Colocado por: Bragas V
Declarou que ia reinvestir e não reinvestiu a totalidade? Se fosse hoje ficava quieto.. pelos vistos só tem que corrigir se as finanças derem por ela
Colocado por: NTORION
Os juros compensatórios e a multa são coisas diferentes. Os juros são cerca de 4% ao ano.
Foi isso então.
Por acaso sabe-me dizer se eu optar pelo plano prestacional, por exemplo 12 meses, posso logo pagar 7 ou 8 prestações?
Colocado por: bluthunder82á os 25K , pagos a titulo de sinal qual é o campo 5007 ou 5008, ou não é nenhum dos que indico?
Colocado por: AMG1(que) meios de prova são aceites pela AT para determinar a condição de HPP, quando o imovel em causa não é o domicilio fiscal do contribuite
Colocado por: PalhavaNão há documentos que comprovem algo que não é real. Há?
Colocado por: NTORION
Atualmente já são situações distintas, ou seja domicílio fiscal não vincula que seja HPP...
Hoje não vou ligar o PC (é feriado), mas por exemplo uma declaração da junta de freguesia a atestar que reside em X local deve ser suficiente.
Colocado por: Bragas VSe não é o domicílio fiscal do contribuinte, SMO não é HPP.
...
Colocado por: Palhava
Não há documentos que comprovem algo que não é real. Há?
Colocado por: AMG1
Creio que até existem decisões de tribunais a determinar que essa não pode ser a unica forma de comprovar a residencia efectiva.
Colocado por: AMG1
Mas onde é que foi buscar a ideia de que não é real. Quantas pessoas tem duas ou tres casas que usam em simultâneo?
O domicilio fiscal só pode ser o de uma dessas casas, sem quen isso implique seja nesse domicilio que o contribuinte faz a sua vida diária.
Claro que há alguma margem de discricionariedade da AT na apreciação destas situações, dai a dúvida. Não se prova o que não existe, mas por vezes não é facil nem simples provar o real.
Neste momento tenho tres casas que uso em simultâneo, uma delas nem sequer é em Portugal. As duas que tenho.em Portugal uma é em Lisboa, onde está o domicilio fiscal e outra numa aldeia da beira alta, onde passo a maior parte do tempo que estou em Portugal, porque razão não pode essa casa ser considerada a minha HP em Portugal, só se a AT não quiser, mas mesmo assim não deixa de ser verdade.
E uma pessoa com 3 casas a permanente é sempre a que dá mais jeito?