provocam barulho na parede do quarto?

Ele disse que existem soluções para isso: sanitários suspensos, telas acústicas, etc.
  13.  # 33

Essa casa com 3 quartos, escritório e duas salas de estar em 145m2 brutos parece me demasiado casinha de bonecas.
    Das duas uma, ou tem divisoes a mais para a área bruta ou area bruta a menos para as divisões que tem.
    Estamos a falar de 100/110 m2 de areas uteis
  14.  # 34

Colocado por: Chris_FConfirmado: cerca de 145m2 brutos.

E agora caiu-me a ficha... 12m2 brutos num quarto (mesmo que de criança) não será demasiado pequeno?

O quarto de canto ficaria com algo como 3,55 x 2,55... Largura está OK, cumprimento pode ser pequeno, não?

Mantenha a casa contida nas areas. Faz bem em ter a sala grande. É a unica divisao numa casa que deve ser grande. É ali que passamos a maior parte do tempo acordados.
    Os quartos com 12m2 chega. Mas senao chegar pode eliminar o escritorio e esticar os dois quartos.
  15.  # 35

Colocado por: Chris_F12m2 brutos num quarto
    Brutos? Entao as areas que tem marcadas nao é uteis? Nao faz
    Muito sentido marcar as areas brutas...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  16.  # 36

Quando estiver tudo pronto meta depressa na Camara Palmela, o meu está lá há 5 meses e hojem dizem-me: "pois, é aguardar, isto dos licenciamentos está demorado"... ainda enm sequer foi analisado, só pediram elementos dos titulares, algo que acho devia ser feito em 8 dias
  17.  # 37

Colocado por: Chris_FConfirmado: cerca de 145m2 brutos.

12 brutos dará uns 9 úteis... Eu acho pequeno, ainda para mais sem roupeiro embutido. Mas se for só para dormir... E camas de 1 corpo.
    O meu mínimo para um quarto de criança são os 12m2 úteis, e cama de 1,4x2,0, com roupeiro embutido. Idealmente 14m2.

Mas qd tiver a planta à escala, mobílias à escala, etc. Tem melhor noção.
    Concordam com este comentário: ricat
  18.  # 38

Gosto da planta para o terreno que é. Mas a pergunta que acho que se impoõe é: que orçamento tem para construir tudo isso?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Mk Pt
  19.  # 39

Colocado por: IronManSousaQuando estiver tudo pronto meta depressa na Camara Palmela, o meu está lá há 5 meses e hojem dizem-me: "pois, é aguardar, isto dos licenciamentos está demorado"... ainda enm sequer foi analisado, só pediram elementos dos titulares, algo que acho devia ser feito em 8 dias

5 meses... na Marinha Grande vou em 1 ano e 5 meses e ainda não tenho a licença de construção, está quase dizem eles...
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  20.  # 40

Colocado por: nunogouveiaGosto da planta para o terreno que é. Mas a pergunta que acho que se impoõe é: que orçamento tem para construir tudo isso?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Já é a 2a vez que questionam o tamanho da casa... O.o

Vêem aí alguma coisa que possa encarecer em demasia a obra?

Vejo o tamanho das janelas, mas fora isso:

- 145m2 Brutos
    - Linhas rectas, sem grandes cortes, enviesados, etc
    - Apenas 2 WC contidos
    - Cozinha contida
    - Tanto na cozinha como WCs, cerâmicas será apenas em zonas de águas e não em toda a área (não propriamente para poupar mas por gosto pessoal).
    - Vinílico em vez de soalhos
    - Roupeiros e cozinha em módulos standard (provavelmente BricoDep0t e Ike@)
    - Apenas A/C como climatização
    - A única coisa automática que irei colocar (talvez) são os estores
    - Ainda não me confirmou se foi possível mas pedi laje aligeirada ou mista (eu, de olhar não sei se é possível, claro)

Com a excepção da sala e suíte, parece-me que o arquitecto conseguiu algo bastante contido. Mas falam como se fosse um palácio.
    Obrigada mas 145m2 não me parece nenhum exagero 🥺

Se há algo que acham que poderá encarecer a obra, peço que me digam.

0.0277 seg. NEW