Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: C. Lobo
    Só que o preço upa upa, e azinho não se encontra em qualquer lado...


    É mais uma lenha do sul de Portugal.
    Mas é relativamente abundante por aqui, no entanto o meu fornecedor disse-me que muita vem de espanha.
  2.  # 2

    Colocado por: euJá experimentei quase todos os tipos de lenha e a minha preferida é de longe a lenha de Azinho.

    É a que faz menos fumo, a que arde de forma mais regular e a que dura mais tempo.

    É mais cara, mas compensa largamente.


    Há uma madeira que tecnicamente deveria ser superior a todas as outras e essa madeira é o carvalho...

    :-)
  3.  # 3

    Colocado por: Skinkx

    Há uma madeira que tecnicamente deveria ser superior a todas as outras e essa madeira é o carvalho...

    :-)


    Porque?
  4.  # 4

    Colocado por: barreira

    Porque?


    Esta, por enquanto, guardo para mim... :-)
    • eu
    • 28 novembro 2016 editado

     # 5

    Colocado por: SkinkxEsta, por enquanto, guardo para mim... :-)

    Densidade ? Poder calorífico?
  5.  # 6

    Colocado por: eu
    Densidade ? Poder calorífico?


    Exactamente :-)
  6.  # 7

    A grande questão é saber se a queima de lanha é sustentável.

    Não estaremos a queimar mais lenha do que aquela que a floresta consegue produzir, logo numa década ou duas não haverá mais lenha?

    Afinal de onde vem tanta lenha? Podas?

    Acredito que muita vem de abates definitivos.

    Alguma documentação?
  7.  # 8

    Colocado por: ParamonteA grande questão é saber se a queima de lanha é sustentável.

    Não estaremos a queimar mais lenha do que aquela que a floresta consegue produzir, logo numa década ou duas não haverá mais lenha?

    Afinal de onde vem tanta lenha? Podas?

    Acredito que muita vem de abates definitivos.

    Alguma documentação?


    Neste momento muita lenha vem do que sobrou dos incêndios do verão passado.

    Se houvesse maior cuidado em produzir lenha a partir da floresta, talvez existisse também maior cuidado na floresta, maior limpeza e sustentabilidade desta última, com menos casos como os incêndios que temos visto.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    • eu
    • 28 novembro 2016 editado

     # 9

    Colocado por: ParamonteNão estaremos a queimar mais lenha do que aquela que a floresta consegue produzir, logo numa década ou duas não haverá mais lenha?

    Pelo menos na zona centro, o que não falta é lenha. É pena é tudo o que arde no verão, nos incêndios...
  8.  # 10

    Já falei com dois fornecedores de lenha e um disse-me que a lenha provem de podas e é sustentável, outro disse-me que muita da lenha provem de abates ilegais e não é sustentável
    • eu
    • 28 novembro 2016

     # 11

    Mesmo que a lenha venha de abates, pode ser sustentável. Basta que sejam feitas replantações...

    Mas atualmente, o que não falta são pinheiros secos (graças ao nemátodo) na floresta. Esses, é uma pena que que não sejam cortados e aproveitados para aquecimento.
  9.  # 12

    Colocado por: Skinkx

    Há uma madeira que tecnicamente deveria ser superior a todas as outras e essa madeira é o carvalho...

    :-)


    Já experimentei carvalho um ano e a diferença foi notória - para pior. Aliás, é mais barata que o azinho.

    (Em jeito de desabafo, este ano a lenha que comprei não vale nada...depois de 15 anos, tenho de mudar de fornecedor.)

    Na zona onde vive a minha mãe (Oliveira de Azeméis/S.João da Madeira) vendem uns sacos grandes de uma lenha muito curiosa - restos dos moldes de sapatos. Vem em pedaços relativamente pequenos, muito bem seca e muito limpa. Experimentei e gostei imenso, arde com muita facilidade e tem um bom poder calorífico. Não fosse a distância e teria comprado uma boa quantidade.
  10.  # 13

    Na minha zona existe azinho e sobro aos montes, mas o preço é alto:

    Em média o azinho é a 16 cêntimos/kilo e o sobro a 14 cêntimos/kilo.

    Acho lamentável que a Câmara local não promova a venda da quantidade enorme do madeira de pinho proveniente das limpezas e abates que a Cãmara promove. Vai tudo para a lixeira, inacreditável.
  11.  # 14

    Colocado por: becas

    Já experimentei carvalho um ano e a diferença foi notória - para pior. Aliás, é mais barata que o azinho.

    (Em jeito de desabafo, este ano a lenha que comprei não vale nada...depois de 15 anos, tenho de mudar de fornecedor.)

