Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

Colocado por: 21papaleguasmeia hora apanha pinhas para 2 ou 3 anos.

Não recomendo... As pinhas muito tempo acondicionadas tendem a desfazer-se.
    Tambem utilizo pinhas para iniciar a queima. Gasto cerca de 3 sacas das grandes por inverno.
  2.  # 302

Colocado por: BricoleiroOnde vou é público, não tem vedações, toda a gente lá vai.

O facto de não ter vedações não significa que não tenha dono :D mas sempre ajuda a justificar.
    Olho vivo quando por lá andar de cócoras ;)
  3.  # 303

1- Não me tinha lembrado dessa da ventania, mas faz todo o sentido. Mas ainda assim, não há uma época em que as pinhas estejam no estado ideal da apanha, como os legumes ou frutas?

2- Pesquisei, melhor sobre o prazo de apanha e, parece que se aplica apenas a pinhas de pinheiro manso;

3- A questão dos donos penso que depende do tipo de pinhal. Aqui na minha zona, é só pinhais abandonados, onde está tudo cheio de ervas e aquilo que os mais velhos chamam de fentos. Ainda por cima ficam longe de habitações. Por isso não estou a ver que problemas práticos isso possa levantar.
    • alc
    • 25 novembro 2016

# 304

Vou ter de comprar lenha. E tenho quem me venda 1700kg (cerca de 3m3) de eucalipto a 150€.

O que acham do preço?
  4.  # 305

Qual é a zona caro alc? Tem entrega incluída?
  5.  # 306

Se for com entrega, acho que é um bom preço.
    À dois anos, comprei a 45€ o m3.
  6.  # 307

Colocado por: alcVou ter de comprar lenha. E tenho quem me venda 1700kg (cerca de 3m3) de eucalipto a 150€.

O que acham do preço?

Neste tipo de negócio eu prefiro estabelecer relação de confiança com o fornecedor (já é o mesmo há 10 anos!) do que procurar preço. Há sempre quem faça mais barato um bocado, mas depois vêm as dúvidas:
    - Tem meios de confirmar se está bem pesado?
    - Tem conhecimentos para avaliar se a lenha está bem seca? Muito importante para o queimador e pode estar a pagar água ao preço da lenha....
    - Tem conhecimentos para avaliar se a lenha é de arvore madura; de tronco ou de ramos? Também muito importante por causa da densidade.
    Há muita gente a vender lenha de restos de incêndios. Lenha que, a maior parte das vezes, vem de árvores ainda jovens e por isso com menos densidade. Arde como papel mas com pouco poder calorifico....

PS: Para recuperadores eu dou preferência a carvalho ou outras ainda mais raras (portanto mais caras). Eucalipto é mais barato mas gasta-se bem mais o que pode ficar mais caro....
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  7.  # 308

Colocado por: BelhinhoEucalipto é mais barato mas gasta-se bem mais o que pode ficar mais caro....

Acho que também tem a ver com a máquina.
    Eu consumo 4m3 de lenha por ano, acendo todos os dias das 19h às 23h.

Edit. Maioritariamente eucalipto.
  8.  # 309

Os briquetes alguém usa em substituição da lenha?!?
    Por uma questão de ainda não ter um espaço para armazenar grande quantidade de lenha e a pedido da mulher (que não gosta da sujidade da lenha), estou a ponderar comprar briquetes. A minha questão é... valerá a pena sabendo antemão que será uma alternativa mais cara mas mais "limpa" e de fácil arrumação que a lenha tradicional?

Se sim, que marcas e preços? Comprei de uma grande superficie comercial da marca Nova Lenha mas um pouco caro... aproximadamente 3€ 10 kg.
  9.  # 310

Colocado por: 21papaleguas
    Acho que também tem a ver com a máquina.
    Eu consumo 4m3 de lenha por ano, acendo todos os dias das 19h às 23h.

Edit. Maioritariamente eucalipto.

Eu compro carvalho e gasto 1 tonelada por ano e também ligo mais ao menos o mesmo período que refere. É lógico que a máquina é importante.
    Já experimentou comprar carvalho?
  10.  # 311

Só comprei naquele ano, porque entretanto fiquei sem motosserra.
    Agora, quando tenho oportunidade, vou apanhando uns pauzitos, como foi o caso ontem.
    Deu para apanhar 4 carradas. Esta ficou no atrelado, porque caiu uma carga de água valente.
      lenha.jpg
  11.  # 312

Colocado por: loverscoutQuinta do anjo, na rua da pasteleria Anjo Doce..... azinho!

Se ainda servir a informação... mais perto, tem em Azeitão, na N2, logo à entrada de quem vem da Quinta do Conde. Compro lá há 3 anos, normalmente, azinho mas também têm sobro. Se comprar acima de 500 kgs (acho que é este o mínimo), levam a casa e arrumam-na sem custo acrescido.
  12.  # 313

Colocado por: Jorge_GonçalvesSe ainda servir a informação... mais perto, tem em Azeitão, na N2, logo à entrada de quem vem da Quinta do Conde. Compro lá há 3 anos, normalmente, azinho mas também têm sobro. Se comprar acima de 500 kgs (acho que é este o mínimo), levam a casa e arrumam-na sem custo acrescido

Preço?
  13.  # 314

Costumo comprar 750-1000kgs. Para estas quantidades, o preço costuma ser Azinho: 0,15€/kg e Sobro: 0,13€/kg.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  14.  # 315

Há 2 semanas comprei em Santana do Mato (zona de Coruche) azinho a 120€/Ton. O sobro fica a 100€/Ton.
    Mas tive que ir busca-la eu. Relativamente ao ser enganado no peso, eles têm lá uma balança e o nosso veículo
    é pesado antes e depois de carregado. A lenha está resguardada num telheiro, e não se molha com a chuva.

Espero ter contribuido...
  15.  # 316

Só de salientar que; qualquer lenha tem de ter pelo menos 1 a 2 anos de secagem pelo menos e claro abrigada da chuva e humidade.
    • alc
    • 26 novembro 2016

# 317

Colocado por: C. LoboSó de salientar que; qualquer lenha tem de ter pelo menos 1 a 2 anos de secagem pelo menos e claro abrigada da chuva e humidade.

E onde é que encontra lenha com 2 anos de secagem??
  16.  # 318

Colocado por: alc

E onde é que encontra lenha com 2 anos de secagem??
    É tudo uma questão de a guardar de um ano para o outro;-) porque dúvido que algum lenhador consiga ter tanto espaço para armazenar lenha para um ano ou dois sem a vender...
    Se tiver espaço e disponibilidad€ só custa o esforço no primeiro ano depois é ir comprando todos os anos para queimar no Inverno seguinte
    • eu
    • 26 novembro 2016

# 319

Já experimentei quase todos os tipos de lenha e a minha preferida é de longe a lenha de Azinho.

É a que faz menos fumo, a que arde de forma mais regular e a que dura mais tempo.

É mais cara, mas compensa largamente.
  17.  # 320

Colocado por: euJá experimentei quase todos os tipos de lenha e a minha preferida é de longe a lenha de Azinho.

É a que faz menos fumo, a que arde de forma mais regular e a que dura mais tempo.

É mais cara, mas compensa largamente.

Só que o preço upa upa, e azinho não se encontra em qualquer lado...

0.0636 seg. NEW