Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenha calma. A malta por aqui nao está habituada a criticar projectos racionais.
    Só sabem colocar defeitos.
    Daqui a pouco dizem que precisa de 250k para construir essa casa e que mais vale fazer uma de 200m2 que fica ao mesmo preço.
    Concordam com este comentário: frpin, FabCardoso, azwsedcrfv, desofiapedro, Peper87, sousa80
  2.  # 2

    Colocado por: Chris_F

    Já é a 2a vez que questionam o tamanho da casa... O.o

    Vêem aí alguma coisa que possa encarecer em demasia a obra?

    Vejo o tamanho das janelas, mas fora isso:

    - 145m2 Brutos
    - Linhas rectas, sem grandes cortes, enviesados, etc
    - Apenas 2 WC contidos
    - Cozinha contida
    - Tanto na cozinha como WCs, cerâmicas será apenas em zonas de águas e não em toda a área (não propriamente para poupar mas por gosto pessoal).
    - Vinílico em vez de soalhos
    - Roupeiros e cozinha em módulos standard (provavelmente BricoDep0t e Ike@)
    - Apenas A/C como climatização
    - A única coisa automática que irei colocar (talvez) são os estores
    - Ainda não me confirmou se foi possível mas pedi laje aligeirada ou mista (eu, de olhar não sei se é possível, claro)

    Com a excepção da sala e suíte, parece-me que o arquitecto conseguiu algo bastante contido. Mas falam como se fosse um palácio.
    Obrigada mas 145m2 não me parece nenhum exagero 🥺

    Se há algo que acham que poderá encarecer a obra, peço que me digam.
    Eu continua a achar que essa casa nao tera apenas 145m2 brutos.
    O tracejado na sala não é uma pala? Isso também conta como área bruta.
    Mas quando tiver a planta com medidas logo se vê
  3.  # 3

    De facto tem uns bons metros de palas.

    Portanto: a encarecer estão as janelas e as palas, é isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle
  4.  # 4

    Pode reduzir as janelas dos quartos casa queira reduzir custos mas sinceramente nao vejo nada de janelas em excesso.
    Alias acho que o projeto ate se pode construir a um preço simpatico, e nao se foque tanto nos m2 porque nao é por ter mais meia duzia de m2 que vai encarecer por ai alem... nao é uns cms num quarto ou numa sala que ficam caros.
    Eu acho que as medidas que tem na planta sao boas se forem úteis, um quarto de 12m2 4x3m tira 60cm para roupeiro e fica com 3.40x3m.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Chris_F
  5.  # 5

    Colocado por: Chris_FRecebemos um primeiro esboço do nosso arquitecto


    Olá, bastante bonito diga-se. Os desenhos à mão têm sempre outro encanto...

    Janelas (de quartos/salas) a 3m do limite do terreno?
    Isso é legal?
    Isso é desejável?

    A zona onde estacionará o veículo convinha que fosse um pouco mais larga.

    De resto gosto, parabéns, está no bom caminho.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Colocado por: N Miguel OliveiraJanelas (de quartos/salas) a 3m do limite do terreno?
    Isso é legal?

    Não confronta com "fachadas"( para assegurar os 10m), é aos limites do lote, que terá um muro. Para mim é solução legal. Mas há câmaras/ técnicos com outro entendimento.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasMas há câmaras/ técnicos com outro entendimento.


    Por isso digo. Já vi de tudo um pouco.
    Há câmaras que têm no seu regulamento municipal a necessidade de garantir igualdade de direitos aos vizinhos, mesmo que estes ainda não tenham construído. Ou seja, teria que deixar 5m para fachadas com vãos de salas, cozinhas, quartos, etc. à luz do RGEU+RMUE(ou outro). Há também outras câmaras em que não ligam a nada isso. E ainda outras que fazem um meio-termo... Permitem mas se forem vãos secundários, ou fixos por exemplo. E ainda há os casos em lotemento onde se pode facilitar, ou não.

