Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou à procura de uma bomba de calor para fazer apenas AQS e o picheleiro perguntou-me qual o diâmetro da tubagem para fazer a extração/injeção do ar para o exterior. Isto para deixar antecipadamente os negativos antes de carregar a placa.

    Por isso pergunto, essa ventilação para o exterior é mesmo necessária?
    E sendo, não existe um "standard" para este tubo?

    Obs: Nessa pesquisa vi esta imagem que me deixou curioso, onde parece que se ficar na lavandaria (que é o caso), não precisa do tal tubo. Ou até na garagem... Será mesmo assim?

    Obrigado,
      4029b98f-26b8-4d46-aade-dd21820569d4.jpg
  2.  # 2

    E já agora, se me souberem indicar uma boa forma de calcular o retorno do investimento para uma bomba de calor, ajudava a perceber até quanto compensava ir o esforço.
  3.  # 3

    o tubo é na ordem dos 200 mm

    o de entrada de ar pode ser a partir de uma divisão que seja ampla. no manual da bomba está lá escrito quantos m3 precisa de ter.
    a extracção para a rua convem meter. pode ser para a parede. e quanto menos metros de tubo melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: peasm
  4.  # 4

    Colocado por: peasmE já agora, se me souberem indicar uma boa forma de calcular o retorno do investimento para uma bomba de calor


    relativamente a quê?
  5.  # 5

    Colocado por: peasmE já agora, se me souberem indicar uma boa forma de calcular o retorno do investimento para uma bomba de calor, ajudava a perceber até quanto compensava ir o esforço.



    O meu exemplo é um pouco exagerado porque tinha 2 termoacumuladores, um de 1500w e 80 litros e outro de 1200w de 50 litros. Tirando esses e colocando BC 200l estou a poupar entre 150 e 200kw por mês.
    Do que consigo aperceber do shelly, liga duas vezes a três gastando 500 w durante 45 minutos de cada vez.
    Somos 2 adultos e um crianço de 3 anos e só lavamos as panelas à mão.

    Tenho-a em sótão semi-aberto no seu interior sem tubos mas eventualmente, se arranjar a preço, vou arranjar tubo para a saída passar uma pequena frincha para a outro terço do sótão separando assim entrada e saída.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: peasm
  6.  # 6

    Colocado por: Dacepa


    O meu exemplo é um pouco exagerado porque tinha 2 termoacumuladores, um de 1500w e 80 litros e outro de 1200w de 50 litros. Tirando esses e colocando BC 200l estou a poupar entre 150 e 200kw por mês.
    Do que consigo aperceber do shelly, liga duas vezes a três* gastando 500 w durante 45 minutos de cada vez.
    Somos 2 adultos e um crianço de 3 anos e só lavamos as panelas à mão.

    Tenho-a em sótão semi-aberto no seu interior sem tubos mas eventualmente, se arranjar a preço, vou arranjar tubo para a saída passar uma pequena frincha para a outro terço do sótão separando assim entrada e saída.


    *EDIT
    A terceira vez é raro apercebermos dela
  7.  # 7

    Colocado por: fernandoFerreira

    relativamente a quê?


    Referia-me para comparar entre modelos de bombas de calor.

    Por exemplo, tenho visto bombas de calor que diferem cerca de 500€/600€, mas se soubesse que em mais 1 ano teria o retorno desses 500€, ia para a mais cara.

    Tenho visto o COP de cada uma, mas por si só não me permite fazer o cálculo.
    Concordam com este comentário: pedrovil
  8.  # 8

    Colocado por: Dacepa


    O meu exemplo é um pouco exagerado porque tinha 2 termoacumuladores, um de 1500w e 80 litros e outro de 1200w de 50 litros. Tirando esses e colocando BC 200l estou a poupar entre 150 e 200kw por mês.
    Do que consigo aperceber do shelly, liga duas vezes a três gastando 500 w durante 45 minutos de cada vez.
    Somos 2 adultos e um crianço de 3 anos e só lavamos as panelas à mão.

    Tenho-a em sótão semi-aberto no seu interior sem tubos mas eventualmente, se arranjar a preço, vou arranjar tubo para a saída passar uma pequena frincha para a outro terço do sótão separando assim entrada e saída.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:peasm


    Pode indicar o modelo da bomba de calor?
    Parecem-me valores muito bons
  9.  # 9

    Vaillant arostor vwl 200/5

    Ela é boa mas também os termos eram antigos e gastadores. Para também comparar com outras esses valores são de Março até agora (por mês).
    Do manual diz gastar 700w em modo eco que é o que uso.
    No inverno terei, espero, ajuda do recuperador de calor(serpentina interior). Com isso mesmo o ar que entre seja mais frio espero que os valores sejam os mesmos.

    Agora está parte não quero mentir e se alguém corrigir é sem problemas, está BC não tem ânodo de magnésio por isso as revisões saem mais baratas.

