Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: GMCQComo eu lhe disse no post anterior, como vc presumiu (e continua) que eu achava que estaria a mentir, só pq lhe pedi umas fontes (pq também quero estar informado) a nossa conversa acabou ainda antes deste post. E mais uma vez, como eu já lhe havia dito, irei perguntar a alguém mais próximo e ficarei logo esclarecido, okapa? Obrigado.


    Claro que sim. Vá falar com essas pessoas mais próximas, vá-se informar e depois venha contestar. Não entre logo pela negativa a negar o que lê. Boa Páscoa.
    •  
      GMCQ
    • 14 abril 2022

     # 22

    Colocado por: O.Martins

    Claro que sim. Vá falar com essas pessoas mais próximas, vá-se informar e depois venha contestar. Não entre logo pela negativa a negar o que lê. Boa Páscoa.
    Vc é mesmo insistente...



    Colocado por: provilrBoa noite
    comprei um apartamento antigo e estou a remodelar a casa, mas deparei-me com a parte electrico.
    É o seguinte, eu quero ter num dos quartos internet por cabo porque uso computador fixo para trabalhar e o router ficará na sala.
    Não quero estar a passar cabo por os rodapes da casa até chegar um cabo de rede ao quarto.

    Contactei um profissional que me aconselhou a instalação de uma caixa ATI rack. Apresentou-me um orçamento detalhado no valor total de 654€ e achei um total absurdo. Daí estar a procura de ajuda de quem entenda além de já ter pedido orçamento a uma segunda empresa.

    Invés de colocar uma caixa dessas, não seria mais fácil e económico eu mesmo abrindo um roço na parede de onde o router vai estar instalado passado o cabo pelo rosso e depois passar o cabo ethernet por cima pelos suportes do tecto falso que vou meter em pladur até ao quarto... abrindo outro roço até cá embaixo e ligando esse cabo ethernet a uma tomada de rj45 ?

    Depois seria só cravar o cabo, ligando um ao router e o outro ligando á tomada.
    Digam-me o que acham por favor.
    Poste depois os desenvolvimentos. 👍
  2.  # 23

    Oficialmente:

    Manual ITED 4

    4.1.5.3 REDES DE PARES DE COBRE

    O dimensionamento da rede de pares de cobre deve estar de acordo com os seguintes requisitos:
    a) Os cabos e dispositivos devem ser da categoria 6, ou superior, de forma a garantir a classe
    E
    de ligação;

    5.2 INSTALAÇÃO DE REDES DE CABOS E REPARTIDORES

    i) Todos os cabos instalados numa rede individual têm obrigatoriamente que estar ligados a TT (tomada terminal);
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
    •  
      GMCQ
    • 14 abril 2022 editado

     # 24

    Colocado por: VarejoteOficialmente:

    Manual ITED 4

    4.1.5.3 REDES DE PARES DE COBRE

    O dimensionamento da rede de pares de cobre deve estar de acordo com os seguintes requisitos:
    a) Os cabos e dispositivos devem ser da categoria 6, ou superior, de forma a garantir aclasse
    E
    de ligação;

    5.2 INSTALAÇÃO DE REDES DE CABOS E REPARTIDORES

    i) Todos os cabos instalados numa rede individual têmobrigatoriamente que estar ligados a TT(tomada terminal);
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GMCQ


    Santa ANACOM ITED_4
      IMG_20220414_014929.jpg
      IMG_20220414_014534.jpg
    •  
      GMCQ
    • 14 abril 2022

     # 25

    No meu caso a ideia é mesmo alimentar as smart tvs dos quartos através do cabo de rede. O wi-fi é bom funciona, mas acredito que a ligação por cabo ainda será melhor. Até pq a velocidade contratada para internet fixa é diferente da do wi-fi.
  3.  # 26

    Colocado por: VarejoteOficialmente:

    i) Todos os cabos instalados numa rede individual têmobrigatoriamente que estar ligados a TT(tomada terminal);
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GMCQ


    Claro que sim, isso é para cumprir ited 4.

