Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Sou novo aqui no forum e gostaria de partilhar e conseguir ter algum feedback de algo que quero realizar. Tenho noção que o que vou tirar daqui daqui são apenas opiniões, mas tenho a certeza que me vão ajudar a perceber se estou ou não enquadrado na realidade. Não estou à procura de certezas absolutas ou números certos, mas sim de opiniões de pessoas que já passaram por algum processo semelhante ou que estejam familiarizados com o assunto.
    Então é o seguinte, estou a pensar comprar um terreno já com uma moradia, para reabilitar/reconstruir (zona centro). A moradia tem 100m2 e está inserida num terreno com cerca de 4000m2 (é um terreno extenso que tem algumas arvores de fruto, e isso agrada-me). A casa é apenas r/c mas tem um sótão com um grande pé alto (ou seja, facilmente posso acrescentar um piso, e é isso que quero fazer).
    Esse piso que quero acrescentar não é para ocupar a totalidade dos 100m2, apenas quero usar 30m2, o resto iria ser telhado e talvez terraço. No total a área de construção seria 130m2, com esse tal acrescento.

    Apesar de ser uma casa antiga já tem ligação à rede elétrica e à rede de esgotos.

    Resumidamente, as paredes exteriores seriam para ficar, todo o interior seria novo.
    O tipo de construção que pretendo é simples (estilo mediterraneo), a única exigência é que tenha um bom isolamento nas paredes exteriores.

    Depois de comprar o terreno com a moradia o meu orçamento encontra-se na ordem dos 120.000€, podendo ir até aos 130.000€ para a reconstrução da mesma.

    Estou a ser realista ou nem por isso? Sei que haverá orçamentos para todos os gostos, e é isso que irei fazer, procurar o melhor dentro do que procuro, haverá vários preços e opções no mercado.

    Deixo algumas imagens (exemplos) da casa em questão, do estilo e da construção que pretendo. Claro que tudo isto seria depois discutido com um arquitecto, para ver a viabilidade, e executar projecto da melhor forma... É só para terem uma ideia do que pretendo e se o meu "budget" está muito fora da realidade.

    Se tiverem alguma dúvida coloquem questões.

    Desde já agradeço pelas opiniões que possam ser dadas :)
  2.  # 2

    Foto de Casa para recuperar.
      foto1.jpg
  3.  # 3

    Projecto futuro.
      foto5.png
      foto4.png
      foto3.png
  4.  # 4

    Estilo de construção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, NLuz
      foto6.jpg
      foto7.jpeg
      foto8.jpeg
  5.  # 5

    Isso é uma casa nova. Pode até ficar mais caro que construir de raiz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CostaFig
  6.  # 6

    Colocado por: nielskyIsso é uma casa nova. Pode até ficar mais caro que construir de raiz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CostaFig



    Nielsky, mesmo tendo em conta que quero aproveitar a estrutura exterior (paredes)? E sabendo que a casa já tem ligação à rede elétrica e à rede de esgotos, acha que compensa comprar um terreno e construir de raiz? Isso não implicaria mais despesas?
    Mesmo com esta ideia que tenho em mente já sei que irei ter alguns encargos (projectos, licenças etc etc) para além da construção... Mas nunca pensei que algo novo, feito de raiz, pudesse sair mais barato.
  7.  # 7

    Costa. Já falou com um arquitecto?

    Esse boneco que fez deixe-o em casa... ;)
    Aquelas humidades que a casa tem foram vistas quanto à origem?

    O seu orçamento pode chegar ou pode ser curto. Está a incluir o IVA nesse budget? Se sim... o mais certo é ser curto.
    Projectos: 10k
    Licenças taxas, taxinhas: 5k(?)
    Demolições/tratamentos: 10k(?)
    Nova placa de telhado para 100m2: 10-15k
    Acrescentos e Piso: 50k
    Redes água, luz, saneamento, IS: 20k
    Cozinha, chãos: 15k
    Impermeabilização exterior: 10k
    Janelas: 15k
    Trabalhos de ninguém: 10k

    Assumindo valores com IVA (mm que alguns fiquem curtos)... 170 000€...
    Talvez chegue mas vai ter de andar muito cauteloso.

    Conselho: Não poupe no projecto. Faca um bom e bem detalhado que tenha os custos de tudo para não ter muitas surpresas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, CostaFig
  8.  # 8

    Colocado por: gil.alvesCosta. Já falou com um arquitecto?

    Esse boneco que fez deixe-o em casa... ;)
    Aquelas humidades que a casa tem foram vistas quanto à origem?

