Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    Aqui está o nosso projecto. Estão à vontade para criticar!
    Estamos a iniciar o processo de alteração e construção numa casa antiga duma zona de vale e com pouco sol, por isso vamos dar prioridade máxima ao isolamento térmico. Em compensação temos uma óptima paisagem e um jardim de 800m2.
    Neste projecto a zona de sala e cave é a já existente sendo também mantida a parede do lado direito da casa antiga, tudo o resto será construido de novo!
    Obrigada e bons comentários!
      Rc.jpg
  2.  # 2

    Aqui está a cave!
      Cave.jpg
  3.  # 3

    Os alçados traseiras e principal respectivamente!
    Obrigada a todos!
      Picture5.jpg
  4.  # 4

    Aqui está um corte vertical.
      Untitled.jpg
  5.  # 5

    Olá!
    Como me esqueci de colocar a orientação da casa aqui fica.
    Esta casa está a ser pensada já vai uns tempos, mas agora está finalmente a andar! A casa foi herdada e inicalmente iria ser apenas para remodelar... mas ao fazer contas decidiu-se construir uma nova zona de quartos. E já se sabe uma coisa leva a outra e neste momento estamos com esta empreitada pela frente!
    Sabemos que nos vai custar uma fortuna... mas pelo menos ganhamos em qualidade de vida!
      Imagem1.jpg
  6.  # 6

    (Que coisa estranha... passaram 2horas e ainda ninguém disse nada!
    E... mau! Devo estar a precisar de óculos, ou de comprimidos para a imaginação! É que não vejo nada de grave nem de especialmente mau) :-)

    MsAna,
    Suponho que a sua casa tenha alguns condicionantes (volumes existentes, etc.).

    Só noto o seguinte:
    1. o Hall de entrada é um corredor. Pouco digno dessa casa.
    2. a Cozinha é muito quadrada. Suponho que vá ocupar o centro com uma zona de refeições.
    3. a C.Banho com banheira tem aquela dimensão toda para cumprir a Lei de Acessibilidades?
    4. eu colocaria uma porta a separar a zona dos quartos (incl. a casa de banho com banheira).

    Eu devo estar mesmo a precisar de descanso... estou farto de olhar para as plantas e o corte aos ziguezagues das escadas e ainda não entendi como se passa da sala para a escada que vai para cima.
  7.  # 7

    (eu já tenho medo"" de falar)
    (quem quiser opinião minha pode-me perguntar directamente PM)
  8.  # 8

    parece tudo tão já estudado e difinitivo que sinceramente pouco há a dizer ou se calhar muito para perguntar, pois aparentemente não se consegue perceber as opções feitas.
    Só para exemplo: para que serve o terraço ao lado da escada, parece "divorciado" da casa como se não pertencesse á propriedade e talvez outra; será que não se conseguia casas de banho sem serem interiores.
  9.  # 9

    manda reformular todo o projecto.... não coloques a sala tão longe da cozinha, e ainda por cima em pisos separados...
  10.  # 10

    Também me parece que a cozinha está muito longe da sala, e se vai comer as refeições na sala, vai ser o cargo dos trabalhos andar para trás e para a frente com pratos e etc e subir e descer escadas. Ufa, que canseira e trabalheira...
  11.  # 11

    ... Não tenho criticas!!!, mas aquele acesso vertical, ao lado da garagem... vai ficar carote.. com tanto vidro...
    E as ACESSIBILIDADES!!!! :).. como foi isso contornado.. ou, é possivel o acesso pedonal pela cota mais elevada do terreno?
  12.  # 12

    Olá a todos e desde já obriagada pelas opiniões e conselhos! Mais cabeças são bem vindas...

