Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    O operador passa a fibra dele até onde fica o router, não vão aproveitar nenhuma fibra existente, ainda por cima sem ser SC/APC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 22 junho 2022 editado

     # 42

    Colocado por: VarejoteO operador passa a fibra dele até onde fica o router, não vão aproveitar nenhuma fibra existente, ainda por cima sem ser SC/APC.


    Sim, dai a ideia de ter um troço entre o ponto onde está atualmente (instalação do proprietário antigo e de outro operador) para o novo ponto. E seria SC/APC (os pares LC eram de outras fibras do mesmo cabo para para meu uso). Era na pratica uma extensão SC/APC do ponto de vista do operador.

    Em ultimo recurso eles podem continuar a fibra deles até ao bastidor. E cortar aquela terminação e continuar o cabo até ao bastidor. Estão ainda para ai uns 20m dessa fibra enrolados dentro da caixa de visita.

    Mas nesse caso teriam que partilhar o tubo de 16 com um RJ45 que eu preciso para ligar os switchs. Dai a minha ideia de tocar o cabo UTP por uma fibra multi-core e usar um core desses para fazer a extensão SC/APC e usar outros cores para fazer os meus pontos LC duplex.
  2.  # 43

    Tente passar mais um tubo para o bastidor, nem em instalações novas aproveitam as fibras do ATI para a ZAP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 22 junho 2022 editado

     # 44

    Colocado por: VarejoteTente passar mais um tubo para o bastidor, nem em instalações novas aproveitam as fibras do ATI para a ZAP.


    Pois, mas em instalações novas isso pode ser previsto atempadamente. Numa remodelação é mais complicado e neste caso não é viável abertura de roços para passar um tubo entre dois pisos. Ainda para mais numa area que não vai ser intervencionada.

    Neste momento o único tubo que liga o R/C com a cave já tem dois UTPs, dai que as alternativas sejam ou trocar um pela fibra do operador directo, ou trocar os dois por um cabo fibra multi-core (singlemode) e usar 1 deles para o SC/APC do operador e os outros para os meus uplinks.

    Mas julgo que já entendi a possivel apetencia (ou falta dela) do operador para não o fazer. Possivelmente passo as minhas fibras na mesma e vejo se o operador está disponível a partilhar o tubo para passar a fibra dele.
      IMG_1894.jpeg
  3.  # 45

    Desenfiam e vai a fibra juntamente com os UTP do R/c para a cave.
  4.  # 46

    Nas minhas instalações não faziam isso. A ligação do operador termina no primário do ATI, não tem nada que alterar a rede interior do cliente. Se o desejarem fazer, apresente o projeto e respetiva certificação da alteração, bem como da certificação do técnico instalador.

    Colocado por: Varejotenem em instalações novas aproveitam as fibras do ATI para a ZAP.
    Concordam com este comentário: hangas
  5.  # 47

    Alguém conhece bons "aplicadores" de redes domésticas na zona do Porto ? Estou a remodelar um apartamento que não tem rede de internet nem de cabos de rede e ao remodelar queria colocar tudo direito.
  6.  # 48

    Colocado por: BigmouseNas minhas instalações não faziam isso. A ligação do operador termina no primário do ATI, não tem nada que alterar a rede interior do cliente. Se o desejarem fazer, apresente o projeto e respetiva certificação da alteração, bem como da certificação do técnico instalador.



    Não fazem a quem percebe de ITED, agora ao cliente comum até chegam a desligar e desenfiar cabos.
  7.  # 49

    Colocado por: VarejoteNão fazem a quem percebe de ITED, agora ao cliente comum até chegam a desligar e desenfiar cabos.


    Eu aqui estou um bocado na posição inversa. Se tivesse ITED, deixavam no ATI e eu tratava do resto. Mas do ponto de vista deles o ITED pressupõe uma rede que cumpre as especificações e serão obrigados a aceitá-lo.

    No meu caso, o hipotético patch panel de fibra não é um ITED, e como tal não os posso "obrigar" a usa-lo como tal. Embora na pratica seja a mesma coisa.