    Na zona onde vive a minha mãe (Oliveira de Azeméis/S.João da Madeira) vendem uns sacos grandes de uma lenha muito curiosa - restos dos moldes de sapatos. Vem em pedaços relativamente pequenos, muito bem seca e muito limpa. Experimentei e gostei imenso, arde com muita facilidade e tem um bom poder calorífico. Não fosse a distância e teria comprado uma boa quantidade.


    A lenha tem que estar devidamente seca, se vier verde qualquer lenha é uma porcaria.

    Há lenhas que rendem mais em termos de tempo de queima, mas o carvalho teoricamente tem que conter mais calor, dependendo do modo de venda. Se for ao quilo, não fica a ganhar, apenas ao metro cúbico...
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  12.  # 15

    Colocado por: Skinkx
    A lenha tem que estar devidamente seca, se vier verde qualquer lenha é uma porcaria.


    Pois, mas eu não tenho capacidade para armazenar muita lenha, é comprar e gastar. E como eu a maioria das pessoas, claro.
    Sempre comprei à tonelada até há 2 anos, com o mesmo fornecedor, ao m3, o mesmo dinheiro representa muito menos lenha. Como aqui na zona há muitos fornecedores de azinho, resta-me ter paciência, gastar esta e experimentar outro.
  13.  # 16

    Colocado por: becas

    Pois, mas eu não tenho capacidade para armazenar muita lenha, é comprar e gastar. E como eu a maioria das pessoas, claro.
    Sempre comprei à tonelada até há 2 anos, com o mesmo fornecedor, ao m3, o mesmo dinheiro representa muito menos lenha. Como aqui na zona há muitos fornecedores de azinho, resta-me ter paciência, gastar esta e experimentar outro.


    A lenha tem quase o dobro do poder calorífico se ficar a secar um ano - ou seja, pela mesma lenha e pelo mesmo dinheiro consegue retirar o dobro do calor... eu não sei as suas condições logísticas, mas pode fazer sentido arranjar um pequeno coberto onde armazenar 4 ou 5 m3, pelo menos...
  14.  # 17

    Colocado por: Belhinho

    Eu compro carvalho e gasto 1 tonelada por ano e também ligo mais ao menos o mesmo período que refere. É lógico que a máquina é importante.
    Já experimentou comprar carvalho?


    1 Tonelada, a queimar das 19h em diante e dá para um ano? Isso para mim, não dá nem para um mês.

    O recuperador não é com caldeira de água, certo?

    Eu também acendo nesse horário e gasto dois baldes grandes das vindimas por dia, ou meia caixa daquelas grandes de por no jardim, que há à venda do AKI.

    Por ano, são 3 carrinhas grandes de caixa aberta, cerca de 200€ cada, e ainda tenho de deitar um pinheiro seco ou outro abaixo, caso contrário só chego a Março.

    E eu tenho um bom recuperador, mas depois venho aqui ver os consumos do pessoal e fico deprimido...
  15.  # 18

    Colocado por: CIVISMILES

    1 Tonelada, a queimar das 19h em diante e dá para um ano? Isso para mim, não dá nem para um mês.

    O recuperador não é com caldeira de água, certo?

    Eu também acendo nesse horário e gasto dois baldes grandes das vindimas por dia, ou meia caixa daquelas grandes de por no jardim, que há à venda do AKI.

    Por ano, são 3 carrinhas grandes de caixa aberta, cerca de 200€ cada, e ainda tenho de deitar um pinheiro seco ou outro abaixo, caso contrário só chego a Março.

    E eu tenho um bom recuperador, mas depois venho aqui ver os consumos do pessoal e fico deprimido...

    Não fique, eu e a sogra (2 casas) com salamandras sao 7 -8 ton por ano. Mas eles estão em casa o dia todo e não fizeram mal a ninguém para passar frio...
  16.  # 19

    Colocado por: CIVISMILES

    1 Tonelada, a queimar das 19h em diante e dá para um ano? Isso para mim, não dá nem para um mês.

    O recuperador não é com caldeira de água, certo?

    Eu também acendo nesse horário e gasto dois baldes grandes das vindimas por dia, ou meia caixa daquelas grandes de por no jardim, que há à venda do AKI.

    Por ano, são 3 carrinhas grandes de caixa aberta, cerca de 200€ cada, e ainda tenho de deitar um pinheiro seco ou outro abaixo, caso contrário só chego a Março.

    E eu tenho um bom recuperador, mas depois venho aqui ver os consumos do pessoal e fico deprimido...


    Um "bom recuperador" pode ter uma potência maior do que a necessária e com isso consumir demasiada lenha para o fim pretendido...
  17.  # 20

    Colocado por: SkinkxUm "bom recuperador" pode ter uma potência maior do que a necessária e com isso consumir demasiada lenha para o fim pretendido...

    Eu acho que potência nunca é demais, mas se tiver as guelas abertas (leia-se entrada de ar), pois está claro que queima com força!
 
0.0618 seg. NEW