    E depois ainda há o "se isso é desejável"... mesmo que legal.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    •  
      Mk Pt
    • 4 abril 2022 editado

     # 8

    Colocado por: DR1982Eu continua a achar que essa casa nao tera apenas 145m2 brutos.
    O tracejado na sala não é uma pala? Isso também conta como área bruta.
    Mas quando tiver a planta com medidas logo se vê


    Palas não contam como área bruta. Área bruta é área encerrada, contando paredes.

    Mas não deixam de ser um custo, obviamente.


    Olhando para as áreas (cozinha, sala, quartos) e número de compartimentos, acho que 145m2 de área bruta é demasiado pouco. Uns 155m2 de área parecem-me muito mais realistas, ou pelo menos uns 151-152m2 +/-, pelo menos.
    Isto supondo que as áreas indicadas dos compartimentos é como se costuma fazer: áreas úteis.
    Claro que só em espessura de paredes 'por alto' e passar para o que tem que ser por si só pode representar alguns m2.
  8.  # 9

    Colocado por: Mk PtMas não deixam de ser um custo, obviamente.
    Eu falava em m2 para efeitos de custos, precisamente.



    Colocado por: Mk PtOlhando para as áreas (cozinha, sala, quartos) e número de compartimentos, acho que 145m2 de área bruta é demasiado pouco. Uns 155m2 de área parecem-me muito mais realistas, ou pelo menos uns 151-152m2 +/-, pelo menos.
    Creio que esteja a falar de área útil se assim for concordo que conseguirão esta casa com cerca de 150m2 úteis.


    Assim a olho eu diria que a casa tera alguns 9m de largura com as paredes incluidas, e facilmente uns 22metros de comprimento na parte mais comprida
  9.  # 10

    Essa casa tem cerca de 145m² de divisões interiores, acrescentando corredores e paredes, vai dar uns 180, a 220m² brutos.
    O custo de construção só com o corpo principal poderá rondar facilmente os 200mil.
    Se contarmos com a piscna e o alpendre e demais arranjos exteriroes, chegaremos mais próximos dos 250mil.
    Sem pavimentos radiantes nem outras mordomias, e no interior do país.
  10.  # 11

    Colocado por: Chris_F
    Ele disse que nesta fase deveríamos analisar o rascunho e ver se haverá algo que gostássemos de mudar.


    Colocado por: Chris_FBom dia,

    Recebemos um primeiro esboço do nosso arquitecto que nos parece adaptar a tudo o que pedimos e muito estamos contentes.

    Ele disse que nesta fase deveríamos analisar o rascunho e ver se haverá algo que gostássemos de mudar.

    No geral só iria pedir para se trocarem 3 pequenos pormenores, mas como DO noob que sou, posso ter dado indicações parvas ao arquitecto que me poderão chatear mais tarde.

    Mudariam algo na planta (rascunho)?

    Notas: não passo a ferro portanto não quero lavandaria e não queremos garagem (basta-nos um abrigo).

    As mudanças que vou pedir:
    - Encostar mais a casa às traseiras (o terreno dá para 2 ruas portanto podemos). Ele já disse que seria melhor manter os 5m pela privacidade mas, para mim, é espaço morto e preferia ter esses 2m extra à frente.
    - Mudar a porta do escritório, para poder colocar a sapateira/pequeno roupeiro para casacos à entrada.
    -Ter a certeza de que nessa ilha caberá um fogão de 6 bocas (na imagem parece ser apenas 4 e isso não chega).

    Agradeço desde já os vossos comentários.
      IMG_20220331_065211.jpg


    Boa tarde, o meu nome é José Pereira, tenho acompanhado alguns topicos seus, estou em vias de comprar um terreno na mesma zona, não sei se seria possivel facultar-me o seu contacto para falarmos um bocadinho. Agradecia imenso se fosse possivel.
    Meu email: [email protected]
  11.  # 12

    De volta passado 1 ano e a duvidar de mim mesma 😜

    Como seu eu quem cozinha no dia-a-dia e para a família (enorme) nos almoços/jantares de família, pedi ao arquitecto que colocasse o fogão e forno na ilha. A ilha será grande e deveria ter 3 assentos.

