Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quando pesquisamos por casas de estilo industrial, encontramos edifícios antigos, com grande pé-direito e… tubagens à vista. Mas não encontro referências a moradias construídas de raiz neste estilo, em que deliberadamente tenham optado por colocar todas as tubagens pelo exterior das paredes.

Desconsiderando considerações estéticas do gosto pessoal de cada um, a questão que vos trago é se vos parece exequível colocar TODAS as tubagens (água, esgotos, ar, energia, dados, …) exteriores às paredes/tectos e se encontram aspectos negativos ou dificuldades técnicas neste conceito.
    Casa de estilo industrial Estilo industrial Moradia de estilo industrial
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
  2.  # 2

Colocado por: rituaisa questão que vos trago é se vos parece exequível colocar TODAS as tubagens (água, esgotos, ar, energia, dados, …) exteriores às paredes/tectos e se encontram aspectos negativos ou dificuldades técnicas neste conceito.
    é perfeitamente exequível.. tirando os aspectos estéticos que fica ao critério de cada um o único senao é ganharem um pouco de pó. tirando isso até é melhor assim em caso de necessitar de reparos pois está tudo à vista e nao ser necessário restruir paredes, rebocos e pinturas para chegar às tubagens

eu pessoalmente gosto muito
    Concordam com este comentário: rituais
  3.  # 3

Para mim isso não funciona.. cotão, pó, teias de aranhas, um inferno a limpar esses cantos e recantos.
    é giro!?, é... nas fotos, nas coisas dos outros.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, NLuz, t1ger
  4.  # 4

Se quiser uma coisa a régua e esquadro, com materiais decentes, isso deve ficar caríssimo e precisa de um planeamento muito cuidado.
    Concordam com este comentário: Palhava
  5.  # 5

Não esquecer o isolamento térmico da rede de água quente, o isolamento acústico da rede de saneamento e de água fria...
    Concordam com este comentário: Joves
  6.  # 6

Basta comprar um apartamento com 30/40 anos e mudar a canalização antiga e ser "obrigado" a colocar a canalização por fora para não estar a partir as paredes todas
  7.  # 7

Colocado por: antonylemos... um o único senao é ganharem um pouco de pó. tirando isso até é melhor assim em caso de necessitar de reparos pois está tudo à vista e nao ser necessário restruir paredes, rebocos e pinturas para chegar às tubagens
    eu pessoalmente gosto muito

Sim, o primeiro inconveniente que encontrei foi o pó na parte superior dos tubos mas por isso irei tentar maximizar a quantidade de "horizontais num ponto alto" (olhos que não vêem...) e nos verticais não devo ter esse problema... também gosto muito!

Colocado por: Pedro BarradasPara mim isso não funciona.. cotão, pó, teias de aranhas, um inferno a limpar esses cantos e recantos.
    é giro!?, é... nas fotos, nas coisas dos outros.

Tenciono minimizar de forma que comentei mais acima e as teias de aranha batem certo com o estilo industrial... bom, na verdade sei que isso é coisa que me vai irritar um bocado mas provavelmente só irei limpar quando lá for ver como ficou (a tal, "coisa" dos outros) :-)

Colocado por: CaravelleSe quiser uma coisa a régua e esquadro, com materiais decentes, isso deve ficar caríssimo e precisa de um planeamento muito cuidado.

Sim, tem razão, aquilo tem de ficar muito simétrico e por isso o planeamento tem de ser muito rigoroso. Estou a pensar passar os cabos eletricos por dentro de tubos galvanizados para garantir simetria (tenho de ver se isso não introduz interferencias com a rede eletrica).

Colocado por: Vítor MagalhãesNão esquecer o isolamento térmico da rede de água quente, o isolamento acústico da rede de saneamento e de água fria...