    Mas o user ao não pôr a caixa ATI na entrada, e não pôr todos os pontos de sinal e rede que esse regulamento obriga
    também não está a cumprir o ited 4.
    •  
      Dom
    • 14 abril 2022

     # 27

    Meus amigos. Como a minha casa é de 90, eu tenho router no hall que liga diretamente ao switch que está na sala e que por sua vez está ligado a uma tomada com ligação para outra tomada no escritório. Nessa tomada, está outro switch para o PC e afins e posso garantir que se tive perdas, foram ridículas. Continuo com a mesma velocidade e latência que tinha na sala antes de mudar tudo pro escritório.
    Eu coloquei tomadas por deixarem um trabalho bem feito. Não gosto de ver o cabo a sair da parede mesmo que com tampa cega.
    No meu caso, eliminei o fio de telefone e passei o de rede ficando relativamente barato. Senão tem essa hipótese, eu diria para aproveitar que anda em obras e abrir os rasgos. De qualquer modo, o orçamento não me pareceu caro e é sempre cómodo ter rede em todas as divisões além que valoriza a casa.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  4.  # 28

    Colocado por: O.Martins

    Claro que sim, isso é para cumprir ited 4.

    Mas o user ao não pôr a caixa ATI na entrada, e não pôr todos os pontos de sinal e rede que esse regulamento obriga
    também não está a cumprir o ited 4.


    Por isso disse "oficialmente" fazendo ITED, naturalmente cabos diretos com fichas cravadas também funcionam.

    Tanto de uma maneira ou de outra, funciona sem problemas, desde que bem instalado.
  5.  # 29

    boas amigos
    Antes de mais pedia que não gastassem esforços a discutir e os concentrassem antes em ajudar-me
    Como a casa terá que levar tudo de novo, o orçamento não estica mais .. pagar esses 650€ mais 23% deve ficar por volta dos 800€.

    Os roços e chumbar a caixa ficaria por minha conta, neste caso os pedreiros que lá vão trabalhar.
    Vou talvez fazer como disse, e eu mesmo passo um cabo cat6 pelos roços - tecto falso - Divisão - e ligo numa tomada de Rj45.

    Um técnico que falei também me disse que ao ligar á tomada que posso perder algum sinal. Não acredito que seja assim tanto assim.

    De qualquer maneira vou deixar algum cabo extra por cima do tecto falso e que seja possivel puxar se for necessário, se tiver perda de sinal faço como alguém mencionou e deixo uma caixa cega e ligo diretamente ao pc ou a um switch que por sua vez alimentaria o pc.
    • hangas
    • 14 abril 2022 editado

     # 30

    Colocado por: provilrUm técnico que falei também me disse que ao ligar á tomada que posso perder algum sinal. Não acredito que seja assim tanto assim.


    Tomadas, conectores, etc causam sempre alguma atenuação de sinal, têm impacto no XT (CrossTalk) e NEXT (Near End CrossTalk) entre outros. No entanto desde que bem instaladas estes valores são mínimos.
    Além disso uma coisa é o sinal fisico e outra é o sinal digital que é modulado em cima deste.

    Na prática desde que bem instalado, mesmo um sistema com patch panel (2 tomadas, e 2 cabos com 2 fichas cada) está bem dentro da margem do Cat5e e não é por ai que a rede fica mais lenta (nem de perto nem de longe)
    • hangas
    • 14 abril 2022 editado

     # 31

    Colocado por: VarejoteTanto de uma maneira ou de outra, funciona sem problemas, desde que bem instalado.


    Isto é o mais importante. Bem instalado.

    Quando andava mais envolvido nos datacenters e rede de dados cheguei a certificar instalações de centenas de tomadas com um analisador de rede da Fluke.