    O seu orçamento pode chegar ou pode ser curto. Está a incluir o IVA nesse budget? Se sim... o mais certo é ser curto.
    Projectos: 10k
    Licenças taxas, taxinhas: 5k(?)
    Demolições/tratamentos: 10k(?)
    Nova placa de telhado para 100m2: 10-15k
    Acrescentos e Piso: 50k
    Redes água, luz, saneamento, IS: 20k
    Cozinha, chãos: 15k
    Impermeabilização exterior: 10k
    Janelas: 15k
    Trabalhos de ninguém: 10k

    Assumindo valores com IVA (mm que alguns fiquem curtos)... 170 000€...
    Talvez chegue mas vai ter de andar muito cauteloso.

    Conselho: Não poupe no projecto. Faca um bom e bem detalhado que tenha os custos de tudo para não ter muitas surpresas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CostaFig




    gil.alves, desde já obrigado.
    Essa é a minha ideia, consultar um arquiteto e perceber a fiabilidade do projecto. Só vim aqui mesmo ter algumas opiniões, para que quando der esse "passo" estar com algumas noções... Foi por isso que vim aqui pedir "ajuda".
    Tenho um conhecido, que trabalha para uma construtora, onde lhe mostrei a ideia que tenho em mente (assim como fiz aqui), ele disse-me que seria possível executar por os valores que procuro, no entanto tinha de ser bem discutido e planeado o tipo de obra/materiais que pretendo, e no que quero ou não "poupar". Como referi inicialmente a minha grande prioridade é o isolamento exterior, tudo o resto não precisa de ser material de "primeira classe", aliás, procuro uma construção bem minimalista.
    Mas já percebi que talvez o meu projecto, para os valores que eu estava a apontar, não seja muito realista... Apesar de toda a simplicidade que procuro para a construção.

    Mais uma vez obrigado gil.alves. Todas as questões que colocaste estão em cima da mesa, só quero mesmo ter alguns feedbacks antes de avançar.
  9.  # 9

    Colocado por: CostaFigfiabilidade
    Viabilidade (feasibility). ;)
    Colocado por: CostaFigprocuro uma construção bem minimalista.
    Fazer bem minimalista não é barato. Requer muito boa articulação de projectos.
    Colocado por: CostaFigminha grande prioridade é o isolamento exterior, tudo o resto não precisa de ser material de "primeira classe"
    Não se trata de materiais de 1a classe. Trata-se de bem feito. Por exemplo se alguém lhe sugerir pôr Sanduiche no telhado dê-lhe com um pau. Cumpre energicamente mas é uma cagada.


    Veja bem aquelas humidades de onde veem.
    Abr.
  10.  # 10

    Colocado por: CostaFigNielsky, mesmo tendo em conta que quero aproveitar a estrutura exterior (paredes)?


    Você pensa que poupa € a manter as paredes, mas isso é uma falácia.

    A casa tem 100m². Vou assumir que é um quadrado perfeito: 10x10m

    Ou seja, uns 40 metros lineares de parede.

    Se o pé direito tiver 3m, tem então 120m² de parede/muro/blocos.

    Muros simples, sem reboco, pintura, isolamento, vamos arbitrar 20 a 30€ m². Ou seja ao manter esses muros, poupa na teoria entre 2500 a 3500€. Ou mesmo 5 mil €.

    Imagine que é paredes são de pedra e terra compactadas, quando for para abrir rasgos para a eletricidade, aguas, etc, isso é um pesadelo autentico. Acaba por estragar mais que aproveitar a parede.

    Depois vai querer janelas maiores as actuais, vai esburacar as aberturas existentes e as pedras da parede vão cair como um castelo de cartas.

    E assim de repente, os 3 ou 4 mil € que poupou nos muros, acaba por derreter nos "arremendos e pensos".

    Vale a pensa ficar condicionado na arquitectura e no projecto, so porque quer manter esses muros e poupar teoricamente 3 mil € em paredes ja existentes?

    Sinceramente, se quer essa casa, aceita-a como ela é com as suas limitações de espaço. Se é para fazer essas modificações todas, mais vale fazer uma obra de raiz. Digamos que paga logo 135 mil€ por 100m² a refazer + ampliação ... Não me parece muito racional. Mesmo às "portas" da cidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CostaFig
  11.  # 11

    Colocado por: Nostradamusso porque quer manter esses muros e poupar teoricamente


    E a estrutura que lá tem? Será que cumpre?

