Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    É o maior inconveniente deste fórum. Por mais que se lhes aconselhe, não se perde a obsessão por pensar em €/m2.
    No caso duma remodelação menos sentido faz.

    Concordo. Preco ao m2 nao parece correto mas é o que é
  2.  # 62

    Colocado por: JM1987Concordo. Preco ao m2 nao parece correto mas é o que é


    O orçamentos que lhe deram foram ao m2? Ou por cada item dum mapa de quantidades?
  3.  # 63

    Em relacao aos orcamentos k fui pedindo posso dizer o seguinte.
    Comecei por porta fechada por conveniencia. Duas empresas nem deram orcamento de tanto trabalho k tinham. Outras so davam orcamentos no fim deste ano para obras a começar no fim do proximo. Depois lá consegui um orçamento de 300k a porta fechada. Deu me um avc. Comecei a falar com uns amigos da area k me comecaram a abris os olhos para a complexidade da obra. Parti entao para especialifade a especialidade. E surgiram orçamentos de 100k para trolha e pedreiro, 70k aluminios, carpintaria outros tantos.... um abuso!
  4.  # 64

    Foi quando me apercebi sozinho k para reabilitar a casa tal qual ela está nao precisava de mto dinheiro. O k estava caro eram as alterações. A partir dai, na semana passada pedi em separado o capoto, aluminios, pladur, electricidade etc. Juntei tudo e pronto dei me com valores a rondar os 100k mais ou menos 20k. Nao tenho demolições, nao tenho janeloes para luz natural, nao construo placas a substituir as de madeira, nao tiro as aguas do telhado, nao uso zinco, etc.
  5.  # 65

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    É o maior inconveniente deste fórum. Por mais que se lhes aconselhe, não se perde a obsessão por pensar em €/m2.
    No caso duma remodelação menos sentido faz.


    Convenhemos que o preço/m2 é muito útil para fazer uma primeira estimativa, ou compreender uma estimativa que nos dêem. Se a maioria dos donos de obra compreendesse a ordem de grandeza natural do trabalho que pedem era meio caminho andado para os processos de construção correrem bem.
  6.  # 66

    Colocado por: JM1987Foi quando me apercebi sozinho k para reabilitar a casa tal qual ela está nao precisava de mto dinheiro. O k estava caro eram as alterações. A partir dai, na semana passada pedi em separado o capoto, aluminios, pladur, electricidade etc. Juntei tudo e pronto dei me com valores a rondar os 100k mais ou menos 20k. Nao tenho demolições, nao tenho janeloes para luz natural, nao construo placas a substituir as de madeira, nao tiro as aguas do telhado, nao uso zinco, etc.

    Esta é a melhor solução. Pode nao ficar com a casa bonita pelo exterior, mas vai ficar com uma casa amiga da carteira.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  7.  # 67

    Colocado por: JM1987Foi quando me apercebi sozinho k para reabilitar a casa tal qual ela está nao precisava de mto dinheiro. O k estava caro eram as alterações. A partir dai, na semana passada pedi em separado o capoto, aluminios, pladur, electricidade etc. Juntei tudo e pronto dei me com valores a rondar os 100k mais ou menos 20k. Nao tenho demolições, nao tenho janeloes para luz natural, nao construo placas a substituir as de madeira, nao tiro as aguas do telhado, nao uso zinco, etc.


    Pediu tudo em separado... Tem a certeza que não se esqueceu de nada? Quem é que vai montar o Andaime para o pessoal do Capoto? Quem é que fecha os roços? Quem é que chumba as caixas de eletricidade? Quem é que retira as janelas de aluminio?

    Veja bem se não se vai meter noutra caldeirada e depois em vez 100k são 150k.

    Voce tinha mapa de quantidades quando pediu preço para a alteração?
    Tem mapa de quantidades agora para beneficiar o que tem?
    Concordam com este comentário: scorpio
  8.  # 68

    Colocado por: JM1987Duas empresas nem deram orcamento de tanto trabalho k tinham. Outras so davam orcamentos no fim deste ano para obras a começar no fim do proximo. Depois lá consegui um orçamento de 300k a porta fechada. Deu me um avc.
    E esse orçamento de 300 foi como? Ao m2? A olho? Com um Mapa de Quantidades? Ou estão igualmente ocupados como os outros mas lá atiraram o barro à parede. Se não encontrar ninguém que lhe faça a obra, a culpa continua a ser exclusivamente do Arquitecto ou do Projecto? Então acha normal uma casa levar 70k€ em alumínio ou carpintaria? Têm que em conjunto corrigir o projecto, procurar soluções, empresas, etc...
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  9.  # 69

    Colocado por: O.Martinsndaime


    Esses pormenores estão contabilizados pelo pessoal k deu orçamentos.
  10.  # 70

    Colocado por: N Miguel OliveiraE esse orçamento de 300 foi como? Ao m2? A olho? Com um Mapa de Quantidades? Ou estão igualmente ocupados como os outros mas lá atiraram o barro à parede. Se não encontrar ninguém que lhe faça a obra, a culpa continua a ser exclusivamente do Arquitecto ou do Projecto? Então acha normal uma casa levar 70k€ em alumínio ou carpintaria? Têm que em conjunto corrigir o projecto, procurar soluções, empresas, etc...
    Concordam com este comentário:zemvpferreira


    Não sei responder a essas questões. Cada empresa terá as suas formas de dar orçamentos. O k posso dizer é k sempre k recorri a alguém parti sempre de uma lista de prioridades. No arquiteto o valor, nos empreiteiros comecei por perguntar se havia interesse em reabilitar casa na zona XX. Se sim, parto para a segunda questão que era disponibilidade. Alguns só para o ano os outros era dentro de 2 a 3 meses. Perfeitamente aceitável mesmo k fosse 5 meses. A partir daqui questionei k precisavam para orçamentar. Todos eles precisavam de projectos, etc. Entreguei o k pediram e deram os valores k acharam adequados. Agora se foi ao m2 ou se foi a olho ou se foi pk tinham mto k fazer não sei. Não me parece k esteja dentro das minhas competências saber isso.
  11.  # 71

    Já lhe perguntaram várias vezes se tinha mapa de quantidades, você pelos vistos não sabe... Tem um orçamento de preços unitários?


