Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: lpetingaDito isto, quando faço é só por uma questão de gostar de fazer, porque na verdade em termos financeiros, o preço do leite + leite em pó fica pouco menos que comprar os iogurtes naturais no lidl.

1L de leite gordo(80c) + 1 iogurte natural(30c) dá para fazer 8 iogurtes de 125ml.
    Se forem aos mesmos 30c que o iogurte original, são ~2.5Eur vs 1.10 de matéria prima
    • AMVP
    • 13 junho 2022

# 22

Colocado por: hangas

1L de leite gordo(80c) + 1 iogurte natural(30c) dá para fazer 8 iogurtes de 125ml.
    Se forem aos mesmos 30c que o iogurte original, são ~2.5Eur vs 1.10 de matéria prima

Os iogurtes naturais do Lidl, mesmo os açucarados, não custam 2,5€.
    • hangas
    • 13 junho 2022 editado

# 23

Colocado por: AMVPOs iogurtes naturais do Lidl, mesmo os açucarados, não custam 2,5€.

Pois nao.. fiz as contas a 30c. A produção dos 8 iogurtes caseiros é que teria um valor equivalente a 2.5, se tivesse que comprar os 8.

Ou seja, gasta 1.10 em materia prima e produz iogurtes no hipotético valor comercial de 2.5.

Edit: vi que existem uns por 15c/uni.. neste caso sim fica praticamente o mesmo preço fazer em casa (1.10 vs 1.20)
    Concordam com este comentário: AMVP
  2.  # 24

... Já parece aquele argumento para me tentarem vender uma bimby... Como se cá em casa fosse consumir litradas de iogurte..

Para mim as ioguteiras e outras máquinas, são para gastar dinheiro e ocupar espaço nos armários...

Epá deixem me lá variar nos iogurtes, com sabores, texturas, consistência e fermentos lácteos diferenciados...e a perder tempo a fazer iogurte!?
    Se me apetecer comer, compro. Pronto.

Por acaso costumo ter sempre, pelo um conjunto de 4 iogurte naturais. Por vezes gosto de comer com bolacha Maria e doce... Ou para fazer um molho de iogurte para umas pitas, ou misturar nalgum prato exótico.
    Muitas vezes, ficam esquecidos, semanas... Já além do prazo... Mais sólidos. Mas perfeitamente bons para consumo.
    • AMVP
    • 13 junho 2022

# 25

Colocado por: Pedro BarradasJá parece aquele argumento para me tentarem vender uma bimby... Como se cá em casa fosse consumir litradas de iogurte..

EU comecei o tópico e nao tinha, nem tenho, intensao de lhe vender nada. Comecei o tópico para obter opinicoes de quem utiliza o eletrodomestico.
    Quanto ao consumo, cada um tem o seu. Eu por exemplo ca em casa por regra Sao 4-5 embalangens para a reciclagem. Se a iogurteira resolveria a questao de todos estes recipientes? Nao, mas resolveria cerca de metade, aqueles porque eu sou responsavel.
    Concordam com este comentário: hangas, desofiapedro
  3.  # 26

eu sei que não me quer vender nada.. foi só um desabafo ;)

Pior é ainda as embalagens de produtos.. que não precisam de qq tipo de embalagem... ou os produtos com embalagens, no qual não se consegue recilcar por serem do tipo multi-material.

As maquinas e a produção em casa, tam´bem tem a sua pegada ecológica...
    • hangas
    • 13 junho 2022 editado

# 27

Claro que é muito mais confortável consumir e mandar para a reciclagem e ficar de consciência tranquila.
    Mas o primeiro dos Rs é de “reduzir” e o Reciclar é a solução de último recurso.

E não é só na vertente ambiental, a económica irá fazer mossa primeiro.
    Para o bem e para o mal a actual situação macro económica vai-nos obrigar a mudar de hábitos.
    Desde a falta de matérias primas, custos de energia etc, os próximos anos vão-nos obrigar a ser mais eficientes.

E a crise energética vai ser o maior catalisador quando acontecer, porque (spoiler alert) ainda não aconteceu. Estamos no verão com vagas de calor e ninguém nos países nórdicos tem frio. Quando chegar o inverno é que vamos ver o que é gasolina a 3 e 4 euros…ou iogurtes a 50c.
  4.  # 28

Colocado por: smstPode partilhar a(s) receita(s) que usa?

Como não compro culturas especificas para a fermentação do leite (existem para quem quiser), opto por iniciar a fermentação sempre com 1 iogurte ja feito, que trás essas culturas.

A marca do leite é muito importante, já reparei que consoante os lotes/marcas, o iogurte pode ficar mais solido ou não. O melhor é indo variar de marca para marca até descobrir aquela que se mais adapta ao clima da casa. Isto das fermentações tem muito que se diga.

Basicamente a minha base é sempre a mesma: 1L leite + 1 copo iogurte. Deixar 8-12h a fazer, desligar a iogurteira e meter no frigorífico quando estiver fria.

Se me apetecer meto raspas de citrinos. Também já usei essência/pasta de baunilha. Varia dentro deste espectro, mas nunca com fruta. 90% da receita é apenas 1L leite + 1 iogurte. Depois como com a fruta ao pequeno almoço/lanche, granola caseira, corn flakes, mel etc. As vezes estes 1L desaparecem em 3 ou 4 dias.

