Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: BigmouseNão existe problema em alimentar diferencial pela parte inferior. Em alguns casos até é preferível.

A norma não diz se é por cima ou por baixo, eu só referi porque deve-se manter uma uniformização, faz-se a alimentação ou tudo por cima ou tudo por baixo.
  2.  # 22

Colocado por: jpedros14

deixo também essa imagem.
    de facto estou chocado com a unanimidade quase de comentários a declararem este serviço incompetente e um risco para quem habita (habitação comprada e remodelada este ano com uma agência experiente) sobre ele. nem sei o que fazer, para já chamei o seguro da garantia ver o que dizem, também terei a tarde a opinião de um eletricista e orçamento.

Sim isso está um bocado sinistro, não digo que não funciona não consigo perceber pela foto se o neutro que sai do diferencial está ligado no barramento, mas deveria estar, se não estiver está algo muito errado aí mas duvido que seja o caso simplesmente não dá para perceber pela foto, mas de qualquer forma como foi indicado é um problema de aperto quase sem dúvida pois tratando-se do fio que vem da EDP duvido que exista problema de seccionamento do cabo. Eu vou sempre pelas costas dos electricistas verificar os apertos, já apanhei algumas surpresas tenho uma chave "PlusMinus" mesmo para isso que normalmente me permite um aperto melhor aqueles que eles fazem com chaves phillips normais. (desligar sempre tudo antes de mexer seja no que for claro e convém de vez em quando meses a meses ir verificando os apertos novamente)

Essa caixa sim podia ser mais alta e ter barramentos como deve ser, ficaria muito mais simples de perceber o que se passa aí. E já agora, esta malta ADORA diferenciais de 0,3A (300 miliamperes) (instalaram-me aqui um igual) mas isso é mais que suficiente para parar o coração a muita gente em caso de choque elétrico, portanto peça para trocar o diferencial para um de 30 miliamperes (no caso da Hager são os que dizem "0,03A") são um pouquinho mais caros mas são bastante mais seguros, não sei sequer porquê que os de 300 são tão comuns em Portugal
  3.  # 23

Reparam em tantos pormenores, mas ninguém repara que a instalação nem "terra" tem, apesar de lá ter vários condutores verde/amarelo.
  4.  # 24

Colocado por: VarejoteReparam em tantos pormenores, mas ninguém repara que a instalação nem "terra" tem, apesar de lá ter vários condutores verde/amarelo.

Como é que consegue perceber que não tem terra? Vejo um condutor verde/amarelo a vir lá de baixo juntamente com um azul, pode ser o aterramento que vem de fora e entra no barramento de terra. A mim pelo menos custa-me a perceber pela foto o que é o quê no meio daquilo, mas é possível que o condutor que mencionei seja o aterramento que vem de fora
  5.  # 25

O condutor verde/amarelo que vem de baixo é do "novo" circuito que está no tubo anelado, o que vem do contador está por trás do anelado e não tem "terra".

O neutro que ardeu que vem do contador é branco e não azul.
  6.  # 26

Colocado por: VarejoteO condutor verde/amarelo que vem de baixo é do "novo" circuito que está no tubo anelado, o que vem do contador está por trás do anelado e não tem "terra".

Tendo revisto as fotos novamente mais detalhadamente (incluindo as do dropbox) concordo consigo que também me parece ser o caso que só vem o branco e o preto da tubulação que está atrás do anelado e sim nesse caso alguém se deu ao trabalho de colocar todo um barramento de terra para nada, talvez tenham ligado um fio numa torneira qualquer e pronto, sinistro e sim definitivamente algo a questionar ao electricista que aí for
  7.  # 27

Se o contador de água for por baixo da "luz", alguns colocavam a terra ligada ao tubo de ferro galvanizado, melhor ainda como já vi é colocarem na mesma no tubo de água, mas como substituíram a canalização em multicamada, colocaram o fio terra agarrado ao PVC do multicamada.
  8.  # 28

Colocado por: VarejoteO condutor verde/amarelo que vem de baixo é do "novo" circuito que está no tubo anelado, o que vem do contador está por trás do anelado e não tem "terra".