    Quer os cabos quer os terminais eram de uma boa marca (Panduit) e os problemas que houve em algumas tomadas tiveram somente a ver com a forma como foram cravadas. Pontas muito longas (e a fazerem efeito de antena) e/ou sobrepostas a outros pares.

    E mesmo assim muitos destes problemas eram em frequências já bem acima do necessário, já mais perto dos 300Mhz. A certificação era para 300Mhz, sendo que o necessário 100Mhz.

    Isto para dizer que as atenuações dos terminais embora existe é pouco ou nada relevante quando comparada com uma instalação sem cuidado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
  6.  # 32

    Colocado por: hangas

    Tomadas, conectores, etc causam sempre alguma atenuação de sinal, têm impacto no XT (CrossTalk) e NEXT (Near End CrossTalk) entre outros. No entanto desde que bem instaladas estes valores são mínimos.
    Além disso uma coisa é o sinal fisico e outra é o sinal digital que é modulado em cima deste.

    Na prática desde que bem instalado, mesmo um sistema com patch panel (2 tomadas, e 2 cabos com 2 fichas cada) está bem dentro da margem do Cat5e e não é por ai que a rede fica mais lenta (nem de perto nem de longe)


    Muito obrigado pela explicação
    Então o que me aconselha, no local onde estará o router deixar uma caixa cega com o cabo cravado e ligar diretamente ao router e na divisão onde quero ter internet meto o cabo ligada á tomada Rj45. Ou faço igual em ambos os lados com os tomadas nas paredes ( local onde estara router + quarto ) ?
  7.  # 33

    Colocado por: hangas

    Tomadas, conectores, etc causam sempre alguma atenuação de sinal, têm impacto no XT (CrossTalk) e NEXT (Near End CrossTalk) entre outros. No entanto desde que bem instaladas estes valores são mínimos.
    Além disso uma coisa é o sinal fisico e outra é o sinal digital que é modulado em cima deste.

    Na prática desde que bem instalado, mesmo um sistema com patch panel (2 tomadas, e 2 cabos com 2 fichas cada) está bem dentro da margem do Cat5e e não é por ai que a rede fica mais lenta (nem de perto nem de longe)


    Por isso disse bem instalado, desde a conectores mal cravados, fichas cravadas com alicates com folga(cravam mal), até cabos desfiados uns 10cm e "penteados" tiravam o enrolamento, passam na continuidade, mas falham no teste com certificador de redes.

    Portanto material instalado conforme as regras, salvo defeitos, passam no ensaio de classe de ligação sem problemas.
    Concordam com este comentário: hangas
  8.  # 34

    Colocado por: provilr

    Muito obrigado pela explicação
    Então o que me aconselha, no local onde estará o router deixar uma caixa cega com o cabo cravado e ligar diretamente ao router e na divisão onde quero ter internet meto o cabo ligada á tomada Rj45. Ou faço igual em ambos os lados com os tomadas nas paredes ( local onde estara router + quarto ) ?


    É como quiser, desde que seja bem instalado.
  9.  # 35

    Caro O.Martins não sou profissional do ramo nem algo parecido, apenas estudei um pouco informática, mas acho que está completamente enganado.

    Falo por experiência, tanto na instalação da casa dos meus pais como na minha fiz com tomadas, switch e não tenho perdas. Isto desde que seja tudo minimamente produtos de qualidade.

    Se calhar tem alguma coisa mal feita, Já para não falar que entre ter um fio solto a sair de uma parede ou uma tomada são coisas totalmente diferentes. A apresentação também conta, pelo menos para mim.
  10.  # 36

    Vamos lá ver uma coisa. O motivo pelo qual sugeri ao membro provilr o cabo a sair da parede não foi a perda de sinal. Mal seria se o sinal fosse tão fraco que uma tomada representasse perda significativa.