    Espero que ajude.
  10.  # 10

    Coloquei uma tomada inteligente durante uns dias para ver o gasto da bomba de calor e deixo aqui para compararem ou ajudarem em decisão a tomar.
    Casa com 2 adultos e um piqueno de 3 anos. Última semana estivemos os 3 em casa sendo que possíveis gastos extra poderão ser a lavagem, de mais uma panela ou outra ao almoço.

    DIA KW diário
    7 0,9
    8 0,9
    9 1,2
    10 0,5
    11 0,4
    12 1,3
    13 0,5
    14 0,5
    15 0,7
    16 0,5
    17 1,1
    18 0,6
    19 0,7
    20 0,6
    21 1,3
    22 0,6
    23 0,5

    Média de KW 0,752941176
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira, peasm
  11.  # 11

    Colocado por: DacepaVaillant arostor vwl 200/5
    Agora está parte não quero mentir e se alguém corrigir é sem problemas, está BC não tem ânodo de magnésio por isso as revisões saem mais baratas.


    Eu também tenho uma bomba de calor sem ânodo de magnésio. Achava que tal não era possível, mas já somos dois a constatar o mesmo.
    Sendo a minha uma Ariston, tem ânodo Protech. Leva 6 anos de funcionamento e o ânodo está impecável. Já levou foi duas placas controladoras e uma sonda de temperatura.
  12.  # 12

    Colocado por: Sloopy12

    Eu também tenho uma bomba de calor sem ânodo de magnésio. Achava que tal não era possível, mas já somos dois a constatar o mesmo.
    Sendo a minha uma Ariston, tem ânodo Protech. Leva 6 anos de funcionamento e o ânodo está impecável. Já levou foi duas placas controladoras e uma sonda de temperatura.


    Mas se a sua Ariston tem ânodo, qual não tem?
  13.  # 13

    Acho que a minha Vaillant.

    Colocado por: VarejoteMas se a sua Ariston tem ânodo, qual não tem?
  14.  # 14

    A instalação da minha BC é próxima da opção 3 mas com saída do ar para o exterior. Nem entendo bem a opção da saída ficar no interior visto o ar sair gelado da BC
  15.  # 15

    Colocado por: DacepaAcho que a minha Vaillant.



    Bem, a minha também não tem ânodo.
  16.  # 16

    Colocado por: ParticipanteA instalação da minha BC é próxima da opção 3 mas com saída do ar para o exterior. Nem entendo bem a opção da saída ficar no interior visto o ar sair gelado da BC


    Também acho que devia ficar no exterior (ou pelo menos mais longe da entrada) mas o kit é caro.
    No entanto não muda assim tanto os valores de consumo (primavera/verão).
  17.  # 17

    Bem, a minha também não tem ânodo.

    E qual é o modelo?
  18.  # 18

    Vaillant aroStor VWL 270/5 com serpentina, como apoio tenho no recuperador de calor a lenha, uma caldeira chaminé.
  19.  # 19

    A título de exemplo.
    São 5 banhos por dia e consumos normais de utilização diária.
    Resumo Consumos AQS (01/05/2022 a 01/06/2022)

    Energia Consumida: 36kWh
    Tempo Funcionamento: 63horas

    Resumo Consumos AQS (01/04/2022 a 01/05/2022)

    Energia Consumida: 38kWh
    Tempo Funcionamento: 72horas

    Resumo Consumos AQS (01/03/2022 a 01/04/2022)

    Energia Consumida: 45kWh
    Tempo Funcionamento: 85horas

    Resumo Consumos AQS (01/02/2022 a 01/03/2022)

    Energia Consumida: 41kWh
    Tempo Funcionamento: 81horas

    Resumo Consumos AQS (01/01/2022 a 01/02/2022)

    Energia Consumida: 48kWh
    Tempo Funcionamento: 99horas

    Resumo Consumos AQS (02/12/2021 a 01/01/2022)

    Energia Consumida: 42kWh
    Tempo Funcionamento: 84horas

    Resumo Consumos AQS (02/11/2021 a 01/12/2021)

    Energia Consumida: 40kWh
    Tempo Funcionamento: 82horas

    Resumo Consumos AQS (24/10/2021 a 02/11/2021)

    Energia Consumida: 19kWh
    Tempo Funcionamento: 33horas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dacepa
  20.  # 20

    Colocado por: VarejoteVaillant aroStor VWL 270/5 com serpentina, como apoio tenho no recuperador de calor a lenha, uma caldeira chaminé.


    Também tenho recuperador a lenha hidro com a tubagem a passar por ela. Nem sei se funciona que é literalmente só o tubo na serpentina sem programação e sem ligação a contacto morto. Nem sei se nas opções quando diz caldeira se refere a do recuperador se é caldeira a gás.
    Nos meses de inverno vou verificar os gastos e se for o mesmo que nesta altura já não é mau.

    O que quer dizer com caldeira chaminé?

    E tem "problemas" com o horário marcado para ela aquecer a água? A minha só funciona no horário pretendido metade das vezes.
 
0.0221 seg. NEW