Nas fotos não dá para ver isso porque os dois tubos estão demasiado proximos.
  9.  # 29

Só tretas, tem mau aspecto mas está em segurança, tudo o resto esqueça
  10.  # 30

Colocado por: bettencourtmas está em segurança
    aqui creio ser consensual que não esta em segurança de forma alguma
  11.  # 31

Colocado por: jserra12não consigo perceber pela foto se o neutro que sai do diferencial está ligado no barramento,

Se não estivesse ligado só funcionaria um circuito.
    Numa das fotos, com muito zoom, consegu-se ver que vai ao barramento.
  12.  # 32

Colocado por: jorgealvesaqui creio ser consensual que não esta em segurança de forma alguma

Onde está o problema?
  13.  # 33

Colocado por: bettencourt

Onde está o problema?

Já foram mencionados imensos problemas, em termos de segurança destacam-se três, maus apertos, a terra falsa e o diferencial de amperagem demasiado alta, mas é uma questão de chamar um electricista para inspeccionar e reportar o que o electricista disse, mas eu tenho quase a certeza que se não for um enorme sucateiro qualquer electricista se vai queixar de tudo aquilo que foi mencionado aqui até agora.

Talvez deixe escapar a questão do diferencial de 300mA pois tenho visto que isso é muito comum infelizmente, mas não devia deixar escapar ou pelo menos devia alertar ao cliente que isso é um risco pois 300mA é mais que suficiente para dar cabo do coração a algumas pessoas ainda para mais com a terra falsa em cima.
    • eu
    • 3 junho 2022

# 34

Um diferencial geral de 30 mA em instalações antigas pode não ser viável, pois poderia estar sempre a disparar.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  14.  # 35

A terra está ligada a onde? Qual o problema dos 300ma? E qual o problema dos 40a no diferencial?
  15.  # 36

Colocado por: euUm diferencial geral de 30 mA em instalações antigas pode não ser viável, pois poderia estar sempre a disparar.
    Concordam com este comentário:jorgealves

Mas isso é sinal que existe um problema maior o problema não é o disjuntor mas sim existirem fugas de corrente grandes na instalação o que por si já é um perigo. Eu pelo menos nem consideraria tal coisa.

Colocado por: bettencourt
    A terra está ligada a onde? Qual o problema dos 300ma? E qual o problema dos 40a no diferencial?

o problema dos 300mA é que é uma tolerância relativamente grande para fugas de corrente para a qual deveria haver um motivo claro, permite que a pessoa leve um choque até 300mA o que é um valente esticão, suficiente como mencionei para causar problemas cardiacos graves. Pode sim haver motivos para ter um de 300mA mas na minha experiência são seleccionados somente por serem mais baratos não por existir qualquer outro tipo de motivo daí sugerir pedir uma segunda opinião a um electricista no local.

Onde está ligada a terra é que tentei também perceber mas continuo sem perceber daí também sugerir colocar essa questão a um electricista no local.
    •  # 37

Terra, qual terra, isso não tem terra nenhuma, esse prédio deve ser anterior a 1975, quando muito está agarrado à canalização.
      Concordam com este comentário: jpedros14
    •  # 38

A terra parece vir do tubo anelado preto na parte de baixo. O outro tubo branco/creme liso parece ser o que vem do contador.
    •  # 39

Colocado por: hangasA terra parece vir do tubo anelado preto na parte de baixo. O outro tubo branco/creme liso parece ser o que vem do contador.

Isso é um novo circuito que colocaram(saída), não é a terra da coluna montante(entrada) que não existe.
    •  # 40

É possivel, pois parece ir um neutro na mesma direção. Embora não se perceba se vai uma fase..

Eu vejo 8 neutros no barramento, 8 fios pretos para circuito, e 10 terras no barramento. 3 delas a irem para um mesmo tubo.

0.0201 seg. NEW