Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Tenho uma pequena empresa de acabamentos de construção civil que herdei a cerca de 5 anos. ( tenho 27 anos)
    Tenho apenas 4 funcionários.

    No final do ano passado iniciei um projeto para minha habitação.

    No mês passado foi aprovado tanto o projeto de arquitectura como das especialidades.


    Estou na fase de pedir orçamentos para a estrutura da moradia que depois eu farei os acabamentos todos.

    No entanto está semana comecei a pensar mais com calma. E coloquei na cabeça do porque que não aproveito a minha própria casa e contrato mais 1/2 homens e não começo também nessa area a construção.

    A minha duvida é o seguinte. Eu olho para o projeto das especialidades a nivel de quantidades de betão, de ferro entre outras coisas e nao consigo compreender. Para mim aquilo é chinês.

    Existe algum livro/ programa/ formação entre outros que ajude a perceber um projeto?

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    se vai criar uma empresa de construção vai ter que ter nos seus quadros ( ou avençado) um diretor técnico de obra e uma das funções do mesmo engloba isso que fala.
    Concordam com este comentário: zedasilva, jorgemlflorencio
  3.  # 3

    Colocado por: vitor0830Tenho uma pequena empresa de acabamentos de construção civil

    Imagino que intervenha em obra apenas como subempreiteiro, se assim for não está obrigado a ter um técnico para assumir a direção técnica dos seus trabalhos contudo e se não domina estas temáticas, era de estrema importância ter alguém que o pudesse assessorar.
    Pode ser um avençado a quem recorre sempre que necessita.
    Tente arranjar alguém que para além das questões técnicas o ajude igualmente na gestão e na resolução das questões burocráticas
  4.  # 4

    Colocado por: marco1se vai criar uma empresa de construção vai ter que ter nos seus quadros ( ou avençado) um diretor técnico de obra e uma das funções do mesmo engloba isso que fala.


    A empresa ja esta criada a 5 anos. LDA tem alvara impic classe2. Permite obras atr 360 mil euros.
    Mas é de acabamentos e queria englobar tambem a construção de imóveis.
    Numa conversa com o contabilista também me falou que para levantar os projetos e sempre preciso diretor de obra da enpresa.

    A minha duvida é se existe algo que permita eu perceber melhor os projetos especialidades. Uma vez que nunca lidei com projetos na minha vida e aquilo para mim e chinês
  5.  # 5

    Colocado por: vitor0830Numa conversa com o contabilista também me falou que para levantar os projetos e sempre preciso diretor de obra da enpresa.

    Sim, é verdade.
    Para além do diretor de obra necessita ainda de alguém que lhe garanta as suas responsabilidades ao nível da Higiene e segurança no trabalho. Atenção que a empresa que lhe está a prestar os serviços de medicina no trabalho não faz isso.

    Colocado por: vitor0830nunca lidei com projetos na minha vida e aquilo para mim e chinês

    Nesse caso recomendava uma formação de técnico condutor de obras
  6.  # 6

    projetos de especialidades é muita coisa, vai desde o betão armado a canalizador, eletricista, carpinteiro, ninguem percebe disso tudo, ou se especializa numa area ou tem que contratar quem saiba
  7.  # 7

    Colocado por: tviegasprojetos de especialidades é muita coisa, vai desde o betão armado a canalizador, eletricista, carpinteiro, ninguem percebe disso tudo, ou se especializa numa area ou tem que contratar quem saiba


    Um engenheiro civil que faça direção acompanhamento e preparação de obras com cerca de 10.. 15.. Anos de experiência percebe disso tudo
  8.  # 8

    Colocado por: O.MartinsUm engenheiro civil que faça direção acompanhamento e preparação de obras com cerca de 10.. 15.. Anos de experiência percebe disso tudo

    Ou então não!
    :)
  9.  # 9

    Colocado por: vitor0830

    Existe algum livro/ programa/ formação entre outros que ajude a perceber um projeto?

    Obrigado a todos


    Vai-se meter noutro mundo.

    Tem de fazer formação, tem de arranjar um quadro técnico para integrar na empresa e ser-lhe dado alvará nessa categoria.
    Tem de arranjar um encarregado capaz para lhe fazer a estrutura.
    Tem de arranjar maquinaria. Cofragem, e muitas dessas coisas dessa especialidade.

    Se lhe compensa? Depois da 5a ou 6a obra que faça, se for competitivo é capaz de começar a compensar...

    Mas vai perder ainda muito tempo até começar a sua moradia (e se tem a licença pronta a levantar pense bem)
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Ou então não!
    :)


    Claro! Não é condição absoluta. Mas tem obrigação de perceber.
  11.  # 11

    Colocado por: O.MartinsVai-se meter noutro mundo.