    Colocado por: JM1987

    Esses pormenores estão contabilizados pelo pessoal k deu orçamentos.


    Tenha atenção a isso. Você já mostrou que gosta de confiar e depois assusta-se.
    A semana passada pediu preços avulso, já lhe deram preços, já conferiu tudo, já satisfez a as suas dúvidas... Estou a achar demasiado.

    Ou você percebe do meio (já se viu que não) e avança para a subcontratação parcelar.
    Ou delega numa fiscalização de confiança.
    Ou entrega essa obra de beneficiação a um empreiteiro que lhe dê garantias, com ou sem fiscalização, isso vai depende si.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  12.  # 72

    Mapa de quantidades o k é? Penso k não tenho.
    É a descriminação de todos os materiais e quantidades gastas na obra? É obrigatório?
    Só tenho projetos de arquitetura e especialidades.
    De facto confio um pouco demais nas pessoas. Quando não se é do meio há k confiar. Se vou ao médico com uma dor na perna esquerda e ele me passa um medcamento eu confio e tomo. Não percebo do meio :) Pensei k seria assim com bons profissionais.
  13.  # 73

    "quando não se é do meio há que confiar"

    Então está bem. Olhe, confie aqui em mim então, quando lhe digo: não confie em ninguém, e muito menos no sector da construcao.

    Entrar em campo com essa postura de confiável, é meio caminho para pedir que o enganem.

    Mapa de quantidades não é obrigatório, mas é essencial.
    Procure aqui no fórum que tem várias discussões sobre isso.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  14.  # 74

    Colocado por: JM1987Pensei k seria assim com bons profissionais.


    pois...

    Colocado por: JM1987O k posso dizer é k sempre k recorri a alguém parti sempre de uma lista de prioridades. No arquiteto o valor


    ...realmente escolher aquele técnico só por ser o mais barato aumentou a probabilidade de apanhar um "bom" profissional... :)
  15.  # 75

    Colocado por: O.Martins"quando não se é do meio há que confiar"

    Então está bem. Olhe, confie aqui em mim então, quando lhe digo: não confie em ninguém, e muito menos no sector da construcao.

    Entrar em campo com essa postura de confiável, é meio caminho para pedir que o enganem.

    Mapa de quantidades não é obrigatório, mas é essencial.
    Procure aqui no fórum que tem várias discussões sobre isso.


    É triste, mas é verdade, nem só os políticos são vigaristas. Não há ética no mundo da construção.
  16.  # 76

    Então o Arquiteto elabora um projeto com cobertura em zinco, capoto e enormes envidraçados e nem um Mapa de Trabalhos fornece? Para uns jantares serve caviar, para o que interessa serve tremoço.

    Com Mapa de Trabalhos os orçamentos ainda eram mais caros, pois há sempre trabalhos necessários que os empreiteiros esquecem.
  17.  # 77

    Colocado por: JM1987Agora se foi ao m2 ou se foi a olho ou se foi pk tinham mto k fazer não sei. Não me parece k esteja dentro das minhas competências saber isso.


    Repare, ninguem nasce ensinado e nem todas pessoas têm perfil para gerir uma construção, pedir orçamentos, negociar, etc.

    Não é sua obrigação perceber de tudo, mas que ajuda perceber o minimo lá isso ajuda.
    Como sabe que esses orçamentos não têm uma boa dose de "ser comido de cebolada"?

    Se acha que os Vermelhos são demolições e nunca ouviu falar de mapa de quantidades... Está quase tudo dito logo nas coisinhas mais simples. Se a juntar a isso escolhe o seu colega de equipa (técnico) em função do preço... Está a proceder mal independentemente da habilidade do Arquitecto. Essa não pode mudar mas pode melhorar no que lhe diz respeito a sí.

    Não se trata de desculpar a azelhice do técnico, mas de ver as coisas duma perspectiva que não seja a do dono de obra.

    Isto porque até pode mudar o projecto e correr mal na mesma...
  18.  # 78

    Colocado por: marteloescoproos empreiteiros esquecem.


    "Esquecem" ao orçamentar, mas não esquecem depois ao cobrar os extras durante a obra :)

    Essa já é antiga.
  19.  # 79

    Colocado por: marteloescoproe nem um Mapa de Trabalhos fornece?


    Foi adjudicado?
  20.  # 80

    Colocado por: N Miguel Oliveiramais barato aum


    Não era o mais barato. Vi 3 arquitetos e eles andavam todos nos mesmos valores. Pelo projeto arquitetura paguei 3500 euros + IVA. E são gabinetes com mais arquitetos e até engenheiros. Não escolhi este por ser amigo. Não era. Escolhi por ter o valor na média e por ser mais perto. Conhecia tb alguns trabalhos dele. Desenhou uma casa de uma colega da minha mulher que claro não tinha valor e ficou um balúrdio.....
 
0.0273 seg. NEW