    Ora começo a duvidar de mim mesma quanto à posição do fogão/forno por vários motivos, que podem ou não ser errados:

    1. Quando estiver a usar o fogão, invalido as posições sentadas da ilha (não me parece que seja agradável levar com vapores e salpicos da comida)

    2. O fogão na ilha vai-me obrigar a meter um exaustor caríssimo para conseguir expelir tudo (pelo menos foi essa a ideia com que fiquei). Não é com 1000€ a mais que cai o mal ao mundo mas é um gasto desnecessário e estava a tentar cortar gastos em temas supérfluos.

    Alguém tem fogão/forno na ilha que possa corroborar ou contrapor as minhas suposições?
    (Planta já a seguir)
  12.  # 13

    E tinham parcialmente razão.
    Não é casa para 200m2 brutos mas também não ficou nos 155m2... 169m2 brutos.

    Ignorem as linhas a vermelho (fitas Led) e as cruzes a verde (tomadas elétricas)... É o 2° ponto em que estou a duvidar de mim mesma (em que tenho 99% de certeza de que exagerei), mas fica para o próximo episódio.
      Screenshot_2023-04-16-13-27-32-752_com.miui.gallery.jpg
  13.  # 14

    Colocado por: zep2096



    Boa tarde, o meu nome é José Pereira, tenho acompanhado alguns topicos seus, estou em vias de comprar um terreno na mesma zona, não sei se seria possivel facultar-me o seu contacto para falarmos um bocadinho. Agradecia imenso se fosse possivel.
    Meu email: [email protected]


    Lamento imenso mas não vi este comentário.
    Mandei e-mail (caso ainda interesse)
  14.  # 15

    Para trocar, teria de ter um lava-loiças teria de ser de 54cms de comprimento em vez de 73cms mas não morro por isso (sou das que dá uso permanente à MLL).

    Aguardo comentários quanto ao forno/fogão na ilha (neste momento está quase certo de que vou mudar e pode ser só parvoíce minha)
      IMG_20230416_134214.jpg
  15.  # 16

    Também sou eu que cozinho na maior parte das vezes e não dispenso um bom exaustor, por + 400-500€ não vejo onde está o drama de comprar um exaustor de 1000€, os os de 200€ não são grande coisa.

    Não é por eu estar a cozinhar que não sento lá 6 pessoas, regra geral não faço malabarismo quando cozinho e os salpicos não sujam ninguém, não chegam lá.

    O forno tenho nos móveis laterais, na ilha só tenho a placa (penso que seja 90x60cm), o lava louça é na outra bancada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Chris_F
      IMG_20201211_223457_1.jpg
  16.  # 17

    Colocado por: Chris_Fdas que dá uso permanente à MLL).


    Tem de meter a MLL,mais próxima do lava loiças...
    Isso como tem, está disfuncional.
    Ora pense lá!
  17.  # 18

    Colocado por: Pedro Barradas

    Tem de meter a MLL,mais próxima do lava loiças...
    Isso como tem, está disfuncional.
    Ora pense lá!


    Quer faça o fogão na ilha ou não, a MLL vai ficar sempre ao lado do lava-loiças.

    Se mudar o lava-loiças para a ilha, seriam módulo de 60 + módulo de 60 com lava-loiças de 54 + MLL.
    (Tal como está no desenho do post #55)

    Se mantiver o fogão na ilha, então a MLL fica onde está o frigorífico, que passará para perto da porta.
  18.  # 19

    Eu não faria a sala com essa dimensão. 100m2 de sala é um abuso, conheço uma casa assim de familiares e até se torna algo desconfortável, mas são opções.
    Não consigo entender a ideia de ter 2 zonas com sofás, sala comum e sala de estar é duplicar espaços. Isso implica investimento em móveis e sofás e mais área para climatizar.
    • tc82
    • 21 abril 2023

     # 20

    Colocado por: paulosEu não faria a sala com essa dimensão. 100m2 de sala é um abuso, conheço uma casa assim de familiares e até se torna algo desconfortável, mas são opções.


    Não tem. Os 51,50m2 parecem o somatório das outras duas.
 
0.0247 seg. NEW