    Que se calhar nesta fase não é a melhor opção.
    Nesta fase talvez seja mais rentável continuar como subempreiteiro na área dos acabamentos. Trabalho não falta, o investimento é muito reduzido e o retorno pode ser aliciante.
    Isso permitia-lhe investir na formação para então mais tarde dar o passo seguinte
  12.  # 12

    Colocado por: O.MartinsMas tem obrigação de perceber.

    Aqui ao lado, o DT e o DF também tem a obrigação de saber ...
    https://forumdacasa.com/discussion/73017/22/analise-a-planta-da-casa/#Item_1
    Concordam com este comentário: O.Martins
  13.  # 13

    Colocado por: vitor0830



    Tem de fazer formação, tem de arranjar um quadro técnico para integrar na empresa e ser-lhe dado alvará nessa categoria.


    Pois mas para obtenção do alvará de construção Classe 2 (obras Particulares) , não precisa apresentar qualquer quadro técnico para integrar na empresa.
    Daí existir por aí empresas com alvará como se fossem cogumelos.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 14

    Colocado por: O.Martins

    Um engenheiro civil que faça direção acompanhamento e preparação de obras com cerca de 10.. 15.. Anos de experiência percebe disso tudo


    não cheguei a entender se era para ler projeto ou execução
  15.  # 15

    Colocado por: scorpio

    Pois mas para obtenção do alvará de construção Classe 2 (obras Particulares) , não precisa apresentar qualquer quadro técnico para integrar na empresa.
    Daí existir por aí empresas com alvará como se fossem cogumelos.
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Estava a falar de forma global.
    Nem sequer pus a hipótese do Vítor meter-se nesta atividade, investir em meios físicos e humanos só para ficar restrito a obras particulares que não ultrapassem classe 2.
  16.  # 16

    Colocado por: tviegas

    não cheguei a entender se era para ler projeto ou execução


    Ver, ler projecto? Você tem muitos oficiais em obra que lhe sabem ler qualquer projecto, desde IE, Ited, Estabilidade, Arq, A&E.
  17.  # 17

    Colocado por: O.Martins

    Ver, ler projecto? Você tem muitos oficiais em obra que lhe sabem ler qualquer projecto, desde IE, Ited, Estabilidade, Arq, A&E.


    sim, mas não havera muitos engenheiros a saber fazer canalização, rede electrica, ou carpintarias, por isso disse que não entendi se era para ler projeto ou executar
  18.  # 18

    Colocado por: tviegassim, mas não havera muitos engenheiros a saber fazer canalização, rede electrica, ou carpintarias, por isso disse que não entendi se era para ler projeto ou executar

    Não há nenhum projeto de especialidade de carpintarias, há o projeto de arquitetura que terá, ou não, os pormenores de carpintarias.

    Quanto às especialidades, o engenheiro diretor de obra tem de saber ler o projeto de estabilidade, bem como todos os outros, mas em casos mais específicos como o projeto de eletricidade mesmo que não saiba muito do que lá está, tem de assegurar que tudo está claro e esclarecido com encarregado, subempreiteiros, projetistas, fiscalização e dono de obra.
    Concordam com este comentário: O.Martins
  19.  # 19

    Colocado por: J.Fernandes
    Não há nenhum projeto de especialidade de carpintarias, há o projeto de arquitetura que terá, ou não, os pormenores de carpintarias.

    Quanto às especialidades, o engenheiro diretor de obra tem de saber ler o projeto de estabilidade, bem como todos os outros, mas em casos mais específicos como o projeto de eletricidade mesmo que não saiba muito do que lá está, tem de assegurar que tudo está claro e esclarecido com encarregado, subempreiteiros, projetistas, fiscalização e dono de obra.


    Exato. Tem de saber ler, reler, e caçar todos os erros. Desde a fase de orçamento até à entrega da chave é o DT o responsável máximo por tudo!

    Quem anda neste mundo sabe que os subempreiteiros quando apresentam propostas mal lêem os documentos de projecto e muitas vezes nem abrem desenhos. Se não for o DT a analisar, contestar, salvaguardar determinadas situações de todas as especialidades (que tem automaticamente de ficar a conhecer muito bem) em última instância será o DT que tem de arcar com o prejuízo. O subempreiteiro da IE, do Ited, da domótica, dos gases medicinais, da caixilharia, do diabo a 7 vai-se defender dizendo que só faz o que estava na sua proposta, e se não foi o DT a casar a linguagem dessa proposta com a linguagem do projecto é garantir que batem certo, vai correr mal.

    E isto vai muito além do simples saber ler um projecto.
  20.  # 20

    Em vez de um engenheiro arranja um bom encarregado e fica melhor servido
 
0.0204 seg. NEW