    No entanto, existe sempre perda. Mínima mas existe. Se é importante? Depende do tipo de utilização que têm, etc. Eu não sou anti tomadas! LOL

    Só gostava que os mais céticos pensassem numa coisa, porque é que não sao permitidas caixas de derivação com Uniões no ited? Porque é se tivermos um cabo de 50 ml e por azar furarmos/partirmos um cabo, não podemos fazer uma união? Temos de substituir 50ml de cabo desde o Bastidor até ao ponto de saída? Adiante.

    Provilr, eu sugeri cabo sem tomada porque se você está tão aflito em não passar o seu orçamento, fazer cabo direto traduz-se numa poupança. Adicionalmente não corre o risco de Cravar mal o fio na tomada. Deduzo que seja você a Cravar. É mais simples Cravar uma ficha rj45. E se se enganar, ou correr mal, corta a ponta do cabo e crava outra.
    Adicionalmente fica com a cereja no topo do bolo porque prescinde de tomadas e, seja mínima ou não, terá sempre perdas!!! Mesmo que 0,1%

    Provavelmente vai lá encostar uma secretária e nem vê!

    Eu na minha tenho 5 cabos a sair da parede. E nem caixa de aparelhagem tenho.
    Cabo utp, hdmi TV quarto, hdmi TV sala, USB sala, USB quarto. Tubo a sair da parede para as costas do PC.
    Tudo são opções, eu só lhe dei uma sugestão.
    •  
      GMCQ
    • 14 abril 2022 editado

     # 37

    Colocado por: provilr

    Eram exatamente essas tomadas que eu estou a pensar utilizar ligando o cabo de rede que vem diretamente do router .
    Perde-se qualidade no sinal por usar essas tomadas?

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GMCQ




    Colocado por: O.MartinsSe no roço e no tecto falso passar um tubo corrugado de 25mm, enfiado com cabo coaxial e cabo UTP cat 6 fica com isso resolvido.
    Se quiser maximizar o sinal com menos perdas, na parede deixa uma caixa cega e sai o cabo diretamente para o PC/ROuter, excusa de estar com mais coisas.

    Precisa de um alicate de cravar o cabo UTP.

    Já agora, 654€ inclui o quê?
    Caixa ATI na entrada e os pontos de rede e TV nas divisóes?



    Colocado por: O.MartinsVamos lá ver uma coisa. O motivo pelo qual sugeri ao membro provilr o cabo a sair da parede não foi a perda de sinal. Mal seria se o sinal fosse tão fraco que uma tomada representasse perda significativa.


    Então parece que a conversa está novamente a convergir para a ideia que gerou tanto conflito e "aí meu Deus!" 🤦🏾‍♂️

    Todos são livres de fazer o que quiserem nas suas obras, nas suas casas e mais além. Mas a verdade é essa se se vai fazer novo, abrir roço, passar cabos, as perdas não são significativas, pq razão não fechar tudo com uma tomada, e visualmente (como dizia o outro user) não choca nada.

    Não vejo problemas nisto.


    Colocado por: GMCQMas haverá assim tanta perda de sinal que justifique não fazer logo tudo "certo" à primeira?

    Eu percebo isso da caixa cega, com um furinho a meio e o cabo a sair de lá? Será isso? Se for é como (encontrei) tenho atualmente num dos quartos com o cabo coaxial, e a idea é trocar mesmo! :))
  11.  # 38

    Depois eu é que sou insistente... Vc continua a citar-me e a repetir as mesmas perguntas que colocou no início! Eh pah, aceite as opiniões dos outros! Eu não me importo que você espete tomadas nas paredes "se não o choca". Eu vejo as coisas de outra maneira, posso? Obrigado. 👍
    •  
      GMCQ
    • 15 abril 2022

     # 39

    Colocado por: O.MartinsDepois eu é que sou insistente... Vc continua a citar-me e a repetir as mesmas perguntas que colocou no início! Eh pah, aceite as opiniões dos outros! Eu não me importo que você espete tomadas nas paredes "se não o choca". Eu vejo as coisas de outra maneira, posso? Obrigado. 👍
    Repetir acho que não, citá-las acho que sim. Mas aceitar as opiniões dos outros como? Da mesma forma que vc aceitou que eu teria a mesma dúvida que o criador do tópico? Ou da mesma forma que vc afirma que:

    Colocado por: O.MartinsNão escreva "eu não sei.. Não percebo muito disso, e até gosto muito de ver tomadas espetadas na parede, logo acho que não há perda de sinal".
    Poupe-me pf.
    - Eu não disse isso, eu perguntei sobre as tomadas.

