Iniciar sessão ou registar-se
    • mboot
    • 22 maio 2022 editado

     # 21

    Normalmente topo-os à distância. A maior parte nem sabe bem o que é o produto ou arredonda o valor para cima, diz que envia imediatamente o dinheiro, se aceito PayPal, etc... Normalmente tudo esquemas.

    O simples facto de ligarem antes de enviarem mensagem pelo olx por si só já é de desconfiar, o que não quer dizer que seja legítimo, mas é raro.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  1.  # 22

    A última deu muitas opções mas depois dizia logo que ia demorar a receber o 💸. Acho que estava a dirigir me para o lado do MBWay.
    O Pai dela precisava mm da bomba (outro item que tenho à venda) hoje hihi.
  2.  # 23

    Eu neste último que me contactou e perguntou o preço disse lhe 500€ uando no anúncio esta marcado 225€, nem novo custou 500€ e ele aceitou logo.
    É preciso ser muito ingénuo para cair nestas tretas
  3.  # 24

    Colocado por: DacepaSendo que todos já ouviram falar das burlas MBWay agora estão os amigos do alheio mais corajosos.

    Hoje um tanso a afirmar que queria comprar a escada stannah que tenho à venda, à cara podre pediu me os dados da frente e atrás do cartão multibanco. Dizia o mesmo que era para pagamento e eu poder comprovar mais rápido🤣.

    Está bem que nasci à noite mas não foi ontem à noite.

    Cuidado por aí.



    essa burla não é nova, o descaramento é que é :D
  4.  # 25

    A do OLX já é para meninos. Na semana passada uma colega recebe uma chamada do banco a dizer que estava a ser vítima de uma burla. Para se proteger ia receber um mail do banco com indicações do que fazer... Era tudo esquema, limparam 1900 euros à colega.
  5.  # 26

    Outra é quem está a comprar enviar o comprovativo de transferência do homebanking e depois de enviar o comprovativo ao vendedor anular a transferência.
  6.  # 27

    Colocado por: carlota74Outra é quem está a comprar enviar o comprovativo de transferência do homebanking e depois de enviar o comprovativo ao vendedor anular a transferência.



    Mas aí enviam o comprovativo de agendamento de transferência. As pessoas é que não olham com olhos de ver.
    Penso que depois de efectuada a transferência não é assim tão fácil reverter a operação.
    Se ainda for na fase do agendamento, aí sim é só cancelar.
    Acho eu.
    Concordam com este comentário: Dominus
  7.  # 28

    Foi mesmo num stand que me alertaram para esta situação. Liguei até para a sibs para confirmar e é mesmo possível cancelar. No próximo dia e antes de determinada hora. A única maneira de ter certeza da transferência é se fôr feita numa máquina ATM.
  8.  # 29

    Colocado por: carlota74Foi mesmo num stand que me alertaram para esta situação. Liguei até para a sibs para confirmar e é mesmo possível cancelar. No próximo dia e antes de determinada hora. A única maneira de ter certeza da transferência é se fôr feita numa máquina ATM.


    E quando enviam por email a digitalização dessa transferência... e foi alterado em Photoshop.

    Em alguma altura da vida tivemos ou teremos coisas a vender. É fácil, quando entrar o dinheiro podem levantar.
    Ou em dinheiro à frente de uma esquadra. Isso demove muita gentinha...
  9.  # 30

    Colocado por: Dacepa

    E quando enviam por email a digitalização dessa transferência... e foi alterado em Photoshop.

    Em alguma altura da vida tivemos ou teremos coisas a vender. É fácil, quando entrar o dinheiro podem levantar.
    Ou em dinheiro à frente de uma esquadra. Isso demove muita gentinha...