    Pelo menos, a parte da impermeabilização de fundações já sabe que não cumpre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CostaFig
  12.  # 12

    Não se trata de materiais de 1a classe. Trata-se de bem feito. Por exemplo se alguém lhe sugerir pôr Sanduiche no telhado dê-lhe com um pau. Cumpre energicamente mas é uma cagada.


    Veja bem aquelas humidades de onde veem.
    Abr.


    gil.alves, essa de alguém me sugerir Sanduiche não levava com um pau, levava com dois ahahah


    Obrigado pelas opiniões, são sempre úteis.
  13.  # 13

    Colocado por: Nostradamus

    Você pensa que poupa € a manter as paredes, mas isso é uma falácia.

    A casa tem 100m². Vou assumir que é um quadrado perfeito: 10x10m

    Ou seja, uns 40 metros lineares de parede.

    Se o pé direito tiver 3m, tem então 120m² de parede/muro/blocos.

    Muros simples, sem reboco, pintura, isolamento, vamos arbitrar 20 a 30€ m². Ou seja ao manter esses muros, poupa na teoria entre 2500 a 3500€. Ou mesmo 5 mil €.

    Imagine que é paredes são de pedra e terra compactadas, quando for para abrir rasgos para a eletricidade, aguas, etc, isso é um pesadelo autentico. Acaba por estragar mais que aproveitar a parede.

    Depois vai querer janelas maiores as actuais, vai esburacar as aberturas existentes e as pedras da parede vão cair como um castelo de cartas.

    E assim de repente, os 3 ou 4 mil € que poupou nos muros, acaba por derreter nos "arremendos e pensos".

    Vale a pensa ficar condicionado na arquitectura e no projecto, so porque quer manter esses muros e poupar teoricamente 3 mil € em paredes ja existentes?

    Sinceramente, se quer essa casa, aceita-a como ela é com as suas limitações de espaço. Se é para fazer essas modificações todas, mais vale fazer uma obra de raiz. Digamos que paga logo 135 mil€ por 100m² a refazer + ampliação ... Não me parece muito racional. Mesmo às "portas" da cidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CostaFig





    Desde já obrigado pelo comentário.

    Mas o que sugere é demolir tudo e fazer toda uma nova construção (dentro da estrutura da mesma)?

    Aqui o intuito é reduzir os custos, e se demolir tudo for a melhor escolha...
    Para mim, a grande vantagem é já ter uma ligação à rede de esgotos (também tem à rede eléctrica, mas essa é mais irrelevante), não é tanto manter as paredes exteriores... E gostei do terreno em questão.
  14.  # 14

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    E a estrutura que lá tem? Será que cumpre?

    Pelo menos, a parte da impermeabilização de fundações já sabe que não cumpre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CostaFig


    É uma construção com alguns anos, penso que seja normal estar no estado em que está. Mas sim, necessitaria sempre de uma intervenção, até porque o mais importante para mim era ter um isolamento aceitável.
  15.  # 15

    Colocado por: CostaFigAqui o intuito é reduzir os custos, e se demolir tudo for a melhor escolha...


    Essa decisão, será decorrente de uma avalição técnica preliminar. Por parte dos projectistas que contratar. Isso deve ser avaliado antes de ter orçamentos para os projectos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CostaFig
  16.  # 16

    Costa, não se prenda muito à questão de ter ligação à rede de esgotos. Também eu, antes de construir, dava um valor imenso a essa questão. Depois percebi que são meia dúzia de tubos e umas caixas que os construtores fazem num instante. É um valor irrisório numa obra grande, não dê demasiada importância.

    Agora, tal como já disseram, as humidades dessas paredes são assustadoras de ver e isso não tem remédio fácil!
    Se gosta do terreno, se gosta muito do terreno, aproveite a casa que tem e tente melhorar ao máximo as fundações. Recupere-a e deixe-a bonita, isso sim é o caminho a seguir. Se gosta de caixotes mais vale partir para um terreno, projeto e preço novo. Mas para isso esqueça os 120 mil euros, precisará do dobro ou triplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CostaFig
  17.  # 17

    Colocado por: CostaFigMas o que sugere é demolir tudo e fazer toda uma nova construção (dentro da estrutura da mesma)?


    Eu não sugiro nada. Isso compete a quem lhe fizer o projecto.

    Você na pratica, se quiser fazer essas ampliações que estão nas imagens, esta a comprar um terreno de 4000m² por 135 mil €. Pouco aproveita na casa actual. Poupa 5 mil na rede eléctrica ? Mas também tem de demolir partes da casa, e o entulho também se paga, ainda mais perto dos centros urbanos.