    Ou será ainda, que devo aceitar as opiniões dos outros, da mesma forma que vc aceitou que eu realmente não tinha encontrado nada sobre o assunto, e que não era nada pessoal contra vc? E muito menos pensar que vc estaria a mentir?

    Colocado por: GMCQEu ainda não li nada que diga que existam perdas significativas na ligação através das tomadas de redes, portanto não o posso afirmar. Já alguma vez testou essas ligações vindas diretamente do router ou passando pela caixa de tomada de rede?

    Penso que existam aqui alguns profissionais nessa aérea que poderão ter mais certeza dessas perdas, e se são significativas ou não.👌


    Teria ajudado imenso se realmente tivesse testado a ligação, pq saberíamos (eu e quem tem a mesma dúvida), afinal qual o valor dessas perdas, mesmo que irrisórias, e não presumir que lhe estão a atirar 5 calhaus á cabeça. Consegue ver a diferença?

    Colocado por: O.MartinsDepois eu é que sou insistente... Vc continua a citar-me e a repetir as mesmas perguntas que colocou no início! Eh pah, aceite as opiniões dos outros! Eu não me importo que você espete tomadas nas paredes "se não o choca". Eu vejo as coisas de outra maneira, posso? Obrigado. 👍

    Se for da mesma forma que vc tem respeitado as minhas opiniões e as minhas dúvidas, epá! Então está bem...!
    • hangas
    • 22 junho 2022 editado

     # 40

    Uma pequena duvida para quem é mais por dentro dos ITEDs e caixa ATI.

    Apesar de não ter ITED nem vou colocar uma caixa ATI durante a remodelação queria prever algumas situações.

    Neste momento a fibra do operador termina junto a uma caixa de derivação da rede de telefone (do tempo da RITA talvez), junto à porta de entrada, embora dai possa ir para qualquer tomada telefonica que está junto a outra caixa de onde parte toda a cablagem RJ45 para os quartos/sala/escritorio e também para a garagem.

    Eu quero colocar um bastidor na zona da garagem junto a duas caixas onde terminam esses cabos de rede e há também uma outra com a rede coaxial.

    Isto é perfeito, porque quero colocar um bastidor de 4 ou 6U nessa parede e fazer um link entre o switch do bastidor e o switch que vai ficar no R/C (que vai para as tomadas da sala, quartos, etc).
    Mas queria colocar o router do operador junto ao bastidor e não junto à caixa do R/C, nomeadamente para poder injectar o coaxial que sai do router por ai.

    Queria portando passar mais um cabo de fibra junto a um dos RJ45 que ligam as caixas com duas fichas SC/APC femea. A ideia era depois usar esse chicote como extensão do drop do operador.

    Julgo que não seria muito diferente do que se passa numa caixa ATI, mas em vez do armario eram só uma extensão SC/APC monomodo.

    Idealmente até passava um cabo com mais cores de fibra (umas 6) e deixava duas SC/APC e duas LC duplex também em monomodo para linkar os switchs. Idealmente estas seriam multimodo, mas para além dos SFPs mais caros não vejo problema. E neste caso punha um painel de fibra com umas 8 portas de cada lado.


    Esta ideia de ter um chicote entre dois pontos com fichas SC/APM femea é muito diferente do que se passa na caixa ATI. O operador poderia implicar com isto do ponto de vista de garantia de sinal? Julgo que desde que sinal medido no final esteja dentro dos parametros não teriam por onde se queixar.
 
0.0268 seg. NEW