Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Sou nova no fórum apesar a acompanhar já há bastante tempo. E tem sido extremamente útil! Obrigada!

    Preciso de opiniões, pois estou algo desanimada após a primeira conversa com a equipa de arquitetura.

    Compramos um terreno triangular com 366m2 (anexo levantamento topográfico), plano em sua essência. Com os afastamentos, e um orçamento de 100 mil para construção (o terreno, projetos, taxas de licenciamentos, etc estão fora deste orçamento) o arquiteto disse que o possível seria uma casa térrea, encostada a um lado do terreno e nos outros dois lados que confrontam arruamentos teria de dar os 5m de afastamentos exigidos pela câmara de Santo Tirso.

    Ou seja, utilizando toda a área de construção possível, fica um triangulo de 106m2.

    O desanimo vem na parte que ele disse que a casa ia ter que ser do tamanho e forma do tal triangulo (Eu inicialmente gostei da opção de uma casa em L eventualmente) e que apenas cabem 2 quartos e uma casa de banho.

    E eu precisava de mais ambientes. um T3+1 com 2 casas de banho. (sendo este +1 nem que fosse uma ponta de 1 ou 2 metros para colocar o escritório/computador pois trabalho em casa a tempo fixo)

    Acham que não há mesmo alternativa ou é um pouco de comodismo do arquiteto?

    Obrigada,
    Ana
  2.  # 2

    devia ter estudado as possibilidades do terreno antes de o comprar.. ano tem muito a fazer. ou constrói no 'triangulo' que resta ou vende o terreno e começa de novo.

    eu a si optava pela segunda opção já que quer uma casa em L com aquilo tudo que descreveu
  3.  # 3

    Colocado por: anapeixoto1994Acham que não há mesmo alternativa ou é um pouco de comodismo do arquiteto?
    se ele diz que os afastamentos são esses é porque são.

    nao há opção de construir em 2 pisos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anapeixoto1994
  4.  # 4

    Dar 5m á câmara, isso é que é ser roubado, vergonha...
  5.  # 5

    Colocado por: rui1234Dar 5m á câmara, isso é que é ser roubado, vergonha...
    se não percebe a diferença entre ter um afastamento de 5m e dar 5m é melhor não comentar
    Concordam com este comentário: Rpereira1986
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anapeixoto1994
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosse ele diz que os afastamentos são esses é porque são.

    nao há opção de construir em 2 pisos?


    Existir a possibilidade há, mas ele diz que aumenta o custo em muito e se fizesse assim ia ter que dar afastamento na lateral também e perdia "área de implementação", digamos assim. Pois encostado ao lado do terreno só pode ter no máximo 4m de altura.
  7.  # 7

    Colocado por: rui1234Dar 5m á câmara, isso é que é ser roubado, vergonha...


    Não vou ter de ceder terreno à câmara, o que acontece é ter de dar recuo de 5m a contar do limite do meu terreno e o inicio da "parede" da construção da casa.
  8.  # 8

    Isto por exemplo, mas em versao low cost
    https://www.archdaily.com.br/br/873206/casa-mami-noarq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anapeixoto1994
  9.  # 9

    Colocado por: DR1982Isto por exemplo, mas em versao low cost
    https://www.archdaily.com.br/br/873206/casa-mami-noarq


    Esta parece muito interessante. E até tem mais "metros" do que precisávamos. Será que com o aumento dos preços dos materiais dava para construir algo do género por 100 mil atualmente?
  10.  # 10

    Colocado por: anapeixoto1994

    Esta parece muito interessante. E até tem mais "metros" do que precisávamos. Será que com o aumento dos preços dos materiais dava para construir algo do género por 100 mil atualmente?
    Nao faco ideia, 100k é mesmo muito pouco atualmente, precisam dessas divisões todas logo de inicio?
  11.  # 11

    Colocado por: DR1982Nao faco ideia, 100k é mesmo muito pouco atualmente, precisam dessas divisões todas logo de inicio?


    Já temos 2 filhos e ainda vem mais 😆 Os quartos era mesmo preciso pelo menos os 3 (utilizar 1 de escritório temporariamente).
  12.  # 12

    Inspire-se:

    https://www.archdaily.com.br/br/922391/casa-triangular-studio-lpp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anapeixoto1994
  13.  # 13

    Colocado por: anapeixoto1994E eu precisava de mais ambientes. um T3+1 com 2 casas de banho. (sendo este +1 nem que fosse uma ponta de 1 ou 2 metros para colocar o escritório/computador pois trabalho em casa a tempo fixo)

    tudo isto em 106 m2 e por 100K ??
    nem sei como o arquiteto irá dar a volta a isso, seja triangulo ou em L
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anapeixoto1994
  14.  # 14

    tentem fazer uma casa inscrita num rectangulo... Quanto muito dois rectangulos adjacentes ou o um L com perninha curta.
    Não façam alpendres. deixem pensadas zonas de pergolas. e tentem manter o T3, nos 100m2. Esqueçam garagem.
    Não sei os preços praticados em St. tirso. mas actualmetne não está facil.

    O arquitecto terá memso de puxar pela moleirinha, por forma a optimizar e condensar o programa. Ser pragmático por forma a cumprir o vosso budget.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anapeixoto1994
  15.  # 15

    Colocado por: anapeixoto1994Os quartos era mesmo preciso pelo menos os 3

    Um T3 em 112m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anapeixoto1994
      anuncio 9.jpg
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Um T3 em 112m2
      anuncio 9.jpg
    Nao cabe no terreno nem no orçamento:)
  17.  # 17

    Colocado por: DR1982Nao cabe no terreno

    Com algumas adaptações creio que sim.

    Colocado por: DR1982nem no orçamento:)

    Com alguma ginástica orçamental creio que poderia ser possível
    • DR1982
    • 22 abril 2022 editado

     # 18

    Colocado por: zedasilvaCom alguma ginástica orçamental creio que poderia ser possível
    100k? O orçamento são 100k :)
  18.  # 19

    Colocado por: DR1982O orçamento são 100k :)

    Ginástica, muita ginástica.
    Elaborar o projeto a pensar nisso mesmo.

    Colocado por: anapeixoto1994ele disse que a casa ia ter que ser do tamanho e forma do tal triangulo

    Por exemplo este tipo de abordagem é complemente errada e nada consonante com os requisitos do DO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anapeixoto1994
  19.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Ginástica, muita ginástica.
    Elaborar o projeto a pensar nisso mesmo.


    Por exemplo este tipo de abordagem é complemente errada e nada consonante com os requisitos do DO
    Tenho um amigo que anda a pedir orçamentos para uma pareceida com essa, muito parecida mesmo, 140 e tal brutos de habitação + garagem. No total sao cerca de 200m2 brutos, orcamentos chave na mão pra cima de 200k com apenas pre instalação de AC
    Apenas estrutura de betao paredes interiores e exteriores 60k + iva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anapeixoto1994
 
0.0232 seg. NEW