    Luis K. W.:
    1- sim, mas também temos a entrada directa da rua para a sla, acabará por ser esse o acesso mais usado pelos convivas... Mas aconselha outra solução?
    2- sim a zona de refeições será no centro
    3-sim
    4- ainda em discussão de casal... mas talvez vá avante
    Quanto às escadas, são 9 degraus que vencem meio piso, tudo isto é em espaço aberto. Em frente às escadas temos o volume do escritório que entra na sala... espero ter esclarecido...

    marco1:
    Sim, é um pátio/jardim de acesso apenas pela porta da sala, terá como o uso o São João... como temos o jardim de 800m2 atrás este não será o espaço das crianças, apenas dos convivas... mas também está condicionado com o existente, daí não termos visto outra solução. Já agora se tiver agradeço...
    Quanto às casas de banho, demos prioridade às outras divisões e acabamos por privar as casas de banho... não me parece grave... é?

    jfsmoreira e Gonçalo:
    Sim é verdade, mas temos de ter em conta o pré-existente... uma seca mas é verdade...

    Pedro Barradas:
    É verdade, é a minha dor de cabeça pessoal, mas como disse é um reaproveitamento e esta foi a melhor soluçã até agora, mas preciso de outra... Não sei o que fazer para que seja melhor...
    Sim temos acesso pedonal por cima, tal como de carros, acesso para pátio e jardim... Que também nos ajudou na lei das acessibilidade!!!

    Obrigada a todos !!!!
  13.  # 13

    Tem um óptimo terraço que entretanto está mal aproveitado. Porque não usufruir deste espaço de outra forma, reformulando o acesso da garagem de modo a
    que a sala tenha uma ligação mais franca com este espaço. Mesmo o corredor de acesso aos quartos pode usufruir deste terraço, alterando as janelas altas.
  14.  # 14

    Olá e obrigada Carlos M Silva.
    É verdade o terraço é a minha dor de cabeça, mas é o acesso à garagem e a própria garagem e sala são pré-existentes, isso condiciona tudo, já a situação da janela do corredor é uma situação a ponderar! Obrigada
  15.  # 15

    já vi que a MSAna aceita bem criticas.

    a planta parece-me bem está bem organizada mesmo em aberturas janelas, apenas não percebo a entrada, as escadas, já estive a olhar para lá e não entendo, a seta de subida está ao contrario parece-me.
    o que vejo que está em falta são os alçados, acho que deviam ser mais estudados, por exemplo o alçado principal parece-me pobre para uma entrada, parece mais uma garagem que a entrada principal da casa.
    de resto a planta/planta está bem, bem aproveitado o espaço.
  16.  # 16

    Obrigada antes de mais Fernando Gabriel!
    Penso que será não uma questão de setas, mas sim um problema de escadas, é o seguinte: as escadas da garagem sobem até à sala e dão também para o terraço. Dentro da sala temos umas outras escadas que dão ao meio piso da cozinha e etc que são abertas para a sala. O que se vê nesta planta em cima das escadas são as janelas do meio piso superior onde está o escritório... Espero ter conseguido explicar...
    Quanto ao alçado principal realmente está em bruto, mas a verdade é que ao lado da entrada principal temos a garagem, como poderei disfarçar?
  17.  # 17

    já percebi melhor mas há ali qualquer coisa na planta que me parece mal, ou seja se temos escadas na sala, na planta aparece ligação da sala com escritorio, mas o escritorio deveria estar a outro nivel, mas depois ele aparece com porta para o nivel superior, há ali qualquer coisa mal.
    a nivel de alçado já lhe dou uma solução...
    • MSAna
    • 14 janeiro 2010 editado

     # 18

    Ok já percebi a dúvida!
    Vamos ver se me explico e não dou erros...
    O escritório está ao nível da cozinha e a única entrada é pelo mini corredor ao lado da casa de banho de serviço. Tem uma janela que é alta e basicamente dá para ver apenas luz e o telhado da sala.
    Já na sala o modulo do escritório "entra" um metro (não tenho a certeza qt) mas fica elevado. esta zona de futuro terá uma arrumação em pladur (que não necessita especificar).
    Consegui explicar? E o que acha?
    Obrigada!
  18.  # 19

    Bom dia a todos e obrigado pelos comentários.

    O meu nome é Pedro e sou o outro elemento do casal e parte interessada deste projecto.

    Fernando Gabriel penso que o que lhe falta para entender a questão do escritório ficará esclarecida com estas imagens:
      Imagem12.jpg
  19.  # 20

    e outra imagem
      Imagem2.jpg
 
0.0225 seg. NEW