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  1.  # 1

    Pretendo adaptar um pirilampo que antes funcionava num trator agrícola com bateria de 12v a pilhas.
    Isto porque só preciso andar na via pública umas horas por ano. Moro longe de uma oficina elétrica e não queria dar 75 euros por um pirilampo recarregável.
    Tenho em casa pilhas de 12v/23A
    Ou de 1.5V
    As minhas dúvidas São:
    1 É viável o que pretendo?
    2 Para quanto tempo dura a por exemplo a pilha de 12v/23A ou 8 pilhas de 1.5v/ 2000mha tendo em conta que o pirilampo é de 55w?
    Aguardo resposta obrigado.
  2.  # 2

    Nota: Nas pilhas de 12V/23A não tem escrito os mha.
  3.  # 3

    A adaptação é: fazer com que ele funcione a pilhas, antes funcionava com a bateria do trator.
  4.  # 4

    Para isso arranje 3 baterias 18650 de 4,2v recarregáveis de 4200 mAh e ligue as em serie
  5.  # 5

    Com uma lâmpada de 55w (a 12V) estamos a falar de 4,6A. Essas três células 18650 não aguentam uma hora, isto se funcionar de todo (o mecanismo de protecção da bateria pode complicar as coisas).
  6.  # 6

    Antes de pensar na fonte de alimentação, já tem tudo o resto "tratado"?

    - O mecanismo de controlo do pirilampo é simples e já foi replicado? Ou faz parte do pirilampo em si, e é só ligar os 12 V? É rotativo ou "pisca"?
    - Sobre a potência da lâmpada, não seria melhor trocar isso por um LED? Se tem preocupações de autonomia do sistema, parece-me uma solução lógica...

    Passando então para a fonte de alimentação, eu optaria sempre pelas pilhas que tivesse à disposição de forma económica.
    - Se tiver acesso a células 18650 e equipamento de solda, junte umas quantas e fica com uma autonomia brutal com peso mínimo. Mas tem carregador para o conjunto, a seguir? E tem por aí um BMS?
    - Com as pilhas de 1,5 V também consegue com facilidade (nem presisa de soldar, e pode carregar num carregador doméstico), apesar de necessitar de mais pilhas para o efeito.

    Se precisar mesmo de 55W, a 12V são efectivamente quase 5A, e as pilhas (sejam elas quais forem) não gostam de ritmos de carga/descarga altos. Para lítio eu meteria 4 conjuntos (de três pilhas cada), para as 1,5V se calhar uns 6 conjuntos (de 8 pilhas cada, são quase 50 pilhas!). Isto para o sistema funcionar umas horas seguidas (ou até esgotar as baterias)...
  7.  # 7

    realmente quando não se sabe é como quem não sabe e é assim a vida...

    comprei uns pirilampos para um amigo com tractor e até ja nem me lembrava do preço

    falas ai em 75€ e tive que ir procurar quanto custou

    DICA: usa o google, é teu amigo e claramente podes comprar por menos de 75€ sem andar com invenções de pilhas OMFG
      3203013.JPG
  8.  # 8

    Colocado por: josé 1982A adaptação é: fazer com que ele funcione a pilhas, antes funcionava com a bateria do trator.


    Sugiro-lhe outra forma de abordar o problema com uma intervenção relativamente simples.

    Compra uma tomada/ficha do tipo isqueiro fêmea, liga o positivo e negativo à bateria e deixa essa tomada escondida algures no tractor. Por exemplo debaixo do banco.

    Depois compra a tomada/ficha de isqueiro macho, e liga-a ao pirilampo.

    Quando sair com o tractor é só ligar o pirilampo ao isqueiro e siga para a frente.

    Nos outros dias que não usar o pirilampo, tem o isqueiro para carregar a bateria do telemóvel ou qualquer outra coisa similar.

    adicionado: ou também pode deixar o pirilampo sempre ligado à bateria e meter um interruptor onde o liga quando precisa de ir para a estrada.
    Mas se o retirou imagino que anda por baixo de árvores. Nos fizemos o mesmo. O pirilampo atrapalhava quando andávamos a trabalhar por baixo das oliveiras.

    Por menos de 20 € faz a festa.
  9.  # 9

    E a luz de emergência automóvel, faz a função parecida não serve, já funciona a pilhas
  10.  # 10

    O pirilampo que comprou por menos de 25 euros é com fios.
    Eu quero adaptar um semelhante ao que comprou para não ter de pagar 75 euros por algo que muito raramente me faz falta.
    Existem pirilampos a bateria por volta dos 35 euros mas a autonomia é de duas a 4 horas ao começar a viciar nem meia hora dura. Depois eu quando não uso deixo tudo arrumadinho e tal mas não me dá para o ir carregar regularmente para não viciar.
    Ir com o trator a um eletricista por um isqueiro e ter de fazer muitos km está fora de questão.
 
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