Essa é de facto a minha maior dúvida porque o isolamento estraga bastante a estética deste conceito. Que tipo de isolamento levam normalmente estes circuitos? Sabe se há alguma alternativa de "tubo dentro de tubo"?
    Estou a pensar fazer os toalheiros em tubo galvanizado e lembrei-me que fazendo passar por lá a água quente (terei sistema de pré-aquecimento para minimizar o desperdicio de água), colocando um registo, poderia dessa forma criar um aquecimento de toalhas fora do comum. Mas secalhar é "delirio" :-)

Colocado por: primaveraBasta comprar um apartamento com 30/40 anos e mudar a canalização antiga e ser "obrigado" a colocar a canalização por fora para não estar a partir as paredes todas

Embora para alguns isso pudesse ser um entrave na hora de vender, para mim seria um atrativo muito interessante :-)
    • SrR
    • 14 abril 2022

# 8

Todas as fotos k postou sao com tubagens para rede eléctrica, para rede de abastecimento de agua é perfeitamente exequível, tenha atenção com ja foi referido ao isolamento, tanto na quente como na fria devido as perdas e possíveis condensaçoes,, a nivel estectico pode optar por um isolamento com forra mecânica por exemplo ou ate um isolamento com forra plastificada, ja em relação aos esgotos nao acho grande ideia mas tb seria exequível
  8.  # 9

Não vai gostar dos preços. Facilmente passa para o dobro se não o triplo
  9.  # 10

Colocado por: bettencourtNão vai gostar dos preços

Mas, sobretudo, vai ter dificuldade em encontrar profissionais com unhas e experiência capazes de executar um projeto desses.

Em tempos andou por aqui alguém que é capaz de lhe conseguir levar isso a bom porto. Espreite https://www.pinterest.pt/dynamic444/_created/
    Concordam com este comentário: Honda
  10.  # 11

Pergunta: Que tipo de revestimento está a pensar para paredes e tetos, que garanta que nunca terá que repintar?

Fica tudo em betão?
  11.  # 12

Isto é daquelas coisas que só fica bem é nas fotos e mesmo assim só em algumas...

E para ficar "bem" toda a decoracao e estilo da casa deve ser a pensar nesses elementos todos.

Mas hey gostos nao se discutem.
    Mas eu enjoava disso logo no 1º mês.
    Concordam com este comentário: Palhava, t1ger
  12.  # 13

Isso é bonito é numa cave no máximo.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  13.  # 14

Isso nas fotografias é "bonito" e bem instalado, se não tiver alguém especializado nesse tipo de instalações, fica mais ou menos do género expectativa vs realidade.
    A expectativa a foto do tópico, a realidade algo deste género, quando alguém não quer abrir roços nas paredes para não substituir os azulejos e pede ao canalizador para fazer à vista. 😉
    • SrR
    • 15 abril 2022

# 15

Colocado por: VarejoteIsso nas fotografias é "bonito" e bem instalado, se não tiver alguém especializado nesse tipo de instalações, fica mais ou menos do género expectativa vs realidade.
    A expectativa a foto do tópico, a realidade algo deste género, quando alguém não quer abrir roços nas paredes para não substituir os azulejos e pede ao canalizador para fazer à vista. 😉
    para essa situação ficaria melhor em tubagem metalica ou multicamada cromado
  14.  # 16

Colocado por: VarejoteA expectativa a foto do tópico, a realidade algo deste género, quando alguém não quer abrir roços nas paredes para não substituir os azulejos e pede ao canalizador para fazer à vista.
    querias dizer quando pede ao sucateiro da esquina para fazer um trabalho que nao gosta nem sabe fazer.
  15.  # 17

No outro dia fui ao ginásio/piscina que costumo frequentar e lembrei-me deste tópico ao olhar para o tecto. A coisa até me parece arrumadinha, mas confirmam-se os potenciais problemas de condensação :).
      20220416_124411.jpg
  16.  # 18

As tubagens não são assim.
    Para ter esse look teriam de se usar tubagens inox especiais, logo iria encarecer.
    Tantos tubos? Serão só para decorar?
    Pode optar por isso
    Uma instalação só para inglês ver, com tubagens antigas e torneiras antigas
  17.  # 19

Isto é num balneário, pelo que imagino que cada tubo tenha o propósito de levar água a algum lado e que possam ser precisos vários. O tubo branco não sei para que é, mas achei curioso porque o SrR referiu o problema da condensação.
    •  
      GMCQ
    • 20 abril 2022

# 20

Colocado por: ricardo.rodrigues

Mas, sobretudo, vai ter dificuldade em encontrar profissionais com unhas e experiência capazes de executar um projeto desses.

Em tempos andou por aqui alguém que é capaz de lhe conseguir levar isso a bom porto. Espreitehttps://www.pinterest.pt/dynamic444/_created/
    Concordam com este comentário:Honda
    O que lhe aconteceu?

0.0229 seg. NEW