    O que lhe quero tentar explicar, é que partir com este tipo de ideia preconcebida, é errada, porque não poupa nada. Antes pelo contrario até.
    Um pouco como dizer que poupa nas louças sanitárias porque já tem la uma sanita na casa. Assim que começar a demolir, acaba por ir tudo a eito.

    Você actualmente vive numa casa/apartamento com quantos m²? Já foi ver a casa em questão? Achou-a pequena e essa ampliação é absolutamente necessária?
  18.  # 18

    Colocado por: Casa da HortaCosta, não se prenda muito à questão de ter ligação à rede de esgotos. Também eu, antes de construir, dava um valor imenso a essa questão. Depois percebi que são meia dúzia de tubos e umas caixas que os construtores fazem num instante. É um valor irrisório numa obra grande, não dê demasiada importância.

    Agora, tal como já disseram, as humidades dessas paredes são assustadoras de ver e isso não tem remédio fácil!
    Se gosta do terreno, se gosta muito do terreno, aproveite a casa que tem e tente melhorar ao máximo as fundações. Recupere-a e deixe-a bonita, isso sim é o caminho a seguir. Se gosta de caixotes mais vale partir para um terreno, projeto e preço novo. Mas para isso esqueça os 120 mil euros, precisará do dobro ou triplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CostaFig


    Sim, essa é uma questão que tenho vindo a pensar (ligação à rede de esgotos entre outros, no caso de comprar outro terreno sem qualquer construção).
    Não sei, ainda estou num processo de perceber o que é melhor ou não... O estilo de habitação/construção que quero já tenho em mente, agora é ver a melhor forma de executa-la.

    Os 120/130 mil disponíveis eram só para a reconstrução, o valor do terreno é outra coisa.
  19.  # 19

    Colocado por: Nostradamus

    Eu não sugiro nada. Isso compete a quem lhe fizer o projecto.

    Você na pratica, se quiser fazer essas ampliações que estão nas imagens, esta a comprar um terreno de 4000m² por 135 mil €. Pouco aproveita na casa actual. Poupa 5 mil na rede eléctrica ? Mas também tem de demolir partes da casa, e o entulho também se paga, ainda mais perto dos centros urbanos.

    O que lhe quero tentar explicar, é que partir com este tipo de ideia preconcebida, é errada, porque não poupa nada. Antes pelo contrario até.
    Um pouco como dizer que poupa nas louças sanitárias porque já tem la uma sanita na casa. Assim que começar a demolir, acaba por ir tudo a eito.

    Você actualmente vive numa casa/apartamento com quantos m²? Já foi ver a casa em questão? Achou-a pequena e essa ampliação é absolutamente necessária?


    Percebo Nostradamus, talvez a sua avaliação seja a mais correta, é por isso que venho pedir algum tipo de opinião.

    Neste momento estou a viver no estrangeiro, e pretendo regressar a Portugal. Não quero comparar o tipo habitação que tenho agora (vivo num condomínio, apt com 80m2) com a que pretendo vir a ter, em Portugal. Até porque quando regressar pretendo que a família cresça (neste momento somos só dois, e o apartamento onde vivemos é mais que suficiente).

    Não estou em Portugal mas tenho familiares e amigos que me estão a acompanhar em potenciais negócios que possa fazer, e este é um deles.

    Obrigado pela opinião :)
  20.  # 20

    Colocado por: CostaFig

    Sim, essa é uma questão que tenho vindo a pensar (ligação à rede de esgotos entre outros, no caso de comprar outro terreno sem qualquer construção).
    Não sei, ainda estou num processo de perceber o que é melhor ou não... O estilo de habitação/construção que quero já tenho em mente, agora é ver a melhor forma de executa-la.

    Os 120/130 mil disponíveis eram só para a reconstrução, o valor do terreno é outra coisa.

    Estive a ler melhor e ver as imagens que colocou. No meu caso, e a nossa opinião não passa disso mesmo, se a área atual da casa não fosse insuficiente, optaria pela reconstrução e acrescentava um anexo ligado. Algo bem pensado por um arquiteto, bem enquadrado no ambiente. Continuando na base da opinião pessoal, a casa reconstruída com bom gosto ficará muito melhor que a imagem do caixote que mostrou. Sem ofensa, vá. :-)
    Concordam com este comentário: snob, HAL_9000, nunogouveia, Beto1980, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CostaFig
 
0.0267 seg. NEW