    Aí é que está o problema, você quando recebe o comprovativo de transferência tem de receber do mail do banco, por isso no final diz se você quer enviar o comprovativo por mail e pede o mail.
    Você ao receber do próprio é logo de desconfiar.
    Concordam com este comentário: Dacepa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
  10.  # 31

    Já me aconteceu um "amigo" fazer uma transferência pela CGD e receber o comprovativo do Banco. Entretanto ele anulou a mesma. Uma semana mais tarde fez nova transferência e só depois levantou o equipamento. Não foi uma burla mas também não sabia que era possível anular uma transferência.
    Outra burla frequente há uns anos atrás era na venda de carros ou outros bens de valores altos. Um estrangeiro enviava um mail a dizer que estava muito interessado e que ia enviar um cheque visado. Passados uns dias recebia o tal cheque visado mas de um valor superior ao bem. De seguida recebia um mail a pedir para devolver a diferença. Ao depositar o cheque o banco validava o depósito pelo que a pessoa com o dinheiro e o bem na mão não hesitava em devolver o valor a mais. Só passado uns 15 dias era avisado pelo banco que o cheque era falso.
  11.  # 32

    já recebi muitas destas e vai para o lixo, mas esta só me apetece mesmo é responder com um palavrão
    o endereço de mail mais não é que um link tipo cavalo de tria, é claro que não experimentei mas faço ideia do que poderá ser.
    gente que está a mais no mundo.
      Captura de ecrã 2022-05-23 234504.jpg
  12.  # 33

    Também recebi uma vez link para o telemóvel, referente a uma encomenda. E naquela altura estava mesmo à espera de uma de Espanha.
    Não abri claro mas nunca deixei de estranhar a coincidência.
  13.  # 34

    Colocado por: marco1já recebi muitas destas e vai para o lixo, mas esta só me apetece mesmo é responder com um palavrão
    Também recebo frequentemente, se bem que ultimamente reparei numa inovação. Conseguem replicar o nome de um dos nossos contactos frequentes e dizem qualquer coisa do género: "Preciso falar contigo urgentemente. O problema está relacionado com isto: Link. Contacta-me assim que possas."

    Obviamente que a estranheza do texto denuncia, e o endereço de correio eletrónico quando se vai verificar, esta obviamente errado.
    Mas não deixa de ser uma inovação o facto do email à primeira vista aparecer como proveniente de um contacto nosso.
  14.  # 35

    É uma característica dos servidores de email. O email do remetente pode ser o que se quiser pôr, razão pela qual é preciso cuidado com essas mensagens
    •  
      GMCQ
    • 24 maio 2022 editado

     # 36

    Eu tenho uns candeeiros também á venda no OLX. E bastaram 2 minutos de anúncio para receber uma chamada de uma senhora mto educada a dizer que os comprava de imediato e q pagava já, mass não seria ela a ir buscá-los, era o Sr João... Apartir daí comecei a desconfiar, e quando ela me disse que pagava por Mbway 🤣, ficamos logo apresentados.

    Eu disse que iria ver a minha disponibilidade para a entrega e q ligava mais tarde. De fato liguei mas disse que seria impossível receber o pagamento por mbway porque já tinha atingido o limite de transações, e se não seria possível pagarem na hora... Apartir daí a conversa foi mto rápida... Disse que ia falar com uma colega que poderia ter uma conta no mesmo banco para poder receber logo na hora, e rapidamente desligou o telefone... 👌👌😂 Até hj.
    •  
      GMCQ
    • 27 maio 2022 editado

     # 37

    Olha mais um... Atenção a estas conversas!
      Screenshot_2022-05-27-21-43-11-956_com.whatsapp.jpg
  15.  # 38

    nao coloque o nr no anuncio , ja me chegaram a acordar de noite , jurei que nunca mais . Era apanha-los e fazer-lhes muito mal .
  16.  # 39

    Colocado por: GMCQOlha mais um... Atenção a estas conversas!
      Screenshot_2022-05-27-21-43-11-956_com.whatsapp.jpg



    Português mal traduzido felizmente...
  17.  # 40

    adoravel tentar perceber que estao pessoas em casa durante dia e noite a contactar outras com a mbway burla
    :O
    santa paciencia
    mas a verdade é que basta enganarem umas 2x por semana para se calhr no final do mes terem mais do que um ordenado minimo?
 
0.0206 seg. NEW