Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Adquiri um imóvel por via judicial que não tem licença de habitabilidade. Consultando o processo na Câmara de Gaia, percebi que a licença não foi emitida porque a moradia tem um telheiro que não está no projeto e o anterior proprietário "deixou andar". Agora preciso de obter a licença para legalizar o imóvel, consultando o arquitecto autor do projecto, ele cobra uma exorbitância para fazer um aditamento ao projecto. Pergunto eu se não é mais fácil/barato deitar abaixo o telheiro conforme o projeto original e não meter arquitectos ao barulho ou haverá por aqui algum engenheiro/arquitecto de Gaia ou arredores que faça este trabalho e não cobre um rim. Muito obrigado pelas eventuais ajudas
  2.  # 2

    é possivel saber o quanto é essa exorbitancia?
    já agora como foi atestado pela camara em como estava lá o telheiro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ticket
  3.  # 3

    4000€ + IVA. Não sei exatamente como foi atestado, suponho que tenha sido por visita/inspeção da Câmara quando foi finalizada a obra; como o telheiro não consta do projecto, a Câmara não emitiu a licença de habitabilidade e isso consta assim mesmo do processo.
  4.  # 4

    Colocado por: ticket4000€ + IVA. Não sei exatamente como foi atestado, suponho que tenha sido por visita/inspeção da Câmara quando foi finalizada a obra; como o telheiro não consta do projecto, a Câmara não emitiu a licença de habitabilidade e isso consta assim mesmo do processo.

    Não é de todo a minha área mas parece-me um valor absolutamente ridículo para fazer um aditamento a um projecto tendo em linha de conta que pouco mais que isso custa um projecto de arquitectura de raiz. Isto pelo que vou lendo dos arquitectos aqui no fórum.
    Concordam com este comentário: ticket, eu
  5.  # 5

    E precisa do telheiro? Será que fazer depois o telheiro não ficará mais caro que esses 4.000€? Já pediu cotação noutro arquiteto?
  6.  # 6

    Não preciso do telheiro, mas a verdade é que não fica mal. Prefiro mantê-lo mas se for mais fácil e barato deitá-lo abaixo... vou pedir cotação noutro arquitecto, algum por aqui da zona?
  7.  # 7

    Não é mais barato mandar abaixo.

    Negocie para 3mil e entregue isso
  8.  # 8

    Aqui como existem vários arquitetos, pode ser que lhe façam mais barato.
  9.  # 9

    Colocado por: Joao DiasNão é de todo a minha área mas parece-me um valor absolutamente ridículo para fazer um aditamento a um projecto tendo em linha de conta que pouco mais que isso custa um projecto de arquitectura de raiz. Isto pelo que vou lendo dos arquitectos aqui no fórum.


    O problema é que pode ser preciso um re-licenciamento completo. Foi o meu caso (ou melhor, do vendedor) que fez alterações em obra e nunca pediu a licença. O aditamento acabou por ser um processo completo, excluindo a construção em si.
    De resto foi preciso fazer tudo de novo, projeto com as alterações, especialidades, consulta a entidades externas, etc.

    Imagino que não terá custado 4K, mas ainda foi quase um ano de processo.
  10.  # 10

    Colocado por: hangas

    O problema é que pode ser preciso um re-licenciamento completo. Foi o meu caso (ou melhor, do vendedor) que fez alterações em obra e nunca pediu a licença. O aditamento acabou por ser um processo completo, excluindo a construção em si.
    De resto foi preciso fazer tudo de novo, projeto com as alterações, especialidades, consulta a entidades externas, etc.

    Imagino que não terá custado 4K, mas ainda foi quase um ano de processo.

    Pois, isso é que eu não sei, por isso ter dito logo que não era a minha área.
    Mas se for com essa cangalhada toda, se calhar até é barato.
    Este Pais se tivesse 1/10 da burocracia de merd@ que tem éramos todos muito mais felizes.
    Concordam com este comentário: hangas, Palmix, eu
  11.  # 11

    vejamos:
    1ª fase
    -levantamento ( desenho) do telheiro
    -aditamento á arquitetura
    -aditamento ao projeto de aguas pluviais
    -aditamento ao projeto de estruturas
    -aditamento ao projeto de arranjos exteriores
    2ºfase
    -burocracias para o pedido de autorização de utilização que pressupoe esperar pelo aditamento á arquitetura e depois compilar/ atualizar novamente todos os documentos necessários para este pedido
    se calhar não deverá esses 4 K serem tão descabidos embora á partida isso poderia ser mais justo entre 2K e 2.5k
    Deve é acordar um ultimo pagamento apos ter essa licença de habitabilidade ( autorização de utilização) na mão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, ticket
  12.  # 12

    Dass 4000 + IVA ??? Isso deve ser para alguma moradia de luxo
  13.  # 13

    Colocado por: marco1vejamos:
    1ª fase
    -levantamento ( desenho) do telheiro
    -aditamento á arquitetura
    -aditamento ao projeto de aguas pluviais
    -aditamento ao projeto de estruturas
    -aditamento ao projeto de arranjos exteriores
    2ºfase
    -burocracias para o pedido de autorização de utilização que pressupoe esperar pelo aditamento á arquitetura e depois compilar/ atualizar novamente todos os documentos necessários para este pedido
    se calhar não deverá esses 4 K serem tão descabidos embora á partida isso poderia ser mais justo entre 2K e 2.5k
    Deve é acordar um ultimo pagamento apos ter essa licença de habitabilidade ( autorização de utilização) na mão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao Dias

    Como sempre, um comentário assertivo e que da facto ajuda.
    Também me parecia que entre os 2k e os 2,5k seria o mais aproximado da realidade.
  14.  # 14

    E pode ser ainda preciso pagar à câmara as taxas de construção para a área extra na superfície de pavimentos.
  15.  # 15

    Sou só eu que acho, ou 4K por um aditamento é um roubo com as duas mãos?
    Concordam com este comentário: Paulo Simões
  16.  # 16

    Colocado por: tviegasDass 4000 + IVA ??? Isso deve ser para alguma moradia de luxo


    De luxo digna de nome não chegam 40000 para a arquitetura
    Concordam com este comentário: ticket
  17.  # 17

    Colocado por: RicardoPorto

    De luxo digna de nome não chegam 40000 para a arquitetura


    Eu sem ver vou adivinhar que o Ricardo é arquiteto de profissão.
    Concordam com este comentário: tviegas
  18.  # 18

    Colocado por: ricardoantunesSou só eu que acho, ou 4K por um aditamento é um roubo com as duas mãos?


    Principalmente se tivermos em conta que é o mesmo gabinete a tratar do processo, presumindo-se que estão na posse de todo o trabalho prévio.
  19.  # 19

    Colocado por: ricardoantunes

    Eu sem ver vou adivinhar que o Ricardo é arquiteto de profissão.


    Errado
  20.  # 20

    Colocado por: RicardoPorto

    Errado


    ahhh, então era ironia. :)
 
0.0216 seg. NEW