Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros companheiros,

    Se uma laje aligeirada é mais muito barata e respeita a segurança tal como a maciça, porque numa moradia com 2 pisos se tem optado por maciças?

    Obrigado!
  2.  # 2

    O engenheiro é que deve saber qual é a melhor solução para cada caso, nao ha uma resposta universal
  3.  # 3

    Colocado por: DR1982O engenheiro é que deve saber qual é a melhor solução para cada caso, nao ha uma resposta universal


    Por isso enquadrei nos casos em que "respeita a segurança tal como a maciça", pelo que há 2 opções com condições similares.
  4.  # 4

    Isso não é assim tão linear como está a descrever....
    Depende do tipo de estrutura prevista. Há caos em que é simplesmente inviável tecnicamente ter uma laje aligeirada, por exemplo:
    - a espessura necessária, normalmente muito mais espessa, ser incompativel com os projectos,
    - Por razões de mão de obra e no respeito de todos os pormenores de execução de uma laje dessas que, na maior parte das vezes, é descurado, ( bandas maciças, armaduras negativas, etc...)
    - Pela simulação da estrutura ao sismo - geometria da arquitetura, vãos a vencer, distância entre apoios, pela implantação desses mesmos apoios, etc...
    - Alguns empreiteiros preferem fazer logo tudo em betão armado e está o assunto arrumado. menos cofragem, mensos complexa , armar ferro e siga pra bingo.
    ...
    Mas concerteza um eng. poderá elucidá-lo melhor e complementar os meus parcos conhecimentos/ explicações.
    Concordam com este comentário: fredcunha
  5.  # 5

    Colocado por: t1gerSe uma laje aligeirada é mais muito barata

    Onde é que podemos obter essa informação?
  6.  # 6

    Colocado por: Pickaxe
    Onde é que podemos obter essa informação?


    Caso contrário a vantagem seria zero.
  7.  # 7

    Colocado por: t1gerCaso contrário a vantagem seria zero.

    Esquecendo os custos:
    A maior parte dos empreiteiros que fazem moradias não tem equipamento de cofragem para executarem lajes maciças, por isso preferem fazer lajes aligeiradas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: t1ger
  8.  # 8

    Colocado por: Pickaxe
    Esquecendo os custos:
    A maior parte dos empreiteiros que fazem moradias não tem equipamento de cofragem para executarem lajes maciças, por isso preferem fazer lajes aligeiradas.
    Vi noutro dia umas placas em xps salvo erro que resolvem isso, servem de cofragem para lajes maciças e fica o isolamento feito.
    Apenas precisa das mestras
  9.  # 9

    Colocado por: Pickaxe
    Esquecendo os custos:
    A maior parte dos empreiteiros que fazem moradias não tem equipamento de cofragem para executarem lajes maciças, por isso preferem fazer lajes aligeiradas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:t1ger


    Parece uma vantagem legítima desta solução!
  10.  # 10

    Colocado por: t1gerCaros companheiros,

    Se uma laje aligeirada é mais muito barata e respeita a segurança tal como a maciça, porque numa moradia com 2 pisos se tem optado por maciças?

    Obrigado!


    porque as pessoas querem salas grandes sem vigas no teto.
  11.  # 11

    Colocado por: pauloagsantos

    porque as pessoas querem salas grandes sem vigas no teto.


    Não me parece seja este o factor.. ficam idênticas..
  12.  # 12

    Colocado por: t1gerNão me parece seja este o factor.. ficam idênticas..

    Você não percebe nada do que está a dizer.
    • t1ger
    • 16 maio 2022 editado

     # 13

    Colocado por: Pickaxe
    Você não percebe nada do que está a dizer.


    Que classe, se soubesse não perguntaria. Mas não vi o Sr.º ajudar muito também....

    Se colocar-se pladur como tem sido, suponho que a diferença seja o n.º de vigas?
  13.  # 14

    Colocado por: t1gerNão me parece seja este o factor.. ficam idênticas..


    não fica não.

    numa laje maciça de betão, as vigas podem ficar imbuídas na placa e pode ficar com os tetos todos lisos.

    numa laje aligeirada, tenta-se esconder as vigas nas paredes, mas nem sempre é possível e lá fica o tecto de um open space com uma viga a meio.
  14.  # 15

    Colocado por: t1gerParece uma vantagem legítima desta solução!
    as vantagens ou desvantagens são definida pelo projecto de estabilidade.

    todas as dúvidas em relação ao uso de maciça vs aligeirada APENAS poderá ser respondida pelo engº que fez os cálculos.

    não se trata de 'ficar identicas' ou diferentes.. para si pode nao 'parecer' diferente, mas o que parece nem sempre é
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 16

    Colocado por: antonylemosas vantagens ou desvantagens são definida pelo projecto de estabilidade.

    todas as dúvidas em relação ao uso de maciça vs aligeirada APENAS poderá ser respondida pelo engº que fez os cálculos.

    não se trata de 'ficar identicas' ou diferentes.. para si pode nao 'parecer' diferente, mas o que parece nem sempre é
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Haverá certamente vantagens/desvantagens à partida, não me parece que apenas o "Engenheiro dos cálculos" poderá responder.
  16.  # 17

    Normalmente quem me responde a isso é o arquiteto em função dos €€
  17.  # 18

    Colocado por: t1ger
    Haverá certamente vantagens/desvantagens à partida, não me parece que apenas o "Engenheiro dos cálculos" poderá responder.
    existem situações construtivas onde é vantajoso ser maciça tal como existem situações onde é mais vantajoso ser aligeirada.

    portanto: apenas quem faz esses cálculos saberá dizer o porquê das opções tomadas.

    Colocado por: RicardoPortoNormalmente quem me responde a isso é o arquiteto em função dos €€
    talvez , noutras vc dirá 'tem de ser'.
  18.  # 19

    ora ora, a questão das vigas até pode nem se por pois eventualmente o pe direito dá para meter teto falso e esconder as vigas pese embora que para as redes pelo teto falso convem ter o menos de vigas possivel.
    a meu ver a vantagem da maciça é que ao inves da aligeirada permite que se faça uma distribuição de pilares mais aleatória, a aleije irada pressupoe que se faça porticos o mais possivel para não haver "entregas" indiretas entre as vigas.
    de qualquer forma na AML tem de ser maciça por causa da legislação dos sismos.
  19.  # 20

    Colocado por: marco1de qualquer forma na AML tem de ser maciça por causa da legislação dos sismos.


    Seja qual for ao método construtivo, mesmo que seja casa de madeira ou modular?
 
0.0239 seg. NEW