    Posso no máximo tentar convencer ou sugerir ao tecnico. - Ou usa a minha rede, mete uns chicotes e poupa 1 horita de trabalho, ou então vai-me passar o seu cabo até lá abaixo por onde eu disser e sem cabos à vista.
  8.  # 50

    Colocado por: mahatmaAlguém conhece bons "aplicadores" de redes domésticas na zona do Porto ? Estou a remodelar um apartamento que não tem rede de internet nem de cabos de rede e ao remodelar queria colocar tudo direito.


    Se não quiser ITED, e souber o que quiser, o melhor é pedir ao empreiteiro que lhe está a fazer a remodelação para lhe abrir os roços e passar os tubos de e para onde quiser. Depois pede a uma casa de informática para lhe passar os cabos e cravar fichas/tomadas etc.

    Alternativamente, contempla o projecto de ITED e caixa ATI na remodelação. Eu pessoalmente acho que não vale a pena.
  9.  # 51

    já vi de tudo, até em instalações novas fazer entradas aéreas.
    • hangas
    • 22 junho 2022 editado

     # 52

    Entretanto e segundo me disseram a instalação actual não vai sequer ser aproveitada em nada.
    O que lá está passado é da MEO/Altice e vai ao PDO deles. Eu vou meter NOS que usa PDOs proprios.

    Por isso vão ter que fazer um drop novo, e se calhar até vão querer passar cabo deles. A não ser que caso o PDO deles fique mais perto e queiram aproveitar parte da passagem aérea até ao muro da casa.

    *esta salgalhada é para trocar os cabos todos e meter como deve ser :)
      IMG_19182.jpeg
  10.  # 53

    Colocado por: hangas

    Se não quiser ITED, e souber o que quiser, o melhor é pedir ao empreiteiro que lhe está a fazer a remodelação para lhe abrir os roços e passar os tubos de e para onde quiser. Depois pede a uma casa de informática para lhe passar os cabos e cravar fichas/tomadas etc.

    Alternativamente, contempla o projecto de ITED e caixa ATI na remodelação. Eu pessoalmente acho que não vale a pena.


    Eu neste momento já abri os roços que quero, o que preciso é alguém que me passe os cabos, crave nas tomadas e ligue tudo direitinho na caixa , para posteriormente o operador de telecomunicações me ligue lá a fibra.
  11.  # 54

    Colocado por: mahatmaEu neste momento já abri os roços que quero, o que preciso é alguém que me passe os cabos, crave nas tomadas e ligue tudo direitinho na caixa , para posteriormente o operador de telecomunicações me ligue lá a fibra.


    Se forem só cabos de rede UTP, qualquer boa casa de informática lhe faz esse serviço.
    Alias até você pode fazer vendo uns videos no youtube e investindo 10Eur num alicate de cravar :)

    Colocado por: mahatmaoperador de telecomunicações me ligue lá a fibra

    Mas ligar a fibra onde? Se quiser tomadas de fibra, isso já é um outro assunto...
  12.  # 55

    Compra cabos pré conetorizados e fica feito
    Colocado por: hangasMas ligar a fibra onde? Se quiser tomadas de fibra, isso já é um outro assunto.
  13.  # 56

    Mas passar cabos pré-terminados nos tubos é um pincel.
  14.  # 57

    Dependendo do tipo de tubo e seccao.

    As duas fibras que tenho instaladas são desse tipo, tens uns 10m
  15.  # 58


    Mas ligar a fibra onde? Se quiser tomadas de fibra, isso já é um outro assunto...


    O operador ligaria a fibra na caixa que já teria uma ligação de fibra até ao sitio onde vai ficar o router.

    Passar o cabo não me "assusta", o pior é depois as tomadas.
  16.  # 59

    Reavivando o post.

    Se eu meter um switch para os cabos de rede e um dividor de TV não faz o mesmo efeito que uma caixa ATI ?
 
0.0241 seg. NEW