Isto sai a - 1€ por 1L de iogurte com leite bio. Numa maquina que me custou 15€, esta mais que pago.

Os iogurtes do lidl são de facto baratos, mas por uma questão de principio evito ao máximo de comprar lacticínios que provem do estrangeiro. Se fossemos todos a comprar iogurtes do Lidl, fechávamos as leitarias em Portugal, ja que a maior parte dos iogurtes deles provem da Alemanha -DE, ou Espanha -ES.

https://img.clasf.pt/2020/08/12/Iogurteira-SilverCrest-20200812235412.3905580015.jpg
  5.  # 29

Colocado por: AMVPSe a iogurteira resolveria a questao de todos estes recipientes? Nao, mas resolveria cerca de metade, aqueles porque eu sou responsavel.

Foi também uma das razões que me levou a fazer tudo em casa.

Se consumir tanto iogurte como nos cá em casa, posso lhe garantir que consegue reduzir imenso o lixo domestico. Os iogurtes típicos de compra trazem sempre uma caixa em cartão depois o próprio iogurte trás a película "alumínio" + copo em cartão/plástico.

O balde da iogurteira de 1L é lavável, o único "lixo" que faz é a embalagem do leite e o iogurte que serve para arrancar com a fermentação.

E quando tempos de ir com o carro carregado de lixo até ao ecoponto, quanto menos lixo fizermos em casa melhor.
    Sim porque ainda há pessoas que, se quiserem reciclar, tem carregar o carro com o lixo e fazer vários Km até ao ecoponto mais próximo.
    Concordam com este comentário: AMVP, hangas
    • AMVP
    • 14 junho 2022

# 30

Colocado por: Nostradamustem carregar o carro com o lixo e fazer vários Km até ao ecoponto mais próximo

Essa não é a minha necessidade, estão a escaços metros, mas é uma questão de princípio, o planeta é só um. Agora tb adotei a utilização de saco de pano para ir ao pão, pois todos os dias o saco de papel já não dá mais para mim, tb reutilizo os sacos da mercearia, para lá ir novamente.
    Se continuo a poluir muito, sim infelizmente, mas pronto há que fazer alguma coisa, se nunca começar é que nunca vou fazer nada.
    Concordam com este comentário: lpetinga, hangas, Pedro Barradas, mfa17, Nostradamus, Pereira_89
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
  6.  # 31

Não conhecia essa iogurteira "de litro". A que tenho em casa, tb do LIDL, tem os típicos copinhos individuais com tampa.
    • smst
    • 14 junho 2022

# 32

Colocado por: ClioIINão conhecia essa iogurteira "de litro". A que tenho em casa, tb do LIDL, tem os típicos copinhos individuais com tampa.

A minha também é de copinhos, muito mais prática.
  7.  # 33

Ontem: vai de colocar copinhos no interior da iogurteira, tapar, colocar um tacho com copinhos sobre a iogurteira, tapar também, e fez-se o dobro do volume do iogurte com o mesmo gasto de energia. :)

Mas com este calor até nem teria sido preciso electricidade nenhuma.
  8.  # 34

Colocado por: rjmpiresEu faço na bimby, costumo comer com granola ou fruta.
    Nem sabia que a bimby fazia iogurtes, nunca me tinha ocorrido. Vou ver se a bimby do pobres também faz e experimentar.

As coisas que se aprendem no fórum da casa :)
  9.  # 35

Colocado por: HAL_9000Nem sabia que a bimby fazia iogurtes, nunca me tinha ocorrido. Vou ver se a bimby do pobres também faz e experimentar.

As coisas que se aprendem no fórum da casa :)

Também faz queijo fresco, mas sinceramente compro melhor aqui a uma vizinha 😛
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  10.  # 36

Colocado por: rjmpiresTambém faz queijo fresco, m
    Com leite de pacote, ou tem de ser leite do dia (que nunca mais vi à venda)?
  11.  # 37

Colocado por: HAL_9000Com leite de pacote, ou tem de ser leite do dia (que nunca mais vi à venda)?

Dá das duas formas, mas o resultado final é diferente, o leite de pacote não dá a mesma consistência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  12.  # 38

Tem leite em pó da marca própria do Intermarché. Já fiz muitos iogurtes , usava esse pó e a Bimby. Com o tempo reduzimos nos laticínios e deixamos de consumir iogurtes.
  13.  # 39

Já agora e por curiosidade, quanto mais tempo o iogurte estiver a fermentar, menos lactose irá ter. Se deixarem o iogurte fermentar por 24h irão ter um iogurte com pouca lactose.
    • AMVP
    • 18 junho 2022

# 40

La experimentei fazer os iogurtes na iogurteira. Ficaram agradaveis mas da proxima vez vou deixar mais tempo, estiveram 8 horas e para o meu gosto deveriam estar um pouco mais solidos.
    Fiz com o que tinha em casa, iogurte natural acucarado, leite meio gordo e acucar mascavado.
    A iogurteira, comprei usada, algo que desde ha algum tempo tento fazer, e custo-me 5 euros, valor pela qual estava a venda que eu nao tenho feitio para negociar tapetes simplesmente vejo o preco e decido de pago ou nao.
    Sim, é uma experiencia a repetir.
    Obrigada a todos pelas contribuicoes.

0.0280 seg. NEW